2018 com os pés no chão.

Meus amigos tricolores corais, final de ano, em relação ao nosso futebol, é aquela morgação. O cara se resume a acompanhar as notícias dos preparativos para o ano que vem.
Depois de um ano desastroso, o discurso da nova/velha presidência é de encarar 2018 com os pés no chão. Júnior Rocha chegou com esse discurso: não prometeu nada, apenas muito trabalho e a ciência de que nossa folha será enxuta.
Ouvi no rádio o pedido de ajuda de um funcionário do Santinha a um amigo pelo whatsapp. Uma coisa triste. Salários atrasados de 2016 e 2017. Não sei se o lance é fake – temos que ter cuidado com tudo nesse mundo digital – mas sei que essa questão é muito real no Santa Cruz.
Fred Gomes, o novo nome no executivo do clube, também falou em contratar com os pés no chão. Pelo que estão dizendo, nosso elenco não custará mais do que 200 mil reais. Realmente, não tem como ser de outra maneira.
Mas tem uma coisa que faz medo: Tininho se arretar e desandar a contratar loucamente como fez esse ano. Aí, meus amigos, não tem transparência, responsabilidade e gestão eficiente que dê jeito.
Escutei diversos tricolores corais dizendo que deixarão de ser sócios, que não irão mais ao estádio, que odeiam deus e o mundo. De minha parte, minha paixão é pelo Santa Cruz que é muito mais velho do que eu e que ficará por aqui muito tempo depois de todos nós termos partidos. Jamais abandonarei meu clube do coração. Sou Santa Cruz desde a infância e assim será até os fins dos tempos.
Inegável que está todo mundo puto com a queda na séribê. Mas, querendo ou não, estaremos nos campos torcendo, xingando, conversando e brigando com os amigos e tudo regado por muita cerveja, espetinhos e cachorro quente
É esperar por 2018 para que uns possam destilar sua paixão, outros o veneno e, outros, mais comedidos, suas análises. Seja como for, estarei lá com o clube que aprendi a amar desde sempre.
Final de ano chegando, confra que não acaba mais, o velho fígado bem treinado trabalhando feito um louco e a velha e boa esperança de sempre voltando a surgir. Sem esperança, meus amigos, e como diria o filósofo e escritor Albert Camus, não dá.
Um Feliz Natal e um Feliz e Próspero 2018 para toda essa massa coral eternamente apaixonado pelo clube Mais Querido. Evoé, Santa Cruz.

Autor: Zeca

Zeca é professor doutor em Filosofia. O amor pelo Santa Cruz vem de berço. Aos cinco anos o pai já o levava ao Arruda. Escritor e poeta, tem diversos livros publicados. Escreve também no blog Ars Diluvian em que trata de arte, política e ciências humanas. É metaleiro e toca na banda Agelon de Brutal Death Metal. Mora na Boa Vista e sente muito orgulho de estar sempre perto do Pátio da Santa Cruz.

Compartilhe esta publicação

39 Comentários

  1. Apesar dos pesares, não vejo a hora de meu amado tricolor entrar em campo. Será um ano dificílimo, mas a torcida continua. Nossa meta em 2018 é avançar o máximo de fases possível no primeiro semestre para juntar dinheiro para o que realmente interessa que é a luta pela serie B. Vamos à luta!

    Publicar uma Resposta
  2. Sem querer ser pessimista, já sendo: eu não acredito.

    Deus queira que eu queime a língua.

    Publicar uma Resposta
  3. Esperar contra toda desesperança! Na real, torcer pelo Santa há muitos anos se reduz a isso. Quem sabe 2018 repete 2011?
    Esperança, pode ser só ilusão. Mas é melhor do que nada. Feliz Natal. Afinal, papai Noel é tricolor: encarnado e branco, e o cinto preto!

    Publicar uma Resposta
  4. Se és tricolor das bandas do Arruda, Deus te abençoe, se não és, Deus te perdoe. Feliz Natal, torcida tricolor.

    Publicar uma Resposta
  5. Sei não, sei não tudo que está aí já vimos antes a cadaa inicio de gestão são promessas de enxugar, atualizar, profissionalizar e depois nada é cumprido. Feliz Natal a todos

    Publicar uma Resposta
  6. Feliz Natal e saudações corais…….sem distinção pois somos todos santacruzenses.

    Publicar uma Resposta
  7. Estamos muito atrás das barbies e do Salgueiro em preparação e em relação a coisa a anos luz de distância.

    Finalmente quem irá vestir a camisa do Santa em 2018 ???

    Publicar uma Resposta
  8. OS CANALHAS TAMBÉM ENVELHECEM

    Tem 200 anos q ñ entro por aqui e nem em qq outro site alusivo ao SCFC. Ñ tenho tocado mais, sequer, no assunto futebol e tenho tido até uma certa algeriza ao assunto, por razões pra lá de óbvias.

    Entretanto, NO LIMIAR desse catastrófico 2017, em termos de SCFC, vi e ouvi ainda há pouco, na BandNews, uma notícia q me fez abrir um autêntico Tinto Chileno: Justiça americana – igualzinho à nossa – trabalhando debaixo de neve, na véspera de Natal, já mandou pro xilindró, imediatamente, o gangster-MENOR da CBFalcatrua, José Maria Marin!

    Pode até vir a recorrer (pois fala-se, até, em 90 anos de cadeia) mas, o fará trancafiado! Penalizado em 6 das 7 acusações q foi indiciado.

    Enquanto q, por aqui, o “afanador de medalhas” Del Nero e o “capo di tutti i capi” Ricardo Teixeira, continuam por aí, tomando seus legítimos escocês, zombando da nossa cara.

    Afirmo, reitera e peremptoriamente, q afora a maioria das (indi)gestões perdulárias e temerárias do SCFC, nas últimas 3 ou 4 décadas – pra não dizer o que não posso provar – foi a CBF, juntamente com a Rede Plim Plim e o famigerado C13, os maiores responsáveis por essa nossa situação de falência total e ter nos colocado numa situação PIOR Q QQ TIME das séries de “A” a “Z”!

    O meu parâmetro é simples: o Patrocínio da CEF. QQ “time das calças rasgadas”, minimamente organizado o tem. O ASA de Arapiraca o tem há anos! E nós, mesmo com uma autoridade tributária trabalhando nesse sentido, continuamos a “chupar o dedo”.

    Sei q posso ser taxado de radical, de apocalíptico, mas vejo meu Clube totalmente inviabilizado. Dívidas impagáveis, competindo com o Time de Belzebu com orçamento de 140 milhôes!

    Com o processo de “espanholização” do futebol brasileiro, ditado por essa tríada do mal de irmãos siameses (supra citada), q particularmente tanto mal desencadeou nos Estados de PE e GO, elegendo apenas um pra participar de seu banquete, Deus Sabe lá o porquê. Tanto o foi que essa Coisa Maldita dos Quintos dos Infernos, como o seu “QUERIDINHO”, enquanto disparava no ranking nacional e capitaneava a absorção de milhares e milhares de novos aficionados, o Santa Cruz e as barbies, simplesmente sucumbiram.

    Em Goiás, escolheram o Time de mesmo nome q, no início dos anos 70 tinha 2 míseros estaduais e uma torcida q cabia numa Kombi! Dispensável dizer o q ocorreu aos dois Clubes de maior apelo popular (Vila Vova e Atlético) e pior ainda ao Goiânia FC de quem não se ouve mais nem falar, mas q tinha mais títulos regionais q a soma dos outros três e hj “sangra” nas divisões menores do futebol goiano.

    Então, desculpe-me mas vou me permitir abrir, agora, mais uma garrafa de tinto.

    Um até qdo não sei mas registro a todos um Feliz Natal e um próspero 2018, com qualidade de vida: paz, harmonia e, principalmente saúde, coisa q quase perdi este ano, por essas e outras do futebol.

    Independentemente de qq gestão do Clube continuarei adimplente com tudo lá (principalmente enquanto sócio) mas, depois de 65 dos meus 69 anos de assídua presença a estádios de futebol da vida, vou dar um tempo com o futebol e só tô pensando em voltar qdo, PELO MENOS, TIVERMOS UM MÍSERO PATROCÍNIO DA CAIXA.

    Meu filho continua aí na luta, participando ativamente na viabilização de, pelo menos nosso CT mas eu, particularmente, não tenho mais idade pra ir buscar o Clube dos porões do futebol brasileiro como o fiz inúmeras vezes em viagens a Mossoró, Goianinha, Aracaju, Campina Grande, João Pessoa e noutras plagas, vendo meu time jogar em muitas pocilgas. Vou dar um tempo. Vou ver se consigo gostar do “cricket” por exemplo.

    E Q Deus nos ajude – “cruzem os dedos e tenho até um “frio na espinha” qdo penso nisso – a não tomarmos de 10 daquele câncer da Madalena q, até hj não vê a hora de, pelo menos, nos devolver aquela “balaiada” de 7 X 0 de 1934, bem como o hexa das barbies, apesar de aparentemente desdenhar do Pernambuquinho mas q, qdo o abiscoita, mesmo roubando escancaradamente como neste ano, a primeira coisa (VTNC) q faz é “vomitar seus 200 títulos ganhos, quase todos, de maneira escusa.

    É isso aí. Abraço a todos.

    Publicar uma Resposta
  9. Êita, depois de 200 anos, tive uma “recaída” e resovi fazer um (longo) comentário q já caiu no “index”. Com os festejos Natalinos, acredito q perdi meu tempo pois só deverá ser liberado, num contexto q ñ fará mais qq sentido, algumas postagens novas depois.

    Boas Festas à todos.

    Publicar uma Resposta
    • Os verdadeiros tricolores das bandas do Arruda (me incluo nesses), sentiram e muito a falta de seus comentários.

      Publicar uma Resposta
    • Meu decano amigo! Você é igual ao nosso Santinha: viverá eternamente! Ontem eu comentei sobre você, e da coincidência de um Tricolor pra lá de apaixonado pelo Santinha morar no mesmo edifício de um dos mais “abusado rubronegro”, o também amigo Fred Bigode!
      Passei um ano fora desta “mesa de bar”, e quando eu voltei, você saiu. Será que estava arretado comigo? Kkkk
      Feliz Natal,

      Publicar uma Resposta
  10. Agente aguenta todo tipo de contratação barata: inexperiente, veterano, ex-atleta: agora ex-barbiano não porque é certeza de fracasso. E já começou com um tal de Paulo Henrique Lat Esq que passou pelo Náutico e nem reserva era. terminou só treinando no sub 20.
    Toda contratação devia vir com a indicação: indicado por Constantino. Fulano por Junior Rocha etc.
    Qual a probabilidade dessa contratação dá certo?
    Quanto ao goleiro eu faço coro com alguém que postou lá atrás tragam Mondragon – se não fosse um grande goleiro não estaria no Salgueiro tanto tempo.
    Desde a época que jogou no sete de setembro que pegava tudo.
    Mas preferem pagar caro em um que nunca viram jogar.
    Assim são as coisas no Santa Cruz.

    Publicar uma Resposta
    • Posso estar equivocado mas o goleiro Genivaldo, atualmente no Confiança, me parece ser um bom goleiro.

      Publicar uma Resposta
      • Concerteza. Genivaldo eu conheci em João Pessoa quando ele jogava pelo Botafogo-PB.

        Publicar uma Resposta
  11. Feliz Natal a toda Família Tricolor !!!

    Na sexta passada, estive no Arruda fazendo um upgrade no meu título de sócio, como eu tinha comentado por aqui. Paguei 5 mensalidades e ganhei uns brindes bons (uma camisa a escolher, 1 meião é uma sacola).

    Nessas horas de dificuldades, a Torcida tem que chegar junto, como puder. Apesar dos pesares.

    Vamos Santa !!!

    Publicar uma Resposta
  12. Caros amigos, vi agora no twitter do Santa uma mensagem encaminhada relatando o estado gravíssimo do nosso querido Torcedor-Símbolo Bacalhau. Ele esta acometido de quadro avançado de Alzheimer e não reconhece mais as pessoas. Está se alimentando por sonda e já internado a mais de 70 dias.

    Peço que o Senhor Deus tenha compaixão do nosso amigo e seja piedoso com ele.

    Publicar uma Resposta
  13. Desejo um Feliz Natal para todos que fazem o Santa Cruz Futebol Clube e para toda sua torcida!

    Publicar uma Resposta
  14. Feliz Natal a todos,

    Grande Arnildo, muito importante seus sensatos comentários aqui no Blog Campeão.

    Que Deus tenha misericórdia de um dos torcedores mais carismático do Santa, Bacalhou, que suas dores sejam aliviadas e que os Céus faça o melhor por ele, e que assim suavize as dores de sua família nesse momento difícil.

    VIVA SANTINHA !!!

    Publicar uma Resposta
  15. Amigos,

    É com esse timaço que estamos começando os preparativos para 2018.

    Confira a lista dos que se apresentaram (CORALNET):

    Goleiro: Lucas Silva, Mateus Cotrim (sub-20)

    Laterais-direito: Vítor, Ítalo, Rafinha

    Laterais-esquerdo: Kevinson (sub-17), Wesley (sub-20) e Paulo Henrique

    Zagueiros: Lucão, Eduardo Brito, Augusto, Renato Palm, Ravel (sub-17)

    Volantes: Lucas Gomes, Jorginho, Ilaílson, João Ananias, Theo (sub-20), João Vitor (sub-20)

    Meias: Willams Luz, Jeremias e Wallyson (sub-20)

    Atacantes: Robinho Mota

    Deus nos acuda!

    Publicar uma Resposta
    • Esse ano, eu quero é que paguem em dia e os caras demonstrem vontade em campo. Só isso.

      Publicar uma Resposta
  16. Precisamos ficar na 1a divisão da Timemania, só faltam 2 sorteios e a diferença para o vigésimo é de mais de 65 mil apostas. #Vamosanta #SantaMania

    Publicar uma Resposta
    • Pelo jeito, a torcida tb arriou o meião. Para ficarmos entre os 20 precisamos de um milagre, umas 80 mil apostas nos próximos 2 dias, além das normais. Vou fazer 10. Espero que outros 8 mil façam o mesmo.

      Publicar uma Resposta
  17. SE LIGA T I M A N I A ! ! !

    Diferença para o Avaí caiu para 53.424 apostas. Somes-se a isso o usual para o concurso de fim de ano. Então o Santa tem que fazer entre 80 e 100 mil apostas para ficar entre os vinte.

    Com a mobilização de todos, dá pra chegar!

    Publicar uma Resposta
  18. 2017 não foi bom para o nosso Santa Cruz, mas não é o fim, e sim, um recomeço!
    O Santa Cruz nasceu e viverá eternamente!
    A todos vocês, um Ano Novo com muita saúde e realizações!

    Publicar uma Resposta
  19. Feliz 2018 para toda a grande família Santa Cruz Futebol Clube !!!

    Publicar uma Resposta
  20. Rapaz, o cara sempre tem esperança nessa mega sena, mas depois que sai o sorteio e vc só acerta um dá um desânimo, foi igual ao ano do santa muito eu esperava que pelo menos não caisse mas veio a queda é como ter o sonho de alguma coisa acabado

    Publicar uma Resposta
  21. Rapaz, o cara sempre tem esperança nessa mega sena, mas depois que sai o sorteio e vc só acerta um dá um desânimo, foi igual ao ano do santa muito eu esperava que pelo menos não caisse mas veio a queda é como ter o sonho de alguma coisa acabado

    Publicar uma Resposta
    • Mas este ano não tem Júlio Sheik! Já é menos desesperador.
      Bons 365 dias para todos os Tricolores!

      Publicar uma Resposta
  22. Alguém sabe informar quanto rendeu R$R$R$ para o SANTA CRUZ, as transações envolvendo Raniel e André Luiz ?

    Publicar uma Resposta
  23. Eduardo Ramos, sobre Grafite não sei informar, mas sobre Augusto, este aparece em fotos do Facebook visitando o CT do Parnaíba nos últimos dias de 2017. Parnaíba fica no litoral do Piauí e Augusto jogou por lá.

    Publicar uma Resposta
    • Obrigado pela atenção. Li há pouco que Augusto se apresenta nesta semana.
      Grafite está em negociação.

      Publicar uma Resposta
  24. Parabéns a todos que contribuíram para que o Santa Cruz ficasse entre os 20 primeiros da Timemania. Diretoria e torcida.

    Começamos bem o ano de 2018.

    Publicar uma Resposta
    • Ótima notícia!

      Nesse marasmo que entrou a massa coral, ver uma mobilização dessas ainda traz esperança que o o clube não foi esquecido de vez!

      Publicar uma Resposta

Submeter um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *