Escravos de Jó.

Escravos de Jó jogavam caxangá.
Escravos de Jó jogavam caxangá.
Tira, bota, deixa o Zambelê ficar…
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá,
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá.

A situação política e eleitoral do Santa Cruz é mais surreal e psicodélica do que a própria situação do Brasil. Aqui, no país da corrupção, do jeitinho, dos escândalos, da Lava Jato e da puta que pariu, ao menos o povo, quando fica puto, vota na oposição.
Assim foi com a crise de FHC e a galera votando em Lula. Assim foi com a crise de Dilma e a galera quase colocando Aécio na presidência. Pode ser inconsciente, mas é revolta, seja em que sentido for.
Depois de um descenso meteórico da série A para a C, com uma falta de transparência constante e alarmante, com processos trabalhistas infindáveis, com um estatuto canastrão, salários atrasados para os trabalhadores do clube ( e isso inclui, claro, os jogadores), bloqueios infindáveis e histórias dignas de um Dom Quixote, a torcida – seja lá o que isso hoje signifique – decidiu pela permanência da situação na Presidência do Santinha.
Oh, meu clube querido, como te lapidam, como és usurpado sem fazermos nada, como deixas de ser o Mais Querido, como deixas de ser o terror do Nordeste. Como é possível explicar esse masoquismo que busca, incessantemente, ser pequeno?
Essa eleição foi uma brincadeira de escravo de Jó. Mudamos apenas as peças no tabuleiro. Nem mudamos o tabuleiro e nem mudamos as peças.
O sujeito tem que ter muita fé no mundo e nas pessoas para acreditar que as coisas vão mudar. Tem que ter muita fé para acreditar que algo miraculoso será feito pelas mesmas peças – só mudou o nome da função, se é que isso significa, também, alguma coisa.
Parabéns aos vencedores. O espólio é desastroso? Será mesmo? Vão mudar esse estatuto anacrônico? Vão elaborar um processo de transparência? Profissionalizarão as áreas desastrosas como a parte financeira, de futebol e jurídica? Conseguirão alguma fonte de renda que não seja suplicar ao sofrido torcedor para dar seu sangue pelo clube? Conseguirão tornar liso e claro esse processo eleitoral no futuro? Haverá, de fato, mudanças consubstanciais? Esse CT sai? Montaremos um time enxuto? Muitas questões.
Quem quiser, pode acreditar. Eu, não.
Fui na praça, peguei umas pedrinhas e fui brincar com as crianças de escravo de Jó.

Escravos de Jó jogavam caxangá.
Escravos de Jó jogavam caxangá.
Tira, bota, deixa o Zambelê ficar…
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá,
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá.

Autor: Zeca

Zeca é professor doutor em Filosofia. O amor pelo Santa Cruz vem de berço. Aos cinco anos o pai já o levava ao Arruda. Escritor e poeta, tem diversos livros publicados. Escreve também no blog Ars Diluvian em que trata de arte, política e ciências humanas. É metaleiro e toca na banda Agelon de Brutal Death Metal. Mora na Boa Vista e sente muito orgulho de estar sempre perto do Pátio da Santa Cruz.

Compartilhe esta publicação

71 Comentários

  1. Era uma vez saci Pererê curupira mula sem cabeça boitata comadre frozinha mulher de branco lobisomem caipora papai Noel negrinho do pastoreio duendes smurfs fada do dente minotauro godzila velho do saco perna cabeluda lula e Santa Cruz…

    Publicar uma Resposta
    • mesmo assim quando é e onde será nosso próximo jogo???

      Publicar uma Resposta
  2. A única coisa que vai mudar é o pires de pedir esmolas. O que mais dói é ver o Sport anos luz do nosso Santa.

    Publicar uma Resposta
  3. Texto mais do que realista. Deve contratar um técnico rebaixado, um diretor de futebol com currículo questionável, imaginem os jogadores que serão contratados. Não há esperança.

    Publicar uma Resposta
  4. As hienar agora colocam a culpa na torcida……fizeram dívidas por anos e agora posam de vítimas… SALVE A TOIC QUE GOVERNA MEU CLUBE,DUGA O POUCO DO DINHEIRO QUE NOS PERTENCE E NÓS DOAMOS…..

    Publicar uma Resposta
  5. Caro Prof. Dr. Marçal,

    Tente dar uma explicação escracho-fllosófica ou filosoficamente escrachada, talvez bata na trave da realidade. E o PENSAMENTO LINEAR que o senhor aplicou nas suas analogias políticas, talvez merecesse uma olhada no seguinte texto:

    “O Brasil é o segundo país do mundo em que as pessoas mais têm a PERCEPÇÃO EQUIVOCADA SOBRE A REALIDADE. A informação faz parte da pesquisa “Os Perigos da Percepção”, realizada pelo instituto Ipsos Mori.”

    Por favor quando puder coloque esse trecho acima no Google.

    Por outro lado, dizem que quando a oposição ganhou a eleição no Santa Cruz, o clube foi parar na série D. Talvez aí os eleitores tenham ficado com medo e arriscou de forma “inconscientemente coletiva” a la Getúlio Vargas “Vamos deixar como está, para ver como é que fica”.

    Também tem um provérbio, creio que francês, que diz: Vamos mudar para continuar como estar, Lema do PMDB, desde 1985, por isso tal partido está no governo independente de quem ocupe a Presidência da República. E o núcleo duro deste partido já é apelidado de OS INTÓCÁVEIS.

    Por outro lado Prof., Será que Descartes, se pudesse voltar no tempo, fosse dar uma palestra sobre suas meditações, no auditório do Santa Cruz, ele diria que “é uma COISA QUE PENSA”? Acho mais fácil, Constantino Jr., na posse , tecer alguns comentários sobre o “Discurso do Método”.na forma de administrar o clube no próximo triênio.

    As dívidas trabalhistas estão dizendo, para próxima diretoria, algo do tipo: “Senta na minha, que eu entro na tua”. Os eleitores aptos a votar, decidiram pagar para ver.

    Para finalizar, gostaria que aquelas mulheres bonitas e gostosas que auxiliaram na eleição, comparecessem aos jogos, para que nós pudéssemos, ao menos, olhar para elas nos dias de jogos. Cuidado com a lei do estupro em galera, vão com calma.

    Para Genivaldo, Antônio, Guilardo e demais realistas críticos peço paciência, desejo muita saúde, longevidade, prosperidade e boas festas.

    (…)

    Cara caramba, cara caraô
    Cara caramba, cara caraô
    Cara caramba, cara caraô
    Cara caramba, cara caraô

    (…)

    Saudações Corais a Todos

    Publicar uma Resposta
  6. Belo texto.
    Não dá mesmo para levar a sério um clube que elege as mesmas pessoas que o levaram à sarjeta, à desmoralização.

    Publicar uma Resposta
    • CARÍSSIMOS, ENTENDO A NOSSA DESOLAÇÃO.

      NO ENTANTO, HOUVE ELEIÇÃO. CUMPRIU-SE O ESTATUTO DO CLUBE, A LISTA DOS APTOS A VOTAR FOI DIVULGADA COM ANTECEDÊNCIA. OS QUE DISCORDARAM DA LISURA DE TODO O PROCESSO ELEITORAL PUDERAM QUESTIONÁ-LO.

      VAMOS EM FRENTE.

      Publicar uma Resposta
    • Muito bem colocado Rogério….não existe nova diretoria e sim os rebaixadores e fazedores do caos no clube……isso não significa que vamos deixar de torcer como alguns prep2tentes dizem,os sem noção…..Camisa nova já na agulha e runo ao Arruda.

      Publicar uma Resposta
  7. O processo eleitoral do Santa Cruz tem inspiração a saudosa República Velha dos áureos tempos do início do século XX. Bons tempos que estão voltando, fim da CLT, fim da previdência, integralistas em ação, polícia política. então por que tanto choro? Somos a vanguarda do atraso. Temos um clube retrô.

    Publicar uma Resposta
  8. Espero que os eleitos cuidem da Timemania e façam algo nos concursos que faltam, senão já era.

    Publicar uma Resposta
  9. Bartolomeu Bueno acaba de deixar o Santa. Iguais a ele, centenas de verdadeiros tricolores estão se afastando por conta da tomada do clube por aventureiros e aproveitadores. O processo de extinção já vem há algum tempo. Só essa diretoria não vê. É lamentável.

    Publicar uma Resposta
    • rapaz, esse já tinha deixado há muito tempo, desde o mandato de ALN.

      Publicar uma Resposta
    • rpz, com todo respeito mas ele sempre se indispôs com todos. Até de FBC ele se afastou.

      Publicar uma Resposta
  10. É rapaz, apesar dos pesares, o Constantino, já fez mais uma com o xiporte, botou o do boi pra correr, o tal do Gustavo do Boi (dubeux), com medo de Tininho já pediu o boné e saiu correndo. O tal do medo é F O D A.

    Publicar uma Resposta
  11. Um clube que tem mais de 3 milhões de torcedores e elege um presidente com 800 e pouco votos tem a tendência de manter sempre a situação no poder.

    Publicar uma Resposta
  12. O quadro de aptos a votar é muito pequeno e facilita as ações de uma gestão desastrosa para se manter no poder.

    Publicar uma Resposta
  13. Ai vem a moderação do blog e segura meu comentário. Realmente é difícil mudar o Santa Cruz.

    Entendam como quiserem.

    Publicar uma Resposta
  14. Até mesmo os que comandam este espaço estão anestesiados.

    Publicar uma Resposta
  15. Prezados,

    Apesar dos erros da segunda metade de 2016 e de 2017, acho que foi boa a eleição de Tininho, principalmente considerando os outros candidatos, que, na minha visão, não teriam como fazer melhor.

    Somente com um investidor de peso, como disse Madsson (eu acho) há um tempo atrás ou com uma mudança profunda no futebol brasileiro, pode-se obter uma melhora sustentada para o Santa e para muitos outros clubes excluídos, especialmente do Norte e Nordeste.

    Os Clubes do Sul-Sudeste mais 3 agraciados do Nordeste monopolizam as grandes verbas destinadas ao futebol. E do jeito que está, a distância financeira que eles construíram só aumentará. Vejam o caso das competições internacionais/nacionais, recentemente alteradas: Em 2017, o flamengo participou da Copa do Brasil, da Libertadores e da Sulamericana, enquanto, há pouco tempo somente poderia participar de apenas 1 delas.

    Somente um rompimento radical com essa turma, o Nordeste e o Norte se libertarão desse apartheid criado com apoio da CBF e da grande mídia nacional.

    Precisamos dar um grito de libertação !!!

    Lógico, tem as dificuldades de união de propósitos, antecipação de verbas de televisão,uma armadilha estrategicamente usada por elas, que nos prende e nos cala. Lembrando que as transmissões pela internet já são uma realidade.

    Faltam lideranças que comprem essa ideia e tenham coragem de levar adiante.

    Do jeito que está, somente com um acontecimento sobrenatural, os excluídos deixarão de fazer turismo na série A.

    Voltando ao Santa, apesar do desalento, vou fazer um upgrade no meu título de sócio e apoiar a nova diretoria, que temos um grande desafio pela frente.

    Não vou desistir do Santa.

    Vamos Santa !!!

    Publicar uma Resposta
  16. Conversei ontem com uma pessoa da nova administração. Ele reconhece o que nós já dizíamos. O Clube faliu. Apenas vão arrecadar o suficiente para disputar a Terceirona já que a CB F pagará passagens e hospedagens. Conforme eu já dissera várias vezes, não mais pagarão os credores, acordos trabalhistas, dívidas fiscais e outras. Tentarão quitar três meses com os funcionários e voltarão a ficar devendo. Jogadores de fora só receberão se os seus donos pagararem. Enfim, tudo que eu já sabia. Se vocês não acreditarem, esperem e verão. O Santa já assumiu a falência e a futura extinção. Será colocado perante Tininho uma saída, ele irá resolver depois de assumir. Amigos, quem não acreditava em tudo o que foi dito,e pensava que algo iria melhorar, preparem-se para o que vem por aí.

    Publicar uma Resposta
  17. Marcos Coral,

    Vejo com bons olhos o seu comentário, e soube por fonte confiável que teremos boas noticias daqui em diante.

    Também estarei atualizando minha situação de sócio e estarei firme e forte pra apoiar e cobrar dessa velha nova Diretoria.

    O Santa nunca foi nada sem sua Torcida, digo no tocante ao apoio nas arquibancadas. Torcida não deve carregar e não consegue por si só manter um clube com tantas necessidades urgentes.

    Tenho uma fé inabalável e por incrível que pareça, ainda acredito nas pessoas de bem que querem um Santa melhor, viável … Também não vou desistir do Santa.

    Ontem no trabalho uma jovem amiga nos surpreendeu chegando ao escritório com a camisa do Santa Cruz. Ela foi aplaudida de pé, alí vi que o Santa é mais forte que agente imagina, é o Clube de nossos corações!

    Desejo a todos um excelente fim de ano e um 2018 cheio de paz, saúde e muito felicidade. Aprendi na vida, por experiência própria, que a dor e o sofrimento não duram pra sempre. Fé meus amigos …

    VIVA SANTINHA !!!

    Publicar uma Resposta
  18. Se os abnegados que ganharam as últimas eleições são tão apaixonados pelo clube, hipotecam seus imóveis em busca de receita, fazem doações financeiras, deixam seus afazeres profissionais e familiares para dedicação intensa ao clube, fico com a dúvida, por que suspeitar de fraudes na eleição? Por que suspeitar de contratações como Facundo Parra e Gabriel Valez, jogadores com duas ou três atuações em mais de um ano? Por que duvidar de um advogado nacionalmente consagrado que vem a público dizer que não firmou contrato com o Esporte Interativo e sim um pré contrato, quando todo estudante de direito e muitos leigos sabem a brutal diferença entre ambos, começando pelo título do documento? Parece que somos injustos com nossos cardeias Richelieus.

    Publicar uma Resposta
  19. Em todas as redes sociais do Santa Cruz, so leio os coments de pessoas dizendo “como puderam eleger esse novo presidente”. Aí eu pergunto:

    1. Onde estava esse povo todo que nao foi votar na oposicao?

    2. E se a oposicao fosse eleita, seria assim tao melhor? Parece que os outros candidatos eram o CEO do New England Patriots, o dono do Golden State Warriors, os dirigentes do Manchester United, do PSG, do Bayern Munchen…so os melhores do mundo.

    Na verdade, era um bando de liso e nenhum apresentou um projeto de fato viavel pra tirar o clube do buraco.

    Mas se alguem quiser desistir de ser torcedor do Santa Cruz, nao conte comigo. Ja passamos por situacoes mt graves e sobrevivemos.

    (em tempo, sou socio em dia, mas nao pude votar pois este clube semi-amador nao possibilita meios para quem mora longe do Recife possa exercer esse direito)

    Publicar uma Resposta
    • Nunes

      Lá vem a conversinha de união e pedintismo.

      1. Esforço inútil, eleição de curral eleitoral

      2. Não, porque você merece Tininho e a série C . Um investidor qualificado não quer aproximação com o Santa Cruz pela bagunça reinante e pelo amadorismo de sua direção.

      3. A propósito,Pode continuar torcendo e dando seu dinheiro a eles, afinal cada um faz o que quer

      sou tricolor , mas não sou leso.

      Publicar uma Resposta
      • Sr. Nunes,

        Acho que primeiro é preciso manter o respeito entre as pessoas que frequentam o blog. Se nao tem interesse no Santa, direito seu, entao va procurar outra atividade, ao inves de frequentar esse espaço.

        Nao votaria no atual presidente eleito, se me tivessem dado oportunidade de votar (como disse acima, critico bastante essa eleicao restrita). So nao vejo nenhuma qualidade tao superior nos demais candidatos.

        De todo modo, como ja disseram acima, enquanto nao mudarem toda a estrutura do futebol, mesmo com a maior organizacao do mundo nao vamos passar de turistas na serie A. Enquanto os times fora do eixo RJ-SP-MG-RS nao despertarem pra isso, fundarem uma liga propria, sem rebaixamento, com distribuicao igualitaria de verbas, estamos fadados a esse fracasso.

        E nao mereço a serie C, o Santa nao merece. Se voce acha isso, problema seu. Nao sei onde falei em uniao e pedintismo. Pelo contrario, disse que nenhum dos candidatos apresentou um plano viavel. Mas que nao ia deixar de ser torcedor por isso. Va estudar interpretacao de texto que faz melhor.

        Publicar uma Resposta
  20. O Plano de trabalho da chapa eleita tá aí. É cobrar o que está escrito.

    https://drive.google.com/file/d/1QXFZuEEM4JgCYxKwGCzTvOFnDdxeLKlG/view

    Apesar de não ter gostado da tentativa de ter a imagem “descolada” da gestão anterior (lembremos que ele era o vice-presidente e responsável pelo futebol), nunca vi Tininho fazer promessas ao vento como Alírio.

    Vamos aguardar, elogiar o que for bom (o executivo de futebol e técnico já definido foi um bom começo) e criticar o que não for bom.

    Vida que segue e sempre torcendo pelo bem e sucesso do Santa Cruz.

    E que cada um apoie como puder ou quiser. Sem patrulhamentos.

    Publicar uma Resposta
  21. Soube que o clube vai ter um orçamento minúsculo para se manter funcionando, incluindo administrativo e futebol.
    Dívidas não serão pagas. Vão rolar todas.
    Vai ser muito difícil.

    Publicar uma Resposta
  22. A verdade é que essas dúvidas trabalhistas deveriam ser cobradas de cada presidente que passou no clube em cada gestão assim é muito bom o cara assume um clube mete o pé faz um bocado de dividas e sai bonitinho fica tudo pro clube, igual a uma prefeitura que deixa os débitos pro proximo, o estatuto tem de responsabilizar as gestões não pode ser assim, aciona os ex presidente e diretores pra pagar essas dividas estuda aí uma maneira de chamar esses caras a co responsabilidade

    Publicar uma Resposta
  23. É referente a TRT digo uma coisa a vcs não é que o funcionário não tenha direito mas a correção monetária e multa desse órgão é imoral, o governo qdo quer devovle valor cobrado a mais ele calcula pela Selic, poupança isso não dá dez % ao ano a justiça trabalhista transforma dez mil reais em.um milhão em pouco tempo isso também é impagável é um absurdo essa correção de dívidas trabalhistas ou seja o clube nunca irá sair disso

    Publicar uma Resposta
  24. A única chance de diminuir as dívidas é vendendo algum ativo do clube. Como o clube tem quase nenhum patrimonio, tem que usar a venda de jogadores (tendo formado antes). Desconfio que os terrenos do CTs Waldomiro Silva e do novo não sejam no nome do Santa Cruz, senão já teriam ido a leilão.

    O pouco dinheiro que entra pela Timemania (e que pode ficar irrisório em 2018) é destinado ao refinanciamento com dívidas de tributos federais.

    Sobreviver com orçamento super reduzido e rolar dívidas é o que resta para não ter receitas as bloqueadas.

    Algum presidente tem que ser o primeiro a ter responsabilidade contábil, mesmo que isso deixe o clube apenas sobrevivendo minimamente. Essa situação continuará até que um fato novo que injete dinheiro externo aconteça (como fez o Figueirense).

    Não tem mágica. Queremos apenas transparência e responsabilidade.

    Ah… esqueçam isso de processar os gestores irresponsáveis anteriores, a lei brasileira não prevê isso, assim como também não há recuperação judicial de entidade desportiva. Podemos apenas apontá-los e cobrar distância dessa cambada.

    Publicar uma Resposta
    • Perfeito Coral!

      Com o CT iniciando as atividades e com as categorias de base sendo reativadas, poderemos enxergar um futuro melhor no que diz respeito em formar atletas e esperar que eles sejam craques rentáveis para negociações futuras.

      A maioria dos clubes brasileiros estão individados, inclusive sem pespectivas de grandes contratações. O Botafogo que negociava com o André Luis, desistiu do negócio. A torcida seria ainda para uma possível ida de João Paulo ao exterior, pois o Santa ainda tem um percentual dos direitos federativos do atleta.

      Vamos que vamos

      Publicar uma Resposta
  25. Qual a explicação da Diretoria, pela atitude irresponsável de emprestar um jogador da base, que tem futuro (já demonstrou isso), gosta do clube e queria ficar (declarou abertamente)e barato?
    E por isso e tantas outras que muitos sócios estão deixando de colaborar.

    Publicar uma Resposta
  26. O êxodo dos sócios na eleição, dá a medida exata do afastamento consciente do torcedor do Santa. É louvável o otimismo de alguns colegas, mas para quem já sabe o que está acontecendo dentro da nova diretoria, a hipocrisia logo exsurgirá, mostrando a todos a verdade. O namoro dos otimistas com a nova direção durará até a primeira declaração de realidade. Infelizmente eu já contabilizo dezenas de velhos tricolores questão se afastando. É que já descobriram a real situação, sedimentada e irreversível.

    Publicar uma Resposta
  27. Guilardo,

    Tenho admiração a sua pessoa embora não o conheça pessoalmente.

    Suas palavras, ainda que duras, são sinceras e diz a verdade. Verdade essa que também reconheço. Todos, os de bem e os do mal, sabem da falência e dificuldades a afrentar nos próximos dias que se avizinha.

    A hipocrisia não ficou sobre nossos ombros, procuram na Torcida a culpa e até mesmo instrumento de apoio para a ajuda, que sempre veio dela! Fomos NÓS que tiramos o Santa do poço sem fundo que estava (Séries D e C).

    Tenho grandes ressalvas a essa Diretoria eleita, ninguém nunca vai ser suficiente para Dirigir o Santa Cruz. Nunca vi alí unanimidade, união digna de quem queira ir longe além dos propósitos pessoais.

    Quero que todos saibam que não vou me afastar do clube que amo. Vou atualizar munha situação de sócio. Vou fazer minha parte, e respeito TODOS que desistiram e se afastaram devido todas as imoralidades e erros cometidos nos últimos 2 anos. A vida do Santa não se resume a esses trágicos 2 anos de quedas, e se um dia o Santa se acabar definitivamente, será com eu dentro!

    Um grande abraço

    Publicar uma Resposta
  28. Agradeço ao nobre colega as sinceras palavras. Eu jamais deixarei de ser Santa. Outro abraço.

    Publicar uma Resposta
  29. Deixar de ser Santa Cruz, jamais, apoiar diretorias desastrosas, jamais. Impossível isto um dia não se acabar, então a partir deste dia, voltarei.

    Publicar uma Resposta
  30. Mudando de assunto.

    Hoje surgiu novamente a notícia de que o Sport está com 2 meses de salários de jogadores ATRASADOS. Lá pelo mês de outubro também noticiaram isso.

    A diretoria da coisa desmentiu esse boato em outubro ameaçando processar o meio de comunicação que acabou se calando com medo.

    E agora em Dezembro novamente surge tal notícia.

    Publicar uma Resposta
  31. A diferença dos dois clubes é a forma como essas questões são tratadas. Enquanto que a coisa tem comando, o Santa é uma desordem geral e toda a imprensa tira onda mesmo.

    Publicar uma Resposta
  32. Sem dinheiro não se monta time que preste. Por isso os torcedores precisam colaborar: sendo sócios do Mais Querido, indo aos jogos do Santa Cruz, comprando camisas do Tricolor. É preciso também interiorizar com novos sócios do interior, com apoio financeiro de empresários, etc. Vamos apoiar o Mais Querido Galera Tricolor. O Santa precisa do nosso apoio.

    Publicar uma Resposta
  33. qto a coisa é eporadico eles atrasarem salario agente nao o normal é i viver atrasado sem previsao de nada

    e fabio como eu disse se juntanto a tininiho na composiçao da chapa isso ja estava combinado
    RESTA SABER SE FABIO DESCOBRIR QUE TEM COISA ERRADA LA DENTROA VAI SER TRANSPARENTE E DENUNCIAR OU VAI SE MAIS DO MESMO

    Publicar uma Resposta
  34. No meio de tanta desesperança, um sinal de vida: Centro de Treinamento tem verba aprovada junto ao Ministério do Esporte. É o que noticia a Coralnet, e mostra como um grupo de advogados teria trabalhado para isso.
    http://www.coralnet.com.br/noticias_ler.asp?id=28590

    Tomara que seja verdade e que consigam empresas e pessoas físicas torcedores que destinem a parcela do IR para isso.

    A maioria dos textos acima se rendem ao inevitável: Tininho é o presidente e não podemos deixar de esperar que faça algo para se redimir dos dois desastrados anos de 2016 e 2017.

    Na edição do final de semana do Diário, teve uma matéria muito boa sobre algo abordado acima, o projeto destruidor do futebol nordestino com o clube dos 13, e tudo que aconteceu desde então, até chegar ao apartheid que vivemos hoje. Com os ladrões da CBF, somente os clubes que se associaram ao esquema, para variar os grandes do sul – sudeste e umas migalhas para Goiás, Bahia e Pernambuco, levaram o nosso futebol a esse estado de assimetria financeira onde é quase impossível fazer futebol, fora do esquemão.

    Enfim, se de fato o Santa tornar público, por sua diretoria, que temos um clube falido, e conseguir reconhecimento da torcida para apoiar uma luta totalmente desigual, talvez tenhamos caminho. É esperar para ver, e apoiar se a coisa andar no caminho da transparência 9tenho cá minhas grandes dúvidas nesses que ai estão).

    Publicar uma Resposta
  35. Vcs vejam em pouco tempo um grupo de torcedores conseguiram se encaixar Bessa leis de incentivo a clube através de doação de parte do i de renda, agora tem de correr atrás das empresas que queiram participar dessa operação. mas uma coisa ficou Claro o clube tem como se levantar através dessas atitudes de verdadeiros torcedores, agora se dependesse de ALN esse CT não ia sair nunca o cara só sabe fazer bolo de rolo e jantar de adesão

    Publicar uma Resposta
    • São jovens e sérios Tricolores.
      Entendo que quase todos nós ficamos frustrados com o resultado das eleições mas temos que respeitar democraticamente os resultados.
      Agora é hora de apoiar, cobrar e fiscalizar, porque o Santa Cruz somos todos nós.
      Esta iniciativa não foi da diretoria que ora encerra de forma melancólica o seu mandato mas de Tricolores que acreditam na força desta imensa e apaixonada Torcida.
      Eu apoiarei este projeto que poderá gerar bons resultados para o Santa Cruz.

      Publicar uma Resposta
      • Concordo, sr. Eduardo. Aceitemos o resultado das urnas. Temos a obrigação, como tricolores, de seguir apoiando o SCFC.

        Publicar uma Resposta
  36. Eita ALN perdeu a boquinha pra pedir dinheiro pro CT os bolo de rolo, feijoadas e rifas ele não tem.mas desculpas pra fazer

    Publicar uma Resposta
  37. Voltando ao assunto.

    http://blogs.ne10.uol.com.br/torcedor/2017/12/10/sport-financeira-nega-atraso-salarios/

    A crise está batendo na Ilha do Retiro. Só que lá tem a lei da mordaça para o clube não entrar em parafuso.

    Essa imprensa bandida só sabe mesmo meter o cacete no Santa Cruz.

    Não quero negar nossa dificuldade financeira e nem os desmandos de nossas últimas diretorias, mas é notório um tratamento desigual por parte dessa imprensa apodrecida daqui de PE.

    Publicar uma Resposta
  38. Ouvi no rádio que a dívida do Santa é de $ 115 milhões! Impossível administrar uma dívida dessas e manter um time competitivo. Anos e anos de desmandos. O futuro é de todo incerto. Tb na rádio ouvi-o com um grupo de empresários assumiu a responsabilidade pelo pagão da folha de 250 mensal. Ou seja, a instituição Santa Cruz sobreviverá enquanto tiver quem pague as contas, por fora. Imaginar que um time de 250 mil consiga alguma coisa parece-me apostar no imponderável. O mais provável é que fiquemos como um clube pequeno, tecnicamente inexpressivo.

    Publicar uma Resposta
  39. A melhor notícia dos últimos dias é que o Sport vai ficar fora da Sula ano que vem. Quanto a nós, 115 milhões de dívida, torna o clube inviável. Ou seja, vamos levando com a barriga até onde puder…

    Publicar uma Resposta
    • E não tonha sido reduzida para uns 50 ? Tininho ,mentio ?

      Publicar uma Resposta
  40. O santa só escapa se der a sorte/competência de descobrir umas tres ou quatro revelações da base, do nível de Erick pra cima e não se desfizer na primeira oferta.
    Agora pra isso é preciso voltar com os velhos olheiros que tanto craques trouxeram para o santa em tempos distantes.
    Será que é tão caro assim manter dois ou três olheiros? Com certeza não. É só trocar por alguns funcionários improdutivos.
    O CT por si só não é garantia de revelar bons pratas da casa.
    Algo tem que ser pensado sobre isso.
    Não dá pra depender mais desses empresários fotos do futebol.

    Publicar uma Resposta
    • Esse mundo de olheiros é coisa do passado, infelizmente. Do tempo semi-profissional do futebol e quando existiam aos montes Campos de Varzea. Coisa da época de Waldomiro Silva, quando os campos de Varzea tinham uma grande função de diversão e revelação de potenciais jogadores, e quando o futebol não apresentava os salários milionários de hoje. Atualmente os olheiros fazem parte do sistema de empreendedores que acompanham as escolinhas de futebol e onde qualquer menino com alguma habilidade é cooptado desde os 7 anos e se for bom mesmo vai embora para os clubes europeus. Sem um CT e estrutura só sobram para nossa base quem não conseguiu ficar em nenhuma outra de maior qualidade. Nessa realidade, aparecer um craque em nossa base é mais ou menos como acertar na Mega-Sena. Infelizmente. Mas temos que torcer por isso.

      Publicar uma Resposta
  41. Ouvi agora que o primeiro adversário donSanta na Copa do Brasil é o Fluminense de Feira de Santana. Alguém espera passar dessa 1a fase?

    Publicar uma Resposta
  42. Tenho minhas dúvidas. Hoje o Santa está no mesmo patamar do Flu de Feira. Somos um time pequeno do Nordeste, onde já reinamos.

    Publicar uma Resposta
  43. Não passa pelo Flu de feira. Lá já tem time, inclusive com 3 do salgueiro, inclusive Rodolfo Potiguar.
    O Santa não fica com Vitor e Grafite. A condição deles é receber parte do atrasado. Se Vitor é 350 mil , imagine Grafite.
    Vitor não era pra estar recebendo do INSS enquanto afastado?
    Quem discorda de Guilardo quando diz que essa dívida é impagável? Só não vê quem não quer: o santa está inviável. Diria mais quebrado que o Náutico até. Resta saber quem vai fechar primeiro.
    A coisa tá preta.

    Publicar uma Resposta

  44. Segundo informações não oficiais, o Santa recebeu em torno de 3 milhões de reais na venda de André Luis ao Cianorte do Paraná.

    Resta saber que débitos serão pagos ou como será utilizando essa quantia.

    Publicar uma Resposta
    • É simples André. Você esqueceu que Tininho “emprestou” 2 milhões e Alírio 5 milhões ao Santa? com certeza vão abater esta dívida, você não acha?!

      Publicar uma Resposta
  45. Em termos de transparência começou bem a gestão Tininho com essa venda de André Luiz para um time sem divisão, com e que não jogará um estadual dos mais importantes além do segredo do valor da transação.

    Publicar uma Resposta
  46. De novo uma transação que se sabe através de “informações não oficiais” , realizada de uma maneira esquisita para um time que tem toda pinta de ser apenas uma ponte para o negocio verdadeiro. Não se sabe a participação do santacruz no passe do jogador, quem são os outros proprietários , quanto foi recebido , quanto foi vendido? enfim o de sempre.

    Nunca me enganaram. Para os tontos, que acreditavam em promessa de transparência. querem mais.

    sds santacruzenses

    Publicar uma Resposta
  47. O comentário, apoiado nas evidências, é que a primeira contratação do Santa, Jorginho, é mais um jogador bichado que chega ao Arruda. No CRB atuou apenas 4x. Vai fazer companhia às escolhas do Parra, Vallés, Eli Carlos e de Natan (o homem de vidro). Para quem não pode errar, parece que começaram mal. Na verdade, pelos salários que não pagam, é o que deve aportar por aqui: os sem opção.

    Publicar uma Resposta
  48. Pois é Genivaldo

    Vamos aguardar como vai chegar e se apresentar o Jorginho ao Arruda e como o mesmo vai se comportar dentro e fora das quatro linhas.

    O lateral contratado, Paulo Henrique é bastante elogiado na imprensa do Sul, tem boa estatura, formado no Santos, pode ter um bom destaque no Santa. Votor renovou e esperamos que mantenha a regularidade e importância dentro do grupo.

    Publicar uma Resposta

Submeter um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *