Está chegando a hora.

Meus amigos tricolores corais, a hora de eleger o futuro presidente do Santa Cruz – e toda a sua equipe, não esqueçamos disso – se realizará no próximo dia 5 de dezembro.
A situação manteve a chapa encabeçada por Antônio Luiz Neto. A oposição saiu com Fábio Melo e Albertino dos Anjos. Até agora conseguimos colocar aqui as plataformas políticas da oposição. Meus contatos não me passaram, ainda, a plataforma da situação. Caso alguém tenha acesso, por gentileza, manda pra gente que publicamos aqui.
A ideia do Blog é permitir que os sócios eleitores possam ter conhecimento dos candidatos. Transparência, estamos cansados de dizer, é fundamental.
Evidente que a história de nossos equívocos, dívidas trabalhistas eternas, os salários sempre atrasados, a falta de visibilidade de nossas contas, a desconfiança com o que ocorre e ocorreu no clube com um ar sinistro de certa obscuridade, entre tantos outros pontos, faz com que a maioria não acredite em nada.
Mas é preciso entender que política é ação, práxis, e não resmungo. Não basta apenas conhecer as plataformas e ir votar em A, B ou C. É preciso marcar presença nessa futura gestão de uma maneira nova. Não podemos exigir que o outro se comporte de maneira nova se ainda estamos apegados a velhos comportamentos improdutivos.
A lista que saiu dos sócios que podem votar demonstrou a desorganização crônica que habita as dependências nada independentes do Arruda. Como diz o amigo Coral: Oligarquias Coniventes do Arruda.
Esse fatídico ano de 2017 deve nos servir de lição: ou realmente algo sério é feito no Arruda ou estamos fadados a sumir como outros times do Brasil que outrora eram grandes.
Gerrá e eu elaboramos algumas perguntamos que enviamos para os candidatos. Ou melhor: para os candidatos à presidência do conselho deliberativo (uma grande sacada de Gerrá devido à dinâmica política do clube). Demos um prazo a cada um deles. Assim, só publicaremos as repostas de cada candidato quando todos tiverem respondidos até o prazo. Isso garante a postura independente do Blog.
O prazo foi até quarta que vem, dia 29 de novembro. Iremos publicar as respostas em sequência de entrega. Isso nos ajuda a vislumbrar com mais alcance a chapa como um todo e não apenas centrado no candidato à presidência.
Até quando não queremos pensar em política, já estamos tendo uma atitude política.
Será que esse papo de que o Santa Cruz é uma grande família resiste a mais uma séricê? Quero crer que sim.

Autor: Zeca

Zeca é professor doutor em Filosofia. O amor pelo Santa Cruz vem de berço. Aos cinco anos o pai já o levava ao Arruda. Escritor e poeta, tem diversos livros publicados. Escreve também no blog Ars Diluvian em que trata de arte, política e ciências humanas. É metaleiro e toca na banda Agelon de Brutal Death Metal. Mora na Boa Vista e sente muito orgulho de estar sempre perto do Pátio da Santa Cruz.

Compartilhe esta publicação

37 Comentários

  1. Ta certo, Zeca! Certíssimo.

    Mas veja só, sou socio em dia, morando a mais de 3 mil km do Recife. Pq nao disponibilizam algum meio para que os socios que moram longe da capital pernambucana possam votar? Ate eleicao parlamentar de varios países permite isso. Pq nao de um clube?

    É preciso cativar os tricolores que moram longe. Me inscrevi para tentar ser do consulado do Santa em Porto Alegre e faz meses que nao me dao nem retorno.

    Que a proxima gestao consiga profissionalizar mais o clube (dificil demais, mas nao impossivel)

    Publicar uma Resposta
  2. A Situação levou o Santa Cruz a uma situação (repetido propositalmente) de vergonha e de pré-falência. Faz do Santa Cruz uma instituição sem transparência, e por conseguinte, sem ÉTICA.
    Qualquer proposta da Situação é uma agressão ao sócio. É tão confiável quanto aos “milagres” dessas igrejas cretinas que emporcalham a TV.

    Publicar uma Resposta
    • Realmente. Como podem lançar chapa tendo deixado o Clube nesta situação?

      Publicar uma Resposta
  3. Rapaz vcs viram o técnico da chapa santadopovo o cara acabou de rebaixar o Luverdense p q pariu

    Publicar uma Resposta
  4. As chapas do Santa estão parecendo as chapas Lula e Bolsonaro. É merda só, mas vão ser votadas.

    Publicar uma Resposta
    • Tem o seu Aecim.
      Quando você agride Lula (não tem culpa de ter sido mais uma vítima da mídia), você transfere o foco que é o Santa Cruz, para outro cenário, político partidário.
      Não uso este espaço para discutir política partidária porque entendo que aqui, o nosso “país” é o Santa Cruz.
      Tenho minha convicção ideológica, e peço a você, mais velho do que eu, que evitemos desviar neste fórum, assuntos que não cabem.
      Tenho certeza da sua compreensão.

      Publicar uma Resposta
  5. ALN criou um carrossel para que o clube seja geridos pelos mesmos cavalinhos.
    Vejam que Alirio afundou o clube e aparece como futuro presidente do Conselho.
    Desse jeito, meus caros, vamos continuar a ver o Santa Cruz se afundar no amadorismo servil.

    Publicar uma Resposta
  6. Vi hoje no YouTube que a Lusa está sem calendário para 2018. Nem a Série D.
    Se o Santa Cruz se mantivet no feudo comandado por ALN, pode submergir no mesmo caminho.

    Publicar uma Resposta
  7. Esse silêncio de ALN e sua turma é até faltando debate na rádio me preocupa muito é como ele não se importasse pois nas urnas ele manobra

    Publicar uma Resposta
  8. Escutei o debate todo e volto a dizer a chapa de Fábio é muito fraca fora que ALN o convidou neste momento se eu votasse era na de Albertino é muito mais organizada em tudo

    Publicar uma Resposta
  9. Meus amigos. Após o debate, e eu já havia dito, tive a certeza que a oposição, tal qual a situação, estão certas que todos nós somos uns palermas, analfabetos e tabaréus. ALN deve estar morrendo de rir com o que ouviu. Até Delírio deve estar rindo também. ALN, porque teve confirmado que Albertino não vai fazer nada do que disse. Delírio, porquê Albertino mente mal e não aprendeu com ele. A nossa situação, de pobres torcedores, nos passa a ideia que somos meros espectadores de um circo mambembe, onde os atores e palhaços não fazem sequer a plateia rir. Em outras palavras, fudidos e mal pagos. Ninguém fará nada, simplesmente porque não tem dinheiro. Só o ALN, puta velha na zona, conseguirá levar o barco fazendo água, com a barriga, numa mistura de mentiras e promessas. Isso ele sabe fazer como ninguém. Eleição para inglês ver. Ainda tem gente que acredita. Pois muito bem… Teremos logo uma nova Arena Coral e um Grande Patrocinador. Claro. Todos nós acreditaremos e ficamos a aguardar. Afinal somos tricolores. Fazer o quê ?

    Publicar uma Resposta
  10. bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmbaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    O IMORAL QUE ERA CANDIDATO SE RETIROU DAS ELEIÇOES ALN, EM COMPÉNSAÇAO O OUTRO IMORAL QUE DISSE QUE NAO QUERIA MAIS NADA COM O CLUBE QUE ESTAVA DESGASTADO ANUNCIOU AGORA HA POUCO QUE É CANDIDATO
    TININHO ELE OP CARA, O TAMPA O ESTAGIARIO É CANDIDATO DA CHAPA FODA- SE SANTA RUMO A D

    Publicar uma Resposta
  11. Gostaria de ver uma oposição verdadeiramente opositora vencendo essas eleições no Arruda. O meu único medo é que quando se fala em oposição no Santa Cruz eu só lembro da chapa do cabeção quando venceu Alberto Lisboa.

    Publicar uma Resposta
  12. Caro Madson. Isso é parte do estratagema que está sendo cumprido à risca. Eu venho dizendo que uma eleição de mentirinha, pra inglês ver. Você acha que mesmo depois das lambanças de Tininho ele iria sair ? Claro que não. Vão levando com a barriga e enganando os trouxas. Palhaços somos nós que ficamos aquí a debater e digladiar com agentes deles. Não vão votar, a eleição já está ganha. ALN, TININHO E DELÍRIO devem estar morrendo de rir com a inocência desses pobres opositores. Tudo fica como antes. O clube falido, pedindo esmolas, com ingresso para a série D, e eles arrancando os restos das poucas carnes, já podres, do velho Santa.

    Publicar uma Resposta
  13. Meus amigos a melhor notícia de natal foi essa de Constantino se candidatar não comparem ele com esses bostas que passaram por aí eu conheço o cara .ele veio de arquibancadas nunca faltou um jogo é bem sucedido na vida confiem no cara hoje dos que estão aí ele é o melhor ele vai dar um pé nessas quizilas políticas que rondam o arruda confiem quem o conhece sabe do que estou falando.

    Publicar uma Resposta
    • Não duvido que seja uma pessoa do bem. Mas, não apostaria minhas fichas num gestor que administra o futebol do Clube há anos e faz o tipo de contratações que temos visto nos últimos anos. Vai dizer que faltou dinheiro, faltará também em 2018. Qual o papel dele como vice-presidente? Qual será como presidente? Para mim, não muda nada a alteração na chapa. Teremos mais do mesmo, infelizmente.

      Publicar uma Resposta
  14. Guga ele é cria de ALN como é que a criatura vai dá uma chega pra lá no criador é só o fato de ALN continuar lá dentro e na patrimônio já disse tudo a zona vai continuar, outra coisa os caras passam os anos todos dizendo que o clube não tem dinheiro e não querem sair de lá me responde isso é amor ou o clube não é falido como eles dizem

    Publicar uma Resposta
  15. Antes da eleição tininho e ALN vai prometer caixa,CT,arena coral, enxugar o clube etc e depois da eleição no outro dia vc vai ver rifas,jantar de adesão ,feijoada,bingo, e culpando a torcida por não ir a campo cara são mais de 20 anos se revezando lá dentro não mudou nada voltamos pra c e tu acha que vai mudar agora

    Publicar uma Resposta
  16. Se tininho ganhar abandonarei de vês esse clube não é possível que uns caras que estão na se revezando nhã mais de 20 anos no clube sem transparência nenhuma nem uma.lista de sócios honesta sabem fazer continuem lá dentro

    Publicar uma Resposta
  17. Bem na apresentação da chapa agora há pouco de tininho que não queria mas agora quer ficou claro que ele já se considera eleito ou seja não sei como quer dizer eles sabem como e na entrevista ele deu a entender que Fábio da chapa santa cruz do povo é muito amigo bdele e que vai convidá-lo para compor o quadro . Como assim foi dito Fábio e ALN são a mesma coisa

    Publicar uma Resposta
  18. Vendo a apresentação da chapa da situação. Triste, lamentável esta oligarquia cara de pau que quer se perpetuar. Tininho , o Silvio Caldas do Arruda, é a cara do despreparo, da incompetência e do cinismo. Ele faz cara de quem não tem nada a ver com o que aconteceu. Parece um menino mimado, dizendo agora é a minha vez de brincar.
    Se vencerem a eleição, digo que o sócio do santa Cruz os merece, assim como é merecida esta situação vexatória em que colocaram o clube. Que a parte boa da torcida dê as costas para eles , como aliás vem dando. Uma parte é feito rapariga, volta com três vitórias seguidas. De minha parte, serão três anos que esquecerei da existência do clube, como sócio e torcedor.

    sds santacruzenses.

    Publicar uma Resposta
  19. coral ao inves de notinhas fabio deveria ja que é amigo demais de tininho ligar pra ele e pedri qe ele pare e dizer que vaichamar gente da chapa dele pra ajudar depois da eleicao
    VEJA SO TININHO JA DISSE DEPOIS DA ELEICOES OU SEJA JA SE CONSIDERAM ELEITOS INCLUSIVE CITOU O VICE DE FABIO

    Publicar uma Resposta
  20. O regime presidencialista implantado por ALN é chamado de carrossel republicano. Ele mesmo escolheu todos os cavalinhos que irão rodar na presidência do clube até 2045.
    Oposição alguma terá chance.
    O tutano do defunto é bom e por isso ninguém quer largar os restos. Tininho não largaria de jeito nenhum.
    Serao mais três anos de amadorismo, de contratações estapafúrdias e salários atrasados.

    Publicar uma Resposta
  21. Incrível que a chapa da situação vem falar de títulos, vitorias time competitivo, mas não diz como vai resolver o problema financeiro do clube, problema que foi a desculpa para os fracassos.

    Alias nenhuma chapa falou como vai resolver o problema financeiro, não informam de onde vem os recursos. Ou seja não tem competência para administrar o clube.
    A solução é um investidor para administrar o clube. Mas o orgulho prepotência e sede pelo poder não deixam ver isso.

    Publicar uma Resposta
  22. So no Santa Cruz acontece esas coisas,esses incompetentes com dois rebaixamentos consecutivos ainda tem a coragem de lançar uma chapa . Se fosse em qualquer clube tinha sido banidos a força. E a outra chapa anuncia um treinador que acabou de ser rebaixado. PQP estamos lascados !!!!!

    Publicar uma Resposta
  23. Isso, sendo eleito , Fabio Melo disse que contrataria o técnico da luverdense recém -rebaixado.

    Publicar uma Resposta
  24. Amigo censor, na boa, Alírio é presidente da comissão eleitoral e é candidato. Pode isso, Arnaldo?

    Publicar uma Resposta
  25. Tininho, dos que se apresentam como candidato, sem dúvidas é o pior deles. Estamos numa encruzilhada de ter que escolher entre eles, o menos ruim.

    A entrevista de Tininho falando em sustentabilidade financeira, negociação com a Justiça do trabalho para pagamentos de débitos chega a ser sarcástica com gente que tem o mínimo de inteligência. Como é que o cara passa sete anos participando da gestão do clube, contrata quase duzentos jogadores dos quais mais da metade estão com processos na justiça, fora os treinadores; vem falar em austeridade. Como é que o cara que participou da gestão com maior orçamento da história do clube em 2016 deixou o clube devendo salários, vem agora falar em negociar com a Justiça num ano que teremos receitas baixas e incertas. Como é que o cara agora vem falar em gestão profissional no futebol, quando esse tempo todo conduziu o futebol com amadorismo. Como o cara que desprezou e acabou com a base, mão e obra barata, fala sustentabilidade.

    Tininho tem três rebaixamentos no Santa Cruz, sim, porque ele também participou da gestão de Edinho; e foram rebaixamentos de forma vergonhosa.

    É desesperador! diante da falta de alternativas e da eleição quase certa dessa chapa da situação: #vaipracasatininho ; #voltaALN

    Publicar uma Resposta
    • Concordo que este é o pior candidato. Pois esteve aí todo o tempo. E fala como se já estivesse eleito. A eleição dele é a certeza de que nada mudará.

      Publicar uma Resposta
  26. Eles sabem como se eleger atrás desta lista falsa de sócios de o mesmo cara poderia votar até 10x

    Publicar uma Resposta
  27. Tininho não tem planejamento financeiro algum.Ele já disse que jogador tem que jogar sem reinvidicar salários.
    É uma mentalidade anti-profissional.
    O clube não mudará uma vírgula.

    Publicar uma Resposta
  28. Já tá voltando a conversa fiada de Shopping de 9 andares? pqp, já não foi informado que o terreno é uma concessão da prefeitura para uso EXCLUSIVO para finalidades desportivas?

    Comércio não é atividade desportiva, parem de tentar enganar a torcida.

    Publicar uma Resposta
  29. Caros amigos. Sem novidades ou surpresas. Tudo estava traçado para Tininho, eleição é mera encenação. O Clube vai caminhar como morto vivo sem qualquer possibilidade, por menor que seja, de melhorar. Quem acreditava no contrário, está aí o resultado. Logo voltará o Wlad para fazer o contra posto, e nós ficaremos feito patetas. Só nos resta não pagar mensalidades de sócios e não ir aos jogos. Aliás, para um time que não vai mais pagar a ninguém, não fará falta.

    Publicar uma Resposta
  30. Rapaz, o Albertino pediu para cassar a liminar que exigia o Santa Cruz apresentar a lista de sócios revisada e expor no clube. Que oposição é essa?

    Publicar uma Resposta

Submeter um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *