O dia em que fizemos história

Quando o resultado foi sacramentado, o zum-zum-zum tomou conta das redes sociais. Recebi a notícia pelo zap. Mesmo sem saber a veracidade da mensagem, confesso que fiquei feliz. Eu sempre tive um pé na oposição, talvez isto tenha sido a química principal da minha alegria.

Em poucos minutos, vídeos, fotos, mensagens, memes chegavam de todos os lados. As redes de comunicação corais estavam lotadas.

Fomos para Sede. Todos queria ver a novidade de perto e festejar. Um pequeno congestionamento se formou na Avenida Beberibe. Apareceram os vendedores de cerveja e água mineral. O cheiro do cachorro quente e a fumaça do espetinho foram tomando conta do ar.

Quando dobrei a esquina, um rapaz me ofereceu uma camisa com a seguinte frase: “Agora a gente chega”. A camisa era branca, a frase impressa em preto e abaixo dela dois traços vermelhos. “Tenho boné, também”, ele disse. Fiquei impressionado com a rapidez que esse povo tem para fabricar as coisas.

Entre cervejas, fofocas e encontros, surgiram centenas de especulações sobre o novo mandatário.

Entre um gole e outro, lembrei que no estatuto do clube está escrito que o Conselho Deliberativo é quem elege o presidente e o vice. Coloque isto numa roda de conversa e me veio uma ideia. Comentei com alguns que estavam por perto.

Uns acharam graça, outros me chamaram de doido. Poucos sacaram a parada.

Bebi mais algumas e me mandei. Cheguei em casa quase uma hora da manhã. Ainda deu tempo de compartilhar minha ideia com alguns amigos.

O fato é que tudo se tornou realidade. O clube das multidões viveu um momento que entrou para história.

No Estatuto, o Artigo 44 diz que o Conselho Deliberativo vai ser reunir ordinariamente, até o quinto dia útil após a sua eleição, para eleger e dar posse ao Presidente e Vice-Presidente do Executivo, por maioria simples dos votos presentes.

Então, naquele dia os Conselheiros eleitos fizeram algo que ninguém havia atinado antes. Eles se ligaram que podiam eleger qualquer um dos candidatos. O Senhor Beltrão pediu a palavra, invocou o tal Art. 44, disse umas coisas e argumentou:

– Ora, se nós defendemos que este Conselho seja um órgão de discussão, debates, fiscalização e dialético, nada mais justo do que elegermos o candidato da outra chapa. Com isso, acabamos com essa história do Presidente do Executivo ter a maioria no Conselho.

Aquelas palavras entraram na cabeça dos demais. Alguns as expeliram. Outros a sugaram rapidamente. Em poucos segundos, imagens psicodélicas de um novo clube surgiram naquelas mentes.

De pronto, as redes sociais foram invadidas pela inusitada ideia e pelas imagens de Senhor Beltrão defendendo seu argumento.

Outras falas vieram. O debate seguiu. Surgiram contra-argumentos. Um benemérito ficou nervoso. Houveram insultos e ameaças.

A imprensa começou a tuitar sobre a inusitada proposta. Fizeram transmissões ao vivo.

“Caralho, dessa vez a gente muda”, Cara de Prego pensou. “Vou pra Sede”, ele disse.

Vários torcedores, movimentos, coletivos, grupos foram chegando ao clube. Em pouco tempo, do lado de fora, umas duzentas pessoas esperavam o desfecho de tudo aquilo.

Lá dentro, a velha guarda tentava desfazer aquela onda que tomava conta do Conselho. Quiseram cancelar a reunião, mas não conseguiram. Ao final, por apenas dois votos de diferença, a ideia se tornou realidade. Pela primeira vez na história, o Conselho Deliberativo elegeu para presidência um candidato da outra chapa.

Meus amigos, o rebuliço foi grande. Os portões foram abertos a força. A pequena multidão invadiu a sede. Um senhor de cabelos brancos, pertencente à velha guarda, passou mal e desmaiou. Cara de Prego deu uma carreira no diretor de futebol. Miraneide e suas amigas se apossaram de uma sala perto da piscina e riscaram na porta: “Departamento de Setor Feminino”. Zé, Glaycenete e Sairé chamaram o cara que estava vendendo espetinho e cerveja e saíram correndo gritando: “vamos reabrir a Colosso. Vamos reabrir”, e se mandaram para o local da antiga churrascaria. A piscina ficou quarada de gente. Uns mais exaltados tomando banho nu, transformando nosso Parque Aquático numa praia de nudismo.

Uma turma procurava Catatau. Outra queria a chave da patrimonial. Abriram a sala da presidência e um casal fez uma performance em cima do birô. No salão de festa, não sei como, surgiu uma caixa de som, dessas que pega pen drive e bluetooth e a música embalou a galera. Reggae, samba, brega e tudo mais!

A sala de troféus foi aberta. A galera pegou algumas taças para dar uma volta olímpica imaginária.

De fato, a esperança realmente estava de volta.

Quando saí, encontrei aquele rapaz que vendia camisas com a frase: “Agora a gente chega”.

Comprei uma e vesti na hora.

Autor: Gerrá da Zabumba

Compartilhe esta publicação

31 Comentários

  1. Um delírio!!!!
    A loucura é o sal que impede a cabeça de apodrecer (algo por aí foi dito por Fernando Pessoa).
    Estava ouvindo há pouco que o Santa está cheio de credores de doações que fizeram o clube não funcionar nesses últimos 2 anos. Alirio uns 5 milhões, Tininho uns 2 milhões, Jomar Rocha pagou os cheques dos jogadores nos últimos dias: r$ 380 mil!
    Isso para não falar nos mais de 100 milhões devidos na Justics do Tranbalho e tributos! Além dis salários atrasados!
    Em síntese, vou votar na oposição, no tal do Albertino, como protesto. Não que acredito que ele mude nada, o que li da proposta é blâ-blá de liso. Além do que, ele já esteve lá e nada mudou!

    Publicar uma Resposta
  2. meus caros tricolores nimguem coloca nada numa empresa sem retorno eu acho que essas doacoes sao mais devolucoes do que doaçoes como nao se sabe de nada ali dentro vai cver que bateu remorso e devolveram uns 10% do que tiraram, e por isso mesmo querem continuar dentro do clube ora eu coloco 2 milhoes mas tiro 4 TNHA UM SINDICO NUM PREDIO ONDE MOREI QUE TODO MES ELE DIZIA QUE COLOCOU DINHEIRO DO BOLSO DELE PRA FECHAR AS CONTAS, BEM DEPOIS QUE ELE SAIU O QUE SE VIU ERA QUE ELE TIRAVA DO CONDOMINIO PRA CONTA DELE E DEPOIS QDO PRECISAVA ELE PAGAVA ALGUMA COISA
    É MAIS OU MENOS POR AI POIS SE O CLUBE É FALIDO PORQUE QUEREM CONTINUAR

    Publicar uma Resposta
  3. APELO
    PROVAVELMENTE TININHO ESTA ELEITO NAO TEM JEITO O ESQUEMA DAS URNAS ESPECIAS É FATAL ESSA URNA É PARA VOTO DOS QUE TAO INADIPLMNETES AI O QUE ACONTECE O CARA TEM A ANUIDADE QUITADA EM TROCA DE VOTO.
    MAS MEU APELO É QUE DEPOIS DA VITORIA DE TININHO(DEUS ME LOVRE) NAO VENHA AQUI COBRAR MAIS NADA DA TORCIDA SE ELE QUER CONTINUAR QUE DE SEU JEITO E NAO FIQUE MAIS TRES ANAOS CHORANDO POR DINHEIRO
    NAO VAI MUDAR NADA ALN CONTINUA NA PATRIMONIAL E O CLUBE COM 3 PRESIDENTES

    Publicar uma Resposta
  4. Parece que a justiça eleitoral de Honduras fez curso de processo eleitoral com a diretoria do Santa Cruz.

    Publicar uma Resposta
  5. Tininho é o continuísmo do que aí está.

    Fábio Melo leva mais jeito para sacristão do que pra presidente de clube de futebol. Não sabe sequer explicar suas propostas num debate ao vivo.

    Albertino só faz meter o pau no que aí está mas não explica como vai resolver estes problemas.

    Enfim, 2018 será penoso para o Santa Cruz.

    Publicar uma Resposta
  6. A bagunça é tanta no Santa Cruz que não se sabe organizar uma eleição para 5 mil pessoas.

    Publicar uma Resposta
  7. O Santa Cruz infelizmente nunca vai mudar. Por isso já faz muito tempo que não frequento mais as arquibancadas. Nos tornamos um time pequeno com vontade de ser grande e com uma grande torcida. Hoje estamos no nível, com todo respeito, de Portuguesa/SP, Guarani, ABC, Sampaio Correia, Flamengo do Piauí etc…
    Deve haver algo muito bom no santa cruz, por que ninguém quer largar o dito “clube falido”. Hoje Pernambuco tornou-se um lugar de um time só, infelizmente. Vejam que já faz tempo que quem comanda o santa cruz são as mesmas pessoas, só trocando de cadeiras. Acordem torcedores; enquanto essa hegemonia de pessoas permanecer à frente do santa cruz, nada vai mudar.
    Triste futuro do santa cruz.

    Publicar uma Resposta
  8. Sempre as mesmas pessoas sempre os mesmos erros…Sempre os mesmos erros sempre as mesmas desculpas…Sempre as mesmas desculpas sempre os mesmos crédulos…Sempre os mesmos crédulos sempre as mesmas pessoas…

    Publicar uma Resposta
  9. Hoje ficou provado que quem elege o presidente do santa é a tal da urna especial aoende socios nsao contratados em troca de atualizar mensalidade a votarem na situação é uma escrotice é uma fraude agora não venha neguinhobaqui pedir apoio da torcida e passar 3 anos chorando fazendo bolo de rolo e rifa se vire vc quer continuar que se vire tininho mamulengo de ALN

    Publicar uma Resposta
  10. Quem quiser que continue fazendo papel de otário pra esses senhores.
    Reforma do Arruda, título do fantástico Pernambuco 2018, CT que mais parece a Catedral de Barcelona pois não acaba nunca.
    Dêem seu dinheiro para esses senhores… sofram por esses senhores… sirvam de massa de manobra pra esses senhores.

    Publicar uma Resposta
  11. Fui lá e votei. A escrotice está nessa coisa de lista de sócios. Quem faz? Pq porra o cara pode quitar na hora e votar? Como já disse antes, votei no Albertino não por achar que seja boa bisca, mas como protesto. Mas sei que não adianta nada. Os velhos cardeais, esses escrotos que fuderam o clube, vão continuar lá manipulando e quem sabe mamando. Só uma coisa já decidi nesses meus 70 anos. Amanhã, ou mais tarde, se confirmando a eleição desse outro escroto, o Tininho. Vou lá e cancelo minha carteira de sócio, que tenho desde 1969. Vou torcer pelo Ibís!

    Publicar uma Resposta
  12. Três urnas já apuradas e os sem-vergonha da situação devem ganhar com folga.

    É a torcida mulher de malandro, apanha, apanha, mas nunca abandona quem bate.

    Publicar uma Resposta
  13. Hoje foi provado duas coisas primeira o clube tem dono sim é chama ALN e segundo tem dinheiro ali dentro sim se não tivesse eles não estariam brigando pra se manter lá dentro agora a partir de amanha começa às rifas,feijoada, jantar e bolo de rolo nada vai mudar patrimonial na mãos dos imoraes e por fim eu 3 anos sem colocar o pé ali dentro e sem acompanhar mais essa imoralidade que se tornou o santa . Hoje os funcionários que estão há seis meses sem receber trabalhando pra tininho rapaz tem que se fuder mesmo nas mãos dessa gente sei nao

    Publicar uma Resposta
  14. Não acredito… ou melhor, acredito sim, essa vitória da situação retrata a maioria do povo brasileiro: por um pedaço de pão, um copo de cachaça e um instante de lazer e o candidato torna-se eterno! Como acreditar que a mesma turma que deixou o clube afundar, conseguirá reerguê-lo??? Quem em sã consciência poderá entender que tudo irá mudar para melhor nessa administração do mesmo??? Somente aqueles que ainda acreditam em duendes e papai noel… Essa turma alardeou ter colocado cerca de dez milhões no clube! Quanto gente boa! E, certamente, como doação, não vão tomar de volta nunca! Primeiro sinal de administração fracassada é quando se coloca dinheiro do próprio bolso para a empresa funcionar! Gerência competente busca saídas sólidas para arrecadar receitas! Entraremos em um novo ano com os mesmos problemas, as mesmas caras derrotadas e o mesmo jurídico que não conseguiu desbloquear nenhuma conta! Parodiando o texto dessa crônica em sentido contrário: “O dia em que fomos derrotados”! Adeus santinha, estou fora…

    Publicar uma Resposta
  15. Sócio com esses imorais aí dentro tô fora o retrato bdessa eleições foi 2 casos o primeiro um cidadão votou e o reporte foi entrevistar votou em quem amigo? Resposta sei nao mandaram votar no amarelo e o segundo contrataram uma empresa de segurança paga pra eleições um funcionário chegou pra reporte da transamérica e disse tem dinheiro para segurança particular mas pra gente nada bem é isso aquilo ali se tornou um clube de uma clã que só querem tirar o deles é mais nada

    Publicar uma Resposta
  16. Poucas pessoas compareceram pra votar. Os 812 votos de Constantino Jr, os 250 de Albertino e os 190 de Fábio Melo não chegam a 50% da lista de pessoas aptas a votar.

    Muito pouca gente.

    Publicar uma Resposta
  17. Adeus, Santa Cruz.

    A partir de hoje não sou mais torcedor do Santa Cruz. Pra tudo nessa vida tem um limite, e o meu extrapolou hoje. Tem um pessoal que eu conheço que pensa o mesmo. Espero que cada vez mais o clube se esvazie até não sobrar mais nada. Espero que a cada jogo dê menos gente. Espero que o torcedor não ligue mais, não se importe mais, assim como eu passei a não me importar mais.
    Quem sabe um dia quando não restar mais nada…

    Publicar uma Resposta
    • Concordo com tudo oque você disse amigão. Todo ano os torcedores (e Ex-torcedores) insistem (insistiam) em continuar apoiando o clube simplesmente por fanatismo, enquanto alguns se aproveitam disso para fazer sabe-se lá oque com o dinheiro proveniente disso. Também não vou mais torcer, quem quiser me julgar que julgue, mais eu não sou trouxa para colocar meu dinheiro numa instituição que não tem o mínimo de respeito com os seus apoiadores.

      Publicar uma Resposta
  18. só volto acompanhar esse clube quando essa cara sair, até o masoquismo tem limite!!!

    Publicar uma Resposta
  19. Resultado esperado. O clube vai seguir seu cortejo rumo à extinção.
    Adquiriram o Santa Cruz.O clube tem dono! Não pertence mais ao povo e sim a um grupelho.
    Que o fim seja tranquilo. Sem mais vexames.

    Publicar uma Resposta
  20. Amigos, vocês esperavam o contrário ? Eleição de mentirinha, para manter O grupo sinistro que acabou com o clube. Estamos falidos, somos pequenos, trambiqueiros, e desleais com a sua torcida. Não vamos deixar de ser Santa, mas simplesmente não vamos aos jogos, não paguemos as mensalidades, não compremos camisas. Se eles mataram o clube, que cuidem do enterro.

    Publicar uma Resposta
  21. DEIXAR DE SER SANTA CRUZ! JAMAIS
    Deixar de ser sócio, sim. Na minha próxima ida a Recife me desfiliarei.
    Ir a jogos, sem saco, portanto não irei.
    Assistir na TV, talves
    Eis aí, o quadro da torcida tricolor.

    Publicar uma Resposta
  22. Embora não acredite na competência do presidente eleito, preciso torcer para que ele acerte. É a sobrevivência do meu Clube que está em jogo. Que ele tenha a humildade de ser transparente.

    Publicar uma Resposta
  23. Ainda existe esperança para o Santa Cruz? Não sei.

    Com a continuidade desse grupo a frente do Santa Cruz vai haver melhorar alguma coisa? Acho difícil.

    Mas abandonar o clube que aprendi a amar não faço nunca, sou torcedor do Santa Cruz Futebol Clube sim senhor e se um dia ele acabar deixo de acompanhar futebol, agora me afastar do clube por causa de A ou B isso não faço, nenhum deles que hoje ou a um bom tempo estão a frente do destino do nosso clube são mais importantes do que a instituição e nem tem a capacidade de me afastar do time que amo.

    Se acabar, acabou, mas enquanto ele viver me sentarei nas arquibancadas do Estádio José do Rego Maciel pra torcer PODE ESTAR NA DIVISÃO QUE TIVER e o presidente pode ser quem for.

    Andar com fé eu vou, a fé não costuma falhar!

    Publicar uma Resposta
  24. Está consumado. O Santa Cruz é deles. Minha sensação é igual a que sinto quando um amigo querido cujo vício o colocou nas mãos de traficantes. Perder o amor? querer o mal deste amigo? Jamais. Apoiar o seu vício e sustentar o traficante? NUNCA!! Só fará o mal ao amigo e dará mais poder ao traficante. Minha atitude será de me afastar, única forma de preservar este amor que sinto pelo meu clube. Nem ingresso, nem mensalidade de sócio, nem camisa, nem bolo de rolo, nem jantar de adesão, NADA!! Daqui a três anos, se o amigo quiser procurar reabilitação, farei questão de levá-lo.

    sds santacruzenses

    Publicar uma Resposta
  25. ai a caminho do trabalho vc liga o radio e escuta na radio jornal ao vivo com tininho
    comecou o choro: A TORCIDA VAI TER DE ENTENDER E AJUDAR O CLUBE QUE PASSA POR MOMENTO MUITO DIFICIL
    É DE ARROMBAR UM NEGOCIO DESSES PRA QUE SE CANDIDATOU SE NAO TEM COMO FAZER NADA SO MANTER A DESGRAÇA
    DE MIM IMORAL O SANTA NAO VE MAIS NEM UM CENTAVOS NEM DE SOCIO,NEM DE INGRESSOS DE PORRA NEHUMA
    SE VIRE VC QUE QUIS CONTINUAR AI DENTRO

    Publicar uma Resposta
  26. Mudando de assunto.

    Hoje surgiu novamente a notícia de que o Sport está com 2 meses de salários de jogadores ATRASADOS. Lá pelo mês de outubro também noticiaram isso.

    A diretoria da coisa desmentiu esse boato em outubro ameaçando processar o meio de comunicação que acabou se calando com medo.

    E agora em Dezembro novamente surge tal notícia.

    Publicar uma Resposta
  27. Já no Santa Cruz antes mesmo dos salários atrasarem já está estampada a notícia e ninguém faz nada.

    Esta é a grande diferença.

    A coisa, infelizmente, tem comando. Enquanto que nós só temos desmandos.

    Publicar uma Resposta
  28. Sem dinheiro não se monta time que preste. Por isso os torcedores precisam colaborar: sendo sócios do Mais Querido, indo aos jogos do Santa Cruz, comprando camisas do Tricolor. É preciso também interiorizar com novos sócios do interior, com apoio financeiro de empresários, etc. Vamos apoiar o Mais Querido Galera Tricolor. O Santa precisa do nosso apoio.

    Publicar uma Resposta

Submeter um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *