Eleições 2017 – Entrevista com Thomaz Pereira

Thomaz de Aquino Pereira Barbosa é o candidato a Presidente do Conselho Deliberativo na Chapa “Muda Santa Cruz”. Thomaz é pernambucano, tem 44 anos,  empresário formado em Administração de Empresas pela UNICAP. Tem cursos de gestão, Conselheiro do SCFC , ex-diretor de Base do Santa Cruz e apaixonado pelo Clube.

Blog do Santinha: Na sua opinião o conselho deve ser um órgão de arrecadação ou de deliberação e fiscalização?

Thomaz Pereira: Deve ser pela ordem: deliberação como o próprio nome diz, fiscalização e também arrecadação.
Desde sempre o conselho no Santa Cruz tem servido apenas para arrecadar e aprovar todas as ações do Presidente anterior. No nosso estatuto rege que o maior e mais importante poder dentro do clube é o Deliberativo.Na prática, infelizmente não acontece isso. O executivo atropela os outros dois. Temos no nosso projeto a atualização e modernização do estatuto.

Blog do Santinha:  No Santa Cruz há uma prática do Presidente do Executivo acabar seu mandato e  ser candidato a Presidência do Conselho Deliberativo no mandado seguinte. O senhor acha isso correto, uma vez que as contas do clube só são julgadas no exercício seguinte? Para ficar mais claro a questão: o senhor acha correto o ex-presidente do clube julgar suas próprias contas?

Thomaz Pereira: Obviamente que não. Acaba chancelando o erro e coibindo a fiscalização. Temos que introduzir o conceito de Governança e melhores práticas administrativas.

Blog do Santinha: Grande parte da torcida coral aponta o estatuto do clube como uma das fontes de tantos erros de gestão, pois afirmam que o mesmo é anacrônico e não é capaz de permitir a modernização do Santa Cruz. Como o  senhor vê o estatuto atual? É possível, politicamente, existir um acordo para torná-lo mais adequado às demandas de nosso tempo?

Thomaz Pereira: Verdade. O nosso atual estatuto está desatualizado e com alguns vícios de autoritarismo. Na prática tem pouco foco em questões muito importantes do clube e por vezes não é claro. Acredito que sua reforma teria que existir em um ambiente de mudança. Novos nomes, conceitos e objetivos.Não acredito que a situação faça isso, tiveram várias oportunidades e não obtiveram sucesso. Como conselheiro cobrei por demais estas melhoras.

Blog do Santinha: É comum ouvirmos criticas ao modelo político do Santa Cruz. No clube, o Conselho Deliberativo é todo composto por pessoas indicadas pelo Presidente do Executivo. O senhor acha salutar este tipo de modelo político?

Thomaz Pereira: Não. Inclusive o conselho é misógino e excludente sob ponto de vista financeiro. Explico:como apenas podem participar sócios de categorias mais caras, acaba elitizando o que não deveria. Cria um apêndice do executivo apenas como órgão arrecadador. Defendo a maior participação de mulheres e de pessoas de oposição, abrindo a opção inclusive de um percentual para pessoas inscritas em chapas de oposição.

Blog do Santinha: O Conselho Deliberativo do Santa Cruz pode ter até 500 conselheiros. A mensalidade custa 150 reais. Há um destino especifico para esta arrecadação? Na sua opinião qual seria a melhor forma de se prestar contas da arrecadação do Deliberativo?

Thomaz Pereira: Existe uma divisão deste recebimento. Não fica muito claro . Existe um destino informado pelo clube sim. Não acho o mais correto e viável.Outro ponto seria o pagamento deste valor apenas pra quem se dispor para tal. Estas prestações deveriam  ser mensais e colocadas em uma rede intranet onde apenas o conselheiro teria acesso.

Blog do Santinha: Ainda sobre os membros do Conselho, de acordo com o estatuto temos os conselheiros efetivos e os suplentes. Qual o critério para um suplente assumir a titularidade? Por exemplo, se um titular morrer, qual o suplente que o substitui?

Thomaz Pereira: O suplentes foram criados mais para acomodar pessoas ligadas aos mandatários . Não existe um critério predefinido. Não fica claro no estatuto. Devemos criar critérios como: tempo de conselho, idade, assiduidade, propostas analisadas e ou aceitas pelo conselho. Ou seja: efetividade.

Blog do Santinha: Na esfera da política interna do clube, como o senhor pensa uma gestão eficaz que seja capaz de sanar os problemas históricos do santa Cruz como dívidas trabalhistas, salários sempre atrasados, falta de grande investidores, etc?

Thomaz Pereira: Primeiro passo: uma Auditoria. O clube precisa conhecer efetivamente seus números.
Segundo: Departamentalizar o clube.
Terceiro: viabilidade econômico /financeira de áreas e ou departamentos.
Quarto: terceirização de alguns serviços tais como; segurança, limpeza e administrativo (ter estagiários).
Quinto: Fazer uma reengenharia administrativa / financeira separando ativos bons (blindagem) de débitos e obrigações a pagar.
Sexta: criação de duas SPE’S (Sociedade de Propósito Específico). Santa Cruz Participações e Santa Cruz Novos Negócios.
Sétima: securitização de débitos e posterior planejamento de efetivo pagamento. Tentar mudar o perfil de endividamento do clube.
Oitava: criar grupos de trabalho exclusivo por áreas para focar em um levantamento preliminar com resultado em 90 dias. Teríamos uma radiografia do clube neste prazo emergencial. Reavaliando e suspendendo todos os contratos e pagamentos. 

Blog do Santinha: No que se refere ao Conselho Deliberativo, caso o senhor seja eleito, como pretende atuar e quais os seus compromissos como Presidente do Conselho Deliberativo nos próximos 3 anos?

Thomaz Pereira: Se os sócios assim entenderem e me derem esta missão que muito me orgulharia, pretendo atuar em algumas áreas especificas do clube de forma transparente e com um bom e qualificado grupo de pessoas, independente de corrente política clubista. Reformar o estatuto como condição emergencial para que possam ser feitas as mudanças estruturais que o clube posterga tanto. Ou mudamos o modo de fazer as coisas ou mudamos as pessoas que fazem errado. Assumo desde já que será um conselho ativo, participativo e especialmente democrático. Inclusive com a participação das minorias e de nomes de outras chapas. Conselho meritocrático.

Autor: Gerrá da Zabumba

Compartilhe esta publicação

24 Comentários

  1. A pessoa ver um bocado de mentirosos enganar a torcida com essa eleição de merda, e ter que aguentar a torcida do Sport festejando como se fosse campeão do mundo, é a maior humilhação para nós que amamos o Santa. Confesso, se caírmos para a D , como estamos caminhando, é melhor fechar as portas.

    Publicar uma Resposta
    • Voltar a ser um clube amador com dignidade, é o possível.

      Quanto à coisa ruim da Abdias, ela não usou de todas as trapaças para ser o único clube de futebol do estado? então que agora fique batendo cabeça sozinha contra o poderio econômico do Sul/Sudeste e aproveite suas alegrias risíveis de não ser rebaixado ou apenas participar de sulamericana.

      Tripudiar de molambos enganados, trapaceados e segregados financeiramente cada vez terá menos sabor, mesmo disputando o falido e desimportante campeonato PE, que nem classificar para o NE mais classifica.

      Uma coisa (vtnc) eu digo, a inexistência da rivalidade local (em pé de igualdade) a médio prazo será a derrocada deste clube arrogante, baixo e trapaceiro que é o sport, que em breve também estará na merda.

      Publicar uma Resposta
  2. Essa eleiçao é um jogo de cartas marcadas e quem está na situação só perde um pleito se quiser. Foi publicada hoje, 30/11, no site oficial do Santa Cruz a lista oficial de sócios aptos a votar, meu nome consta na página 227 como sendo sócio na categoria Tri Super. Informo a quem interessar possa que desde a mudança do plano Guerreiro Fiel para o atual NÃO PAGO A MENSALIDADE, NÃO ADERI AO NOVO PLANO e, portanto, não posso ser eleitor apto a votar. Assim como eu devem existir centenas, ou milhares, de “sócios” aptos a votar. Essa lista não resiste a uma auditoria minimamente séria.

    Publicar uma Resposta
    • Nesta lista estão todos, inclusive inadimplentes. Quem ficar em dia até a data da eleição poderá votar. Poderás votar apenas se pagar as mensalidades atrasadas. Foi o que escutei na Rádio Jornal. Tua mudança de plano deve ter sido porque o plano anterior deixou de existir e fosts enquadrado num plano equivalente.

      Publicar uma Resposta
      • Entendo perfeitamente. O que questiono é a divulgação de uma lista de SÓCIOS APTOS A VOTAR que não condiz com a realidade. De posse da lista quem está à frente do clube pode muito bem “tornar adimplentes” sócios inadimplentes e a partir daí podem acontecer coisas(vtnc) que até Deus duvida.l

        Publicar uma Resposta
  3. é verdade amigo, o pior e aguentar essa tal de constatino presidente do santa!!!!

    Publicar uma Resposta
  4. Seremos um América. Nenhum destes candidatos está obrigado a cumprir tais promessas, principalmente quem já foi ou se encontra no poder. Da turma de ALN sei que posso esperar o pior.

    Publicar uma Resposta
  5. Nenhum candidato se posiciona sobre buscar investimento externo.

    Sabemos que o clube não tem como pagar seus refinanciamentos de dívidas trabalhistas (20% do liquido apurado) + parcela do profut (+- 500 mil/mês).

    Se perder o dinheiro dos top20 timemania (+-250 mil/mês), então, estará decretado o estado de insolvência.

    E ainda tem os bloqueios eventuais de dívidas com fornecedores, outros clubes e processos trabalhistas em outros estados.

    NÃO SE OUVE UMA PALAVRA DOS CANDIDATOS SOBRE O QUE REALMENTE É IMPORTANTE. COMO VAI FINANCIAR O CLUBE.

    Tenho direito de voto, mas sinceramente não tenho ânimo para ir votar. Que ganhe o que a maioria (viciada ou não) desejar. Dou um candidato no outro e não quero troco. Um é a visão do continuísmo estagnado, outro a cara do despreparo e o terceiro, o amadorismo sonhador em pessoa. É bronca.

    Publicar uma Resposta
    • Todos os candidatos tangenciaram na questão de como administrar um clube insolvente. Ninguém apontou uma solução factível para o maior entrave do clube, que é a excruciante dívida trabalhista e os bloqueios. Só tergiversaram e nada mais.
      Vamos continuar mendigando no futebol.

      Publicar uma Resposta
  6. Ao comemorar como se teve ganho o campeonato o não rebaixamento, a coisa ruim mostra o estado a que chegou o futebol de Pernambuco. Mesmo assim, mantendo-se na A enquanto os antigos adversários vão deixando de existir (essa é a verdade, por mais que nos incomode), consagra-se tal disparidade econômica que no meu modo de ver determina o fim da competição local. Dificilmente, a não ser que haja muita incompetência da parte deles (e menor incompetência da parte do Santa e do Náutico), se repetirá 2011, 12 e 13, e até mesmo 14 e 15, impedindo-os de dominar completamente os certames locais (que no meu entender marcham para desaparecer).
    Quanto as eleições, pelos debates (ou melhor conversar que ouvi), achei o Fábio fraquíssimo, sendo o outro mais verborrágico, mas carregando a pecha de já ter estado lá e nada mudado.
    Fiquei estupefato com uma entrevista de avaliação dos erros e acertos deito por Alírio, onde diz deixar o clube mais estruturado! També achei curioso que tenha dito que reduziui em 30 milhões as dívidas trabalhistas, que hoje somariam 40 milhões e mais 40 milhões de dívidas tributárias. Ou seja, deve estar deixando o clube com uma dívida de mais de R$ 100 milhões, afora as inevitáveis novas indenizações trabalhistas pelo que está deixando de folhas não quitadas.
    Do que li dessas entrevistas, achei interessante a ideia das sociedades de propósito específico. Considerando que publicaram uma lista de cerca de 14 mil sócios, dos quais apenas uns 2 mil estariam adimplentes, quem sabe se poderia criar alguma coisa para que nossas constribuições pudessem financiar o futebol sem ser arrestadas. Não sei se teria viabilidade o Santa arrendar sua marca a um grupo de investidores que topassem explorar as competições. Digo isso, porque sem nada mudar não vamos sobreviver. O clube está falido e sem nenhuma condição de se reerguer, e não vi qualquer proposta consistente dos candidatos nessa linha.
    Enfim, devo votar na oposição, não no Fábio que não me pareceu dizer né com cré, mais pelo desejo de que algo aconteça do que pela esperança que venha a ocorrer.

    Publicar uma Resposta
  7. Em uma enquete com 4300 pessoas….. Que mentira que lorota boa, será que alguém acredita nisso? A que ponto chegamos!

    Publicar uma Resposta
  8. Perfeita entrevista, a hora da mudança é agora, vamos tirar os dinossauros do nosso clube e vamos fazer ele Grande novamente!
    #mudasantacruz

    Publicar uma Resposta
  9. Só no Santa acontece uma atrocidade dessa. Dois rebaixamentos consecutivos e ainda tem a cara de pau de querer permanecer com essa gestão devastadora,nossa torcida é muito omissa se fosse em qualquer clube tinha sido banidos a força.

    Publicar uma Resposta
  10. Um fornecedor de uma das empresas pernambucanas que sempre em momentos importantes estampam sua marca na camisa do Santa, me contou o seguinte: não é patrocínio é empréstimo, o empresário coloca dinheiro no clube, aparece o anúncio na camisa e no estádio e recebe de volta devidamente corrigido. Se for verdade, isso aí vai justificar porque não se larga o osso e porque sempre aparecem os mesmos patrocínios.

    Publicar uma Resposta
  11. O que ocorre no dia das eleições? Bem as pessoas que estão atrasadas recebem proposta pra atualizar seus débitos em troca de voto todo mundo sabe disso e desse jeito todo ano a situação ganha as eleições

    Publicar uma Resposta
  12. por falar em transparência é bom já divulgarem quanto realmente vamos ganhar do Esporte Interativo pela transmissão da C…pois segundo a teoria da conspiração fomos rebaixados pra botarem a mão nessa grana que seria mais tentadora do que continuar na B…

    Publicar uma Resposta
  13. A cota da copa do nordeste já passaram o rodo já era

    Publicar uma Resposta
  14. Bem.pessoal escutei todo o debate dos 3 agora na transamérica e pior do que a cara de pau de tininho prometendo a mesma coisa foi esse cidadão chamado fabio que infelizmente deve ganhar e chamará tininho e abnegados para se juntarem. Sim pelo debate chegou a dar nojo qdo Albertino ia fazer uma pergunta e os dois cochichando rindo e tirando onda de Albertino, bem se eu fosse votar bdepois de hoje era na chapa mudasanta cruz, foi nojenta esses paparicado entre Fábio e tininho e mostra que são a mesma coisa

    Publicar uma Resposta
  15. Sem dinheiro não se monta time que preste. Por isso os torcedores precisam colaborar: sendo sócios do Mais Querido, indo aos jogos do Santa Cruz, comprando camisas do Tricolor. É preciso também interiorizar com novos sócios do interior, com apoio financeiro de empresários, etc. Vamos apoiar o Mais Querido Galera Tricolor. O Santa precisa do nosso apoio.

    Publicar uma Resposta

Submeter um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *