O drible

Para ajudar a relaxar nesta semana que só vai acabar daqui a 3 anos, uma sugestão de leitura do Blog do Santinha em transmissão conjunta com o Caótico.

A descrição do drible de corpo de Pelé no goleiro uruguaio Marzukiewicz que abre O drible, de Sérgio Rodrigues, tem tudo para ser citado exaustivamente sempre que literatura & futebol for tema de debates, oficinas, artigos, mesas redondas e coisas e tais.

Rodrigues acertou a mão e construiu uma abertura inesquecível para seu romance. Se Pelé foi responsável pelo lance mais imprevisível do futebol, jamais um gol perdido foi descrito com tamanha beleza. Ao menos nos parágrafos iniciais do livro, Sérgio Rodrigues esteve à altura de Edson Arantes do Nascimento.

Só um aperitivo: “Congelada, a imagem do velho videoteipe fica distorcida. Parece que o negro de camisa amarela e o branco todo de preto vão colidir, quem sabe se fundir, feixes luminosos tentando esquecer que um dia foram carne”.

A pegada segue firme ao longo de todo romance. Tabelando com Didi, Garrincha ou Vavá, Sérgio Rodrigues conta as idas e vindas de Neto para curar inúmeras feridas e aproximar-se do pai, um outrora famoso cronista esportivo amigo que fez fama e fortuna durante a ditadura militar.

Ao longo do romance, figuras reais como Nélson Rodrigues, seu irmão Mário Filho e Millôr Fernandes reencarnam para interagir com o protagonista Murilo Filho. As aparições dos monstros sagrados da crônica e do jornalismo ocorrem em flashes, coisa rápida o bastante para garantir verossimilhança e encantamento, sem risco que algum deles tome conta do livro. Fez bem o autor. Com gente desse porte, não se brinca.

Se o pai do protagonista bate-bola com Nélson Rodrigues, o personagem do livro de memórias cujos rascunhos ele entrega para o filho Neto revisar, um jogador quase sobrenatural chamado Peralvo, bate-bola com sua-majestade-o-rei-do-futebol.

O_DRIBLEA prosa leve de Rodrigues, que já foi capaz de garantir uma narrativa instigante em Elza, a garota, desta vez soma-se a um maior domínio técnico – bendita seja a experiência. Em nenhum momento, o leitor desgruda-se da trama.

Nada é precipitado, a cortina vai se abrindo aos poucos, num ritmo sedutor, de um jeito tal que dá gosto ter O drible na bolsa para, de vez em quando, abri-lo, ler quatro ou cinco páginas e, em seguida, guardá-lo com calma esperando o silêncio, o sossego e o momento para retomar a leitura.

A história dos desencontros dos Murilos, Filho e Neto, é narrada por uma terceira pessoa tão discreta, discretíssima aliás, que suavemente se revela tão falsa quanto a intenção de Pelé ao correr para receber a bola de Tostão diante da grande área uruguaia. Uma finta de corpo que deixa o leitor sem pernas, embasbacado, porém satisfeito de chegar ao final de um livro que marca com honra um gol de letra ao unir futebol e literatura, duas pontas da vida que andavam soltas.

O drible traz para a ficção a importância que o futebol tem para o Brasil contemporâneo. E, contraditoriamente, também carrega sua desimportância e pequenez diante da dor de menino que o adulto deveras sente.

Autor: Inácio França

Compartilhe esta publicação

134 Comentários

  1. Eu quero mais é que p Santinha faça uns 3 gols bem feinhos domingo que vem…
    Depois eu penso em beleza e poesia, Inácio! Rsss

    Publicar uma Resposta
  2. Meus amigos…domingo nao chega nao é???pqp..so penso nesse jogo 24h por dia..é o jogo mais importante da nossa recente historia…vamo cm tudo tricolor…vica,faz o simples..entraria assim:
    Thiago cardoso
    Oziel
    Everton sena
    Renan fonseca
    Thiago costa
    Sandro manoel
    Dede
    Sorriso
    Raul
    Denis marques(vai fazer o gol do acesso)
    Andre dias
    Com nattan no banco..caso algo der errado..mas vai da nao,domingo é 3a0 sem sofrimentos..ja sofremoa muitos nesses 7 anos..domingo vai ser tranquilo!

    Publicar uma Resposta
  3. Dando uma passadinha só para tranquilizar vocês.
    O SANTA vai ganhar todas até o TíTUL0.

    Publicar uma Resposta
  4. Indo encontrar o nosso amigo ANDRE LINS, que está de passagem por aqui.
    Vou levar ele ali comer…

    Publicar uma Resposta
  5. Vou levar ele ali pra comer…

    Publicar uma Resposta
    • Pessoal, como dito em algumas postagens anteriores o Alexandre realmente existe e é um tricolor formidável, já me convidou e também o Paulo Bacelar para assistirmos nosso santinha na copa do NE. Alexandre, faremos o possível para estarmos aqui em Conquista, agora prepare os camarões de Ilhéus que eu gosto muito, obrigado pela companhia.

      Abraços.

      Publicar uma Resposta
  6. O Poder público deveria ter mais zelo e cuidados com o nascedouro de uma das mais significativas instituições populares de Pernambuco:

    Do JC Online

    Uma caveira encravada bem no meio do pátio. Em uma das principais áreas históricas do Centro do Recife. A carcaça de um posto de gasolina fechado há cerca de dois anos é a representação do descaso que varre o Largo da Santa Cruz, no bairro da Boa Vista. O estabelecimento, interditado por razões de segurança, está caindo aos pedaços. Na base do improviso, o local foi cercado por fios para tentar criar algum tipo de proteção, já que os tanques de gasolina continuam esquecidos por lá. Quem olha para o alto depara-se com o abandono. A maior parte do casario que circunda o pátio secular está pedindo socorro. São cerca de dez sobrados. Apenas um está sendo recuperado.

    A fiação exposta denuncia a falta de manutenção do espaço. A insegurança, que ninguém vê, faz igualmente parte da rotina de quem mora ou trabalha no largo. Há seis meses, vândalos arrombaram o que restou do escritório do posto de gasolina. Como não encontraram nada de valor, colocaram fogo no local. O risco de uma explosão povoa o imaginário de quem vive pelo pátio. “Foi preciso chamar o Corpo de Bombeiros. Como os tanques de gasolina continuam embaixo do posto, nosso medo é que possa ocorrer uma explosão”, diz José Gomes de Melo, dono de um fiteiro localizado em uma das calçadas do largo.

    O garçom Inácio Izídio da Silva também conta histórias de violência. O bar e restaurante onde trabalha há mais de 30 anos foi alvo de ladrões, que tentaram, sem sucesso, arrombar uma das portas do ponto comercial. A falta de policiamento facilita a ação dos bandidos. Izídio fala com tristeza da situação do pátio. “Até a década de 80 era uma coisa linda. Mas foram largando, os sobrados foram se acabando e hoje temos essa situação de desleixo total”, lamenta. Saudoso, ele lembra de quando o Largo de Santa Cruz virou cenário de filme. “A senhora sabia que foram gravados dois filmes aqui? Amarelo manga e Lisbela e o prisioneiro”, pergunta, já emendando com a resposta.

    O passado glorioso do pátio carrega uma história que está prestes a completar 100 anos. Foi ali que nasceu a saga de um dos clubes mais amados de Pernambuco, o Santa Cruz Futebol Clube. Tudo começou em 1914 com um grupo de 11 meninos, com idades entre 14 e 16 anos, que, na falta de um campo, usavam o pátio da Igreja de Santa Cruz para jogar bola.

    Construída em 1716, a igreja hoje virou um alento na paisagem de abandono que marca o largo. Reformado recentemente, o belo prédio desperta a atenção de quem passa pelo local. Mas, segundo comerciantes da área, é pouco visitado porque fica a maior parte do tempo fechado. “Quando abrem é no final de semana. Mesmo assim de vez em quando”, explica José Gomes

    Publicar uma Resposta
  7. Essa semana está durando os 7 anos de nossa decadência, para agora acontecer a redenção, vamos subir santa

    Publicar uma Resposta
  8. Meu placar para domingo 3 a 0 santa, Raul, ad99 e sorriso

    Publicar uma Resposta
  9. Eita domingo que não chega nunca,as vezes eu paro no tempo tiro o ingresso da carteira,seguro ele bem forte e fico admirandoo…acho que vou ficar doido!

    Eu te amo SANTA CRUZ vamos subir nessa pohaa!

    Publicar uma Resposta
  10. POR FAVOR SANTINHA, DESSA VEZ SEM EMOÇÃO!

    Santa Cruz 3×0 Betim

    Gols aos 2 e 10 minutos do primeiro tempo e aos 5 minutos do segundo

    Publicar uma Resposta
    • O último gol(melhor ainda que já fosse o terceiro) poderia ser após os 40 minutos do segundo pra explodir a massa coral já perto do fim e já emendar com a festa pós apito final!

      Publicar uma Resposta
      • Aos 5 do segundo pra gente passar o segundo tempo inteiro fazendo festa! Que tal?

        Publicar uma Resposta
  11. Ingresso na mão e muito orgulho de fazer parte de mais um capítulo da história do time do POVO. Dessa vez, claro, juntando mais uma vitória ao seu passado de glórias!!!

    O SANTA CRUZ NASCEU E VIVERÁ ETERNAMENTE!!!

    O MOMENTO É DE UNIÃO!!!

    Publicar uma Resposta
  12. Ah!!! E antes que o Baltazar fale alguma coisa(vtnc), eu já fiz a leitura do texto viu seu cabra!!!

    O MOMENTO É DE UNIÃO!!!

    Publicar uma Resposta
    • Né de lascar Ricardo?
      Esse aí eu, contrariando absolutamente todas as minhas visitas ao blog, não li por inteiro.
      É muita poesia para a minha agonia.

      Publicar uma Resposta
  13. Não sei porque a imprensa pernambucana insiste nessa história de “afastar o clima de já ganhou”. O Santa foi a Caruaru para aumentar a concentração e o foco no jogo. Não existe, nem nunca existiu clima de já ganhou, nem entre os jogadores e comissão técnica, nem entre a torcida. Existe sim, confiança na classificação, isso não pode faltar, mas com muito respeito ao Betim.

    Vamos subir Santa !!!

    Publicar uma Resposta
  14. Aguém sabe informar se o jogo será transmitido por algum canal de tv?
    Somos milhoes de tricolores das bandas do arruda espalhados pelo mundo. Muitos de nós não poderemos comparecer ao arruda…

    Publicar uma Resposta
    • Pelo que entendi passará pela tvBrasil, a partir das 15:30, horário de Recife, e 16:30, no de Brasília.

      Sinto-me congelar diante de tudo isto. . .Desde 1989, quando tenho já memória de ir aos jogos do Santa, este é o que mais sinto um nervoso, uma agonia, uma angústia por tê-lo aguardado por tanto tempo.
      1993 foi maravilhoso, 1995 tb. 1999 foi especial, 2005 uma glória. Mas sair, LITERALMENTE, do buraco, do inferno, da lama, é algo catártico – a cada dia que vai passando, as lembranças de diversos momentos vividos dentro do Arruda e fora dele, me fazem paralisar diante do momento mais que importante, o de se REERGUER e voltar a ser quem se sempre foi e que estava adormecido – SER O GRANDE SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE, o meu SANTINHA!!!

      Publicar uma Resposta
      • AH, e não falei do tri-campeonato, pq ele foi importante, a saída da sérieD tb. Mas pra mim, o “finalizar o processo” e lavar a alma com este acesso a série B, está sendo algo MUITO diferente de tds os momentos já vividos com o Santa.

        Publicar uma Resposta
        • Pois é minha cara Priscilla,
          E pela grandeza que é o Santa Cruz, ao retornar a série B, nossa luta continuará para coloca-lo na série A, onde nunca poderia ter saído. Isso, pelas grandes glórias vividas na década de 70.
          O TERROR DO NORDESTE ESTÁ VOLTANDO…!!!

          O MOMENTO É DE UNIÃO!!!

          Publicar uma Resposta
          • Concordo, série A sempre como objetivo e tals. Mas confesso, chegar a “sub elite” do futebol é o momento de livrar-se do fantasma do obscurantismo, sabe?
            A série B, por mais que seja “a segunda divisão”, ao menos não é esta confusão, baixaria e lenga lenga da C e D.
            Para mim, desde que acabou o jogo domingo passado, escuto em minha mente a torcida cantando, as pessoas chorando e se abraçando no Arruda.
            É uma visão linda, uma imagem que eu fico vendo dentro de minha mente e que fica se repetindo. Sei que me emocionarei a ponto de passar mal, apesar de não ser tão velha assim, mas meu coração tricolor santacruzense já passou por poucas e boas, logo, ele é “envelhecido” pelas alegrias, adversidades e td mais que passei nas arquibancadas da vida.

            Enfim, aguardo ansiosamente o apito final da partida de 03/11, como se fosse o momento de ascensão e redenção.

    • Manos bar no feitosa,reduto tricolor aqui em maceió,sdçs tricolores!!!

      Publicar uma Resposta
  15. Alguém de Maceió vai para o Manos bar? TOSA…

    Publicar uma Resposta
    • Neste jogo eu e vavá vamos com 4 vans pra recife mas vai ter um mói de tricolor no mano,pode ir tranquilo e fale nos nossos nomes lá pra élvio que é o filho do mano que ele vai passar o jogo de todo jeito.

      Publicar uma Resposta
  16. Ansiedade da gota serena!!!Chega o Natal, passa o Ano-Novo, e o jogo de domingo não começa!Tive um sonho maluco ontem:jogávamos para subir, e no primeiro tempo, levávamos um gol.Já fiquei desconfiado.Mas, no primeiro tempo ainda, virávamos para 3×1, o primeiro gol foi de Natan, o segundo não lembro, e o terceiro de Panda.No segundo tempo, já estávamos jogando em outro gramado, sintético por sinal, e DM9 fazia mais dois, e eu começava a gritar:Somos Campeões do Mundo, agora vou jogar a Champions League!Viagem danada!E para completar, hoje de manhã, meu filho mais novo, João Gabriel, antes mesmo de me pedir a benção para ir a escola, chega pra mim e diz:faltam três dias para o jogo!VAMOS SUBIR,SANTA!!!

    Publicar uma Resposta
    • Me emociono a cada comentário, mas esse Jarbas, fui às lágrimas! Ceio que por causa de tua criança, lindo! Estou muito ansiosa e confiante, só temos que jogar. Essa decisão de domingo, está nos poros, na respiração, nos afazeres diários de cada TRICOLOR CORAL, não podemos negar, é incrível! Mexe com a gente de tal forma que chegamos a ver a grande festa, fruto de outros bons momentos, como disse Priscila acima, no MUNDÃO totalmente lotado e nós, a TORCIDA MAIS APAIXONADA DO BRASIL, cantando, pulando e colocando a nossa energia em nosso time para que, no gramado, eles façam o que nós gostaríamos de fazer. Subir para a série B. Avante meu SANTA CRUZ amado!.

      Publicar uma Resposta
  17. Vou dar créditos ao texto:

    Excelente. É muito bom quando alguém (Inácio), consegue uma boa narrativa a partir do comentário sobre um livro.

    E sobre o drible de Pelé: incrível. Se a bola tivesse entrado, talvez fosse considerado o gol mais bonito de todos os tempos, pois foi de uma GENIALIDADE ímpar aquele lance. Tanto que é o gol perdido mais visto da história.

    Sobre o jogo do Santa… bem acho que vai demorar tanto a chegar que o Minha Cobra vai sair antes do jogo rolar.

    SaudaSanta.

    Publicar uma Resposta
  18. FUI AO TREINO ONTEM E O QUE NOTEI:

    THIAGO CARDOSO
    OZIEL
    EVERTON SENA
    LEANDRO BAMBU SOUZA
    TIAGO COSTA
    SANDRO MANOEL
    EVERTON HELENO
    RAUL
    CAÇA RATO
    ANDRÉ DIAS
    SILOÉ

    SORRISO E RENAN FONSECA DERAM VOLTAS AO REDOR DO CAMPO.

    NATAM TREINOU NORMALMENTE E MUITO FORTE.

    ANDRÉ DIAS ESTÁ VOANDO EM CAMPO (IMPRESSIONANTE).

    DENIS MARQUES NO TIME RESERVA FEZ BOAS JOGADAS, MAS DEIXA TRANSPARECER QUE ESTÁ TRISTE NO TIME DE BAIXO.

    VICA COM TRÊS ATACANTES DEVE TÁ QUERENDO CONFUNDIR O TIME ADVERSÁRIO E A IMPRENSA. TREINO MESMO OCORRERÁ DE PORTÕES FECHADOS EM CARUARU HOJE E AMANHÃ!!!

    MOVIMENTAÇÃO IMENSA DA TORCIDA!!!

    O MOMENTO É DE UNIÃO!!!

    Publicar uma Resposta
  19. PRISCILLA,

    Achei seu comentário simplesmente PERFEITO ! Estive na maioria dos jogos que você citou, mas esse acesso (se Deus quiser e ele quer)significa a volta por cima, sair do fundo do poço.

    * Com todo respeito, você faz cair mais uma teoria dos “burros negros” que na nossa torcida só tem gente feia e banguela kkkkkkkkkkk.

    Saudações Tricolores !

    Publicar uma Resposta
    • Ok, Ênio. Obrigada pela citação elogiosa.

      Quem na verdade é muito bonita e tão entendida ou mais que eu de futebol, Santa Cruz e etc é a Dani Leal.
      Eu sumi por uns tempos, estava afastada mesmo, mas ela desapareceu daqui. Alguém tem notícias da tricolinda, arretada de gente boa, Dani?

      Publicar uma Resposta
  20. Alguém poderia dizer o telefone do guerreiro fiel que preste?

    Publicar uma Resposta
  21. Meu time seria:

    THIAGO “PAREDÃO” CARDOSO
    OZIEL
    RENAN FONSECA
    EVERTON SENA
    TIAGO COSTA
    SANDRO MANOEL
    DEDÉ
    RAUL
    RENATINHO
    NATAN
    ANDRÉ DIAS

    Eu trabalharia mais o meio campo. Essa até hoje foi a melhor formação do Santa (e a mais ofensiva também).

    Rumo a Seribê!

    Publicar uma Resposta
  22. Já falamos tanto essa semana, que até faltam palavras para continuar postando.

    As novidades são as mesmas.

    09:27h.

    Publicar uma Resposta
    • Nova ? Essa música é de 2009 Gessica ” Fake ” Tricolor.

      Publicar uma Resposta
  23. Não sei o que esse E.Heleno faz para continuar sendo escalado.

    Alguém me ajude a ver o que não vi até o momento sobre esse jogador.

    Publicar uma Resposta
  24. Acho que Vica deveria colocar o time para impor o ritmo dentro do Arruda, o time adversário que corra atrás de nós.

    Estão se preocupando demais com esse time, o time do interior de Minas vai tremer na base quando entrar no Arruda.

    09:32h.

    Publicar uma Resposta
  25. Rapaz, nem nos jornais da cidade de Betim tem notícias do time de mesmo nome.

    09:51h.

    Publicar uma Resposta
  26. Esse time do Betim ou seria Ipatinga, sei lá.

    Não é tão ingênuo assim. Eles disputam um campeonato considerado forte e pega times como cruzeiro e At. mineiro!

    Sem contar que no seu elenco pelo que disseram tem uns 4 ou 5 jogadores que fizeram parte daquele time do Tupi que nos venceu lá e cá naquela final da série d com o arruda mais uma vez lotado!

    Ou seja toda calma e cautela nessa partida dos últimos tempos!

    Mas dessa vez só vai dar o TERROR DO NORDESTE!!

    Publicar uma Resposta
    • Bruno,

      Se esse time fosse o cão chupando manga, teria sido primeiro do grupo A. Pelo que vi, levou lapadas durante a competição.

      Sei que futebol é muito dinâmico, mas vamos confiar no nosso time.

      Abraços,

      10:07h.

      Publicar uma Resposta
  27. Ênio, tanto a Priscilla quanto a Marília Gomes são, com todo o respeito, duas belezocas.

    Espero que elas participem mais, porque só ver os demais é flórida…

    Kkkkkkkkkkkk!!!!!!

    Concordo sobre impôrmos o ritmo de jogo, como disse Rubens. Isso afasta o perigo de nossa área, traz a torcida pra junto, e encaminha a classificação.

    Uma subida dessa deve obrigatoriamente ser combinada com uma significativa melhora na gestão administrativa. Podemos nos tornar um time quase perene na série A (imagino que temos total capacidade de a cada 10 ficar 7 na A e no máximo 3 na B).

    SaudaSanta.

    Publicar uma Resposta
  28. – já estou com o ingresso;
    – esse drible é fantástico;
    – o livro é muito bom;
    – a gente sobe na base da emoção;
    – é importante ser campeão da série B;
    – as barbies chegarão primeiro na B;
    – a renda vai ser maquiada;
    – vai ter tumulto para entrar;
    – as cadeiras estarão com lotação acima da capacidade;
    – as sociais vai ser a mesma bagunça;
    – a torcida tem que apoiar os 90 minutos;
    – quem ficar parado vai levar um tá-ligado.

    O SANTA CRUZ MERECE RESPEITO!

    Publicar uma Resposta
    • Marcelo Bebão voltou…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Publicar uma Resposta
      • – você está enganado;
        – todos sabem que eu não sou Marcelo;
        – alguns sabe quem eu sou;
        – você não sabe quem sou eu;
        – eu sei quem é você.

        O SANTA CRUZ MERECE RESPEITO!

        Publicar uma Resposta
        • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          Publicar uma Resposta
          • Esse fake Claudio Ramino é muita onda…kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  29. Temos que jogar para vencer, quem joga pelo empate acaba perdendo, principalmente em decisão.

    11:31h.

    Publicar uma Resposta
  30. Relendo textos do blog do santinha, encontrei este meu, antes do primeiro jogo na série D:

    Desistir do Santa? JAMAIS!
    1 de julho de 2009 | 13:44 | Categoria: Uma torcida com opinião
    Priscilla não desiste. E você?

    Priscilla não desiste. E você?

    Por Priscilla Barbosa da Silva, mestranda em Antropologia

    Escrevi isso após ler o texto de Gerrá, e fiquei pensando porque iria para o jogo do Santa lá pras bandas de Maceió.

    A gente passa a vida desistindo de várias coisas, pois “não podemos ter tudo que queremos”, é sempre isso que escuto por aí. Podemos desistir de uma profissão, seja pelo fato de descobrir que não tem nada a ver com você, ou por perceber que aquilo não vai lhe render muito dinheiro.

    Ao longo do tempo até de certos amores nós desistimos de tê-los ou de estarmos por perto. Posto que, o seu amor-próprio deve falar mais alto, e caso o amor que queremos não nos quer, temos que dar adeus a ele e seguir em frente.

    Mas, desde 2005 notei uma coisa em mim, que tem algo na minha vida que nunca desisti, o meu amor pelo Santa Cruz Futebol Clube!

    Se eu dissesse a vocês que me recordo qual o primeiro jogo do Santa Cruz em que estive presente, passaria por mentirosa. Contudo, posso dizer com muita clareza qual a primeira lembrança de um jogo do Santa que tenho em minha memória: a final do campeonato Pernambucano de 1990. Ainda sinto o cheiro do queijo assado, escuto o caba gritando “Guaraná, cerveja e água” e até o cambista aos berros “geral, sócio e arquibancada”, nessa sequencia. Nunca tinha visto tanta gente num mesmo lugar. E pela primeira vez eu me arrepiei dos pés a cabeça, quando time do Santa Cruz entrou em campo, não entendia porque meu coração ficava tão acelerado e meus olhos estavam marejados ao ver aquela torcida gritando: “Tri-Tricolor, tri-tri-tri-tricolor”.

    Era tanta informação, tanta emoção, tanto medo de perder o campeonato (em 1989 tínhamos perdido para as barbies) que este acabou sendo para mim, o dia no qual descobri o amor pelo Santa Cruz. Ao final do jogo éramos os campeões, e eu, uma menina de apenas oito anos, estava recebendo em minha pele, minha mente e memória, a marca da identidade tricolor santacruzense.

    Tive que ser fiel a esta identidade, passei por muitas provações, por dois anos seguidos vi a coisa sendo campeã. Após o glorioso ano de 1993, tive mais certeza ainda da minha convicção de ser tricolor santacruzense. Todavia, parece que os deuses, aliás, os ex-diretores e ex-presidentes queriam ter me testar nesta minha tal certeza de amar o Santa Cruz. Posto que, de 1995 a 2005 foram anos de desgostos, raivas, tristezas profundas. Houveram alentos, como aquele ano de 1998 em que Rau fez o gol de cabeça e não fomos para a famigerada série C. E o ano de 1999? Se eu disser que foi importante porque prestei meu primeiro vestibular, mentiria. Foi sim, o ano em que meu Santinha chegaria a primeira divisão. Mesmo assim, as alegrias eram efêmeras, e não durava mais que um mês ou dois.

    Até que o ano de 2005 chegou, e com ele vieram seguidas alegrias, jogos memoráveis, o título de campeão Pernambucano e também o melhor time que o Santa Cruz já jogou sobre as minhas vistas. Junto com estas glórias veio o Blog do Santinha, que desde a primeira vez que li, percebi o quanto fiz certo em manter-me tricolor santacruzense.

    Passado este ano de 2005, descemos ladeira abaixo, da série A para B, da B para C e da C para D. Tudo isto, eu estava presente, sofrendo e me questionando “o que é que danado eu to fazendo aqui?”. E hoje, às vésperas de chegar o jogo de uma malfada série D, respondo a minha pergunta com o pensamento de quando era apenas uma criança de 8 anos, “estás aqui por amar o Santa Cruz, e desse amor você não desiste JAMAIS!”.

    Publicar uma Resposta
  31. OLHA, DEPOIS Q ABOLIRAM O LANÇA-PERFUME,

    descaracterizaram DEFINITIVAMENTE o Carnaval. O Tríduo Momesco NUNCA FOI MAIS O MESMO. Depois q o Pelé e o Garrincha deixaram a Canarinha, a Seleção brasileira tb NUNCA MAIS FOI A MESMA.

    Só o SCFC continua a nos contagiar E AUMENTAR SEUS MILHARES DE ADEPTOS a despeito de três décadas de administrações pra lá de temerária, pra ñ dizer o q ñ posso porovar!

    Justiça seja feita: o ALN APESAR DE TODAS AS PISADAS DE BOLA Q COMETEU (a exemplo da insistência da permanência de certos entregadores de camisa) vem resgatando nossa auto-estima. E Permita Deus q seja coroado com nossa SAÍDA DESSE INFERNO, DOMINGO PRÓXIMO.

    Ñ foi só o América/PE q sucumbiu às más administrações. O Ypiranga da Bahia – o time de maior apelo popular da “Boa Terra” até os anos 40, base das seleções baianas até então, ainda hoje cognominado de “O Mais Querido”) – foi outro Clube Nordestino q sucumbiu em face das más administrações.

    TODAVIA O NOSSO SCFC NASCEU E VIVERÁ ETERNAMENTE. E o 1º passo pra Tóquio ou Dubai ou seja lá onde for, será dado no próximo domingo.

    BURRO-NEGROS CONTINUEM A TREMER PORQUE O GIGANTE TÁ ACORDANDO!

    CHEIRO DE SÉRIE “B” NO AR.

    SAUDASANTA

    Publicar uma Resposta
  32. Depois do texto do livro, fiquei com ainda mais vontade de devorar o livro todo! rsrs arretado Inácio!!

    Publicar uma Resposta
  33. santa cruz foi pra caruaru por causa dessa imprenssa que fica perguntando besteira pra ver se os jogadores dizem alguma coisa pra servir de motivaçao pro betim

    so falan do jogo de vica ano passado
    e colocando plavaras na boca dos jogadors

    Publicar uma Resposta
  34. Demora da gota serena!!!! Hoje é quinta ainda é?

    Publicar uma Resposta
  35. Esse Cláudio Ramino é muita onda kkkkkkkkkkkkkkkk Massa teu comentário Priscilla,por tudo que agente passou o SANTA é INDESISTIVEL (Sei nem se existe essa palavra hehehe).

    Publicar uma Resposta
  36. Em homenagem a Marcelo Bebão e Maiela…kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Publicar uma Resposta
  37. O mundo dos espertos, ou que se acham espertos…kkkkkkkkkkkk

    Publicar uma Resposta
  38. Estou muito ansioso para esse jogo. Nem a final contra a coisa, que conquistamos o tri campeonato, está mexendo tanto comigo.

    Publicar uma Resposta
  39. Será que dessa vez, so dessa, vao divulgar publico real? Quero dizer, que nao seja tao absurdo quanto das outras vezes? Duvido

    Publicar uma Resposta
  40. Ontem tive o prazer de acompanhar um ANDRE LINS em um drink, o homem é usineiro, produtor de açucar e etanol. Pense numa figura gentil…
    Ah, talves Rubem Jr não ache isso, quase sai na porrada com ele há uns 3 anos atrás, chamou ele prum duelo.
    Rubem, ele disse que já te perdoou e quer te conhecer. Chama o cabra pra comer aquela galinha cabidela lá no Morro.

    ANDRE prometeu que volta a Conquista, dessa vez com PAULO BACELAR (outro usineiro), para ver o Santinha jogar contra o Conquista pelo nordestão. Estou esperando.

    Publicar uma Resposta
    • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK nem lembro disso.

      Eu até estava pensando em comer a cabidela novamente.

      Publicar uma Resposta
      • Acho que a briga começou por causa da cor das unhas e vós acabaram marcando um duelo na Av Caxanga, num sábado as duas horas. Se não me falha a memória era um duelo da calcinhas…
        Pense num faroeste caboclo as avessas.

        Publicar uma Resposta
      • Vamos marcar? Quero comer essa galinha também.

        Publicar uma Resposta
  41. Alexandre,

    Essa antiga rincha…kkkkkkkkkkkkkk, eu lembro muito bem…kkkkkkk!!!

    Eram as batalhas dos LAZ vs DZB…kkkkkkkkkkkkkkkk!!!

    ANDRÉ LINS FAZIA PARTE DOS DZB
    O RUMEMJR DOS LAZ
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    DZB = DEFENSORES DE ZÉ BURRO
    LAZ = LIGA ANTI-ZÉ

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Graças a Deus essa guerra acabou, onde todos na verdade são TRICOLORES CORAIS!!!
    Alexandre, um grande abraço pra vc e família!
    André LIns e Paulo Bacelar, vamos marcar uma cabidela no Morro da Conceição para selar de uma vez a paz…kkkkkkkkk!!!

    O MOMENTO É DE UNIÃO!!!

    Publicar uma Resposta
        • André, ontem, me lembrou que fui eu quem interviu para parar a confusão. Kkkkkk

          Publicar uma Resposta
          • Kkkkkkkkkkkkkk
            Acho que Rubem chamou ele de menino buchudo, ou coisa assim, e ele falou pra Rubem que poderia marcar o lugar para se encontrarem e Travarem no pau.
            Kkkkkkkkkkkkkk

  42. Blog da Cobra Coral ‏@blogcobracoral 6 min

    45 mil ingressos já nas mãos do torcedor tricolor.

    Publicar uma Resposta
    • Amanhã deve acabar o restante!!!

      Essa torcida é mesmo um SHOW!!!

      O MOMENTO É DE UNIÃO!!!

      Publicar uma Resposta
  43. Rubem, Ricardo e André, me façam um favor:
    Marquem uma cabidela lá no Morro, ou lá nos fundos do Talude e comam lembrando de mim.
    Kkkkkkkkkkkkkk

    Publicar uma Resposta
    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,

      Alexandre, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk vc merece o prêmio NOBEL da PAZ…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

      Abraços…

      O MOMENTO É DE UNIÃO!!!

      Publicar uma Resposta
    • Alexandre, tá marcado, enquanto ao Rubens já o perdoei pois ele é santinha e não tenho raiva de tricolores. Ah! Eu não sou usineiro não para de falar isso senão o povo acredita.

      Abraços, estou passando por Santo Antônio de Jesus as 16:00

      Publicar uma Resposta
    • Pena que o fundador desencarnou, espero que estejam dando continuidade ao trabalho idealizado pelo Pernambucano.

      Publicar uma Resposta
  44. Ricardo Cavalcanti,

    Minha esposa quer porque quer ir à praia esse sábado, mas a convenci de ir direto pra o Morro da Conceição logo após.

    Vou tentar ir à praia cedo, então entre 13hs e 14hs devo estar chegando em Dona Geralda.

    Confirmas presença?

    Comemos a iguaria, jogamos papo fora (Santa no meio, claro), rezamos à Santa pelo Santa. Bora Rubens?

    Tomo umas caninhas pra “abrir os caminhos”… como moro perto é tranquilo pra dirigir (dá pra ver meu prédio de lá, acho que é o mais perto do Morro).

    Pensei no Merc. Boa Vista, mas deixamos este pras semifinais.

    SaudaSanta.

    Publicar uma Resposta
    • Ricardo, cuidado pois haverá várias blitz como treinamento de novos PM, sexta, sábado e domingo

      Publicar uma Resposta
      • André,

        Seria legal que você fosse também…, a gente tira uma foto sua abraçado com o rubemjr fazendo o T do Tricolor e com os mantos Corais, e enviamos pra Vitória da Conquista.Aposto que o ganhador do prêmio Nobel da Paz (Alexandre das Conquistas), irá se emocionar bastante…kkkkkkkkk!!!

        Abraços.

        O MOMENTO É DE UNIÃO!!!

        Publicar uma Resposta
        • Ricardo, esse final de semana é complicado, pois amanhã é aniversário de minha mãe e no domingo fui escalado como Churrasqueiro, para mim é mais fácil durante a semana. Na próxima estarei em Recife , é só marcar.

          Publicar uma Resposta
          • Quero dizer, aniversário no sábado, Alexandre acabei de chegar em Salvador,

          • Ok André!!!

            Desejo muita paz e saúde e felicidades pra sua genitora.
            A gente se encontra na próxima!

            Saudações Corais

            O MOMENTO É DE UNIÃO!!!

    • Ricardo,

      Vou falar com a dona encrenca, deixa teu e-mail para contato.

      Abraços,

      Rubem

      Publicar uma Resposta
    • Grande xará,

      Vou ver com a patroa a possibilidade, pois como domingo o dia é do Santa Cruz, sábado vai ser dela e da Clarinha.
      Porém, a gente se comunica pelo blog.

      Agora que eu tô doidinho pra comer uma galinha cabidela..ah…isso eu tô!!!

      Abraços.

      O MOMENTO É DE UNIÃO!!!

      Publicar uma Resposta
  45. Santinha News ‏@SantinhaNews_ 1 min

    ATENÇÃO! Restam apenas 10 mil ingressos para a torcida tricolor.

    Publicar uma Resposta
  46. Oh.Oh,Oh… vai pra cima dele Tricolor!!!!

    Publicar uma Resposta
  47. Vai com uma cueca decente visse, sem buracos…

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Publicar uma Resposta
    • Essa cena será interessante…, Jalask e Alexandre de cueca levantando o caneco…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

      Jalask, só tu pra fazer a gente rir…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

      Abraços.

      O MOMENTO É DE UNIÃO!!!

      Publicar uma Resposta
  48. O nosso Santa Cruz tem cada torcedora bonita que vale a pena seguir esse time do povão. Agora, sinceramente espero todo empenho do time coral, o comparecimento em massa da Torcida Mais Apaixonada do Brasil. Vamos encher o Mundão do Arruda de gente Família Tricolor. Vamos ajudar o Santa Cruz a subir para a série B. Vamos fazer uma grande festa domingo no Arruda. Vamos levar nossas famílias, as moças, os rapazes, as meninas, os garotos, as mulheres, os homens, vamos levar nossos amigos, nossas amigas. O Santa Cruz precisa do nosso apoio Galera Tricolor.

    Publicar uma Resposta
  49. Ingresso na mão, sede do Arruda movimentadíssimo em clima de decisão. me lembrou muito os bastidores do ano de 2005 contra a Portuguesa.

    Me disseram por lá que o jogador Grafite esta voltando para o nosso centenário(claro, dependendo da nossa volta a serie B).

    Vou dormir se não domingo não chega !!!

    Publicar uma Resposta
    • Ótima lembrança. Eu lembro quando ele comentou sobre voltar, na época éramos D, eu afirmei q ele só voltaria na A. Quem sabe na B?

      Imagine ele e A.Dias na frente. Briga pela artilharia e vice-artilharia da B.

      Sobre qualificação do grupo pra série B, deixemos pra falar apenas na quinta que vem (segunda a quarta é ressaca).

      Se Sorriso não se recuperar (na torcida por isso), Ev.Heleno vai pro jogo. Se isso ocorrer, tomara que se saia bem (quase faz um gol domingo… foi f….).

      SaudaSanta.

      Publicar uma Resposta
    • Ótima lembrança. Eu lembro quando ele comentou sobre voltar, na época éramos D, eu afirmei q ele só voltaria na A. Quem sabe na B?

      Imagine ele e A.Dias na frente. Briga pela artilharia e vice-artilharia da B.

      Sobre qualificação do grupo pra série B, deixemos pra falar apenas na quinta que vem (segunda a quarta é ressaca).

      Se Sorriso não se recuperar (na torcida pela sua volta), Ev.Heleno vai pro jogo. Se isso ocorrer, tomara que se saia bem (quase faz um gol domingo… foi f….).

      SaudaSanta.

      Publicar uma Resposta
  50. Valeu André pelo toque. Vou apelar pro waze.

    Quando desce o morro sai ali no cruzamento da Av.Norte junto à Farmácia Bom Jesus. Colada com a farmácia tem uma ruazinha que calçaram recentemente, e indo por ela saio na Praça do Trabalho. Meu prédio é um novo grandão (o único perto) que fica a uns 150 metros da Praça sentido Bompreço de Casa Amarela, na Paula Batista. É muito perto. Vendo do morro é o mais perto.

    Rubens, meu email é ricardo_jdf@yahoo.com.br

    São 22:50hs. Daqui a pouco é antevéspera do jogo. PQP, que agonia…

    SaudaSanta.

    Publicar uma Resposta
    • Te mando o nr cel por e-mail. Vamos ver se comemos essa cabidela. Se eu for vou levar o peh quente para a santa abencoar mais uma vez.

      Publicar uma Resposta
  51. Esse papo do Grafite volta e meia aparece de novo.
    Bem, se desta vez for verdade, será excelente.

    Publicar uma Resposta
  52. Tricolores Santacruzenses que residem no Planalto Central, nosso lugar domingo é na sede da nossa torcida aqui no Distrito Federal, o Bar Raízes, vulgo Arrudinha. A torcida Planalto Coral estará em peso, vibrando pelo nosso acesso.
    Para quem ainda não conhece, o Bar Raízes fica em Brasília, na quadra 408 da Asa Norte. Maiores informações: (61)3033-7330.

    PS: Este momento é nosso, por isso Coiseiros(VTNC) e Barbies não são bem-vindos.

    Publicar uma Resposta
  53. PAI NOSSO QUE ESTÁS NO CÉU,
    SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME,
    VENHA A NÓS E AO VOSSO REINO…

    Publicar uma Resposta
  54. Massa! Vou dormir, já são 23:51h.

    Boa noite!

    Publicar uma Resposta
  55. Tô com um sono da peste e não tem mais nada pra fazer no trabalho.
    Até fuçar coisas (VTNC’s) sobre o Santinha tá difícil, pois já fucei TUDO!
    São 03:34 hs e isto sim, é o que eu chamo de o tempo não passar.
    Ingresso tá na mão.

    Publicar uma Resposta
  56. Família Tricolor,

    – Vou sair do sertão (Afogados da Ingazeira) às 23:00 hs;
    – Chegada a Recife por volta das 5:30 do sábado (02/11);
    – Café reforçado e programa em família no zoo Dois Irmãos;
    – À tarde muita cerveja (só assim pra conseguir dormir);
    – No domingo já almoço no Arruda (bar da piscina);
    – Depois disso só Deus sabe o que será de mim…….

    Saudações Tricolores !

    Publicar uma Resposta
    • Ênio,

      Tenho um grande amigo nessa bela cidade. Ele chama-se ANAILSON FREITAS! Amigo meu de faculdade e grande profissional da BUNGE.
      Será que você o conhece???

      Abraços.

      O MOMENTO É DE UNIÃO!!!

      Publicar uma Resposta
  57. ingressos na mão!!
    Lasca é que meus (cangaceiros cachaceiros) viraram estudantes oiaaaaaaaaaaaaaaa!! bem… quero nem saber se é de estudante, ou preço normal só sei que iremos!!
    bús com lotação esgotada quem quiser vir vai ser a cavalo mesmo! por volta de meio dia estaremos chegando se Deus quiser!!

    Publicar uma Resposta
    • Carlinhos,

      Em relação a segurança do elenco Coral que está na cidade de Caruaru, quantos cangaceiros você colocou pra fazer a patrulha???
      Veja aí as jagunçada pra acompanhar hoje a tarde o retorno da delegação Coral até Recife.
      Temos que dar proteção aos nossos jogadores!!!
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      O MOMENTO É DE UNIÃO!!!

      Publicar uma Resposta
  58. Vamos marcar uma grande concentração de Santacruzenses do blog antes do jogo?

    Pode ser na Moela, Bar da Piscina ou em Abilio. Vou chegar ao Mundão umas 13:30hs… E aí, quem topa? Aguardo sugestões do local….

    Rubens e R. Cavalcanti, devo chegar na Geralda um pouco mais tarde que o combinado, mas só um pouco (14:30hs).

    SaudaSanta.

    Publicar uma Resposta
  59. bem!!

    Eu estou bem tranquilo a respeito desse jogo, muita gente ai falando 3×0 outros falando 2×0 e pipipi e popopo!!

    1×1 o resultado pra se arrombar kkkkkkkkkkkkkkk pé no chão e com o mesmo pensamento que essa classificação vai ser nos moldes de 1999.

    hooo hooo hooo hoo hooo barbye e susy vão se fú.. der da D pra C da C pra B hooo hooo e eu não paro não paro nãooooo

    hooo barbye e susy vão se lascar!! da D pra C, da C pra B, da pra A hoo hooooo hooo

    Publicar uma Resposta
    • Faltou Fred Joia e Pepeu. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Publicar uma Resposta
    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, Coice de Mula é pra se laskar…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

      Publicar uma Resposta
  60. João Batista! Toma conta do SANTINHA aí em Caruaru, aqui pode deixar conosco.
    Vamos ganhar todas até o Título.

    Publicar uma Resposta
    • Deixa comigo Hamilton, estaremos saindo daqui no domingo entre 8:00 e 9:00, vamos direto para o TEPAN, encher a tarraqueta, vamos prá lá?
      99160267 (CLARO), 99952152 (TIM).
      SAUDAÇÕES CORAIS E UM GRANDE ABRAÇO.

      Publicar uma Resposta
  61. “Passado este ano de 2005, descemos ladeira abaixo, da série A para B, da B para C e da C para D. Tudo isto, eu estava presente, sofrendo e me questionando “o que é que danado eu to fazendo aqui?”. E hoje, às vésperas de chegar o jogo de uma malfada série D, respondo a minha pergunta com o pensamento de quando era apenas uma criança de 8 anos, “estás aqui por amar o Santa Cruz, e desse amor você não desiste JAMAIS!”.”

    Priscilla, esse seu texto é muito emocionante !

    “…Andar com fé eu vou que a fé tá na cobra coral…”

    Publicar uma Resposta
  62. entre siloé e caça-rato, sem dúvida prefiro o guerreiro caça-rato. domingo é jogo pra ele.
    andam falando em Leo, tomara que Vica mantenha sua coerencia e não escale esse rapaz, pois o jogo é pra quem tem espírito de decisão e Leo não tem.

    Publicar uma Resposta
  63. Foda é vc que é socio em dia e ter direito a 2 ingressos quando chega na bilheteria pede mais um para levar um amigo vc recebe um não e quando sai da bilheteria ver os cambista cheio de ingresso de socio pense numa raiva.

    Publicar uma Resposta
  64. Faltam apenas 10.000 ingressos para os 60.000 torcedores.

    Publicar uma Resposta
  65. RICARDO CAVALCANTI,

    Conheço sim, Anailson é bastante conhecido na nossa cidade, quando encontrá-lo vou falar pra ele do nosso contato pelo blog.

    * Só pra não esquecer, O MOMENTO É DE UNIÃO.

    Saudações Tricolores !

    Publicar uma Resposta

Submeter um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *