Eleições Corais

Meus amigos, a derrota de ontem só veio corroborar o que todos, racionalmente falando, já sabiam. Agora não adianta chorar o leite derramado, desesperar-se ou tampouco abandonar o nosso Mais Querido.
Como bem comentou André Tricolor: “Da liderança da Série A para a Terceirona … incrível, só o Santa pra conseguir uma proeza dessas!”. Por isso, creio que está na hora de enterrarmos o passado – mas mantê-lo na memória para que os mesmos erros não sejam cometidos no futuro.
E esse ano é ano de eleição no Santa Cruz. O nosso querido Blog decidiu postar as plataformas políticas de todos os candidatos para que os sócios possam sopesar a proposta que acreditam ser melhor para o clube.
Gerrá deu uma ideia muito massa: vamos elaborar questões para entrevistar os candidatos. Estamos preparando isso. Democracia se faz, antes de tudo, com ética e transparência.
A primeira proposta que iremos apresentar é a da chapa Muda Santa Cruz de Albertino dos Anjos. O mote da campanha é “Profissionalização do Santa Cruz”.
A plataforma de Albertino – acessem o link e leiam o documento na íntegra – se inicia elencando os problemas do clube no cenário atual: das dívidas trabalhistas às contas bloqueadas.
Logo em seguida temos as bases do projeto: ativar a divisão de base, atuar nas causas trabalhistas, enxugar comissão técnica, redesenhar organograma, construir o CT, repensar o estatuto do clube etc. Mas como efetivar esses objetivos?
O projeto elabora suas premissas básicas: marca, formação de base e patrocinador. Estrutura a origem e aplicação dos recursos: da formação e negociação dos atletas à manutenção do CTF. São diversos pontos que merecem ser discutidos à fundo.
A plataforma de Albertino também elenca as ações do projeto da chapa: reestruturação do programa de sócios, marketing e comunicação com nova estrutura e repensar plenamente o futebol profissional. Este último ponto é bem detalhado: reestruturação da comissão técnica, critérios para contratação, coordenador técnico e de transição, teto da folha por competição etc.
Além de pensar em um projeto para as divisões de base, há também a ideia de reformar a estrutura do administrativo e financeiro: implantar gestão por processos, renegociar dívidas, publicar mensalmente o fluxo de caixa, organograma meritocrático etc. Também repensar o departamento jurídico do clube: auditoria dos contratos, revisão de todas as cláusulas de confidencialidade, avaliação dos contratos com a TV etc.
A chapa Muda Santa Cruz elabora um novo desenho para a Patrimonial. Isso requer pensar a origem dos recursos e a transparência em suas aplicações. Por fim, a plataforma apresenta um organograma funcional, estrutura de profissionalização e hierarquia cronológica de remuneração. A chapa criou um documento de responsabilidade para todos os seus membros.
A chapa de Albertino dos Anjos entrou com uma liminar na Justiça para ter acesso ao cadastro de sócios do Santa Cruz. Creio que a ideia é que aja transparência nessa eleição. Vamos ver.
Para você conhecer a proposta de Albertino dos Anjos, copie e cole no seu navegador esse link:

https://files.acrobat.com/a/preview/0671dbb3-6746-455a-8a3e-829037ced96b

Estamos entrando em contato com os outros candidatos. A ideia é que possamos usar esse espaço para que todos tenham acesso às diversas propostas, pois política bem feita se faz com debate, conhecimento das propostas, ética e transparência. Agora é fazer nossa parte.

127 respostas para “Eleições Corais”

  1. Só entrei pra dizer que no estatuto deveria ter que uma cláusula que responsabilizasse civil e criminalmente a gestão que deixar dividas assim é muito bom fazem o que quer e a dívida sobra pro clube é igual a prefeitura e governo a dívida dos desmandos fica com o povo

  2. Zeca,

    Obrigado pela citação, ainda que amarga.

    Excelente iniciative do Blog nas entrevistas ao candidatos e o debate em si a cerca das eleições corais.

    Esfriar a cabeça, repensar o Santa e manter o foco nas conquistas futuras.

    VIVA SANTINHA !!!

  3. Zeca, eu li a plataforma da campanha de Albertino, e não detectei maiores detalhes sobre a tratativa política. No s/ texto, há uma premissa que entendo ser requisito para uma gestão democrática:Ética e Transparência. Acrecento: Participativa.
    Falei rapidamente com Albertino e Alexandre do Caixão, nosso Embaixador em Vitória da Conquista, no sábado antes do jogo contra a Luverdense. Eu não enxergo uma gestão democrática sem um Conselho Deliberativo representativo. E o que considero representativo? Ter representantes de todos segmentos sociais da grande Torcida Coral. Nosso Conselho Deliberativo é elitista e não representa a Massa Coral. E mais, que se reduza drasticamente o quadro de conselheiros para um máximo de 80 e mais 40 suplentes. Conselheiro não tem que pagar pra ser conselheiro; tem que participar, discutir, fiscalizar, propor. E o Conselho Deliberativo tem que ter representantes de todas as chapas, proporcionalmente ao número de votos.
    Quanto à Comissão Patrimonial: uma caixa-preta. Vi tristemente nas sociais, buracos no concreto, degraus quebrados, e aqueles assentos “porta-cu” que poderiam ser cadeiras patrocinadas.
    Enfim, ideias e propostas registradas neste Blog, poderão ser avaliadas pelos candidatos, e quem sabe, serem inseridas nas suas plataformas de campanha.

  4. Deve haver também uma reformulação no Estatuto do clube, inclusive para se evitar a permanência vitalícia de pessoas que foram prejudiciais a administração! É necessário também preparar o clube para ser gerido como uma empresa em todos os aspectos! Não sei se vale a pena uma devassa nos livros caixas do clube para se tentar descobrir onde começaram a se formar os problemas que hoje se tornaram gravíssimos, expondo assim os responsáveis ou se perdoa-os, mas impedindo, permanentemente, que os mesmos venham a participar novamente de gestões no clube.

  5. Alguém sabe informar quanto já foi bloqueado das receitas do clube e se está havendo o pagamento de parte do seu débito? E este débito, após essa amortização forçada, em quanto está?

  6. O plano de Albertino tá muito bonitinho, mas não acredito que alguém faça uma revolução como a que está proposta sem profissionais altamente capacitados e envolvidos. No papel cabe tudo, mas os problemas do Santa Cruz são difíceis.

    Essa semana a RJC comentou com Silvério e Ednaldo Santos que Tininho se desfez de patrimônio para colocar R$ 2 milhões no clube e a conta de Alírio é de R$ 4 milhões. Não tenho pena de ninguém, eu jamais colocaria dinheiro no Santa Cruz e muito menos venderia algum bem para tal, não vejo nenhuma criança.

    Já que o blog fará entrevistas sugiro a primeira pergunta a Albertino dos Anjos e também aos outros:
    – Independente de rebaixamento o futuro presidente herdará zero em caixa, 8 meses de salários administrativos atrasados e cinco folhas do futebol incluindo o décimo terceiro; terá que fazer contratações tanto no futebol, quanto no administrativo e bancar o fluxo de despesas mensais do clube. Onde o Sr. buscará os recursos para pagar os três primeiros meses até que se consiga regularizar o fluxo de caixa? Não vale dizer que negociará com empregados e fornecedores porque todos os outros fizeram, não cumpriram e ainda deixaram dívidas. Resumindo, o Sr. tem pelo menos três milhões de reais para bancar os três primeiros meses? (se a resposta for na linha de que vai arrecadar com antecipação de sócios e essas receitas comuns de início de ano já sei que será mais do mesmo)

    1. Será que esses ” empréstimos” passam pelo crivo do Conselho para autorização? Nunca vi tanta gente querendo emprestar dinheiro a um clube falido. Deve ser um negócio de pai para filho.

    1. Se fosse devolver era bom.Ele tá dizendo vai emprestar más o dinheiro não entra de verdade e depois o santa têm que pagar esses suposto empréstimo.Só rindo pra não chorar.

  7. Já estou antevendo a entrevista do candidato Sr. ALN:

    – “Vamos contar com a ajuda irrestrita dos tricolores ilustres que nunca se negaram ajudar ao clube quando foi preciso”.
    – “São os tricolores autênticos, da estirpe de Aristófanes de Andrade, James Thorpe e Vanildo Aires que nunca deixarão o nosso querido SCFC sucumbir”.
    – “Nossa torcida é guerreira e vai entender a situação e nos ajudar a soerguer o clube”.
    – “Em todos esses anos a Patrimonial foi um baluarte de pujança dentro do clube, que com recursos próprios e doações fez o sonho do CT virar realidade”.
    – “Não podemos entregar nosso amado SCFC a qualquer aventureiro…”.

    … e blá, blá, blá…. blá.

    1. Entreguem um prêmio para este jovem. Palmas para você. (sugestão para o blog…poderiam disponibilizar uns emojis aqui)

      Imaginei a cena… e nela vi que as respostas foram dadas no belíssimo estúdio da patrimonial.

  8. Não acredito em tudo o que leio. Com a idade e experiência que tenho, inclusive profissional, duvido que essa primeira ou outra proposta seja exequível. Primeiramente, consideremos que não estamos tratando de uma instituição estável e funcionando normalmente.
    Muito pelo contrário. Trata-de de um clube falido e INSOLVENTE.Qualquer planejamento é inexequível, porquanto promessa ou plano algum, nessa situação, não é uma realidade. Cheira apenas como aventura. Será mais tempo perdido. Entendo que do ponto de vista do blog algo deve ser feito. Entretanto é colocar gasolina em cima de rescaldo. Só uma grande União em fórum permanente, sem embate politíco, poderá salvar o Santa. Para mim, sei que tudo isso desses candidatos é mera enganação. Há um princípio básico que ninguém faz nada sem dinheiro, ou seja, cabe perfeitamente à nossa situação. Quem viver verá.

    1. Caro Guilardo, permita-me discordar. O embate tem que ser politico, todavia, sem qualquer conotação partidária.
      O que Antonio citou quanto so modelo de gestão, tem sim, uma vertente poética ou surrealista, mas sem sonhos não há realidade otimista.
      Não vejo o Santa Cruz como instituição falida, mas, sim, pessimamente gerida.
      O forum politico naior será o Conselho Deliberativo, e neste momento eleitoral, entendo que cabe um debate com os candidatos, ou no mínimo, com o candidato de oposição que efetivamente possa vencer, e ter a coragem de mudar esta situação de insolvência e de desmotivação.

  9. Infelizmente nenhuma chapa vai mudar o que queremos o santa infelizmente tem dono e não é a torcida qdo uma chapa ganha ali e não é do agrado ndos abnegados o boicote começa

  10. Será que esses candidatos não têm pena do Santa? Será que não enxergam que não há solução com o presidencialismo ? Têm o prazer mórbido de ver o Clube sangrar até o fechamento. Será que não entendem que na atual situação o clube já morreu ? Será que não são homens suficientes para, ao invés de fazer essa eleição de mentirinha, convocar toda a nação tricolor em regime de urgência, para achar a solução definitiva ? Se querem levar esse engodo à frente, continuarão a enganar apenas os desavisados, mas não aqueles que amam o clube, e sabem que o desenlace se aproxima. Tenham um pouco de vergonha nas caras, deixem a vaidade de lado e vão à luta.

  11. Amigo André respeito muito a sua opinião. Queria até estar errado, mas no momento algo não cheira bem. Estamos diante de uma crise sem precedentes.

  12. O debate é essencial, e será um om serviço do blog promovê-lo com todos os que estejam dispostos a apresentar as bases de seus planos para resgatar o Santinha de sua situação falimentar.
    Concordo inteiramente que não sejam aceitos chavões nos planos e respostas dos candidatos. Entendo também como fundamental o que foi dito acima quanto a efetiva capacidade financeira da chapa para bancar o Santa durante a fase de reconstrução.
    A respeito, lembro de uma história que se diz ter acontecido no império brasileiro, quando os Ingleses postaram a esquadra na Baia de Guanabara a postos para bombardear se o Império não atendesse determinadas exigências. Conta a lenda que os “poderosos” da época em reunião no palácio exortavam o Imperador a responder com força e altivez, pondo os ingleses no seu devido lugar, bombardeando-os. Ao que o Imperador num assomo de realismo teria dito: enfrentar e derrotar os ingleses? Só se for com o cu!

  13. Só acredito em alguma chapa se apresentarem um investidor tipo o que aconteceu com o Figueirense pois se for pra ser eleito e ficar cobrando da torcida adesão,rifas,jantares e socios podem esquecer

  14. Respeito a opinião de todos, mas concordo com o Madson. Não há outra saída para o nosso clube a não ser injeção de capital, investimento pesado. Qualquer chapa que venha para negociar dívidas e refazer campanhas de sócios, jantares ou bolo de rolo é mais do mesmo. É preciso profissionalizar, e conseguir investidores que queiram ganhar dinheiro, pois essa é a realidade do futebol moderno. Os grandes clubes do mundo hoje são empresas com objetivo de lucro para os investidores. Quando alguém põe o dinheiro pessoal, fiscaliza e direciona as ações para ganhar. Isso é bem diferente de afundar a instituição e depois alegar que vendeu ou vai vender patrimônio para emprestar ao clube. Não acredito em NENHUMA proposta presidencialista.

    1. Também penso assim. Outros clubes falidos e que até tinham alguma torcida como Portuguesa-SP e Guarani mudaram de gestores sem mudar de forma de gestão. Até “deixaram de piorar” com diretores um pouco mais pé-no-chão, mas continuam rodando na insolvência.

      E olhe que os dois exemplos possuem patrimônio, que só não são leiloados para acabar de vez a crise porque os cardeais não aceitam.

      Como sabemos, o terreno do Arruda é do município, então nem essa possibilidade temos.

      É isso que querem para o Santa Cruz? voltar a ser um clube semi-profissional (ou seria semi-amador?).

      OU PARTE PARA PARCERIAS PRIVADAS OU FECHA! SERÁ QUE ESSA FICHA NÃO VAI CAIR NUNCA?

  15. Coral, prefiro usar o CSA como exemplo. Por 2 vezes disputou a
    Segunda Divisão do campeonato alagoano, a última em 2010. E hoje é o mais novo campeão da Série C.
    O tripé: Ética + Transparência +
    Participação é fundamental.
    E com esta base, os demais ingredientes: investimento + pessoas (limpeza geral com o expurgo dos parasitas que vivem em sugar qualquer gota de sangue do debilitado Santa Cruz) + Gestão Eficiente, por certo, terá a confiança, e consequentemente, o apoio da imensa Torcida Coral.

  16. O problema é que todos que entram fazem o santa cruz de trampolim para sua própria vida empresarial financeira política etc.Nunca se pensa no clube de 30 anos para cá sempre foi assim .Acho que maior exemplo não é nem CSA e sim o Bahia que foi assumido por um torcedor e radialista que comanda o clube de forma transparente.

    1. Quanto aos exemplos apresentados, na minha opinião:

      O Bahia com 35MI por ano antes e agora 40MI do EI por ano não se aplica ao Santa Cruz, infelizmente. Esse recurso atualmente é sonho.

      Quanto ao CSA, é um caso simplificado. Se por um lado tem muito menos torcida e consequentemente gente para ajudar, por outro lado a dívida era proporcionalmente menor e nem de longe chega ao ponto de (quase?) insolvência do nosso Santa.

  17. Lendo um comentário de Alexandre Dias em post anterior, ele questiona a situação financeira do Flamengo e Santa Cruz, porque que o Fla não passa os nossos perrengues. Curioso, procurei os últimos Balanços publicados de ambos. Comento o seguinte:
    1- Vejam a publicação do Balanço do Flamengo e depois a do Santa, a diferença é enorme, o Fla tem tudo detalhado; o conselheiro pode até dizer que não entende de contabilidade ou finanças, arrumar qualquer desculpa, mas todas as informações estão lá.

    2- O Flamengo deve muito, mas metade da dívida é com impostos, teoricamente mais fácil de negociar. A do Santa praticamente metade é trabalhista, a pior que tem.

    3- A dívida toda do Flamengo equivale a um ano de receita, não é uma situação excelente mas é muito menos complicada de administrar; a divida total do Santa equivale a no mínimo quatro anos de receita, estando o Clube na série B. Só pra ter uma ideia a Oi que está superendivida e praticamente falida a sua dívida total equivale a quase dez anos de receita. O Santa Cruz está na metade deste caminho. A Oi não fechou ainda por conta de negociações políticas.

    4- No balanço do Santa Cruz 2016 consta uma rubrica chamada “outros créditos” com um saldo de R$ 46 milhões a receber. Este valor está no circulante, significa que teria a receber esse valor em 2017. Conhecendo o Santa Cruz, alguém aqui acredita que isso tem consistência? eu não acredito! é mais uma caixa preta. Pode até ser que os valores da negociação de JP e Raniel estejam aí, mas nunca chegariam a isso. Como é que se coloca um valor desses com o título genérico de outros créditos no balanço. Se esse valor realmente existe porque não é cobrado? taí Zeca uma boa pergunta para fazer aos candidatos.

    Concluindo, para não me estender muito, em caso de queda, o Santa Cruz não sobreviverá a dois anos sequer, nesses porões do futebol. A situação é séria e Há muito tempo deixei de acreditar em papai Noel, respeito os inocentes que acham que para o clube tudo é difícil e ele consegue superar. O limite já está no horizonte e faço minhas as palavras de Guilardo em comentário mais acima: “Só uma grande União em fórum permanente, sem embate político, poderá salvar o Santa.”

    1. Excelente comentário, não porque faz menção a mim, mas pela consistência do que está escrito.
      Há muita incompetência em resolver as dívidas do Santa Cruz, em negociar estes débitos trabalhistas. É difícil entender como uma empresa que tem todos os seus recursos bloqueados (pelo menos é o que se escuta via imprensa) pode sobreviver ???
      Vejo clubes nordestinos, de menor porte que o Santa Cruz, muito bem estruturados e administrados que não tem 1/10 de nossa torcida. Ás vezes é pra se pensar que esta bagunça é conveniente a grupos espúrios que estão rapinando o clube de forma branca, sem que ninguém perceba. Lá vem a eleição e com ela já surgem nomes que comandaram direta ou indiretamente o clube sinalizando a continuidade desse caos.
      Por outro lado já temos 3 candidatos. Será que o clube está tão ruim assim ???
      Fica a pergunta.

  18. Quem pode e deveria mudar (par melhor) a situação do Santa Cruz é o conselho deliberativo. O conselho fica fugindo a responsabilidade e sempre coloca a culpa na gestão executiva do momento.

    Tem que aprovar uma parceria nos moldes da realizada pelo Figueirense. O Figueirense fechou uma parceria por 20 anos, os investidores pagaram as dividas e investiram esse ano (segundo semestre)15 milhoes, resultado o time saiu da zona de rebaixamento.

    O maior problema do Santa Cruz não é elenco, e sim financeiro, se compararmos os elencos de todos os times da serie B tem pelo menos 5 piores que o do Santa Cruz

    1. Vejo nessa opção a mais viável na teoria. Na prática será a mais combatida pelos cardeais.

      Arranjar o investidor é outro problema. Não tenho a menor notícia como isso foi feito no Figueirense, mas sei que desde a época que Rivaldo e César Sampaio tinham uma empresa (CSR) que investia em jogadores, que eles têm experiência e são abertos a parcerias. Isso foi o início do aparecimento do Figueirense para o futebol nacional anos atrás.

      1. Grafite já indicou que tem contato com investidores.
        ##http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/esportes/santa-cruz/noticia/2017/08/31/grafite-revela-conversa-com-amigo-frances-sobre-o-santa-cruz-304559.php
        Parceria do Figueirense:
        ###http://espnfc.espn.uol.com.br/figueirense/avante-figueirense/15966-figueirense-assina-parceria-de-20-anos-que-promete-elevar-seu-patamar

  19. Prezados,

    Nao acredito em qualquer mudanca por via eleitoral no Santa. O estatuto é amarrado pra manter os feudos de cada um la. Sao varios clubes dentro do clube. Nao se sabe nem dizer se sao verdade esses meses de salarios atrasados, pois ninguem tem como dizem quantos funcionarios o Santa Cruz tem.

    É preciso uma injecao financeira pesada pra sanear o clube. Solucao mais racional, se fosse uma empresa. Entrar em recuperacao judicial, fazer um mega acordo entre credores e recomeçar do zero. Nao tem condicoes de manter um estadio daqueles, uma estrutura social daquela. É so prejuizo.

    Mas aí vai a segunda pergunta: e o futebol brasileiro é viavel como negocio? A resposta é nao. Sao campeonatos todos deficitarios. Se nao organizarem uma liga, aos moldes das ligas profissionais americanas, com teto de gastos de todas equipes, sem rebaixamento, com muito menos jogos por ano (ninguem tem dinheiro nem interesse por dois jogos na semana, de 6 torneios diferentes), nao vai melhorar nunca.

    Somente com uniao dos clubes é que pode sair uma solucao melhor. Se o Santa se unisse aos times do NE e fizessem uma liga assim o ano todo, abandonando o campeonato brasileiro, seria melhor. Nao temos nada a perder. Nos moldes atuais, nenhum time do NE será campeão NUNCA. Isso so iria ocorrer se houvesse uma mentalidade empresarial.

    Fora isso, ou algo similar, é empurrar com a barriga, esperando ajuda do governo, dos ceus, sei la da onde.

    1. Interessante, Luís Oliveira, essa ideia de abandonar o brasileiro e focar numa liga do nordeste. Só que os próprios cartolas tentam minar algo como a Liga do Nordeste. Não conseguem fazer um estadual que desperte o interesse do torcedor. Ainda por cima, tenta tirar os clubes de pe da Liga do Nordeste. Não vejo saída com essas mentes que controlam o futebol pernambucano e brasileiro.
      Quanto ao SCFC, tá na hora de baixar a bola e trocar todos que comandam o futebol do Clube. Os caras têm mais rebaixamento de acessos. Então, troca todo mundo. O ideal seria uma renúncia coletiva. Pelo bem do Clube.

    2. Luis Oliveira, muito boa essa ideia e acredito que deveria ser o caminho estratégico de médio prazo para salvar o futebol nordestino, mas diante da completa omissão e falta de articulação política da FPF e dos nossos clubes podemos perder as esperanças. Além disso, temos a questão de mais urgência e complicadíssima solução que é o Santa. Muito bom seu comentário.

    3. Realmente, a solução passa necessariamente pelo reconhecimento judicial da insolvência do clube. Não há outro caminho.
      Tentar manter em pé um clube insolvente, atingindo por sucessivos e intermináveis bloqueios judiciais não tem futuro. É manter um cadáver em pé com muletas.
      Com a decretação da insolvência, suspendem-se as execuções. Quem quiser habilite o seu crédito e aguarde.
      Paralelamente, pensar na criação de uma associação desvinculada do clube para arrecadar e gerir os recursos longe do alcance de credores.

  20. Não vejo saída em nenhum nprojeto de qquer chapa sem um investidor que entrasse a partir nde 2018 o resto das arrecadações de socio , patrocínio etc serveria pra ajudar na manutenção do clube

  21. Prezados,
    Saindo um pouco da política e voltando ao jogo de sábado.
    Será que não caberia uma ação indenizatória contra o árbitro ? Pelos prejuízos enormes nos jogos contra o Londrina e o de sábado ? Fora o que ele colocou na súmula contra o Santa. Situação que ele mesmo provocou.
    Acho que seria, talvez, uma ação inédita para frear esses erros (?!) de arbitragem. Esses caras tem que pagar caro por suas atitudes. E seria pedagógica.
    Ficar suspenso por 2 ou 3 rodadas ou até um campeonato não significa nada.
    Acho que cabe a ação.

    Vamos Santa !!!

  22. Amigo Marcos. Você já conhece o jurídico do Santa Cruz? É certamente um dos piores da série B . Aliás deverá ser o pior da “C”. Portanto caro Amigo, afaste essa ideia pois seremos mais uma vez ridicularizado no Brasil inteiro.

  23. Clóvis, o Santa ficará sangrando até fechar as portas. Pode ganhar situação ou oposição mas nada mudará. Segue o enterro. Sabem do remédio mas não querem que o moribundo o tome. Vocês verão

  24. A maior patomima do futebol brasileiro foi essa de Tininho dizer que botou ou vai botar 2 milhões dentro do Santa Cruz.

    Aonde está a transparência disto ???

    Que palhaçada é esta ???

    São muito bonzinhos estes senhores.

  25. Amigos, agora falando sério, o SCFC é igual a Brasília.
    Podem colocar Jesus Cristo de presidente que não vai mudar nada.
    Os grupos que controlam o Clube não vão largar o osso.
    Li duas vezes a proposta da chapa que o blog disponibilizou, e sinceramente, metade do que está ali (e estou sendo otimista) não é concretizado. O Clube está falido, o Clube é amador, o Clube é dividido em vários feudos e nenhum deles vai querer largar o osso.
    Vou aguardar para ver se as outras chapas irão apresentar suas propostas, se é que as têm.
    Mas, pensando friamente, o que vejo é que o Santa Cruz Futebol Clube, nasceu e viverá etenernamente…na memória dos seus torcedores muito em breve.
    Eu não acredito em nenhum desses abnegados, cardeais e quem quer que seja dentro do Clube mais.
    Quem quiser acreditar, está no seu direito.

  26. pessoal faz tempo que não falo nada aqui sobre o santa… contudo acho que o santa precisa realmente de sangue novo… mas a torcida não ajuda… vão começar com a mesma onda de que o presidente tem que ser rico… que tem que ser alguém de influencia e menosprezam trabalho e gestão como sempre

  27. Estadão Conteúdo [27/04/2015]

    No início do mês, a empresa, dona da quinta maior rede de supermercados do país, arrematou o estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, interior paulista, por R$ 105 milhões. O empreendimento pertencia ao Guarani Futebol Clube, time da série C do Campeonato Brasileiro atolado em problemas financeiros, com 300 processos trabalhistas que somam R$ 70 milhões.

    Mas desta vez não teve jeito: a diretoria do Guarani fez barulho por considerar o lance muito inferior ao valor de mercado do estádio, avaliado em R$ 400 milhões. Entrou com recurso pedindo o cancelamento do leilão e tentou articular nova proposta com a Magnum, fabricante de relógios e parceiro de longa data do time – mas a proposta foi recusada pela Justiça

  28. A tendencia é que as dividas trabalhistas do Santa Cruz aumentem. A gestão atual só conseguiu diminuir um pouco no ano passado porque estava na seria A e houve bloqueios, mas os valores já voltarão a subir, ficando provavelmente maiores do que em 2015/2016.

    A solução mais viável e rápida é com parceria privada. Investidor que pague as dividas.

  29. Clubes no país que quiserem sobreviver à sanha avassaladora da Justiça do Trabalho têm que criar uma pessoa jurídica oculta para gerir receitas. Acho que boa parte já fiz isso, só o Santa Cruz segue na retaguarda do atraso.
    Poucas empresa hoje em dia mantém contas em seu nome. É uma questão de sobrevivência.
    O clube já deveria ter pensado nisso há anos: criar uma pessoa jurídica, uma associação, talvez, para receber os royaltis, mensalidades de sócios e outras receitas. Evidentemente que cota de televisão ficaria mais difícil receber através dessa pessoa jurídica, porque a receita fica retida na TV, sendo mais fácil o bloqueio.

  30. AS PROPSOTAS DOS CANDIDATOS a eleicao infeslismente é apenas mais do mesmo muito sonho pra pouco capital
    nao ha como tirar o santa disso sem um investidor fora isso é chorar por rifas, feijoadas e jantar de adesao

    1. Todos os candidatos dizem que tem planejamento, mas não explica de onde vem o dinheiro para colocar os planos em pratica, pagar as dividas e não atrasar salários.

  31. Eu vejo alguns torcedores dizendo que o Santa Cruz tem que voltar as raízes, pedir ajuda a torcida, a torcida sempre ajudou, as coisas para o Santa Cruz sempre forma difíceis, etc.

    Mas é justamente por ter essa mentalidade presa ao passado que o Santa Cruz não consegue evoluir, tem que está pronto para o futuro, tem que inovar, tem que se adaptar a nova realidade. Tem que aprender com os erros do passado.

    Nenhum candidato tem proposta que não foi tentado antes nada de novo. É muito amadorismo.

  32. Dói na alma ouvir o narrador do Sul falar diversas vezes que ” o Santa está na penúria, devendo 4 meses”. Será que Delírio e Tininho não têm o menor remorso de ter levado o clube ao desastre, avacalhado, desmoralizado, ridicularizado no Brasil todo. E ainda ter que aguentar “candidatos” prometendo e mentindo, tal qual Delírio. Amigos, não se enganem, nada de novo vai acontecer, seja qual for o vencedor. Daqui pra frente a coisa vai piorar dia a dia.O resto é mentira desses aventureiros.

  33. Esses cara naobtaonnem aí isso faz parte do planejamento deles manter o clube na merda pra não atrair novos grupos alias ontem no debate com um candidato ele disse que todos funcionários da patrimonial tão em dia e com salários altos é o santa b

  34. É incrível, toda bola que vai em direção ao gol do Santa Cruz entra. Se esse Vigia de Traves continuar no Santa a SERIDÊ tá bem encaminhada.

  35. Grafite deveria parar. E logo! Com todo respeito que merece, não devia terminar sua brilhante carreira como o -1 do Santa Cruz.
    O defunto será enterrado no próximo sábado. Então, depois de fechar o caixão (calma, Alexandre!), que dê oportunidades a Lucas Gomes, William Luz, Marcílio, Eduardo Brito e Augusto.
    Desse time, só escapam Anderson Salles e Ricardo Bueno.

    1. Os que escapam, Anderson Sales e Ricardo Bueno terão clubes interessados. O resto, só mesmo no Santa arrumam espaço. Na C, sem alternativa, vão entrar os da base, que infelizmente também é muito fraca, por falta total de estrutura. Formar jogadores sem ter sequer um campo para treinar e sem qualquer condição é impossível. Quem vai querer ir para a base do Santa tendo algum talento? Só fica quem não consegue lugar, em PE, no Sport, Porto ou Náutico, nessa ordem.

  36. Em campo, o Tricolor até começou melhor a partida, mas voltou a pecar na bola parada e viu os mandantes saírem na frente. O empate veio na categoria de Ricardo Bueno e talvez o cenário poderia ser diferente se o árbitro Emerson de Almeida Ferreira tivesse marcado um pênalti em João Paulo antes do empate coral. Mais uma partida que a equipe coral juntará às suas reclamações em relação à arbitragem nesta Série B.
    TIRAGEM DE MATÉRIA DO SITE DO SUPERESPORTES, fomos prejudicados novamente pela a arbitragem, isso é coincidência, incompetência ou o que?

  37. Com a palavra o acefalo, brilhante que chegou a chamar pra porrada quem falasse da diretoria dele deu até telefone e agora se escondendo feito bandido aparece acéfalo, inteligente babão

  38. Eu só quero um presidente que gaste menos do que arrecada e consiga na justiça uma liminar, mandado de garantia ou seja lá o nome que seja isso para que o pouco dinheiro que entre se tenha a garantia que primeiro seja para pagar os funcionários e elenco atuais.

    Quem conseguir isso tem meu voto e gratidão. Só volto a pensar em títulos se Raniel ou JP for vendido para o exterior e o arrecadado dê para diminuir as dívidas trabalhistas não negociadas e isso faça parar os bloqueios na justiça.

  39. Amigos, vamos tentar manter o ambiente aqui neste blog, pelo menos aqui, amigável.
    O blog sempre foi um “local” onde eram e são discutidas ideias para o Clube, textos relembrando momentos da história e momentos de vários tricolores santacruzenses das bandas do Arruda, conversas e gréias entre amigos virtuais e reais (pois muitas amizades foram criadas a partir desse espaço).
    Todos que acessam o blog, mesmo que não comentem, sabem o “perfil” dos que aqui frequentam. Mas não vamos deixar que esse momento de déjà vu desgraçado que se aproxima, descambe para ofensas pessoais. Isso não vai nos levar a lugar nenhum.
    Se os comentários de alguém lhe incomoda, se a retórica lhe desagrada, é simples…ignora. Deixa a pessoa bostejando sozinha. O comentário já foi postado, todos leram, pronto.
    Isso serve para os dois lados…ou todos os lados, ora pois.
    Afinal de contas…todos temos direito de desabafar.
    Precisamos de um ambiente onde as pessoas saibam falar e ouvir. E não agir como meninos buchudos criados por vó.
    O mesmo tipo de diálogo e debates de ideias, sem revangismos e vaidades, que queremos para a administração de nosso Clube, deveríamos ter aqui.
    Então…vamos focar no nosso Clube, que atualmente está mais para walking dead, morreu e nem se deu conta, que é melhor.

    Por falar em ideias…proponho uma campanha para que as balizas do SCFC sejam diminuídas em 1,5m em altura e largura. Visto que, nosso paredão está mais para guarda corpo e dificilmente será substituído.

  40. O time ontem jogou bem. Vi troca de passes e até jogadas. Será coincidência por Adriano, o eterno interino, estar no banco ???
    Só me lembro daqueles 3 x 1 no Ceará lá dentro.
    Será que se esse cara montar um time barato para a Terceirona do ano que vem e tiver uma sequência como treinador efetivado dará resultado ???
    É só uma pergunta.

    1. “Será que se esse cara montar um time barato para a Terceirona do ano que vem e tiver uma sequência como treinador efetivado dará resultado ???”
      Acho que a diretoria deveria efetivá-lo, ao menos para o início da temporada. PE,Copa do Ne. Como também aproveitando jogadores da base. Fazendo testes para o segundo semestre (brasileiro B ou C).

  41. E em relação ao Náutico ???
    Mais uma vez nos atrapalhando tal como fez em 2005 na BATALHA DOS AFLITOS.
    Esse ano nem escapou da Série C e ainda nos puxou. Com 3 pontos a mais ainda estaríamos na briga pois na próxima rodada Guarani e CRB se travariam em campinas.

    1. Santa a 04 gols para evitar rebaixamento.
      Loucura?Sim.Possível? Sim.
      Nosso ataque (ex-cardíaco) marcou 3 gols, em dois jogos; média: 1,5 por partida.
      Nossa defesa (defesa?) tomou 4 gols em dois jogos;média: 2 gols por partida.
      Assim, basta o ataque fazer 01 gol em cada partida das 4 restantes e a defesa (defesa?) não tomar nenhum, por falhas suas e do goleiro e não por mérito dos adversários, pois até o gol de penalty conta o Náutico seria gol,pois o atacante entrou só.
      Por outro lado, necessário escalar o melhor time, com um meio campo (2 volantes) que ajudem a defesa a marcar) e 2 meias que alimentem os dois atacantes,com qualidade de passe que os deixe na cara do gol.Os dois meias seriam Natan e João Paulo (falo de qualidade) e os 2 atacantes Bueno e Augusto (é um risco,mas não pode ser pior do que os que estão jogando). Grafite, André Luiz e Bruno PAULO não estão em boa fase (é só ver quantos golas marcaram e quantos deixaram de marcar).
      É loucura?Sim.É possível?Sim.

  42. PEGA FOGO CABARÉ!!!!!!!

    Amigos…aceitem a realidade que dói menos…nosso time é de Série C.

    É um clube pequeno com um estádio grande, que daqui a alguns anos vai estar parecendo o Coliseu de Roma (e olhem que o Coliseu, apesar de ter sido construído em 70 dC, já era Padrão FIFA).

    O ENEM foi esse final de semana aí…se vocês olharem as divisões do Clube nos últimos anos, parece o gabarito da prova.

    2005 B
    2006 A
    2007 B
    2008 C
    2009 D
    2010 D
    2011 D
    2012 C
    2013 C
    2014 B
    2015 B
    2016 A
    2017 B
    2018 C

    Agradeçam por não terem criado a Série E…ainda.

    1. O dinheiro está sendo gasto no CT acreditem se quiser. passei por lá a 15 dias e as obras não param
      A primeira parte foi orçado em 5milhoes aonde o santa iria arranjar.

    2. Resumindo, Sérgio Lima: Em 14 anos foram Série A (2), B (5), C (4, incluindo 2018) e série D (3).
      Não sei quem comandava o futebol do Clube nesses anos. Pois muitos só falam dos acesso, esquecendo-se dos rebaixamentos, que são 05 em 13 anos.

  43. Eu não acredito que todo o dinheiro esteja preso no TRT ou roubaram esse dinheiro está sendo gasto no CT eu estive lá a 15dias e as obras não param a primeira parte da obra foi orçado em 5 milhões . Doação ajuda mais eu não acredito que a obra esteja sendo tocada com doações.Esse dinheiro está sendo gasto lá tenho quase certeza.

  44. Tive o cuidado de ouvir as duas entrevistas no fórum coral bdos candidatos a presidência tem muito projeto das duas partes sem contrapartida ou seja mais do mesmo inclusive apostando em quem? Em nós torcedores pra serem sócios e tirar do buraco o que é muito bdificil. Bem apesar disso a única Chapa a meu ver que pode tirar ALN e sua trupe de saltibancos trapalhões ali de dentro que inclusive na entrevista ele detona ALN e questiona sobre valores que nunca entraram no clube como o faturamento da cobra coral entre outros é a chapa de Albertino dos anjos é mais organizada e sabe ao meu ver como tirar esses vampiros dali de dentro tendo ele segundo o próprio qdo participou de gestões lá dentro pediu o afastamento por não concordar com a gestões que ele fez parte . Bem é isso

  45. O maior problema do Santa Cruz é financeiro (causado por gestões anteriores e conselho deliberativo).

    Nenhum candidato tem proposta real para resolver o problema financeiro, já está provado que a torcida não vai resolver, não adiante campanha de sócio, o clube não tem nada a oferecer para os sócios. Acreditar que o torcedor/cidadão que está em dificuldades financeiras doe dinheiro (porque sócio tem que ter um retorno) para o clube é no minimo inocência.

    A solução é parceria com investidor para gerir o futebol, mais isso nenhum candidato cogita. Porque?

  46. Quinta feira e os jogadores continuam sem treinar existe a possibilidade de eles não viajarem e REF a gestões passadas repito não existe isso os que estão hoje ai no clube se revezando estão há 20 anos lá dentro eles fazen a divida se revezando

    1. Isso mesmo, gestão passada, atual, futura, todos fazem parte do conselho.

      E ninguém tem uma proposta que não tenha sido tentada, nada de novo, nada concreto, nada que não dependa da torcida.

  47. REF a investidor a chapa de Albertino disse que tem um parceiro europeu já contactado é que em breve anunciara, mas que fique claro investidor não é abnegado eles só investem se tiver retorno e credibilidade de quem vai assumir o clube

    1. Mas com um investidor vai ter alguém de fora que não quer ter prejuízo fiscalizando.

      Com o investidor, pagando-se as dividas, não vai ter a desculpa de conta bloqueada.

      Não vai ter a desculpa de gestões passadas.

  48. Isso, gestão atual, passada e futura, todos pertencem ao conselho.

    Ninguém apresenta uma proposta que não tenha sido tentada, nada de novo, nada que não dependa da torcida.

  49. E os jogadores não treinaram e deram prazo até segunda feira pra.pagar atrasados já acionaram sindicato e provavelmente o santa irá por w.o e será punido , vejam só o pior é que tudo sobra pro clube Alírio,tininho,Ataíde etc saem livres disso tudo sobra pro santa é punido o estatuto não pune ninguém por má gestão por isso tem de constar no estatuto que quem assumir será responsável civil e criminalmente por todo ato que prejudique o clube na sua gestao

  50. Não é teoria da conspiração, mais vamos dizer assim, coincidência. Levando em consideração, que esse pais é uma verdadeira sacanagem, do tamanho dele (enorme). Desde que o Santa, não aderiu ao
    ao movimento da coisa(Globo), via copa do nordeste(Ei), que tudo vem a boca rota.É bloqueio de dinheiro, é liberação por parte da justiça de ações trabalhista e já a muito tempo eros de arbitragens bizonho$$ e agora o time nem entrar em campo WO.
    Futebol envolve dinheiro e muito dinheiro(especie de mafia se não fô). Não estou com isso justificando os eros da diretoria.
    Pois, nossa diretoria deveria antecipar as eleições a muito tempo. Alem do mais todos nos sabemos que quem manda e desmanda no futebol Brazileiro(com Z de zona mesmo) é toda poderosa.

  51. Queria pedir aos participantes deste blog e a quem interessar se tiver um advogado que se interessem para abrir uma ação de indenização moral material, perdas e danos e tudo que for possível contra os presidentes vice e diretores das ultimas 4 gestoes que acabaram com o clube essa ação coletiva ter como finalidade bdevolver ao santa tudo que levaram dele pelo que sei todos eles são pessoas de posses e tem como devolver o estrago

  52. Caro Madson e outros que não acreditam mais no Santa. Leiam o que vou dizer adiante e me cobrem depois. Todas essas promessas dos candidatos são mentiras, como mentiu Delírio o tempo todo. A diretoria atual ou futura, o Conselho atual ou futuro, nada de novo farão para salvar o Santa. A única saída já foi cantada há muito tempo aqui neste blog, e depois explicitada por Rogério. Se nada fizerem nesse sentido vocês verão que o que estamos passando será fichinha. Preparem-se para ver: corte de energia e água; falta de pagamentos aos fornecedores, funcionários, jogadores e dívidas fiscais e trabalhistas; recusa de jogadores em jogar no clube; debandada geral da base por falta de recurso e alimentação; greve dos funcionários,queda para a série D; e finalmente, um órgão, que deve ser a DRT, depois de multar inúmeras vezes, proibir administrativamente o funcionamento. Depois virá o MP do Trabalho que entrará com ação própria para fechar as portas do clube. A DIRETORIA SABE DISSO, O CONSELHO TAMBÉM, mas levarão com a barriga como se nada estivesse ocorrendo. Anotem para me cobrar mais à frente. Se eu errar terei humildade para pedir desculpas.

  53. Após receber o comunicado do sindicato dos jogadores o santa cruz terá 3 dias para pagar os atrasados passado isso segundo a lei todos os jogadores terá os contratos cancelados e não terão mais obrigação de jogar,

  54. Rapaz porque essa presidência não renúncia não entendo por que esses caras querem tá nessa situação , aí é que fica a duvida será que não tem dinheiro mesmo que diabo é isso eu acho que os jogadores radicalizaram pois devem ter alguma fonte que informaram a eles que estão escondendo o jogo já que diretores, abnegados, patrimonial estão gastando com outras coisas

  55. Nenhum desses candidatos têm cacife pra fazer algo diferente e ressuscitar essa massa falida chamada Santa Cruz. Até mesmo porque ambos já foram da mesma patota.
    E o pior é que nem base razoável pra começar sem gastar nós temos.
    O Santa Cruz não tem opções de dirigentes, nem em número e nem em qualidade, para que possamos sonhar.
    A torcida só se engajaria incondicionalmente se o futuro presidente viesse de um nome da torcida como se deu no Bahia.Mas mesmo assim as dividas são monstruosas e inviabilizaria qualquer gestão. Então só um investidor externo teria alguma chance.
    Fora disso é contar os dias para fechar as portas.
    Fora disso seria melhor começar outro Santa Cruz do zero. Vindo da série D. Parece um absurdo,mas o absurdo é pagar dívida milionária com recurso de bolsa família.
    Só Deus na causa.

  56. http://www.normaslegais.com.br/guia/clientes/plano-de-recuperacao-judicial.htm

    PLANO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL

    A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica.

    PRAZO E CONTEÚDO

    O plano de recuperação será apresentado pelo devedor em juízo no prazo improrrogável de 60 (sessenta) dias da publicação da decisão que deferir o processamento da recuperação judicial, sob pena de convolação em falência, e deverá conter:

    1 – discriminação pormenorizada dos meios de recuperação a ser empregados, conforme o art. 50 da Lei 11.101/2005, e seu resumo;

    2– demonstração de sua viabilidade econômica; e

    3 – laudo econômico-financeiro e de avaliação dos bens e ativos do devedor, subscrito por profissional legalmente habilitado ou empresa especializada.

    O juiz ordenará a publicação de edital contendo aviso aos credores sobre o recebimento do plano de recuperação e fixando o prazo para a manifestação de eventuais objeções, observado o art. 55 da Lei 11.101/2005.

    O plano de recuperação judicial não poderá prever prazo superior a 1 (um) ano para pagamento dos créditos derivados da legislação do trabalho ou decorrentes de acidentes de trabalho vencidos até a data do pedido de recuperação judicial.

    O plano não poderá, ainda, prever prazo superior a 30 (trinta) dias para o pagamento, até o limite de 5 (cinco) salários-mínimos por trabalhador, dos créditos de natureza estritamente salarial vencidos nos 3 (três) meses anteriores ao pedido de recuperação judicial.

    MANIFESTAÇÃO DO CREDOR – PRAZO

    Qualquer credor poderá manifestar ao juiz sua objeção ao plano de recuperação judicial no prazo de 30 (trinta) dias contado da publicação da relação de credores.

    Se na data da publicação da relação dos credores habilitados para a manifestação em relação ao plano de recuperação judicial, não tenha sido publicado o aviso aos mesmos sobre o plano apresentado pelo devedor, contar-se-á da publicação deste o prazo para as objeções.

    CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL PELO JUIZ

    Havendo objeção de qualquer credor ao plano de recuperação judicial, o juiz convocará a assembleia geral de credores para deliberar sobre o plano de recuperação. Veja tópico Assembleia Geral de Credores.

    A data designada para a realização da assembleia geral não excederá 150 (cento e cinquenta) dias contados do deferimento do processamento da recuperação judicial.

    A assembleia geral que aprovar o plano de recuperação judicial poderá indicar os membros do Comitê de Credores, se já não estiver constituído.

    O plano de recuperação judicial poderá sofrer alterações na assembleia geral, desde que haja expressa concordância do devedor e em termos que não impliquem diminuição dos direitos exclusivamente dos credores ausentes.

    REJEIÇÃO DO PLANO DE RECUPERAÇÃO – DECRETAÇÃO DE FALENCIA

    Rejeitado o plano de recuperação pela assembleia geral de credores, o juiz decretará a falência do devedor. Veja tópico Convolação da Recuperação Judicial em Falência.

    DEFERIMENTO DO PLANO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL

    Após a juntada aos autos do plano aprovado pela assembleia geral de credores ou decorrido o prazo de 30 (trinta) dias sem objeção de credores, o devedor apresentará certidões negativas de débitos tributários nos termos dos artigos 151,205, 206, do Código Tributário Nacional.

    Cumpridas as exigências da Lei de Recuperação Empresarial, o juiz concederá a recuperação judicial do devedor cujo plano não tenha sofrido objeção pelo credor ou tenha sido aprovado pela assembleia geral de credores.

    O juiz poderá conceder a recuperação judicial com base em plano que não obteve aprovação na forma do artigo 45 da Lei de Recuperação Empresarial, desde que, na mesma assembleia, tenha obtido, de forma cumulativa:

    a) o voto favorável de credores que representem mais da metade do valor de todos os créditos presentes à assembleia, independentemente de classes;

    b) a aprovação de 2 (duas) das classes de credores ou, caso haja somente 2 (duas) classes com credores votantes, a aprovação de pelo menos 1 (uma) delas;

    c) na classe que o houver rejeitado, o voto favorável de mais de 1/3 (um terço) dos credores, computados da seguinte forma, o que a proposta deverá ser aprovada por credores que representem mais da metade do valor total dos créditos presentes à assembleia e, cumulativamente, pela maioria simples dos credores presentes, e em relação a classe dos titulares de créditos trabalhistas e acidentes de trabalho, o que a proposta deverá ser aprovada pela maioria simples dos credores presentes, independentemente do valor de seu crédito.

    A recuperação judicial somente poderá ser concedida se o plano não implicar tratamento diferenciado entre os credores da classe que o houver rejeitado.

    DECISÃO JUDICIAL – TÍTULO EXECUTIVO JUDICIAL

    A decisão judicial que conceder a recuperação judicial constituirá título executivo judicial, nos termos do artigo 584 inciso III do Código de Processo Civil.

    DEFERIMENTO DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL – CABIMENTO DE AGRAVO

    Contra a decisão que conceder a recuperação judicial caberá agravo, que poderá ser interposto por qualquer credor e pelo Ministério Público.

    ALIENAÇÃO JUDICIAL DE FILIAIS OU UNIDADES PRODUTIVAS

    Se o plano de recuperação judicial aprovado envolver alienação judicial de filiais ou de unidades produtivas isoladas do devedor, o juiz ordenará a sua realização, observado se alienação será realizada mediante leilão, por lances orais, propostas fechadas ou por pregão.

    O objeto da alienação estará livre de qualquer ônus e não haverá sucessão do arrematante nas obrigações do devedor, inclusive as de natureza tributária, o que essas situações não se aplicarão quando o arrematante for: a) sócio da sociedade falida, ou sociedade controlada pelo falido; b) parente, em linha reta ou colateral até o 4º (quarto) grau, consanguíneo ou afim, do falido ou de sócio da sociedade falida; ou, c) identificado como agente do falido com o objetivo de fraudar a sucessão.

    EFEITOS DA DECISÃO JUDICIAL

    Proferida a decisão pelo juiz, o devedor permanecerá em recuperação judicial até que se cumpram todas as obrigações previstas no plano que se vencerem até 2 (dois) anos depois da concessão da recuperação judicial.

    DESCUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES

    Durante o período de 2 (dois) anos, o descumprimento de qualquer obrigação prevista no plano acarretará a convolação da recuperação em falência.

    CONSTITUIÇÃO DE DIREITOS E GARANTIAS PELOS CREDORES

    Decretada a falência, os credores terão reconstituídos seus direitos e garantias nas condições originalmente contratadas, deduzidos os valores eventualmente pagos e ressalvados os atos validamente praticados no âmbito da recuperação judicial.

    EXECUÇÃO ESPECÍFICA PELO CREDOR

    Após o período de 2 (dois) anos, no caso de descumprimento de qualquer obrigação prevista no plano de recuperação judicial, qualquer credor poderá requerer a execução específica ou a falência com base no art. 94 desta Lei.

    SENTENÇA DE ENCERRAMENTO DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL

    Cumpridas as obrigações vencidas no prazo no prazo de 2 (dois) anos, o juiz decretará por sentença o encerramento da recuperação judicial e determinará:

    a) o pagamento do saldo de honorários ao administrador judicial, somente podendo efetuar a quitação dessas obrigações mediante prestação de contas, no prazo de 30 (trinta) dias, e aprovação do relatório circunstanciado do administrador judicial;

    b) a apuração do saldo das custas judiciais a serem recolhidas;

    c) a apresentação de relatório circunstanciado do administrador judicial, no prazo máximo de 15 (quinze) dias, versando sobre a execução do plano de recuperação pelo devedor;

    d) a dissolução do Comitê de Credores e a exoneração do administrador judicial;

    e) a comunicação ao Registro Público de Empresas para as providências cabíveis.

    Base: Lei 11.101/2005.

    Tópicos relacionados:

    Assembleia Geral de Credores

    Comitê de Credores

  57. Amigo Robson, salvo melhor entendimento, o Santa não estaria sujeito à Lei de Recuperação judicial e Falência, face à sua condição de entidade esportiva. Ao que parece, o caso caminha para pedido e decreto de insolvência e habilitação de credores. Pediria ao colega para esclarecer, mesmo porque, todo caminho vai dar na venda…

  58. Se o Santa não entrar em campo na próxima 3a. feira podem escrever: o clube acabou! Se entrar, não quer dizer que tem solução, apenas que deram um pouco de oxigênio num doente terminal.
    Infelizmente é isso o que nos legará Alírio, o presidente em que chegamos a acreditar e sobretudo esperar, mesmo com seus evidentes delírios.
    Fico me perguntando sobre Alírio, que é tido e havido como um competente profissional da área jurídica tributária, e deve ser, o que terá havido com ele? Foi tão ingênuo a ponto de não ver a real situação do clube? Imaginou-se um super-homem? Como advogado tributarista necessariamente conhece bem direito e ao menos fundamentos sólidos de economia e finanças. O seu psicológico vendou-lhe os olhos para a realidade?
    Seria interessante que Samarone, que pelo que sabemos esteve próximo a Alírio, nos ajudasse a entender o que houve, como se aprofundou o desastre administrativo e econômico nessa gestão.
    Tudo indica que o Santa tornou-se um barco abandonado em mar revolto, sem comando. Ninguém ouve nada da diretoria, nenhuma fala, nenhum posicionamento.
    Amanhã, acredito, vamos perder do Boa e com isto sacramentar o rebaixamento. Seria até melhor, se houvesse alguém para começar 2018. Mas não tem. Estamos pior que o Náutico, que pelo menos já assumiu a queda e começou a trabalhar para 2018.

  59. O pior é que todos os candidatos que se apresentam já participaram de gestões que não melhoraram (em alguns casos pioraram) a situação financeira do Santa Cruz.

    Sempre aparece alguém que se considera mais competente, mas já fez parte da administração ou do conselho. Estão fazendo experiência no Santa Cruz.

  60. O Santa Cruz deve ser encarado por aqueles que querem disputar os seus restos mortais como um clube insolvente( falido se fosse uma empresa).
    As propostas apresentadas pelos candidatos ignoram essa condição, e partem do pressuposto de que o clube tem condições de continuar cambaleando. Não tem!
    Como disseram, logo o clube não terá condições de pagar as despesa de manutenção(energia, água, alimentação).
    Para tornar exequíveis as propostas, seria necessário, logo de saída, um aporte de 30 a 40 milhões. E quem dará?
    Então, urge mudar o discurso, porque já está soando como novo conto do vigário.

  61. Caro Guilhardo, fiz uma pesquisa em alguns Tjs e, infelizmente, as decisões que encontrei são no sentido de que uma associação sem fins lucrativos estariam impossibilistas de utilizarem o instituto da recuperação judicial, apenas empresas com fins lucrativos estariam aptas. Na verdade são poucas decisões, em especial o TjSP já firmou jurisprudência. Mas sabe como é, jurisprudência foi feita para ser modificada.

  62. Perfeito Rogério. Venho falando há muito tempo. Ninguém vai mais ser enganado.Se querem ajuda da torcida a terão, mas não para eleger mentiroso nenhum. A solução que vc apresentou dias atrás é a mesma que eu venho apresentando há mais de ano. Não há mais saída, mesmo porque ninguém aguenta tanta mentira. Não percam o seu tempo indo votar, em nada mudará o destino da instituição.

  63. Pre resumir a solução é $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$.Só!!

  64. Agora tem um porem, os jogadores não entrando em campo vão ter que arca com as suas responsabilidades futura em seus curriculum. Pois o Santa não é o único time no Brasil a dever 3 meses de folha salarial, vai ser algo inédito no Brasil, se alguém conhece outro caso nos informe.
    E outra eles também são culpados pela atual situação. Pois o time é muito fraco e venal. Pois nossa
    maior fonte de renda chama-se bilheteria. Vieram para o Santa sabendo, como funciona. não existe bobo
    nessa historia. Se Tivesse hoje brigando entre o grupo de cima as nossas rendas seriam infinitamente bem maiores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *