Vamos construir nossa transparência?!

É algo raro de acontecer, mas vez por outra, se consegue uma boa discussão em alguns grupos de zap-zap!

Ontem, surgiu um bate-papo sobre transparência e a ausência do torcedor do Santa Cruz no Arruda. Como o grupo é relativamente pequeno, deu para turma debater sem maiores problemas.

O motivo que provocou a prosa foi essa história que alguns torcedores ficam dizendo por aí, que deixaram de ir para os jogos porque não há transparência no clube. Não entro no mérito se o cara que diz isto está certo ou errado, se o motivo é justo ou não,  mas penso que uma soma de fatores estão fazendo a arquibancada do Arruda ficar vazia. O povão, por exemplo, não estar indo por causa do liseu que tomou conta da vida deles. O fantasma da insegurança assusta as pessoas. A televisão e o conforto do bar faz com que muitos prefiram ficar sentados, bebendo uma cerva e vendo o jogo na tela da TV. Domingo, por exemplo, o nosso jogo vai ser transmitido ao vivo pela TV aberta. Pra quem tomou uma na praia, pro cara que tá liso, pra quem mora longe, etc, é claro que é mais cômodo ficar em casa e assistir a partida na televisão. E some a tudo isto, a decepção de ver o Santa Cruz voltar para perto do nível mais baixo do futebol.

Pois bem, trocamos umas ideias sobre essas coisas e entramos na questão da transparência.

No futebol brasileiro ser transparente é algo bem incomum. Os clubes, de uma maneira geral, não mostram suas contas, não deixam seu torcedor bem informado e não tornam claro como funciona seu dia-a-dia. No site oficial do Santa Cruz, por exemplo, não tem os nomes dos dirigentes, muitos menos o organograma, nem os nomes dos conselheiros.

Lá no grupo do zap, entre várias colocações, um dos amigos levantou uma questão bem importante: “primeiro tem que ser definido o que é transparência!”

Aproveitei o mote e emendei: o clube deveria era envolver a torcida nessa questão. Na verdade, eu já havia pensado nisto alguns dias atrás. Quando me informaram que essa gestão está elaborando um modelo de transparência, fiquei matutando sobre o assunto:  “caramba, bem que o Santa Cruz podia construir isto junto com seus torcedores”.

E comecei a viajar. Imaginei nosso Clube promovendo um grande encontro para discutir e formatar o modelo de transparência. Algo do tipo, “Torcedor Coral, qual a transparência que você quer para o seu Santa Cruz?”. Se quisessem ser mais agressivo, podia ser: “Ei, você que é do Santa Cruz, tire a bunda da cadeira, saia da rede, vamos construir a Transparência Coral”. Ou simplesmente, “Venha fazer parte da Transparência Coral”. Já começava a onda, mobilizando a torcida para eleger o nome do evento. Para isto, podia usar as redes sociais e fazer pesquisa nos dias de jogos no Arruda.

Depois, convocava a torcida, estabelecia um número de vagas, juntava todo mundo, organizava a massa, ouvia, falava, discutia e, ao final, elaborava o que todos clamam: um modelo de transparência para o Clube Querido da Multidão.  Seria algo inédito no futebol brasileiro.

Mas enquanto a transparência não chega, domingo é ir ao Arruda pra juntar mais uma vitória.

 

26 respostas para “Vamos construir nossa transparência?!”

  1. Pois é Gerrá. Sou mais um torcedor que torce por transparência, mas não só aqui, no SCFC.
    Já que estamos falando de futebol, eu diria que torço pela transparência dele como um todo, em todo o território nacional.
    E nessa conta não entram apenas os clubes, muito menos os clubes que estão de fora do grande, do enorme bolo financeiro, mas transparência e postura verídica, verossímil, dos organismos midiáticos que abarcam todo este bolo triliardário, e que fazem ele pender para o lado por eles desejado…
    A começar pela nossa vênus platinada que, no meio de todo este imbróglio envolvendo os nebulosos e vantajosíssimos contratos de exibição, se pauta por declarar que comprou os direitos de forma acertada, só que negociando com empresas que beiram o sinistro, de tão fantasmagóricas. O bom e velho laranja.
    Aí é só dar as notícias absolutamente indispensáveis de forma fria, distante e cheia de embustes técnicos que voilá! Tá tudo certo!
    Pois bem. Acho bom haver pessoas dispostas a cascavulhar e brigar por tudo isto dentro do Santa Cruz. Mas euzinho mesmo quero é ficar de longe, lá no meio do cimento das arquibancadas, pleno de esperanças ingênuas, inocentes.
    Dizem que a inocência é uma benção, pois é.
    Vou focar tudo simplesmente no que vejo.
    Se Robinho fez um gol mas tem se mostrado uma porcaria de jogador, não posso me calar nem apelar para inocência nenhuma, porque isto seria diabólico.
    Vou torcer para, como disse o tricolor um pouco antes, se ele for um novo Keno, que seja contratado daqui a mais dois anos!
    Vou mais é meter o pau mesmo.
    Mas no que toca a administração de todo este enorme complexo chamado clube de futebol de massas, vou ficar só mesmo no campo de futebol, que vejo muito bem de onde estou.
    Robinho tem sido uma verdadeira porcaria!
    E, no que toca a transparência eu pergunto: Porque ninguém dessa nossa imprensa sebosa questiona o fato de André do Sgoto não querer mais jogar lá porque não recebeu dezembro nem décimo terceiro?
    E porque dedicam horas e horas a falar dos nossos salários, antes mesmo deles começarem a atrasar?
    Criam expectativas imensamente negativas com relação ao Santinha enquanto no momento em que este mesmo Sgoto tira o LANTERNA DO CAMPEONATO PERNAMBUCANO da lanterna, eles dizem e repetem à exaustão, pasmem, que este mesmo esgoto fez a sua melhor partida do ano.
    Quem acompanhou ouviu.
    Por isto meus amigos tricolores, eu penso que uma forma também de usar a cabeça, é dando uma de doido.
    Daí que eu me pauto pela “inocência” e deixo a transparência para os incansáveis batalhadores dela.
    Só peço que, se possível, dediquem um pouco das suas energias para o restante do futebol local, nacional, midiático, quiçá mundial.
    E domingo serei, mais uma vez, uma das 3 mil testemunhas do nosso destino implacavelmente exótico, pois quando menos se espera a cobra coral mostra sua força e seu estranho veneno.
    Saudações Santacruzenses das bandas do Arruda!

  2. Diretoria do clube, respeite o estatuto.
    Poderes executivo,legislativo e judiciário, respeitem a constituição. Teremos um clube e uma sociedade bem mais transparente.

  3. Concordo plenamente! Envolver o torcedor numa construção dessa é essencial! Fundamental!

    Não dá mais pra vim empresas com seus modelos que deram certo na pqp e enfiar para que o torcedor se adapte. Não por menos o plano de sócio todo ano muda com chuvas de críticas.

    Só acrescentaria que a ausência da festa na arquibancada também a deixa vazia, afinal, antes vc ia pro estádio para torcer, fazer bonito. Se é pra só ficar assistindo um jogo (e dos horríveis) é fácil decidir ficar em casa.

  4. Do alto dos meus 55 anos, lembro muito bem o dia em que comecei a torcer e acompanhar o mais querido. Tinha por volta dos 6 anos, brincando com uma bola “pelé” na frente de casa e vendo meu pai colado num rádio de pilha sharp, um rádio pequenininho dentro de uma capinha, escutando um jogo que eu não sabia qual, perguntei: pai qual o seu time? ele respondeu: Santa Cruz! Pronto, nascia ali a minha paixão por um clube de futebol. Daí pra frente acompanhei e vivenciei a história do Santa, em momentos de glória e de fracassos sempre dentro do estádio, seja no Arruda, interior de Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro , Salvador, Campina Grande, Maceió, João Pessoa, Natal e outras tantas.

    Nesse período vi o Santa crescer em patrimônio e até em organização e estrutura, tínhamos jogadores da base convocados para seleção brasileira, sub 20 e profissional, saídos do Santa, e vi também as maiores vergonhas da história de um clube com a sua grandeza e sua torcida. Vi também a maior desorganização administrativa, dilapidação de patrimônio e praticamente falência financeira.

    Senhores, diferentemente de muitos, que sempre se preocupam com o futebol, eu sempre me preocupei com a sobrevivência e viabilidade financeira do clube. Hoje enxergo um clube quebrado, talvez a pior situação financeira entre clubes no Brasil entre as quatro divisões. Um Clube sem perspectivas. Admiro e incentivo aqueles que acreditam, mas eu cansei. Cansei de sucessivos rebaixamentos, cansei de sucessivas péssimas administrações, cansei de ver um clube em estado pré-falimentar, cansei de ver tanta falta de competência e de amor pelo clube. Continuo e continuarei torcendo pelo melhor para o Santa, mas agora de casa.

    Acho que só um acontecimento muito fora da curva fará o Santa Cruz voltar a ser um clube grande como eu conheci e muitos aqui não viram. Desculpem a franqueza, mas é o que sinto. Força aos que acreditam e muita luz no caminho do Santa para evitar seu fechamento.

  5. É o seguinte agente não sabe se esse choro da direção é verdadeiro só isso, reclamam durante toda gestão mas.na eleição querem continuar só isso aí já mostra uma incoerência muito grande e despertar dúvidas, ora quem quer cuidar de uma empresa falida sem dinheiro? Não acredito que o Santa tenha dinheiro mas também não acredito que seja esse caos que eles pregam se fosse por que não largam, por isso não há é nem haverá transparência nesse clube

  6. Amigos,

    Usando o que disse acima Antônio, falo de cima dos meus 71 anos!
    Como, creio, a maioria herdou dos pais seu amor incondicional pelo Santa. Sou mais um.
    Isso explica nosso amor. Mas não podemos desculpar essa gang de diretores dos desastres do Santa. E isso não é por acaso. Estão lá porque se dão bem! Infelizmente é isso. Como, acho que todos nós imaginamos. Transparência? Impossível, imagina l…. prestar contas.
    Corte: sabemos disso, mas nem por isso deixo de amar o Santa, e creio que nem vocês. Ir ao campo? As razões de não ir começam por isso: não confiamos nessa corja que vem fudendo o clube ao longo dos anos, e pelas conveniências de não se arriscar!
    Mudar esse quadro? Como, se o estatuto impede?
    É algo parecido com o Brasil: somos a figuração, os candidatos são os mesmos: ladroes e nada mais.
    Desculpem, aos 71 anos perdi as ilusões, mas não perdi o amor pelo Santa!

  7. Transparência e Ética estão na moda mas somente no surrealismo!
    Não acredito em Transparência sem que haja uma radical, repito, radical, mudança no Estatuto do Santa Cruz.
    Apesar de ser o Clube do Povo, só pode ser Conselheiro quem tiver boa condição financeira. Sempre comentei que Conselho Deliberativo não é fonte de arrecadação, mas de Fiscalização, de Proposição e de Deliberação.
    O Conselho Deliberativo não pode ter mais do que a capacidade do Plenário do Santa Cruz. Conselheiro deve contribuir financeiramente com quanto quiser, e puder, mas tem que ter o comprometimento de fiscalizar o Executivo.
    A composição do Conselho Deliberativo tem que espelhar o resultado da eleição. No Santa Cruz, é 100% da chapa que vencer o pleito, mesmo que só tenha 40 ou 50% dos votos.
    Sem a participação de sócios que representem a Massa, o Povão, e sem Oposição, não acredito em Transparência no Santa Cruz.

  8. Resultado desastroso. 1o tempo péssimo. A expulsão desarrumou, mas a falta de qualidade é uma grande verdade. Sinceramente, ê muito difícil chegar entre os 4 primeiros no pernambucano, que horror. Estamos em 7o. Lugar e muito longe dos 4 primeiros. Hoje tínhamos que ter obtido 3 pontos. Agora falta apenas 3 jogos, o último contra a coisa. Temos apenas 8 pontos, um desastre.
    Triste realidade a que nos levou a dupla Alirio-Tininho.

  9. O time passa dias treinando , quando chega no jogo um irresponsavel é expulso com 7 minutos.
    Desrespeitou até quem pagou ingresso.ainda bem que não fui.

    Obs; esse Robinho é o Andre Luis do ano passado, só mudou a cor.

  10. Para a outra fase se classificam 8 times.
    Uma pergunta: qual foi o lateral direito que veio do CRB e se machucou na apresentação à imprensa? Ninguém fala mais desse enfermo crônico.

  11. Jogamos com um a menos toda a partida. Valeu a raça. Não tem como esperar muita qualidade técnica com tão pouco dinheiro para montar o elenco. E outra, esse tipo de lance que causou a expulsão do volante tricolor vemos todos os jogos e os juizes só dão amarelo. Mas contra o Santa…

  12. Não tem como fazer uma avaliação em cima dessa partida.

    Foi atípica.

    Nosso jogador foi expulso porque ele é ruim mesmo. Se não tivesse dado uma canelada na bola…
    Todavia, é bom saber que esses juizi$inhos são burras pretas, selecionados pra serem árbitros, pelo critério do time que torcem. Não se iludam… nem barbes nem tricolor passam pelo crivo da federação. Se fosse o troglodita do ricthele , naquela jogada, não teria recebido nem cartão amarelo.

    Quanto ao jogo, a expulsão tirou toda e qualquer possibilidade de examinarmos uma evolução ou coisa do gênero, na equipe. A partida contra o CRB me motivou a ir ver o jogo, mas, infelizmente, não deu pra ver nada.

    ENFIM, não faltou raça, mas faltou qualidade.

    Sendo assim: vamos dar nota ao time – nota 5, pela raça e disposição do segundo tempo. O time já é ruim, e com menos um…

    Já ao técnico vou dar uma nota maior. Ele não teve culpa na merd@ do nosso volante nem tem culpa da diretoria ser bico calado e não chiar com essas robalheir@s das arbitragens. Como ele reorganizou a equipe, no segundo tempo e merecíamos a vitória, mesmo com um a menos, merece uma nota 7.

    Bem… fui ao jogo, perdi meu dinheiro mas não perdi a paciência. Ainda. Vida de Tricolor.

  13. Amigos achei que a arbitragem foi perfeita…Acertou tudo…Chegou ao Ideal que se cobra…MAS será que seria tao perfeita assim em jogos da coisa e da barbie contra pequenos????

  14. Time frouxo…..direção podre….7º lugar é choque de realidade,pois nossa direção é desse nível….passaremos pois a FPF precisa….falta de dinheiro é mentira pois o Pesqueira não é o Barça….se botar um bilhão lá a turma come……verdade pura.

  15. … “Pois bem. Acho bom haver pessoas dispostas a cascavulhar e brigar por tudo isto dentro do Santa Cruz. Mas euzinho mesmo quero é ficar de longe, lá no meio do cimento das arquibancadas, pleno de esperanças ingênuas, inocentes.” (Helio Matos)
    Vou condenar o amigo pela declaração acima? Não. Por muitas vezes me peguei pensando em fazer o mesmo (mesmo que a distância).
    Mas é este o pensamento de milhares de torcedores do Santa Cruz.

    Para nós outros, que pensamos e tentamos agir diferente, infelizmente a realidade é mais dura. Esbarramos num emaranhado de burocracia estatutária, misturado com pouca, ou nenhuma vontade dos que lá estão há décadas e, se sofrem com a atual situação do Clube, não parece. Até porque, para eles, a atual nem é tão atual assim…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *