Bacalhau, presente!

Recebi a noticia num grupo do whatsapp. Imediatamente, entrei em contato com nossa amiga Lígia que mora em Garanhuns. Era sempre através dela ou de Marcos que eu procurava saber sobre nosso amigo Bacalhau. Como quem não quer enfrentar a verdade, apenas perguntei: tens notícias de Bacalhau?

Lígia me confirmou o falecimento. Logo em seguida, Marcos me manda um áudio dando a notícia. E começou a chover mensagens no meu celular. E a dose de tristeza foi aumentando.

Alessandra mandou um áudio perguntando se era verdade. Estava na estrada e ouviu no rádio. Eu confirmei. Ela se entristeceu também.

Bacalhau tinha o costume de chamar Alessandra de mãe. É que certa vez, em pleno Festival de Inverno, saímos do Polo de Cultura Popular e fizemos um favor para ele. Dali em diante, ele passou a chamá-la de mãe. Era uma forma carinhosa que ele encontrou para expressar sua gratidão.

Quando eu encontrava Bacalhau, me sentia uma criança no momento que chega perto do seu ídolo. Ele fazia parte do meu imaginário, pois desde o meu tempo de menino, o via no Arruda, nos jornais, na televisão. Sonhava em falar com aquele cara. Tocá-lo. Vê-lo de pertinho. Depois de adulto tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente e passar a admirá-lo ainda mais.

Era uma figura linda. Carismática. Pura. Torcia apenas pelo Santa Cruz, não se importava com os demais.

Amado por toda a torcida tricolor coral santacruzense das bandas do Arruda. Era querido, respeitado e admirado até pelos torcedores adversários. Por várias vezes, vi em Garanhuns, alvirubros e rubro-negros pararem pra tirar fotos com ele.

Bacalhau não se fantasiava com as cores do Santa Cruz. Bacalhau era daquele jeito o tempo todo. Era Santa Cruz 24 horas por dia, na alma, no corpo e em tudo que lhe pertencia. Como bem escreveu Bráulio de Castro, “Há quem veja o mundo azul, há quem veja cor-de-rosa, há quem veja o mundo cinza, cada um tem seu espelho. Bacalhau de Garanhuns vê preto, branco e vermelho”.

Escrevo esse texto revendo fotos dos nossos encontros e recordando os bons momentos que tivemos com aquele sujeito. Nosso casamento. Nos Festivais de Inverno de Garanhuns. No Poço da Panela. Nos jogos do Santa Cruz. Meus olhos lacrimejam.

Confesso que hoje estou triste! Mesmo sabendo do sofrimento que ele vinha passando, mesmo acreditando que ele descansou, estou triste!

Vai na paz, meu querido! Eternamente, tu serás lembrado!

Domingo estaremos no Arruda. Torcendo junto contigo, de corpo, alma e coração, por mais uma vitória do nosso Santa Cruz.

Bacalhau, presente!

Autor: Gerrá da Zabumba

Compartilhe esta publicação

135 Comentários

  1. Meus sentimentos à família e amigos de Bacalhau de Garanhuns, o torcedor mais fervoroso do Time do Povo de Pernambuco. O torcedor mais apaixonado do Brasil.

    Domingo vou ao estádio torcer pelo nosso Santa Cruz, com o torcedor mais apaixonado do Brasil na memória e no coração ⚫️⚪️❤️

    Publicar uma Resposta
  2. Se o Santa Cruz nasceu e viverá eternamente, não poderia ser diferente com nosso amado Bacalhau, nunca o esqueceremos e acima de tudo temos a responsabilidade de nunca deixar morrer o seu legado de amor ao clube.

    Publicar uma Resposta
  3. Grande perda! Deveria ser eternizado no Arruda de alguma forma.

    Publicar uma Resposta
  4. Hoje sabemos que foram poucos os grandes e verdadeiros tricolores.Vimos desfilar uma horda de pessoa daninhas e maus caracteres que destruíram o clube ao passar dos anos. Em contrapartida, pontificaram pessoas humildes, é até mesmo ingênuas, como Bacalhau. Deveríamos extirpar do quadro de presidentes os abutres e os biltres, que são muitos, e ali erigir uma estátua em homenagem ao mais explícito e genuíno torcedor da história do Santa Cruz. Os verdadeiros torcedores e homens de bem do clube estão de luto.

    Publicar uma Resposta
  5. Bacalhau, um símbolo tricolor, justa homenagem. Lembrei de outro torcedor símbolo, nos meus tempos de criança, nos anos 50, Anisio Campelo. Pantera, nos idos do final dos 60. Todos povão, legítimos integrantes da massa coral. Vai em paz.

    Publicar uma Resposta
  6. Grande Bacalhau, obrigado por ter divulgado o Santa Cruz. Cabe agora aos diretores do clube colocarem pelo menos uma placa alusiva a este grande tricolor.

    Publicar uma Resposta
  7. A pressão em cima de Neymar é muito grande. Tenho pena dele. O cara ganha míseros 12 milhões/mês.

    Publicar uma Resposta
  8. Ganhar ou perder faz parte do jogo.
    Já levamos tombos maiores, a torcida segurou na mão e voltamos pro jogo.
    Amanhã lugar de tricolor é no Arruda.
    “Meu país é o Nordeste, minha Seleção é o Santa Cruz.”

    Publicar uma Resposta
  9. Vitória suada, importantíssima. Fomos dominados no 2o tempo e contamos com a sorte. Vencer é o que importa, mas precisamos melhorar.

    Publicar uma Resposta
  10. Jogo duríssimo pois pegamos um lanterna aguerrido que é o clube do remo. Confesso que tive medo antes do jogo pelo fato de terem vencido bem em casa na rodada anterior.

    Publicar uma Resposta
  11. Um discurso e outra prática. Foi assim que o Santa Cruz jogou.
    Antes do jogo, Roberto Fernandes afirmava que o Santa Cruz jogaria mais avançado, e o que se viu em campo após fazer o gol foi um time praticamente acuado no seu campo. Jailson e William Maranhão no jogaram muito bem. Augusto entrou cansado. Próximo jogo decisivo coloco Globo. Não sei se Vitto segura Romarinho. Mas vamos lutar pela terceira vitória consecutiva, e brigar com o Náutico pela segunda colocação. Arthur Rezende levou o terceiro cartão amarelo, e não joga.
    Roberto Fernandes deveria treinar uma opção de jogo sem William Maranhão e sem Jailson, com Valdeir e Lima.

    Publicar uma Resposta
  12. Prezado Eduardo Ramos, Jailson não é nenhum craque, que aliás talvez com exceção de Romarinho, não costumam estar na série C, mas me parece ter uma certa intimidade com a bola, que também me parece ser o caso de Pipico. Ouso dizer que os dois mudaram para melhor nosso time, e podem até ter permitido que Robinho tenha voltado a jogar algo, aliado a muita luta e correria.
    Ontem enfrentamos um time que felizmente não sabe fazer gol, causa provável de sua atual situação, mas que mostrou um futebol superior ao nosso a partir de meados do 1o tempo.
    Nossa oscilação continua grande, e felizmente achamos aquele 2o gol de falta nos acréscimos.
    Oxalá possamos evoluir essa semana, praticando o futebol dos primeiros 11 minutos e vencer o Globo, para embalar. O nosso drama vai ser Vítor segurar Romarinho, o que acho difícil, sobretudo pela diferença de idade.
    Mas o importante agora é a torcida comparecer e ajudar o time a se superar, e engrenar uma sequência de vitórias, como fez e bem a Barbie.
    Que Deus inspire e dê paciência a RF para não desestabilizar o grupo, incentivando-o e corrigindo, no limite de nossas condições, o time.

    Publicar uma Resposta
  13. Não jogamos bem mas vencemos.
    Melhor assim.
    Contra Náutico e Atlético jogamos melhor e perdemos.
    Melhor assim.
    Que venha o Globo.

    Publicar uma Resposta
  14. Caro Genivaldo, concordo com você, mas Jailson e William Maranhão são os responsáveis pelo meio de campo. Acredito que recuaram por causa da fragilidade de Vitor e de Alan Vieira (como está mal!). A aposta em Augusto não deu certo, mas foi uma tentativa válida.
    Sábado, meus 65 anos de Tricoloridade. Que o Santa Cruz me dê este presente.

    Publicar uma Resposta
  15. Vitória muito importante num jogo muito fraco do Santa, na contramão da boa partida contra o ABC.

    Voltamos a apresentar defeitos como a falta do meio-de-campo e a ligação direta defesa-ataque, situação piorada no segundo tempo, especialmente após a saída de Artur para Augusto, pois passamos a ter 2 no meio e 4 no ataque, pois Jailson é mais atacante do que meia.

    Definitivamente, Roberto Fernandes não é adepto de um jogo com a bola sendo mais trabalhada no meio. O problema é quando a defesa fica desprotegida e o ataque pouco produz, mesmo com um monte e atacantes, como ontem.

    Vamos Santa !!!

    Publicar uma Resposta
  16. É muito importante a vitória neste jogo de sábado. Teremos depois um jogo complicado em joao pessoa. Será que teremos mais de 20 mil no arruda? Eu estarei!
    Em tempo, temos jogadores importantes voltando. Valdeir, carlinho paraiba, giovane! O time vai crescer! So espero que o tecnico pare de tirar o nosso melhor jogador para colocar a derrota do augusto…

    Publicar uma Resposta
  17. Pessoal. Acabo de receber autorização de Felipe Alves, meu neto, para informar que começaram algumas obras no CT WALDOMIRO SILVA, para proporcionar os treinos das divisões de base alí. Um tempo atrás eu tentei junto aos colegas fazer uma arrecadação para a restauração daquele Centro. Agora chegou a hora. Eles vão apresentar uma relação de material, na próxima semana, para que todos que puderem colaborem no empreendimento. Sou um dos que mais criticam, agora é chegado o momento de ajudar. Solicito áqueles colegas que entenderem um pouco de planilhas, para fazermos um planejamento de colaboração. Assim que for divulgado o projeto acho que deveríamos nos reunir para ajudar. Já que criticamos tanto, principalmente eu, devemos agora ajudar.

    Publicar uma Resposta
  18. Se alguém quiser mandar o telefone zap eu já enviarei algumas fotos de início dos serviços. Meu telefone é 992626966.

    Publicar uma Resposta
  19. Primeiro tempo improdutivo. Não conseguimos criar nada de útil, mas nos defendemos bem. Problemas no meio de campo, a bola não anda e nenhuma situação real de gol.

    Publicar uma Resposta
  20. Desolador. Tivemos uns10 escanteios, e não conseguimos mandar uma vez no gol!!! Só esforço não resolve. Falta um mínimo de categoria. O Thiago não salva mais nada, fica estático.
    Vai ser duro ficar. O z4

    Publicar uma Resposta
  21. No último minuto de jogo, o time vencendo, bastava apenas cercar e diminuir os espaços para o adversário e aí um jogador experiente como Vitor comete uma falta besta daquela que daria a possibilidade de bola alçada a nossa área onde normalmente tomamos gols.

    Futebol além da parte física a inteligência faz uma grande diferença. Hoje perdemos 2 pontos …

    Condolências a família do nobre Bacalhau

    Publicar uma Resposta
  22. Acho que já passou da hora de arrancar a cabeça bode que enterraram novamente no campo do Arruda.

    Publicar uma Resposta
  23. Inúmeras faltas desnecessárias e individualismo exagerado foram penalizados com o injusto empate. Perdemos 2 pontos preciosos.
    Não culpo o goleiro. O gol foi indefensável.
    Na minha opinião o melhor em campo foi William Maranhão.

    Publicar uma Resposta
  24. Alguém pode explicar que mistério é esse… é só mudar de canal ou de rádio e quando retornamos o time leva um gol, que coisa! Hoje segurei até os 42 minutos do 2 tempo, fui ver um canal quando voltei, 1a1. Vai de retro!

    Publicar uma Resposta
  25. Prezados,
    Como já falei antes, não dá pra mudar de treinador a todo momento, ainda mais nessa hora. Mas, Roberto Fernandes é muito fraco. O time entrar com 4 atacantes e 2 volantes no meio. Era jogo pra meter 2, 3 ou 4 e não ficar no risco de levar um gol no final. O cara entrar com Leandro Costa de novo.Sei não.
    Desisto de comentar jogo do Santa. É só chutão e vamo-que-vamo. Ganhamos do Remo levando sufoco o segundo tempo todo e hoje, isso aí.

    Publicar uma Resposta
  26. Pois é! Ontem estava eu a pensar. Hoje ainda estou pensando… amanhã vou continuar pensando.
    Caramba, ainda estou pensando!!!

    Publicar uma Resposta
  27. O lance do gol do globo:
    – falta totalmente desnecessaria. Tinha tres jogadores nossos no lance. Era so cercar. O globo ja estava sem forças.
    -no cruzamento o time todo saiu e o jumento do sandoval ficou na area dando condição de jogo. Seria impedimento. Alias: que zagueiro horrivel! Tecnica 0.
    – nosso goleirinho ficou estatico. Totalmente vendido no lance. Esse goleiro é o pior que ja tivemos nos ultimos 20 anos.

    Nosso time não inspira a mínima confiança!

    Em tempo: porque augusto e leandro costa ainda tem chances nesse time?

    Publicar uma Resposta
  28. Tomara que a Barbie vença, para diminui o risco do Z2. Pq com esse time tudo de ruim pode acontecer.
    Ouvindo a entrevista de RF cheguei à conclusão que os jogadores não ouvem o que ele diz. Recuam, ao invés de marcar no alto, foi o que disse.
    Mandar Geovani simular uma contusão para substituir, ao invés de tirar o merda do Augusto para a entrada do outro volante.
    Tivemos mais de 10 escanteios, e não conseguimos colocar 1 sequer na cabeça de ninguém. O Globo teve 1 lance no finzinho e colocou na cabeça do Max, gol.
    Disse RF que falou a semana toda disso, que todas as bolas paradas ele lançariam na cabeça do Max, e nossos jumentos no último lance não cuidam disso. Falta clara de uma liderança em campo.
    É duro torcer por um clube na série C, recheado de jogadores da série D.

    Publicar uma Resposta
  29. A atitude de Roberto Fernandes merece advertência da diretoria. Mandar Giovane simular contusão para “gangar tempo”(sic), e “reforçar a defesa porque o Globo viria pra cima”.
    Prudência e Covardia são bem diferentes. A atitude de Roberto Fernandes é de treinador de time pequeno.
    O castigo veio a galope!
    Genivaldo, quem recuou o time foi esse treinador frouxo!

    Publicar uma Resposta
    • Eduardo Ramos, a simulação da contusão pode ser vista de outra forma, o treinador percebeu que Giovane não entrou bem e para não trocá-lo de graça, solicitou que o jogador fingisse contusão para ter um motivo para fazer a troca sem expor o jogador, O Giovane que foi burro e não entendeu, quando entregou o treinador apenas demonstrou que foi substituído por baixo desempenho e não por contusão.

      Publicar uma Resposta
  30. Pessoal…So 14 mil de novo? Acho que tinha mais…

    Publicar uma Resposta
    • Se tinha mais que 14 mil eu não sei, mas tinha bem menos que contra o Remo.

      Publicar uma Resposta
  31. Gestão nova, velhas práticas. Esse é o destino do Santinha.

    Publicar uma Resposta
    • Arquibancada inferior central (escudo) na bilheteria a R$ 30,00, cambista vendendo na avenida Beberibe a R$ 20,00. Precisa explicar alguma coisa (vtnc)?

      Publicar uma Resposta
      • Os cambistas compram antecipadamente por um preço inferior e no dia do jogo vendem pelo preço normal, deve ser isso.

        Publicar uma Resposta
  32. Lembrem-se que ainda temos os famigerados bloqueios nas rendas pela justiça do trabalho. Quanto menos ingressos forem contabilizados,,”melhor”, na cabeça de nossos dirigentes, para o santa.

    Publicar uma Resposta
  33. A questão não são apenas os valores e sim o público. Se cambistas compraram por 15 e venderam por 20, tudo bem, muda a arrecadação mas não o público. Dinheiro não contabilizado pra cair no bolso de um sabido é rapidinho.

    Publicar uma Resposta
  34. Não vamos ser ingênuos ao ponto de acreditar que os ingressos mais baratos nas mãos dos cambistas sejam fruto de compra antecipada a preço mais baixo.

    Publicar uma Resposta
    • Vai pra frenta sante cruz. Só sai noticia ruim dali de dentro.Nunca vão fazer uma gestão profissional pois é mais fácil se arrumarem em meio a bagunça.estão todos em situação financeira ruim igual ao clube que dirigem!

      Publicar uma Resposta
  35. Seria interessante que Roberto Fernandes testasse uma alternativa com Pipico, Lima, Robinho ou Jailson.

    Publicar uma Resposta
  36. Meu time:
    1- tiago gordovisk(so tem essa desgraça mesmo)
    2- vitor
    3- dany
    4- augusto
    6- willian luz(ja que vai improvisar, pelo menos coloca um habilidoso)
    5- maranhao
    8- Carlinhos paraiba
    10- artur
    11- giovani
    7-robinho
    9- pipico

    Pra mim o melhor esquema é sempre jogar o que tiver de mais conscientes e habilidosos do elenco. Se valdeir tivesse bem, saia robinho…

    Publicar uma Resposta
  37. Os dois pontos perdidos contra o fraco Globo poderão fazer muita falta se perdermos hoje para o Botafogo Xerox.

    Publicar uma Resposta
    • Sem falar que eles ainda tem 3 jogos em João Pessoa com o de hoje.

      Publicar uma Resposta
  38. O jogo de hoje, depois da lambança de Vitor (na falta desnecessária) e de todo o elenco na bola na área contra o Globo, perdendo 2 pontos, torna o jogo de hoje, muito mais difícil do que com o Globo, crucial.
    Tendo empatado no jogo anterior, temos que vencer hoje, se queremos disputar o G4. Empate, que seria naturalmente bom, passou a ser ruim. E perder seria um desastre. Esperamos que não aconteça.
    Essa série A, apertadíssima, vai ter sufoco até o fim.

    Publicar uma Resposta
  39. O gol exatamente igual ao do jogo passado. Treinador frouxo time com a bunda na parede. Goleiro frangueiro, chutou na barra é gol.

    Publicar uma Resposta
    • Verdade Marcos,

      Gol sofrido de maneira igual, inclusive originado de uma falta desnecessária. Nosso goleiro é de dar pena, nem pra “fazer cera” serve!

      E tome passe errado, faltas cobradas errada, escanteios cobrados de forma equivocada … haja paciência!

      Publicar uma Resposta
  40. Péssimo! Pense num goleiro inútil e num técnico de merda. Impressionante, não chutamos 1 vez em gol, não conseguimos, como sempre, aproveitar uma bola parada. Derrota encaminhada.

    Publicar uma Resposta
  41. Goleiro gordo fazendo cera com 20 min. Não fax uma defesa a bola que vao entra. Time covarde não deu um chute a gol no primeiro tempo. Tomara que bob esponja mude a postura desse time no segundo tempo

    Publicar uma Resposta
  42. Estamos fora do G4. Ainda dá tempo de cairmos para o Z2. Bosta Fernandes sabe como fazer isso. Fez na Barbie, veio pra isso.

    Publicar uma Resposta
  43. Goleiro fela da puta nao tem condição nenhuma uma mão de lodo desse.

    Publicar uma Resposta
  44. Alguém entendeu a entrada de jonata , o cara não tocou na bola, Athur é um bosta não sabe nem bater escanteio. Time ridículo

    Publicar uma Resposta
    • o time é ruim agora esse treinador é um miserável!!!

      Publicar uma Resposta
  45. Impressionante, um time passa uma semana enteira trinando, pra faze uma marmelada dessa. Péssimo jogo, goleiro não é confiável … puor jogador: Artur

    Publicar uma Resposta
  46. Gusmão,

    Ninguém entendeu a entrada dessas lesmas. Nas entrevistas após jogo, vão lamentar que tomamos gols de bola parada. E somos péssimos nesse tipo de jogada, que na Copa decidiu muitas partidas. O Artur foi péssimo hoje, errou tudo, deu contra ataques, batia escanteio que parecia que tava cobrando falta pra lua. Simplesmente o Santa não jogou, pediu pra levar goleada.

    Publicar uma Resposta
  47. Esse nosso Santa Cruz é uma vergonha. Time fraco que não vai conseguir o acesso. É time de série CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC. A diretoria tem culpa que contratou jogador ruimmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm. A torcida tem culpa com rendas vergonhosas. Resultado série CCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC mais uma vez.

    Publicar uma Resposta
  48. Nós somos doentes mentais! Sadomasoquistas, sei lá…não somos normais…acompanhar e torcer por uma p…de time desse! E com um tecnico pior…

    Publicar uma Resposta
  49. Se ao menos empatar com o confiança f…tudo! Pqp

    Publicar uma Resposta
  50. Uma diretoria de futebol de videogame acreditando que entendem de futebol profissional se atreveu a fazer das Barbies, um “criatório” de talentos para o Santa Cruz. E de lá veio Vinicius Gol
    Zero e Fabinho Alves. Achou pouco? Trouxeram o Entregador de Camisas que deixou as Barbies na lanterna (hoje é vice-líder). O goleiro é obeso, e chegou super-obeso.
    Não merece voltar pra Série B. Comporta-se dentro e fora do campo como um timinho covarde, sem alma, sem raça, sem futebol, e sem tesão pela vitória.
    Demissão imediata de Roberto Fernandes é a única esperança de um sonho quase impossível para mudar este roteiro de derrotas e frustrações.

    Publicar uma Resposta
  51. Ridículo jogar pra empatar. Goleiro levar cartão por cera aos 25 do primeiro tempo e 2 gols bobos.Pode substituir 3, Robinho, Artur e Brito poderiam sair no intervalo. Cadê o goleador Lima. Quem é esse Jonatan. Esse Sandoval é uma lástima. Temos sorte pois ainda vamos nos classificar. No mata mata não sei.Trocar de técnico agora não dá. Ser demitido com acesso tá de bom tamanho.

    Publicar uma Resposta
    • Vamos nos classificar? Você é um otimista. Não cair já será grande coisa.

      Publicar uma Resposta
  52. Celso,

    Entendo dessa forma também.

    Até compreendo um time querer um empate fora de casa, já que não correria o risco de sair do G4. O que não consigo entender é se esforçar tanto para jogar tão mal. Muitos erros de passe, fomos terríveis na bola parada, nas cobranças de escanteios e faltas, houve uma melhora em algumas participações com o Paraíba mas que ainda não está tão bem.

    Se houve mérito nos chutes do MA, facilitamos isso, cometendo faltas tolas próximo a nossa área e sabendo ainda na agilidade que tem nosso arqueiro, que mesmo defendendo um pênalti, não se redime de suas falhas bizarras.

    E jogar tão mal assim acaba afastando a Torcida que vem ensaiando a volta as arquibancadas. Acredito na classificação ao mata mata, agora a Série B, se depender da atuação de hoje …

    Publicar uma Resposta
    • Minha gente esse goleiro é pesadão demais. Os chutes de MA, principalmente o segundo apesar de tocar na trave, eram defensáveis para um goleiro que tenha envergadura.

      Publicar uma Resposta
  53. Essa péssima atuação seria consequência dos salários atrasados?

    Publicar uma Resposta
    • Acho que não, se não a Rádio Jornal, diferentemente do que faz com a coisa, já teria detonado tudo.

      Publicar uma Resposta
    • Não. Receberam maio nesta semana. Péssima atuação porque o treinador é fraco, e a prova disso é de que deixou as Barbies na lanterna, e o novo treinador já colocou o time em segundo lugar. Atuação péssima porque foi um time covarde cujo goleiro obeso levou cartão amarelo por fazer cera aos 26min do primeiro tempo. Atuação péssima porque não tem meio de campo, porque tem um Robinho sacaneando em campo. Atuação péssima porque tem um centro-avante de ofício (Lima) mas prefere colocar um jogador da base do Vasco que tem nome de cantor de banda brega. Atuação péssima porque a diretoria é péssima.

      Publicar uma Resposta
  54. Sabemos que o Santa a tempo não é um bom pagador, e isso interfere dentro de campo e piora ainda mais quando se tem um elenco limitado. Agora, se o treinador e o time não queriam ganhar, que fosse escalavo o time reserva em campo ontem, deixando as antas titulares descansando mais um pouco. Carlinhos Paraíba de frente para
    dar ritmo a esse jogador que poderia ser mais útil na bola parada e já mostrou isso.

    VIVA SANTINHA !!!!

    Publicar uma Resposta
  55. O Botafogo com a bola rolando não nos ofereceu nenhum risco, nenhum susto. Tomar 2 gols daquela forma ontem sinaliza que temos um goleiro pesado e que não inspira confiança. No segundo gol, falta distante, simplesmente, saí da sala porque já sabia do risco de tomar o gol. Temos possibilidade de levarmos gol do meio de campo com esse cidadão obeso e descuidado.

    Publicar uma Resposta
  56. Nosso goleiro é muito ruim! Pessimo! Pegou o pênalti num golpe de sorte. Tem desculpa não. Cansei de ver marcus aurelio e marcelinho paraiba cobrarem faltas e tiago cardoso não levar nenhum. Impossível não comparar….

    Publicar uma Resposta
  57. Consegue ser pior que julio tiranossauro rex cesar….

    Publicar uma Resposta
  58. Rapaz…será que o futebol esse ano pra mim vai acabar em agosto? Pqp.

    Publicar uma Resposta
    • Alguma dúvida?! É o que quer a diretoria. Dará tempo para recuperar o gramado, pintar as arquibancadas, reformar a fachada da sede.
      Manter um treinador comprovadamente incompetente é a maior evidência de que a diretoria quer encerrar o ano em agosto.

      Publicar uma Resposta
  59. Isso Eduardo,

    E a pressão pode aumentar no próximo jogo caso o Confiança assuma nossa posição na tabela.

    Não há mais tempo para Roberto Fernandes fazer experiências no time. Artur e Robinho foi os piores em campo ontem e ele deixou-os em campo até o final, preferiu colocar o Jonathan que fez alguns bons jogos no aspirante, podendo ter queimado o rapaz que não entrou bem. E o Jeremias, que fim levou???

    Publicar uma Resposta
  60. A julgar pelo nosso desempenho no arruda…tamo fu…! Eu acho que a diretoria está doida para acabar a serie C logo…sem grana pra pagar essas derrotas que contrataram…sem publico…vão fazer alguma obra , prometer pela milesima vez o CT, e colocar toda a culpa na torcida e na falta de grana….já os jogadores a culpa vai ser da bola que é muito redonda….

    Publicar uma Resposta
  61. ABC meteu 2 no Salgueiro e foi para 3o. Botafogo é o 4o. Se o Confiança vencer logo mais vamos ficar na 6a posição, com o fantasma do rebaixamento. Jogando a merda de futebol que estamos jogando no Arruda vamos brigar para não cair.

    Publicar uma Resposta
  62. Confiança perdeu em casa para o Remo. Menos mal.
    Andrezinho, eu não consigo entendet o porquê do alvirrubro não ouvir Pipico, que diz não ser centro-avante.
    Por que o alvirrubro não treina com Pipico, Lima e Jailson? Esse Lima é o maior artilheiro da história do Joinville, e foi o artilheiro do catarinense pelo Hercílio Luz.
    Por incrível que pareça: pra Série C, o Santa tem elenco (exceto goleiro e lateral esquerdo), mas não tem treinador.

    Publicar uma Resposta
  63. Pense em duas perebas esses dois zagueiros. Sei não, é serie D a vista. Outra coisa tem alguém na eterna diretoria que deve preferir não subir de série, ou então prefira descer, porque todo final de campeonato, passa a atrasar salários e consequentemente o time começa a passar vexames.

    Publicar uma Resposta
  64. Não cair para a D será uma prêmio para essa diretoria de incompetentes que impressiona pela absurda quantidade de erros e atropelos na condução do futebol.
    O Santa Cruz passou a ser orientado por uma inversão de valores sem limite. O que é ruim para os outros é bom para o clube. Jogador demitido do Náutico não fica sem emprego, logo é contratado pelo clube. Treinador, idem. Viramos uma espécie de seguro desemprego para os perebas demitidos da Rosa e Silva.
    O que vejo é que clube só anda para trás. Incrível!
    Resta apenas torcer para permanência na C. Subir com esse time ridículo e com esse cavalo batizado como treinador, só se os outros abandonarem a competição.

    Publicar uma Resposta
  65. Caros, se por acaso conseguirmos o acesso, podemos dizer que foi pura sorte e não devido a um trabalho estruturado, profissional e planejado. Só pra ter uma ideia, hoje temos em condições de jogo apenas 23 jogadores e desses, 3 são goleiros. Rezemos para que esse timinho que fizeram, não tenha nenhum situação de contusão ou suspensão porque será brabo resolver, ainda mais com um treinador fraco.

    Publicar uma Resposta
  66. “Futebol é alegria” – mas há três anos só vivemos decepções. A alegria virou tristeza;
    “Falar do seu clube gera prazer” – isso, quando ele não te traz vergonha atrás de vergonha;
    “Futebol é entretenimento” – mas, se não te traz alegrias… vira uma doença.

    Sou de uma época que esperava o domingo a quarta-feira, ou outro dia, pra ver meu time jogar. Ansiava por aquele dia e mesmo quando a vitória não vinha, ficava na mente a certeza que noutro jogo a alegria seria restabelecida.

    Sou de uma época que nossos jogadores nos davam orgulho. Sabiam tratar a pelota com habilidade e destreza. Não davam caneladas e estavam sempre em evidência nacional.

    Sou de uma época que o Santa Cruz era reconhecido como Terror do Nordeste e Papa-taças. Equipes da nossa região eram constantemente “GOLEADAS” jogando aqui ou fora do nosso Estado.

    Sou da época de Mirobaldo, Gena, Detinho, Wolney, Nunes, Givanildo, Carrasco, Betinho, Lula, Paranhos, Marlon, Ramon, Pio, Levy, Joãozinho, Henágio, Luciano, Mazinho, etc, etc, etc. Vi e sei, muito bem, diferenciar um jogador de um enganador.

    Ver hoje o que estes diretores, e por consequência estes jogadores, estão fazendo com a torcida e com o clube é criminoso. Assassinaram a instituição, colocando-a à margem da estabilidade financeira com derrotas constantes; assassinaram o nome do clube, colocando-o no patamar de time pequeno; assassinaram a torcida, afastando-a dos estádios pela vergonha e tristeza de ver – hoje – uma equipe que desonra a história que um dia foi conquistada por jogadores que tinham identidade junto ao torcedor. Marginalizaram o Clube.

    Então, paro e penso: a única coisa que pode gerar um recomeço que nos leve novamente aos trilhos do sucesso – mesmo que este esteja distante das melhores estações, são as conquistas dentro de campo, pois elas trazem moral para a torcida e reconhecimento fora de campo, abrindo possibilidades financeiras à instituição e envolvimento com o torcedor. Todavia, eu olho para nosso time e vejo: Eduardo cabrito, Sandoval, Robinho, Victor, Danny, Allan Vieira, etc, etc e chego a conclusão de que só um milagre, pois pelo que temos presenciado nos jogos, nem Chapolin Colorado poderá nos socorrer.

    Enfim… esta é, hoje, nossa triste realidade.
    Deixei de postar sobre os jogos, mesmo indo a todos eles no arruda, porque esta equipe e treinador, tiram o tesão de qualquer torcedor.

    Estes, que ai estão, estão tomando de nós, a cada derrota e descenso, nosso orgulho em sermos torcedores do Santa Cruz Futebol Clube.

    DESABAFO!

    Publicar uma Resposta
    • Pois é, caro Tricolor. Foi nisto que transformaram o nosso Santa Cruz Futebol Clube.
      A atual diretoria está acostumadas com rebaixamentos. São vários neste período em que estão à frente do Clube. Não vejo saída a curto prazo. A minha esperança foi a eleição de Alírio, mas também não deu certo. A atual diretoria, há muito tempo, adota a política do ruim e barato. Jogadores sem expressão nenhuma, vestindo a camisa do nosso amado Clube.

      Publicar uma Resposta
    • Tricolor Revoltado Você está com a razão. Hoje o Santa Cruz está reduzido a um curral eleitoral do vereador. São pessoas que inclusive não tem sequer Saúde para dirigir o clube. Lembrem que Antonio Luiz Neto desistiu de ser presidente, por um sério problema de saúde nas vésperas da eleição. o próprio Constantino ficou afastado do clube durante bom tempo ano passado, por problemas de saúde, o que acelerou a queda para série C.

      Se esses caras tivessem um mínimo de coragem e enxergassem como o futebol é feito hoje, já teriam trazido os chineses para o futebol Mas parece que pensar grande, ficou restrito a época de James Thorp.

      Tanto advogado e administrador de empresa no Santa Cruz e não são capazes de fazer um contrato, terceirizando o futebol, preservando o patrimônio e equalizando a dívida.

      É interessante como os que fazem o Santa Cruz aceitam passivamente o modelo de exclusão do futebol brasileiro imposto pela REDE GLOBO. Modelo esse que tem como resultado assistir seleções europeias ganharem seguidas copas do mundo.

      QUEM PENSA PEQUENO, SE TORNA PEQUENO.

      Na prática esta é a máxima de quem dirige o Santa Cruz. E quando mais orgulhoso e teimoso é o dirigente, mais o clube encolhe E a torcida já demonstrou que não vai carregar o clube nas costas como no passado.

      Saudações Corais a Todos.

      Publicar uma Resposta
  67. E Valdeir, meus amigos. Grande “reforço” que jogou dez minutos e…férias remuneradas. Se botar pra fora é mais uma ação trabalhista, jogar faltando três jogos pro final só se fosse um craque desses que chegam, veste a camisa de titular e joga. É muito amadorismo do DM que autoriza a contratação de um jogador bichado.

    Publicar uma Resposta
  68. O super técnico Roberto Fernandes descobriu a fórmula pra vencer o Confiança, escalou no treino o time com 13 jogadores, um time desse pode pegar conjunto???.

    Publicar uma Resposta
  69. Toda atitude intempestiva tem probabilidade grande de fracasso. A contratação de Roberto Fernandes foi uma delas. E de consequências sombrias. Diretoria composta por neófitos, por mais boa vontade, por maior que seja a paixão pelo Santa Cruz, também tem probabilidade grande de errar. E agora é se apegar na tênue e frágil esperança do almejado retorno à Série B. O Tricolor antes de tudo acredita até o último minuto!

    Publicar uma Resposta
  70. Belo desabafo do tricolor revoltado. Disse tudo. Parabéns. É de se lamentar que os responsáveis pela desgraça do clube se renovam a cada eleição. Não vejo futuro.

    Publicar uma Resposta
  71. E o “reforço” Lima mais uma vez teve sua estreia adiada. Deve estar apto, possivelmente, faltando duas partidas pra terminar a competição. Isso é que é gestão moderna aplicada ao futebol.

    Publicar uma Resposta
  72. Hoje definimos nossa caminhada na série C. Ganhando, continuamos com esperança. Empatando, dificilmente teremos chance. Perdendo, nos fudemos.
    O Timbú, livrando-se de Fernandes e contratando um técnico certo praticamente classificou, e vem ser perder a 8 jogos. Nos pegamos Fernandes e estamos nesse bambo. Oremos

    Publicar uma Resposta
  73. O time é esse, mailton ta destruindo, que roberto fernandes no próximo jogo nao volte com o velho vitor.

    Publicar uma Resposta
  74. Boa noite,

    Não consigo entender o time jogar tão mal contra o Bota, e hoje no Arruda botar pra torar em cima do Confiança. Acho que Roberto acertou na entrada o R Ernesto, e ao meu entender, Mailton deveria ser titular. Importante vitória!

    #pipiconaselecao

    VIVA SANTINHA

    PS – Tricolor Revoltado, emocionante seu desabafo. Favor manda a análise do jogo de hoje com as notas certeiras meu caro! Abraço 🙂

    Publicar uma Resposta
  75. Ufa! Uma vitória como mandante. Importantíssima. O goleiro entrou bem, e substitui Thiago que se encontrava em ma fase. Mailson se afirmou como titular, principalmente pelo apoio ao ataque. Queira Deus essa pegada continue nos próximos jogos, para termos chances de voltar a série B.

    Publicar uma Resposta
  76. Uma vitória sobre o Confiança para trazer confiança para o Santa Cruz.
    Os melhores: Ricardo, Mailson, William Maranhão (o melhor do jogo) e Pipico.
    Quem destoa: Sandoval e Alan Vieira.
    Segundo tempo sofrível até fazer o terceiro gol, quando começou a jogar um bom futebol.
    Agora é manter a pegada e vencer em Juazeiro.
    E hoje comemoramos os 25 anos da memorável conquista do campeonato pernambucano de 1993. Eu estava lá!

    Publicar uma Resposta
    • Que lembrança meu amigo Eduardo, não estive no Arruda, fui dormir vice e acordei Campeão rsrs ….

      Hoje achei que o Sandoval foi melhor do que nos jogos anteriores.

      Publicar uma Resposta
  77. Fui pela 1a vez este ano ao Arruda e, embora estejemosonge de ser um Barcelona, gostei muito da atuação do goleiro (q, aliás, já tinha jogado muito contra o Grêmio no Aspirantes), do Mailson (embora esteja longe de ser um Carlos Alberto Torres), do Robinho (q vem jogando no sacrifício) e do Pipico, q dispensa maiores comentários.

    Pra variar, árbitro FDP. Mas, vamos lá. Parabéns ao Roberto Fernandes pelas mudanças. Entretanto, NÃO TIVEMOS o domínio no meio de campo e isto é preocupante. E vamos jogar contra o Juazeirense, sem esse mostro chamado Pipico. Baita de um jogador!

    SaudaSanta.

    Publicar uma Resposta
    • Isso Sr Arnildo,

      Pipico está em excelente fase, e fará falta com certeza. Por outro lado, poderemos emfim ver o Lima em combate, caso esteja recuperado da conjuntivite.

      Publicar uma Resposta
  78. Vencer o próximo jogo e superlotar o Arruda contra o Salgueiro. Vamos subir (o que uma vitória e o vinho não fazem, rsrs)

    Publicar uma Resposta
  79. Escorihuela Gascón Malbec, no caso. Mas pode ser o Malbec de Suzana Balbo, também muito bom. Ou Trapiche Malbec Roble.
    Rsrsrs…. e vencendo, até Carreteiro.

    Publicar uma Resposta
  80. Esse Atlético do Acre começou a cair pela tabela. Se vencermos os dois próximos jogos tomaremos seu lugar. Precisamos ficar em primeiro ou segundo nem tanto para decidir o acesso em casa e sim para não enfrentarmos Operário ou Botafogo-SP pois tem times melhores que o nosso.

    Publicar uma Resposta
    • Isso Alexandre,

      Ainda não consultei o elenco do Botafogo, no Operário, não identifiquei nenhum jogador conhecido. Os dois fazem excelente campanha.

      Publicar uma Resposta
  81. O cara cabeceia no peito do jogador do Santa Cruz – depois de termos aberto o placar com um golaço – e o FDP diz q foi na mão.

    O pênalti claramente INEXISTENTE desestabilizou nosso capitão (q vinha como um dos melhores jogador da partida, em campo) q veio a ser expulso no lance, por JUSTA reclamação.

    A “virada” do freguês não passou de mera consequência da safadeza do juiz (q, aliás, vinha desde o começo do jg marcando tudo pro time da casa).

    Fomos literalmente assaltados, pra variar.

    SsudaSanta.

    PS Tô falando do brasileiro de Aspirantes.

    Publicar uma Resposta
  82. Aquele Pimentinha, que foi do Sampaio, está no Bota-SP.
    Com a vitória das barbies ocorreu que não poderemos mais ultrapassá-los por conta do nº de vitórias mesmo que eles percam do Remo domingo que vem.

    Só nos resta lutar pela 2ª colocação para fugir de Operário-PR ou Bota-SP (para mim os melhores da Série C no geral).

    Pessoalmente eu acho que ficaremos em 3º se não perdermos hoje.

    Publicar uma Resposta
  83. Aguentar Leandro Costa cagando o campo e desperdiçando chances, tenho Msilton no banco é foda.

    Publicar uma Resposta
  84. Ponto importante, num jogo de quem não tem substituição no ataque. Pense num perna de pau esse Leandro Costa. Deixar fora Mailton e por esse merda só mesma o Fernandes.

    Publicar uma Resposta
  85. Verdade Genivaldo,

    O pior jogador do Santa hoje. E no final do jogo, além dele tentar a finalização, passou a bola pro Vitor que já provou que não sabe chutar a gol, e o Augusto, que estava fresquinho em campo, passeava na meia lua, enquanto o nosso lateral chutava na lua.

    Lima foi razoável em sua estreia, mostrou que tem mais qualidade do que Augusto e Leandro Costa, que são fraquíssimos.

    Empate não foi tão ruim. E pense em um juiz ruim!

    VIVA SANTINHA !!!!!

    Publicar uma Resposta
  86. Leandro Costa horrível.
    Vitor já deu o que tinha de dar.
    Não entendi a saída de Jailson só se foi pq ele cansou porque ele era o principal articulador do time.
    No resto o mais do mesmo, importante é a classificação bem encaminhada.

    Publicar uma Resposta
  87. Eu gostaria sinceramente de fazer apenas um elogio a Roberto Fernandes, mas, infelizmente isso não foi possível até o momento. Entrar com Leandro Costa novamente e mantê-lo até o final e ainda tirar Jailson naquele momento do jogo. Sei não viu.

    Publicar uma Resposta
    • E não entendo a tara dele por Vitor, que é esforçado, mais ficamos vulnerável pelo lado direito, onde surgiu a maioria dos ataques do Juazeirense. Sem falar que ele não acerta um cruzamento. E chutar em gol, melhor nem falar, o cara é triste!

      Publicar uma Resposta
      • Se entrou com Lima tinha que ter quem cruzasse. Acreditou em Leandro Costa para isso, mas no final do 1o tempo já dava pra ver que ele não faria nada de útil, como não fez. Tinha Mailton no banco, que fez as jogadas para Pipico marcar como centro-avante. Tirava o Leandro e colocava Mailton, que ainda poderia ajudar o velho Victor. Não fez e quando resolveu mudar tirou Jailson, o único que armava e tentava resolver no ataque para entrar com Augusto, que nunca fez nem vai fazer nada. Limitadíssimo o Fernandes.

        Publicar uma Resposta
  88. Nossa classificação provável será mesmo a 3ª posição e olhe olhe pois se o Salgueiro vencer o Remo hoje vem com tudo pra cima de nós. E eu já vi esse filme antes.
    Tudo no Santa Cruz tem de ser sofrido. Poderíamos ter cravado a classificação ontem e, de quebra, empatar com o Atlético-AC com 27 pontos para brigar pela 2ª colocação.

    Publicar uma Resposta
    • Ainda podemos ficar em 2º entretanto a bronca é que o Atlético-AC pega o ABC que não aspira a mais nada. Nem cai nem classifica.
      E estão dizendo que os acreanos estão querendo pegar o Cuiabá. Para isso, neste momento, eles tem de pelo menos empatar com o ABC.
      Lá no outro grupo provavelmente o Cuiabá fica em 3º

      Publicar uma Resposta
      • A Federação Paulista é forte nos bastidores e vai atuar para levar o Botafogo-SP para a Série B.

        Publicar uma Resposta
  89. Só um desastre nos tira a classificação. Teríamos que ser goleados pelo salgueiro e o confiança golear em seu jogo. A questao é que poderíamos estar ago ra numa situação melhor para brigarmos pelo segundo lugar…é muito importante decidir em casa porque o que vem do outro grupo é chumbo grosso! Mas o nosso time é muito ruim….depender de augusto, alan, leandro costa, charles, para resolver é complicadíssimo….saopeladeiros…..ai fica dificil ir pra cima dos adversários fora de casa. Nesse sentido eu entendo a covardia do nosso teco.

    Publicar uma Resposta
  90. Agora é secar o Atlético e fazer nosso dever de casa.
    Decidir em casa seria fundamental.

    Publicar uma Resposta
  91. Roberto Fernandes foi o responsável direto pela perda de 4 pontos: acovardou-se contra o Globo, e atrapalhou-se contra o Juazeirense.
    Ontem, escalou errado: o ataque devia ser Augusto (ponta-direita), Lima (centro-avante) e Jailson. E na lateral direita era pra ser Mailson. Escalou mal, e substituiu pior ainda. Alguém tem dúvidas que ele é fraquinho demais? É só ver as Barbies (com ele era lanterna, e sem ele, o time é o líder.

    Publicar uma Resposta
  92. E o Salgueiro perdeu para o Remo, e já caiu pra Série D. Sábado é vencer o Salgueiro, e secar o Atlético Acreano pra arrancar o segundo lugar.

    Publicar uma Resposta
  93. A falta de planejamento de nosso time é incrível. Li agora no coralnet que Jailson tem 2 amarelos, ou seja está pendurado para a fase final, putz!

    Publicar uma Resposta
    • Genivaldo,

      Não dá pra fazer esse tipo de planejamento com o time precisando sempre do resultado. O segundo amarelo de Jailson no último jogo foi por reclamação, que deveria ser evitado, apesar de que o juiz deixou de marcar uma falta claríssima em cima dele.

      Publicar uma Resposta
      • Tem razão. Embora concorde que os árbitros têm sido particularmente severos em amarelar nossos jogadores, é preciso profissionalismo dos mesmos para não cair na armadilha, reclamar e ser amarelado. Nem fazer cera, para o que há formas muito mais inteligentes de administrar o tempo no jogo. Tomamos cartões infantis com enorme frequência. A impaciência e irritação permanente do Fernandes certamente influi nisso. O que ganhamos? Nada.

        Publicar uma Resposta
  94. Eu não sei se tem a ver com o estilo de comando do treinador, mas eu vejo que o Santa recebe muitos cartões, maioria por reclamação com a arbitragem.
    O time tem que saber dosar melhor isso aí.
    Contra o Salgueiro eu pouparia os pendurados importantes e os com desgaste físico.

    Publicar uma Resposta

Submeter um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *