O futebol é uma coisa linda

Quando a gente estava passando na frente da casa de Dona Edná, já bem pertinho da entrada no Portão 7, a torcida gritou gol. Como se fosse possível ver o replay do gol, o corre-corre foi grande para entrar no estádio.

Passando pela catraca, Marconi profetizou: “hoje é goleada”. E quase foi.

O futebol é essa coisa linda e surpreendente. O jogo estava horrível, aos 15 minutos do segundo tempo já tinha gente pedindo para acabar. A irritação começava a tomar conta da torcida. Até minha filha disse que tinha se arrependido de ter ido pro jogo. Falei para ela: “calma. O jogo só acaba quando termina”.

De repente, com Wellington César e João Ananias na cabeça da área, o Santa Cruz mudou da água pro vinho e derramou alegria na massa coral.

Tivemos apenas 38% de posse de bola e vencemos o jogo com direito a perder alguns gols incríveis. Se as três bolas na trave tivessem entrado, seria somente 6 a 0.

Mas 3 a 0 foi ótimo.

Um gol para cada uma das minha mulheres. Alessandra, Mariá e Sofia.

Um gol para cada uma das nossas cores.

Um gol para Chiló, João Peruca e João Valadares, velhos companheiros da arquibancada e da Sanfona Coral. Nos encontramos ontem e fizemos aquela corrente pra frente.

Um gol para Madson. Outro para Guilardo. E o terceiro para Wlad. No golaço de Bruno Paulo, o terceiro gol, imaginei os três abraçados, cheios de aguardente no quengo e gritando: “agora a gente chega. No cu da jovem, no cu da jovem”.

Os 3 a 0 foi também para Caroline, Aurélie e Bertille. As garotas são francesas. Estão aqui há duas semanas e ontem foram levadas por Julio Vila Nova para conhecer a magia do Arruda. Elas são formadas em Letras, vieram com apoio da Embaixada da França para dar aula de francês. Caroline na UFRPE, Aurélie na UFPE e Bertille no Colégio de Aplicação. Julio tá meio na função de cicerone. Já levou elas para comer feijoada, para ver orquestra de frevo em Olinda e ontem foi a vez de ir ao futebol. As meninas ficaram encantadas com o que viram no jogo.

Bertille comentou para Julio Vila Nova.

— Le fut est très important pour comprendre la culture du Brèsil.

Julio ressaltou.

— d’accord. Mais à Pernambuco, Santa Cruz est plus important que le fut pour comprendre le peuple du Brèsil.

Bertille respondeu com aquele sotaque francês.

— Hum-run! Sí. Sí!

E eu fico aqui pensando… O futebol é mesmo uma coisa linda!

65 respostas para “O futebol é uma coisa linda”

  1. KKKKKK….PELO.SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE….
    TIME DO POVO…DO POVO…COMO DIZIA O SAUDOSO AROLDO ROMULO…
    PENSE NUMA RESSACA MAS FELIZ…
    GENTE APESAR DE TUDO…SOMOS TODOS SANTA CRUZ…
    VAMOS TER UNIAO EM UNICO OBJETIVO:SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE…O MAIS QUERIDO….

  2. Agora sim, um texto bonito e comentários idem!
    Pois é, estávamos tendo enormes posses de boa e objetividade zero. Ontem foi justamente o contrário.
    Parabéns a todos, inclusive à torcida que compareceu em bom número e incentivou desde o começo.
    Grafite saiu aplaudidíssimo e tudo o mais…
    Parabéns a todos, sem exceção.

  3. Vou abrir uma exceção sim: Porque o Sr. Júlio César ficou brincando, por duas vezes, de abrir a barreira nas faltas próximas à área?
    Da segunda vez passou a 3 dedos do travessão.
    Que palhaçada foi aquela?

  4. Muito bom o texto !

    Não gosto muito desse pensamento, mas, pra ontem, o importante foi vencer, mesmo não jogando bem. Contra o ABC estancamos a série de derrotas, ontem voltamos a vencer. Daqui pra frente é ir melhorando o futebol e aumentando a confiança a cada jogo.

    Vamos Santa !!!

  5. Boa tarde Nação Coral.

    Muito feliz com a vitória. Coração pulava pra fora em qualquer cruzamento. Esse é nosso calo desde o início. Hoje não brigamos por G4 (claro, tem N outros motivos, como salários atrasados, falta de qualidade, etc, etc, etc) por conta da zaga.

    Goleiro baixo, braço curto, não sai na bola, e os zagueiros (+ laterais) baixos, de qualidade duvidosa e em péssima fase. Por isso somos uma das piores defesas e brigando na parte de baixo da tabela.

    Por acaso são 2 jogos sem tomar gols, mas TODAS AS BOLAS ALÇADAS são um tormento.

    No mais, parabéns pelo texto.

    Por ora é focar no campo. O extra-campo do nosso clube fica pro curto espaço entre o fim da B e as eleições.

    Falando em campo, hoje é dia de ligar secador, por que não?

    Saudações Corais

    PS: que gatas. Esse Júlio é um cagado, kkkkkk.

  6. Grande Gerrá

    Vitória importante e com time mais organizado em campo.

    Hélio, também achei estranho a barreira formado por JC. Demos sorte ao menos ontem.

    Sexta tem Londrina e mais uma vitória, será um grande chamado pra lotar o Arruda no clássico contra o Ceará.

    VIVA SANTINHA !!!

  7. A rodada nos foi positiva. Ficamos fora da zona maldita. Vamos com tudo pra cima do londrina, pois até um empate pode nos colocar de volta. Pra lá não quero voltar mais nunca!

  8. E o meio de campo? Sem João Paulo suspenso vamos continuar sem nenhum substituto?
    Ontem apesar do placar e com João Paulo, nosso único meia, fomos completamente dominados nesse setor.
    Mudando de assunto, que falta de criatividade do marketing do santa cruz em fazer a terceira camisa na cor preta quando no ano passado já tinha sido o terceiro uniforme da pênalty tb na cor preta. Um cor por sinal sem nenhuma novidade e atrativo pra torcida tricolor.
    Foi uma bola fora.

  9. Todos nós tricolores reclamamos do nosso Dept. de Marketing porque não faz nada, ora na hora que lança produtos com a marca Santa Cruz vem a acrítica negativa. Produtos não são só camisas, produtos são tudo aquilo que se vende e principalmente devem representar uma MARCA e a MARCA SANTA CRUZ, deve ser explorada em tudo que for “produto legal”, seja ela camisa, chaveiro, caneta etc. e tal, inclusive bolo de rolo, desde que represente nosso glorioso clube.

  10. Só pra deixar aqui registrado que o lançamento desse bolo de rolo não tem nada a ver com a marca cobra coral, foi coisa do santa cruz B, e ainda lançou outros produtos que a cobra coral tem ou seja esses cardeais da patrimonial são um mundo a parte e prejudicam ao invés de ajudar

  11. O que eu sei é que iniciaram-se as obras para a construção do primeiro campo do nosso CT.
    Se o dinheiro vem de bolo de rolo ou jantar de adesão, não me importa.
    Eu quero é ver o negócio pronto e bem feito.
    Parabéns e ponto final.

  12. Pois é mas a criação de produtos devem ser de uma única fonte o depto de marketing do clube se outro grupo cria paralelamente uma nova marca e lança produtos isso ai.mas na frente vai bater de cara com a marca cobra coral que só ela poderia fazer isso, não estou aqui falando de finalidade se é pro CT,pra piscina,pra base eu tô aqui reclamando dessa independência da patrimonial em.lancar produtos, por que a patrimonial não solicitou ao dpto de marketing a criação de produtos para ajudar na construção do ct ? Só isso que eu queria.

  13. Pois é mas a criação de produtos devem ser de uma única fonte o marketing do clube se outro grupo cria paralelamente uma nova marca e lança produtos isso ai.mas na frente vai bater de cara com a marca cobra coral que só ela poderia fazer isso, não estou aqui falando de finalidade se é pro CT,pra piscina,pra base eu tô aqui reclamando dessa independência da patrimonial em.lancar produtos, por que a patrimonial não solicitou ao marketing a criação de produtos para ajudar na construção do ct ? Só isso que eu queria

  14. Ninguém consegue perceber que existem dois clubes num só? De um lado a patrimonial com estúdio de tv, rádio e agora lançando produtos oficiais. Do outro lado o executivo com seu depto de comunicação, marketing, etc.

  15. Eu concordo com essa separação…De certo modo protege de forma direta nosso patrimônio de possível irresponsabilidade da direção do futebol na montagem do time…Imaginem os recursos da patrimonial nas mãos dos montadores de elenco, numa situação de pressão, onde a torcida exige um time bom dentro de campo? Não sobraria dinheiro nem pra comprar um palito de fósforo…A condução e a tomada de decisões é que podem ser avaliadas pelos Conselhos do Clube, mas não a própria separação que acho salutar e compreesível

    1. A Patrimonial não tem dinheiro nem para fazer a manutenção do estádio, anos de independência e nunca um CT saiu do papel. Essa divisão serve apenas para manter os “notáveis” cercando o executivo. Sempre que falam em leilão do Arruda por dívidas, a única coisa que vai é a torre de iluminação. O terreno da sede do clube é da prefeitura. Por isso os projetos de shoppings e outros não vai pra frente, porque depende da liberação do poder municipal. A verdade é que essa divisão de poderes no clube mais atrapalha do que contribui. Existe um rodízio, o cara sai do Executivo e vai pro CD, depois sai do CD e vai pra Patrimonial, depois retorna para o Executivo. E o status quo se perpetua.

  16. Tem de existir sim patrimonial e executivo mas que trabalhem em harmonia nesse caso da patrimonial lançar produtos sem ser com nossa marca cobra coral está errado já pensou se o executivo mandasse por exemplo pintar a arquibancada sem consultar a patrimonial ia ser rolo

  17. A receita com produtos é garantida….igual aos royalties da TOIC?Mas a alegria pelo jogo é grande.só que temos que melhorar a cobertura e as bolas altas….em tempo a vitória é da torcida guerreira…..quem diz a verdade não é critico é lúcido…abobrinha que adora os ovos de ouro tem que entender isso…..mesmo que voltemos à série A,essa direção não será desculpada…aliás ele nos colocou na D…podem lembrar quem era conselheiro e cardeal à época….mas o clube não tem culpa das hienas que o frequenta,rs….

  18. Chegaram Natan e Bileu.
    Já estou no aeroporto esperando o desembarque de Dênis Marques (pra fazer tabelinha de copos com Pitbull), Caça Rato e Carlinhos Bala. Ah ! esqueci o mago Rozembrik.

    Brincadeiras a parte: a grana que o clube tem (ou melhor não tem) só dá pra isso mesmo. Então apoiaremos.

  19. A verdade pura e simples, simplesmente não existe.
    Quanto mais em estruturas super complexas, como é um clube de futebol de massa.
    Por isto ninguém aqui é, nem nunca será, o dono dela.

  20. Minha verdade é que, se fizerem o tal primeiro campo de treinamento, com esta falta total de recursos bem ou mal aplicados, estarei aqui para aplaudir e apoiar a feitura do segundo.

    1. Concordo com vc….sou a favor do contraditório,de imposição nunca…aqui no interior já cotizamos e enviaram para os amigos do CT….e parece que a verba para o primeiro campo já deve ter sido alcançada…estaremos cotizando para o segundo quando melhorar o money,rs…não sei se procede,mas foi o que me passaram.

  21. Maiela meu fio, tá difícil mesmo num é?
    Vô tomar uma também!
    Um grande abraço ao Marcelo Beltrão que, até que enfim, resolveu descer da rede e chegar junto.
    Encontrei com o danado na saída do jogo e foi uma alegria só. Com direito a derramamento de cerveja em cima de Iphone e tudo!
    Muito bom.

  22. Como todos feliz com o resultado, mas certo que estamos na luta para não sermos tebaixados. Para isso vamos precisar de um aproveitamento de pelo menos 50% nos jogos que restam, o que não é pouco diante do nosso retrospecto na competição. Mas tenho fé que Martelote nos levará lá. Os novos contratados não são propriamente reforços, mas é o que temos, e diante de coisas como Vallés e Parra certamente não são piores. Vamos continuar com a penuria na defesa e meio de campo e alguma qualidade no ataque. Vamos esperar que volte a garra e vontade de superação.

    1. … esse problema a menos é relativo, já que suspende apenas as punições desportivas (no caso a perda de 3 pontos e a proibição da participação de competições CBF).
      Esse fato em nada impede, por exemplo, que os bloqueios de verbas continuem (sanções econômicas).

  23. Eita Hélio, boa lembrança da Mega Liga …

    Acompanhei Fortaleza 2×0 Tupi pela Série C, que festa no Castelão. Como faz falta o Arruda abarrotado, a torcida Coral em sintonia com o time.

  24. Madson,

    A Diretoria de futebol está realizando consulta sobre a questão contratual de Bileu. Acho que isso deveria ser feito antes de trazer o jogador. Vai que ele não possa mais ser inscrito na Série B, vai ficar só treinando e recebendo? Vamos aguardar que tudo seja resolvido.

    … O ídolo Jeferson que é um baita goleiro está na reserve devido a excelente fase do Gatito. Isso deveria valer nas bandas do Arruda. Tiago Cardoso na Série A estava em péssima fase e perdurou muito tempo como titular. Esse ano a lição vem sendo com o JC que não está tão seguro no gol, tem péssima reposição de bola e na maioria das vezes pula depois que a bola já passou e assim como TC, sai mal nas bolas (pouca invergadura).
    O reserva Jackson sempre entra bem nos jogos e não consegue ser titular pra ter uma sequência.

  25. … e JC não tem também a confiança da torcida.

    Antes do fim do “primeiro turno” do Brasileiro, na avaliação de um site especialista em esportes, divulgou que JC teve o melhor desempenho de todos os goleiros no quesito de defesas mais difíceis realizadas. Vai entender …

  26. Flávio isso se acontecer se bileu não.poder jogar é uma pedra em cima da carreira de tininho pois como um dirigente assina um contrato sem saber do histórico do rapaz, e ainda ouvi ele dizer que pelo final do.prazo de contratação não podia esperar e agora se a CBF negar vai ficar com um cara que nem no banco npode ficar e pagando salário, como ajudar um clube com um.pessoal desses que só trás confusão pro clube

  27. Lembrei de volante paraguaio que essa dupla da diretoria de futebol contratou e craque nunca foi nem para o banco, Coronel. Passado já algum tempo ele deve ser agora um general.

  28. Esse paraguaio contrataram pra sula sendo que de repente resolveram mandar time reserva pro jogo pra priorizar série a que já estávamos lascado, abririam mão de chegar mais na frente da sula e se ferrou na A e levamos de 3 por lá e aqui qdo colocou o time completo metemos 3 é uma porra de um goleiro da gente que não lembro nome saiu errado e deu um gol a eles

    1. Edson Kölln, atualmente titular do CRB.
      Entre a dúvida de Bileu e a certeza de Rodolfo Potiguar, eu teria optado por este último.
      Não contrataram um meia-esquerda e vamos aturar Primão (quem é o tiozão desse jogadorzinho?) e o limitado (pra não dizer outro adjetivo) João Paulo.
      Olhar pras laterais e ver Nininho e Tiago Costa, é realmte preocupante.

    2. A culpa não foi do goleiro edson koln foi o volante que deu um passo pra trás e o goleiro ia saindo pra socar a bola e tropeçou no pé do volante é só rever o lance.

  29. Robson/PI, desenterrasse Coronel? kkkkkkkkkkkkkkkk

    Nem lembrava mais dessa criatura. Até do boneco de Olinda Creendence eu lembro, mas desse não.

    Vamos torcer hoje por 1 vitória para nos manter fora do Z4 e ficarmos tranquilos.

    Não vou falar de Bileu ainda pois não sabemos com certeza se pode jogar ou não. Mas só o fato de existir a dúvida (e sem ter um esclarecimento da diretoria no site do clube), mostra o quanto é fraca e irresponsável a diretoria de futebol do Santa Cruz.

    É como escreveram aqui antes. Quem comanda essas contratações brinca de contratar como se tivesse no videogame.

    Saudações Corais

  30. Teria trazido Rodolfo do salgueiro que tem muito mais futebol e já estaria jogando. Ele foi oferecido ao santa, mas pra que fazer o mais fácil se pode fazer o mais complicado? Agora, num jogo fora de casa com um time equilibrado como o londrina, ter que aguentar weligton César e João ananias juntos é bronca!

  31. Tudo pode acontecer, para o bem para o mal. Agora, com Wellington Cesar de frente, só Deus é capaz de evitar a derrota. Não entendi ainda, mesmo porque conheço pouco de futebol, como é que o Santa conseguiu a proeza de formar nas suas bases um jogador desse. E mais, como consegue mantê-lo no plantel, muitas vezes como titular. Nininho até que conseguiria jogar numa quarta divisão. Mas W Cesar não é jogador de divisão nenhuma. Não jogaria em time algum do interior do Nordeste. Aliás, eu acho que W Cesar nunca jogou futebol, sendo pois uma “invenção” da base do Santa. Mas, só tem tu vai tu mesmo… Vamos torcer para ele não fazer falta na entrada da área, não ser expulso , nem perder a bola infantilmente para o contra-ataque do inimigo. Oremos amigos, oremos…

  32. Enquanto isso chega mais um jogador que nem pro banco vai poder ir, o santa deveria ganhar um prêmio da ONU como clube que emprega mesmo sem trabalhar sonora ajudar mesmo, e há pouco vi a reportagem nsobre bolo de rolo que a patrimonial resolveu fazer e ainda disse que vai ter sorvete, esse pessoal só faz o santa passar vergonha,

    1. Madson, não vejo vergonha nenhuma nisso. Na Europa, tudo quanto é time grande vende seus produtos alimentícios: batata frita, salgadinho, cerveja e ninguém acha que é vergonha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *