Ano sabático.

O amigo Robson/PI escreveu: “Ouvi dizer que quando o atacante Jô fizer seu primeiro gol os editores do blog vão atualizar o texto”. Meu velho, se dependesse desse perronha, nem Blog e nem Santinha se salvariam. Não dá para entender que critério desgraçado foi usado para contratar uma desgraça dessas.

Esse comentário foi de uma postagem de 25 de agosto do ano passado. Porra, quase cinco meses sem postar nada por aqui. Na verdade, foi quase um ano sabático para o Blog. Acho que também foi para a grande maioria da torcida tricolor coral das bandas do Arruda.

A morgação de não termos conseguido o acesso à séribê foi de lascar. O tempo sem jogos foi triste. Todo dia eu acompanhava as resenhas, mas era aquela mazela residual, aquela sensação de “puta que pariu, quase”. Não apenas eu, Gerrá e Sama: todos os meus amigos corais pareciam apáticos, sem muito interesse.

Os jogos treinos trouxeram aquela velha sensação de que precisaremos de algum tempo para nos acostumar com as caras novas. Uma das poucas exceções é meu amigo Juninho, tricolor incansável, crítico lúcido das agruras do clube que sempre me mantinha atualizado das questões internas do clube pelo zap. E Esequias, mais fanático e apaixonado pelo Santinha é quase impossível.

O jogo contra o Treze foi razoável – não sejamos nem otimistas e nem pessimistas. O Treze só vinha de vitórias. Havia desbancado o Capibaribe em terras pernambucanas e estava com a porra toda. Arrancar o empate em um amistoso desses é importante.

Leston Júnior afirmou que precisamos de mais seis amistosos para que o time possa atingir um nível aceitável. Gostei de Pipico e Augusto (com as eventuais reservas de sempre). E mais ainda de Héricles – aquela falta com a perna esquerda foi algo de espetacular.

Dia 15 começa a Copa do Nordeste e dia 20 é dia de retornar ao Arruda contra o América, rever os amigos, comer o melhor cachorro-quente do mundo, tomar umas em Abílio e respirar aquele clima maravilhoso que só o Arruda possui.

Sim, meus amigos. O Blog do Santinha voltou. Não morremos e tampouco o Santa Cruz. Aliás, o Santa Cruz é imorrível assim como a paixão e amor de sua torcida. Pé de coelho, sal grosso, ferradura e muita mandinga para quem torce contra.

Para os amigos de sempre, saudações tricolores corais do grande e glorioso Arruda e desse humilde Blog. De volta que “habemus futebol”, meu cumpadre!

Autor: Zeca

Zeca é professor doutor em Filosofia. O amor pelo Santa Cruz vem de berço. Aos cinco anos o pai já o levava ao Arruda. Escritor e poeta, tem diversos livros publicados. Escreve também no blog Ars Diluvian em que trata de arte, política e ciências humanas. É metaleiro e toca na banda Agelon de Brutal Death Metal. Mora na Boa Vista e sente muito orgulho de estar sempre perto do Pátio da Santa Cruz.

Compartilhe esta publicação

31 Comentários

  1. E André Luis chega ao Corinthians. Lembram dele?

    Publicar uma Resposta
  2. O blog do Santinha é eterno. Tem uma publicidade de uma pizzaria do lado do gol da rua das moças. Uma forma de incentivar o gordinho Jô era liberar um rodízio pra cada gol marcado pelo virginal artilheiro.

    Publicar uma Resposta
  3. Eu fiquei pensando o Jô se parece muito com o rapaz da foto aqui deste link.

    https://universa.uol.com.br/noticias/redacao/2019/01/10/bailarina-de-anitta-posa-com-marido-e-alerta-sobre-relacionamentos-abusivos.htm

    Talvez o rapaz da foto possa ensinar para o Jõ algo sobre preparo físico. Uma vez condicionado, os gols vao aparecer naturalmente e ele será o atacante que fará os gols nos jogos decisivos, enquanto Pipico se não pipocar, fará os gols nos jogos intermediários.

    Saudações Corais a Todos.

    Publicar uma Resposta
  4. Nossos oobjetivos no primeiro semestre é não passar vergonha nos campeonatos. Ir o mais longe possível. Montar a base para a série C. Time tá pelo menos organizado em campo, méritos do treinador. Não gostei dos 4 laterais que jogaram. Achei pipiço pouco inspirado . Perdeu um gol da porra de cabeça. Hericles é um bom jogador e se tiver outro bom jogador ao lado dele, pode render bem. Mas vou dizer algo que acho que muitos irão discordar: acho nosso goleiro fraco. O lance do gol ele falhou e achei inseguro com as bolas cruzadas na área.

    Publicar uma Resposta
    • Concordo quanto ao goleiro. Não falhou só no gol. Várias saídas erradas demonstrando insegurança. Lembrava muito aquele seriado dos anos 70, “Perdidos no Espaço”. Era o próprio “Dr. Smith” no gol. Existem máximas no futebol. Um delas é : Um grande time, começa com um grande goleiro.

      Saudações Corais a Todos.

      Publicar uma Resposta
  5. Concordo que o goleiro demonstrou insegurança nas bolas cruzadas. Se realmente ele for um Dr. Smith algum zagueiro vai ter que alertar quando vier um cruzamento, perigo, perigo…

    Publicar uma Resposta
    • kkk que bom as referências, o seriado era massa. E no final Dr Smith ganhou muitos simpatizantes apesar das maldades, quem sabe nosso goleiro não se supera e cai nas graças da torcida.

      Publicar uma Resposta
  6. Que bom, o blog campeão voltou!

    Publicar uma Resposta
  7. Demitam as carpideiras, o defunto deu sinal de vida. Bem-vindo novamente o velho blog.

    Publicar uma Resposta
  8. Saiu a tabela da copa do Brasil. Tem que ser prioridade absoluta da diretoria essa primeira fase. Jogo único com o sinop MT em jogo único lá na casa deles. Só para jogar 525 mil. Passando de fase teremos provavelmente o náutico no Arruda valendo 1,4 milhões se passarmos ( fora os 700 mil só pelo jogo e a renda do mesmo.) É muita grana por 2 jogos apenas. FOCO TOTAL. E nós torcedores, caso ele passe da primeira fase (ano passado eu lembro a vergonha que passamos), temos a obrigação de lotar o Arruda na segunda fase, seja a catita ou não. Seria grana suficiente para manter a folha durante durante o primeiro semestre.

    Publicar uma Resposta
    • 525 mil só pra participar da 1[ fase fora a grana que ganhará se eliminar o SINOP. Na 2ª fase 1,4 milhão.

      Se o Santa cruz conseguir chegar a 3ª fase irá ganhar mais de 2,5 milhões.

      É viver para tentar ver.

      Publicar uma Resposta
  9. Tem que soletrar para Tininho, talvez entenda. Vide a Sula, lembram-se ?

    Publicar uma Resposta
  10. Sim…fomos jogar na Colômbia com jogadores poupados por causa de um campeonato brasileiro que tinha ainda muitas rodadas pela frente. Apanhamos de 2 com uma atuação ridícula, claramente se confiando no jogo da volta. E quase deu certo ainda porque abrimos 3 na frente no jogo daqui, mas como a incompetência reina, nosso goleiro( não era T.Cardozo) entregou uma bola fácil decretanto nossa vergonhosa eliminação. Perdemos milhões…

    Publicar uma Resposta
    • Não fale disso aí não. O jogo tava 3 x 0 pra nós quando aquele goleiro entregou a classificação.

      Foi contra o tal de DIM – Deportivo Independiente Medelin

      Publicar uma Resposta
  11. Mal começou 2019 e já estou feliz com as más notícias envolvendo a coisa dos infernos.

    A cada abertura de jornal vibro com o desmanche daquela porcaria que tanto mal nos fez e agora está descendo à cova dos comuns.

    E tenho dito.

    Publicar uma Resposta
  12. Assisti agora ao jogo do Santa contra o Treze, (tá no youtube), e faço a seguinte avaliação: Coletivamente: O time esteve melhor do que eu esperava. Falando do primeiro tempo, achei o time bem arrumado e com mais poder ofensivo que o treze, que já vem jogando há mais tempo e fez vários jogos amistosos tendo inclusive vencido por duas vezes o Náutico. Falta ainda muito para o ideal, mas isso só com a sequencia de jogos. No entanto acho que está de bom tamanho para as competições que vamos disputar, e para passar pelo menos pelas duas primeiras fases da copa do Brasil que já garantiria algo em torno de 2 milhões de reais. O setor de meio campo é o mais carente. Porém, não jogaram Alan Dias e Charles que estavam treinando como titular. Mesmo assim precisamos de um meia. Individualmente: O goleiro é fraco. Acho que vamos ter problemas nesta posição. Não achei o Bruno Ré pior que o Alan Vieira, mas é tão ruim quanto ele. Achei o que entrou no segundo tempo um pouco melhor. O Lateral direito é bom mas dá muito passe para trás. A dupla de zaga dá pro gasto. O meio campo precisa melhorar, mas o Héricles, se não tiver problemas físicos, pode surpreender pois é muito bom tecnicamente. O ataque também dá pro gasto. O Elias Carioca deixou a desejar, mas é novo e se tiver sequencia acho que pode deslanchar. O segundo tempo não dá para avaliar. O time caiu muito fisicamente e fez muitas substituições. O tal do Jô não serve nem para série D. Enfim, levando-se em consideração a nossa atual divisão (série C), e o baixo orçamento, fiquei com uma impressão positiva, na esperança de uma evolução técnica com a sequencia de jogos. Mas se o goleiro que veio do Palmeiras não for melhor que o atual titular, precisamos urgentemente de um goleiro com experiência e qualidade.

    Publicar uma Resposta
    • Caro Anselmo,
      concordo com seu comentário e observações, exceto de que estamos em bom tamanho para classificação em duas fases da copa do brasil.
      Abraço

      Publicar uma Resposta
      • Eu acredito que sim porque vamos jogar com o Sinop e depois Náutico ou Imperatriz do Maranhão, times que estão no mesmo nível nosso. Não quero dizer que somos melhores que eles, mas estamos em condição de disputar em igualdade. Mas eu respeito sua opinião meu caro Antônio.

        Publicar uma Resposta
        • Além do fato de que jogaremos tanto contra o Sinop e, em caso de classificação, com Náutico e Imperatriz jogando pelo empate. Estamos com uma grande chance esse ano.

          Publicar uma Resposta
  13. Não acho que primeiro amistoso de retorno das férias dá condições de termos uma noção da qualidade dos jogadores. O caso do goleiro no jogo contra o treze o lance do gol realmente num momento de ritmo de jogo é num decorrer do campeonato seria uma falha evidente. Mas pra um retorno de preparação física e técnica achei um erro justificável.

    Publicar uma Resposta
    • É verdade Luiz que um jogo só não é o suficiente para avaliação individual, mas no caso do goleiro eu venho observando desde o ano passado que ele tem algumas dificuldades técnicas da posição sobretudo no jogo aéreo. Por outro lado ele tem uma boa reposição de bola, o que pode gerar bons contra ataques. Mas sinceramente eu estou apreensivo com ele.

      Publicar uma Resposta
    • É verdade caro Luiz que um jogo só não é suficiente para avaliação individual. Mas eu venho observando ele desde o ano passado e observo algumas deficiências para a posição, sobretudo no jogo aéreo. Sinceramente eu estou apreensivo com ele. Mas vamos aguardar.

      Publicar uma Resposta
  14. O atacante André Luiz fez sua estréia no Corinthians e agradou muito a torcida. André Luiz foi vendido pelo Santa Cruz para um time que tem nome de loja de material de construção, o Cianorte. Esquisito. O Cianorte no máximo joga uma quarta divisão. O valor da venda nunca foi revelado. André Luiz no Cianorte só jogou um campeonato paranaense. Esquisito.

    Publicar uma Resposta
    • Amigo, a explicação é de que o cianorte é um clube administrado por empresários, assim como a Tombense, por exemplo. Eles costumam contratar jovens jogadores e, em seguida, emprestá-los a clubes maiores, na esperança de valorizar os atletas pra depois vender. Foi isso que fizeram com o André Luiz.

      Publicar uma Resposta

Submeter um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *