Bora conhecer o Arruda!

Gerrá é o tricolor coral de esquerda que mais tem amigos tricolores corais de esquerda. Domingo passado foi a festa de seus 50 anos de vida no Mamulengo na Praça do Arsenal. Pense numa festa arretada: cachorro-quente, feijoada, mariscada, bancada de caipirinha e caipirosca e cerveja do velho Moura.
Eu estava lá, claro. Entre uma cerveja gelada e outra, conversei com Esequias sobre o Santa Cruz (evidente que o tema universal e onipresente da festa). O Santinha vinha de uma vitória contra a Juazeirense e a torcida percebeu que o time estava, ao menos, com garra – algo que faltou demais naquela tristeza contra o ABC.
Esequias contou que Fernandes lhe pediu para apresentar a Sala de Troféus para os jogadores e fazer uma preleção sobre o “que é ser Santa Cruz”. Ele botou pra fuder. Ávila se atabacou e não prestava atenção em nada. Fernandes lhe deu um esporro e colocou a casa em ordem. Carlinhos Paraíba passou uma mensagem para Esequias agradecendo pelo incentivo. Nota: Esequias não é funcionário do Clube, apenas um torcedor apaixonado.
Daí surgiu a ideia. Eu disse:
“Ei, meu velho, o que achas da gente organizar um sábado de manhã e convidar, pelo Blog do Santinha, a torcida para tu levar a galera para conhecer o gramado do Arruda, os vestiários, a Sala de Troféus, seu Abílio e Galvão?”
Ele riu da ideia e respondeu:
“Ideia massa, Zeca. Vamos ver uma data em que não tenha jogo. Assim o Arruda está livre. Vamos marcar sim. Quando tiver a data, tu divulga no Blog do Santinha e convida a torcida para a gente se conhecer e conhecer o Arruda”.
E é isso que vamos fazer. Será o dia do “Bora conhecer o Arruda”. Dia para levar a família, os amigos, conhecidos e quem quiser aparecer para estreitar amizades, bater um papo legal e celebrar essa paixão pelo tricolor coral. Assim que Esequias confirmar uma data, vou publicar aqui uma convocatória.
Tenho um amigo, Léo Neves, que é torcedor do Do Recife. Como ele mora em Água Fria, o filho dele, Lugo, de cinco anos, é apaixonado pelo Santinha.Contradição maravilhosa. Já dei camisa e bandeira para ele que ficou todo feliz para desespero do pai. Lugo vai ser o primeiro que vou levar nessa tour.
Mas quanto ao jogo de amanhã, estarei em Serra Talhada participando como avaliador de uma banca de concurso paa professor da UFRPE. Vou tentar dar uma escapulida para Salgueiro – uma hora de viagem de Serra – e assistir ao jogo no estádio.
Espero que aquele espírito de guerreiros que tanto define o Santa Cruz – e que deu um lampejo no último jogo – possa aparecer novamente, pois falta de talento só se cura com garra, determinação e atitude mental. Pois já disse aqui: séricê não é brincadeira não, meus amigos.

Autor: Zeca

Zeca é professor doutor em Filosofia. O amor pelo Santa Cruz vem de berço. Aos cinco anos o pai já o levava ao Arruda. Escritor e poeta, tem diversos livros publicados. Escreve também no blog Ars Diluvian em que trata de arte, política e ciências humanas. É metaleiro e toca na banda Agelon de Brutal Death Metal. Mora na Boa Vista e sente muito orgulho de estar sempre perto do Pátio da Santa Cruz.

Compartilhe esta publicação

37 Comentários

  1. E Gerrá que comemorou o seu primeiro Cinquentenário, não consegue digitar nem mais uma linha! É a sanfona ou copo! kkkkk
    Boa ideia! Se eu estiver no Recife, irei. Vai nos lembrar um pouco das saudosas Quintas-Santas, onde conheci grandes figuras sumidas deste Blog, entre eles, ducaldo, Dimas e seus irmãos, Valter Azevedo, Franklin, Giló, Marcelo, Arnildo Ananias, André Tricolor Virtual, Alex Micrurus, Valdemagno, Gileno, Anízio, e tantos outros grandes Tricolores, na época mais escura e obscura, do nosso Santinha.
    Que amanhã, a raça Coral prevaleça, e algo me diz que Leandro Costa vai deixar a marca dele.

    Publicar uma Resposta
  2. Assisti parte do jogo Globo 1 x 1 Confiança.
    Se a diretoria do Santa Cruz tiver visão, já deveria negocisr a vinda de Romarinho.
    Primeiro tempo acabou: Atlético Acreano 1 x 0 ABC. O time do ABC tá levando um vareio de bola.

    Publicar uma Resposta
  3. Fluminense de Feita foi eliminado: é hora de contratar Rodolfo Potiguar.

    Publicar uma Resposta
  4. Assisti o Atlético Acreano 3×0 no ABC. Futebol bonito, sem chutão, bola de pé em pé, e gols construídos. Vai se uma parada dura, e se continuar assim ninguém segura. É o nosso jogo depois do Náutico, lá. Parada muito difícil.

    Publicar uma Resposta
    • O Atlético Acreano não deixou o ABC tocar na bola.
      E Polaco não jogou. Muto organizado taticamente. Não levou um único gol jogando em casa.

      Publicar uma Resposta
  5. Bastaria vencer o Salgueiro e ir para a terceira posição (perdendo a vice liderança no saldo de gols). Eu disse bastaria pois lá em Salgueiro somos fregueses.
    Um empatezinho hoje e eu já solto os fogos juninos.

    Publicar uma Resposta
  6. Espero que Roberto Fernandes saiba o que tá fazendo, mas estou preocupado com os esquemas que ele usou nos treinamentos da semana, mesmo considerando os desfalques por contusão (3 zagueiros, 4 atacantes). Não sei porque os caras não fazem o feijão com arroz que dá certo.

    É torcer.

    Vamos Santa !!!

    Publicar uma Resposta
  7. Tem gente que nao pode reclamar que teve chance na vida…tantos jovens querendo uma oportunidade dessas e outros desperdiçando bizonhanente

    Publicar uma Resposta
  8. Esse time do Santa é um excremento, uma desgraça, um time de palhaços, um bando de pernas de pau, um time pornográfico, uma alma penada , um ajuntamento de merda, um valhacouto, um grupo de imbecil, uma tropa de jumentos…

    Publicar uma Resposta
  9. Realmente, um time muito ruim. Hoje podíamos ter ganho, mas não temos ataque e Robinho mostrou toda sua “classe”, desperdiçando 2 gols. Leandro Cista não disse a que veio. Amilton desaprendeu a jogar bola, e até arremesse lateral errou. Ávila é um caso perdido. Pitu não fez nada como de hábito, a não ser faltas. Aí fica difícil, e nessas circunstâncias o empate somou 1 ponto fora e nos manteve no G4. Dos males o menor.

    Publicar uma Resposta
  10. Parece que não existe treinamento. Um peladão, sem dúvida. Mondragon não defendeu nenhuma bola. Nenhum chute na direção do gol. E pra completar o contrato de Jonathan Bryan que nunca jogou foi renovado.

    Publicar uma Resposta
  11. Pra mim, quem não disse a que veio por Roberto Fernandes. Tá certo que os jogadores não ajudam muito, mas vi um time pessimamente armado. Ele acha que encher o time de atacantes, mostra que ele é corajoso, mas não adianta ter um monte de atacantes, sem ter ninguém pra armar. A escalação inicial foi péssima e as substituições piores ainda.

    Ou seja, Roberto Fernandes é mais do mesmo. E não pode falar de falta de tempo pra treinar, pois já teve de sobra. Não vi evolução no time, ao contrário, é só chutão e vamo-que-vamo.

    A esperança é que o nível é muito baixo.

    Publicar uma Resposta
    • Quanto a R. Fernandes não concordo. O cara alem de ter chegado agora tem um elenco limitado demais. Aquele que veio para ser o cara do Santa Cruz não tá jogando bola. Minha opinião. Respeito muito a tua.

      Publicar uma Resposta
      • Olá Alexandre. Também respeito a sua, lógico.

        Na verdade, estou sem paciêcia com treinador. Apesar do pouco tempo, gostaria apenas que Roberto Fernandes fizesse o mais simples, o que, ao meu ver, não está acontecendo. Continuamos jogando na ligação direta defesa-ataque, sem meio. Futebol muito pobre. Muito difícil fazer gols dessa maneira.

        Vamos ver se ele corrige essa deficiência.

        Publicar uma Resposta
  12. O resultado mais justo seria derrota para os dois times.

    O Santa é uma equipe sem criatividade e sem um único jogador que saiba finalizar.

    A Raça – que sobrou no jogo passado… faltou nessa partida.

    O pontinho foi importante, mas depois de ver a frágil equipe do salgayro jogando, ficou patente que não vencemos a partida pelo nosso baixo nível de futebol, do meio para frente.

    Sandoval é um bom zagueiro, mas toda bola que pega – mesmo sem marcação – ele dá um chutão para frente. É muita burrice.

    O JOGO:
    Tiago Machowski – mero espectador – nota 6
    Mailton – tirando o lateral ridicularmente cobrado, se portou bem – nota 6
    Sandoval – seguro – nota 6
    Augusto Silva – discreto – nota 6
    Eduardo Brito – jogou bem – nota 6
    Henrique Ávila – palhaço com seus dribles infrutíferos – nota 2
    Carlinhos Paraíba – muitos lançamentos longos errados, mas fechou bem a cabeça da área – nota 6
    Arthur Rezende – prefiro ele do que Charles, como volante, pois, ao menos sabe sair jogando – nota 6
    Robinho – voltou a ser o robinho de sempre – nota 2
    Fabinho Alves – muito boa vontade e pouca eficiência – nota 4
    Leandro Costa – jogou??? – nota 2
    Augusto – deu um pouco mais de mobilidade, mas não o suficiente – nota 5
    Pitu – a mesma merda de sempre – nota 2

    Roberto Caminhoneiro – é difícil trabalhar com um plantel tão fraco quanto o nosso – nota 5

    Precisamos URGENTEMENTE de um bom armador e de um atacante que saiba, ao menos, chutar no gol.

    Publicar uma Resposta
  13. Com Roberto Fernandes houve evolução sim, principalmente defensiva. O problema é que do meio pra frente não existe criatividade. Quantas bolas em condições de finalizar Leandro Costa e Pitu receberam hoje? Nenhuma. Falta criação nesse time, o problema é que Roberto, ao invés de colocar um meia no lugar de Fabinho Alves, colocou mais um atacante, que foi Augusto. Não adianta encher a área adversária de atacantes se a bola só vai chegar na base do chutão.

    Precisamos urgentemente de um meia, ao invés desse volante que estão querendo trazer

    Publicar uma Resposta
  14. Concordo com Marcos Coral.
    Robinho foi o pior em campo. Era pra ser substituído por Jeremias
    Arthur Rezende tem que jogar mais avançado.
    Não dá certo jogar com Robinho e Fabinho Alves.
    Falta uma cabeça pensante no meio de campo, e um centro-avante. Se for pra trazer bagulho, que se dê uma oportunidade a Paulo Victor (aspirante). Outro do Aspirante que merece uma oportunidade é Walison.
    Do jeito que está, a gente não sobe.

    Publicar uma Resposta
  15. Vejam bem aonde estamos enfiados até o pescoço. Que campeonato é esse ? o Salgueiro vinha de 3 vitórias seguidas e alguém viu alguma coisa neste time ??? o jogo em si foi terrível e o empate acabou nos beneficiando.
    Ontem era dia do Santa ter ganho do Salgueiro lá dentro, coisa que não é fácil, e ter ido aos 16 pontos ficando a 4 do 5º colocado. Mas o Santa Cruz é o Santa Cruz desde 1986 (ano em que começou minha odisseia tricolor) e eu nunca vi, eu disse nunca, este clube ter nada facilmente.

    Publicar uma Resposta
  16. Parabéns Gerrá o zabumbeiro 🙂

    Verdade Alexandre, e como finalizamos essa primeira fase ou turno, não sei se ainda vamos evoluir, os erros que estamos acompanhando, sejam coletivos ou individuais, veem desde o início da temporada.

    Torcer para nos mantermos entre os 4 que vão ao mata-mata, não será fácil, Série C com times iguais e futebol horrível, só assisto porque é o Santa.

    Eduardo Ramos obrigado pela lembrança, realmente essa lista é bem grande, até hoje procuro nossa ata de presença, tempos difíceis aqueles, que consolidou a amizade de muitos aqui.

    Deus que continue abençoando a todos.

    VIVA SANTINHA !!!!

    Publicar uma Resposta
  17. Ednaldo Santos fala m…. pra kct mas não costuma mentir. Soube que a coisa está com 02 meses de salários atrasados e em crise financeira.

    Se tal situação de atraso de salários chegar aos jogadores do Santa Cruz este ano vocês verão o bombardeio que a imprensa bandida daqui fará.

    Eles quase não dizem nada sobre esta situação da coisa. É de se admirar apenas que apesar disto os jogadores não fazem corpo mole na Série A.

    Estranho demais.

    Publicar uma Resposta
  18. Vendo o timinho do salgueiro achei um mal resultado diante da sequencia que teremos: nautico , atletico acreano e abc, sendo as duas últimas fora…

    Publicar uma Resposta
    • Desses 3 jogos, a chance maior é contra o Náutico. Se conseguirmos 5 pontos será excelente. Para mim, pelo que do jogo do Atlético Acreano com o ABC, será o adversário mais difícil. Pelo menos naquele jogo o Acreano jogou com a bola de pé em pé, sem chutão, bem distribuídos e os gols foram em situações muito bem criadas. Não vi nenhum da série C com um futebol daquele nível, e olha que eles perderam o craque do time, que era o Polaco.
      Vamos nos agarrar na esperança de que o nosso time continue melhorando um pouco (difícil pelas enormes deficiências individuais, sobretudo no ataque meio de campo) e possamos nos manter no G4 até o fim, ficando pelo menos em terceiro lugar. Todos dizem que Roberto Fernandes é um técnico de tiro curto, e espero que o tiro chegue na final da série C. Ao menos vemos um time com algum esquema de jogo, e as falhas nas conclusões se devem à falta de qualidade, de Pitu no jogo com o Confiança, e de Robinho ontem. Mas criamos alguma coisa, o que não acontecia antes.

      Publicar uma Resposta
  19. Eu manteria Eduardo Brito na lateral esquerda. Marca melhor e se posiciona melhor na area, so precisa melhorar nos cruzamentos, único fundamento que Allan Vieira supera Eduardo.

    Tiago, Victor, Sandoval, Augusto Silva, Eduardo Brito; Carlinhos Paraiba, Arthur Resende, Giovani, Robinho, Fabinho Alves, Leandro Costa

    Agora os caras tem que parar de tentar ser o “heroi” do jogo e tocar a bola para que está em melhor condição de finalizar (fundamento que tem que melhorar bastante).

    Publicar uma Resposta
  20. Saiu agora na Rádio Jornal que o Santa fechou com o volante Eduardo, do Itabaiana e com o meia Jailson, do Fluminense de Feira.

    Alguém conhece o futebol destes?

    Publicar uma Resposta
    • Não conheço Welton, mas, gostaria da contratação de Rodolfo Potiguar, que já conhecemos e creio que se encaixaria bem no time. Com a contratação do Eduardo, já era.

      Publicar uma Resposta
      • Alguém da diretoria tem ojeriza a Rodolfo Potiguar.

        Publicar uma Resposta
  21. Alguém já parou pra pensar o ou os motivos que fazem com que Rodolfo Potiguar nunca ter sido aproveitado por nenhum dos grandes de Petnambuco? Algum clube das séries A,B ou mesmo da Sericê brigou por sua contratação? Estava disputando a Seridê e dela foi eliminado. Como pode um jogador desses sem a solução pro Santa Cruz. A camisa pesa, jogar sem o peso de uma torcida é diferente de jogar em clubes de empresários. Tomara que eu queime minha língua mas acho que Valdeir vai ser um fiasco no Tricolor. Mas a situação é tão crítica com o que temos que refugos de uma Seridê são apresentados como salvação paro o Santa Cruz. Durma-se com um barulho desses…

    Publicar uma Resposta
    • Foi com esta linha de procedimento que o Santa Cruz trouxe Robert e outras mazelas.
      Está contratando Eduardo (Itabaiana) e Jailson (Fluminense de Feira): que sejam úteis ao Santa Cruz. E não são oriundos de camisas de peso.

      Publicar uma Resposta
      • Prezado Eduardo,
        Acho que não me fiz entender, em momento algum cogitei que o Santa Cruz contratasse jogadores de camisa “de peso”, até porque a situação financeira não permite. No meu comentário quis dizer que a camisa “de peso” é a do Santa e jogadores oriundos de times sem torcida, de empresários, jogam leves, livres das pressões de jogar em clube de massas. Posso estar enganado, e se tiver me corrijam, mas qual foi o jogador do Salgueiro que nos últimos cinco anos, pra não ir mais longe, vingou em algum dos clubes da capital. Assim como muitos que ocupam esse espaço também torço para que esses “reforços” oriundos de divisões inferiores e desconhecidos sejam úteis e nos ajude a sair dessa famigerada Sericê. Saudações Tricolores Santacruzenses lá das bandas do Arruda.

        Publicar uma Resposta
        • Alemão foi titular no Santa Cruz e nas Barbies.
          Valdeir machucou-se mas será muito útil ao Santa Cruz.
          A pergunta que mais se encaixa: quantos jogadores de times intermediários tiveram oportunidades no Santa
          Cruz? A maioria que vem, ou que veio, e ainda bem que boa parte já se foi, foram jogadores que só vieram curtir Recife, e ganhar muita grana do Santa Cruz.

          Publicar uma Resposta
    • Polaco teve 50% dos direitos comprados pelo empresário Eduardo Uram, que tem uma verdadeira legião de jogadores no Brasil… já levou pro Rio. Vive de garimpar destaques despontando em tudo que é lugar.

      E pensar que o Santa na Série A não tinha 450 mil para inteirar os 150 mil adiantados por Keno, mesmo tendo negócio certo com o Palmeiras por 4MI. Nessas hora é que vc vê como é fraca a diretoria do Santa que não consegue nem arrumar um parceiro para entrar de sócio em um negócio certo.

      Publicar uma Resposta
  22. Pelo menos com relação aos novos possíveis contratados são considerados destaques nos seus times, mesmo sendo série D, já é um alento de esperança.

    Publicar uma Resposta
  23. Jaílson e Eduardo já estão no arruda. Fala-se muito bem desse Jaílson, que embora seja meia marcou 7 gols em 8 partidas. Vi o vídeo dele e parece ser inteligente, qualidade que falta em nosso elenco, além de ser habilidoso e vi gols dele com ambas as pernas batendo forte na bola. Só achei que em algumas lances ele conduziu muito a bola, sofrendo falta, quando tinha a opção do passe. Vamos aguardar. O Eduardo eu não vi. Além deles devem chegar Pipico e João Paulo, atacantes.

    Publicar uma Resposta
  24. Boa noite,

    Peço desculpas desde já, mais o Rodolfo Potiguar, na minha humilde opinião, é um Charles ligeiramente melhorado.

    Publicar uma Resposta
  25. O novo reforço João Paulo vi jogando por aqui contra o River em dois jogos na semifinal da série De de 2015. Era o destaque do Ipiranga juntamente com o goleiro. Se apresentar o mesmo futebol será útil, melhor que pitú. Esse Pipico também vi jogar e também deve ser bom reforço. Eduardo jogou por aqui mas não vi jogando, se vi não lembro, jogou no Piauí e Parnaíba. A que ponto chegamos!

    Publicar uma Resposta

Submeter um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *