Chove chuva, chove sem parar.

Uma chuva fina caía sobre o Arruda no início da partida contra o CRB no sábado passado. Havia poucos torcedores nas sociais. O clima era de desconfiança. A frase de Pessoa, “o dia deu em chuvoso”, parecia adornar aquela tarde.
Logo a chuva se avolumou e virou um dilúvio. Protegi meu copo de cerveja naquelas capas de chuva que vendem por R$ 5,00 nos estádios. No gramado, o que todos presenciaram foi um Santa Cruz completamente atabalhoado, sem esquema tático algum.
Mesmo depois do gol de Grafite e dos gritos de “acabou o caô”, a sensação era de que as coisas não se encaixavam. Sandro até que demonstrou vontade, mas Yuri deixou claro que nasceu para outra coisa – incrível como ele demora a pensar a jogada. Bruno Paulo não tem mais explicação. A falta de criação no meio já virou piada.
No intervalo, quando fui pegar outra cerva, me encontrei com Juninho e Jorge. Conversamos sobre o caos do clube, diretoria, Tininho, Jomar, fora Giva, Alírio, o papel dos conselheiros, mudança no estatuto, as eleições que se aproximam, enfim, os velhos problemas de sempre.
O segundo tempo revelou o naufrágio que não queríamos. Jorge até que tentou entoar umas loas para ver se o segundo gol chegava, mas foi o CRB quem mandou nas cartas e no jogo. Encharcados de chuva e putos com a péssima atuação, fomos ao Abílio tomar a saideira. Lá encontramos Jerry e Mark.
Como estava todo mundo muito indignado com a crise e a eminência de uma séricê, mudamos de assunto. Como bons ingleses, Jerry e Mark falaram sobre futebol, mas cricket e boxe também. Como não saco nada de cricket, conversamos sobre a história do boxe e a luta entre Mayweater e Connor naquela noite.
“Zeca, você tem que assistir ao documentário chamado Four Kings. Os quatro grandes do boxe: Sugar Ray Leonard, Marvin Hagler, Thomas Hearns e Roberto Duran”, indicou Jerry.
The Fabulous Four. Valeu, Jerry, documentário muito foda. Nada como a velha e boa old school. No final da noite, depois de peregrinar pela Boa Vista com Juninho e Jorge, fui ver a surra que Connor McGregor levou de Mayweater.
Acordei no domingo com uma ressaca triste. Pensei no barco afundando, Giva indo embora, os marinheiros à deriva, sobrevivendo num pequeno bote… por enquanto.
Que Martelotte possa salvar essa galera do naufrágio. E que esse dilúvio que se prenunciou de maneira amarga sobre o Arruda possa ceder lugar a um verão, por pequeno que seja. Que 2015 se repita.
E que o espírito, a garra, a inteligência e a vontade dos Fabulous Four possa nos inspirar daqui em diante. Porque a situação, meus amigos, não é fácil. Nada fácil. Mas, sempre repito isso, atitude mental é tudo.

Autor: Zeca

Zeca é professor doutor em Filosofia. O amor pelo Santa Cruz vem de berço. Aos cinco anos o pai já o levava ao Arruda. Escritor e poeta, tem diversos livros publicados. Escreve também no blog Ars Diluvian em que trata de arte, política e ciências humanas. É metaleiro e toca na banda Agelon de Brutal Death Metal. Mora na Boa Vista e sente muito orgulho de estar sempre perto do Pátio da Santa Cruz.

Compartilhe esta publicação

120 Comentários

  1. Espero que Martelloti venha já pra montar o time de 2018…se vier só pra salvar o ano e passar uma chuva em 2018 continuaremos na mesma m….

    Publicar uma Resposta
    • E que tenhamos, Marcelo, algo diferente dos últimos anos, quando só contratamos refugos de outros clubes.

      Publicar uma Resposta
  2. – Demite os jogadores de salários altos. (aguarda a justiça do trabalho chamar. um peido pra quem está cagado).
    – Coloca os que ficarem com os salários em dia, juntamente com os funcionários.

    Série B 2018 garantida.

    Publicar uma Resposta
  3. por favor nao contratem mais ninguem pois a luta é para nao cair, e para nao cair nao precisa de novas contratacoes, demite os que nao servem mais, coloca a base e mistura com alguns que ficarem , NAO GASTEM MAIS PRA NAO CAIR TEMOS PLANTEL

    Publicar uma Resposta
  4. Ouvi dizer que tem um cara lá no náutico que joga muito! Tá encostado. De repente…

    Publicar uma Resposta
    • Soube até que tão quase acertando a vinda daquele Timbuzinho pra ficar atras da barra animando a Inferno Coral

      Publicar uma Resposta
  5. Como tinha escrito alguém no texto anterior: se Martellote nos tirar da série “C” merece uma estátua no Arruda.
    Espero que pelo menos tenhamos algum esquema de jogo, e que quando fizer substituições, os jogadores saibam qual o esquema de jogo com as mudanças, e que elas tenham sido treinados. Para não acontecer o que houve sábado. Em nenhum momento tivemos esquema de jogo, mas quando entrou Sheik, a coisa danou-se de vez. Era um amontoado de perronhas em campo. Domingo passando por um campo de pelada que tem ali no Coque (quando se vem do tunel Chico Science para Boa Viagem) tinham 2 clubes jogando, uniformizados. Parei para ver um pouco (sem sair do carro que não sou doido). Uns barrigudos, mas pouco importa, estavam distribuídos em campo, com defesa, meio de campo e ataque. E não saiam no chutão não, era bola pelas laterais, passando pelo meia e indo para as pontas para ser cruzada. Ou seja, tinham técnicos!!!! Morri de inveja.

    Publicar uma Resposta
  6. E Neto Baiano deixou o estrago de novo. Dessa vez o clube poderá ser punido por causa de garrafas jogadas contra ele.

    Espero que essa diretoria mequetrefe defende o clube mostrando as imagens dele imitando a Torcida Jovem da coisa.

    Publicar uma Resposta
  7. Quem deveria ser punido é esse neto baiano ele provocou depois do jogo pede punição a ele

    Publicar uma Resposta
  8. Só resta acreditar e torcer para que Martelotte consiga a nossa permanência na série “B” para 2018, agora amigos o trabalho vai ser árduo, afinal contra ele tem: salários atrasados, alguns jogadores de nível técnico lastimável, um time todo desarrumado taticamente (Givanildo conseguiu fazer essa proeza), e uma desconfiança gigantesca do maior patrimônio do clube, seu torcedor.

    Andar com fé eu vou, a fé não costuma falhar!

    Publicar uma Resposta
  9. Se Martelotte não tiver peito pra barrar o Mão de Graxa, Bruno Paulo e Ricardo Bueno terá o mesmo destino de Givanildo Oliveira.

    Publicar uma Resposta
  10. Dramática a situação do nosso amado Clube. Até jogador sem mercado pede para ir embora.

    Publicar uma Resposta
    • Pior seria se ficasse, não jogasse, e ainda colocasse o clube na justiça.

      Publicar uma Resposta
      • Verdade. Mas quando eu digo dramática é por tudo que tem acontecido. Só refugos. Jogadores sem mercado. Não conseguimos trazer nenhum jogador que é titular em clubes da série c, pelo menos. Só trazem jogadores encostados.

        Publicar uma Resposta
  11. O santa poderia tenta esse meia

    Afastado do elenco profissional do São Paulo, Cícero não será negociado com o exterior e ficará no clube do Morumbi até o final de 2017. A informação foi confirmada pelo empresário do atleta, Eduardo Uram. Fora dos planos do técnico Dorival Júnior, o meio-campista treina em horários alternativos no CCT da Barra Funda desde o dia 9 de agosto.

    O curto período para negociações também dificulta a saída de Cícero para o exterior. A janela de transferências para grande parte da Europa fecha nesta quinta-feira à noite. Além disso, o camisa 8 já fez dez jogos pelo Tricolor no Campeonato Brasileiro e não pode mais defender outro clube da competição.

    Publicar uma Resposta
  12. Depois de umas 3 semanas sem comentar, mas lendo tudo, volto a teclar.

    A SITUAÇÃO É DESESPERADORA.

    O clube precisa decretar insolvência como Guilardo diz.

    Imagina alguém que ganha fazendo bicos algo como 1 mil por mês (nos “meses bons” uns 2 mil) mas tem dívidas de 200 mil que geram parcelas mensais de 3 mil?

    Digam-me se alguém nessa situação consegue viver?

    O Santa Cruz está clinicamente morto. Só não desligam os aparelhos porque ninguém quer ser taxado como “o cara que matou o Santa Cruz”.

    Ouvi uns comentários de rede social de que Grafite se canditaria a presidência. Eu acho muito improvável, mas apoiaria essa causa.

    Se ocorrer a queda e/ou ALN for eleito (basta um deles), eu largo de ser sócio e passo a deixar o Santa Cruz um pouco mais de lado, indo a jogos esporádicos (nunca em série C. Jamais volto a pisar em jogos desse nível).

    Sou um “torcedor modinha”, “de momento”, “de tempo bom”? Qual o tempo bom de fato eu tive, se acompanho o clube desde a década de 90?

    Uns poucos e leves momentos. E mesmo assim sempre estive junto no restante.

    Como Guilardo disse um pouco pra trás: A torcida cansou.

    Eu cansei. Boa sorte ao nosso clube. Fui.

    Saudações Corais

    Publicar uma Resposta
  13. Escapar da serie C é dificil, mas tambem nenhum milagre. Temos condicao disso.

    Pior mesmo é viver na corda bamba. Enquanto o campeonato tiver rebaixamento, vamos estar sujeitos a isso. Insisto numa tecla. Ideal seria disputarmos uma LIGA, com um bom calendario e sem rebaixamento. Menos loucuras financeiras para se manter a qualquer custo e que por vezes fracassam.

    Agora é interessante mesmo o comportamento da torcida tricolor. Desde a subida pra serie A que o time nao conta mais com a torcida. O que houve? Enjoaram de futebol? Medo da criminalidade? Passagem cara? O ingresso pra ver jogo do Santa é dos mais baratos. Se for socio entao, pode ver ate de graça. Mesmo com crise, nao se pode conceber que no Recife nao haja 20 ou 30 mil tricolores com condicoes de pagar 10 reais pra ver o time.

    Em 2016, disputamos uma final de Copa do NE e o Arruda nao estava lotado como caberia numa decisao dessas. Chegamos a liderar a serie A por algumas (infelizmente poucas) rodadas e nada de publico à altura da situação.

    A torcida é a razao de ser um time. Se nem ela quer saber mais, o que fazer?

    Publicar uma Resposta
  14. Amigo Ricardo obrigado pelas referências no seu post. Igual a você e a mim milhares de tricolores cansaram.Ninguém vai deixar de torcer nem ser tricolor. Meus dois filhos continuam indo ao estádio. Pela minha idade, 64, e depois de ver tudo acontecer e participar com dois velhos amigos e torcedores, James Thorp e Raimundo Moura, ambos falecidos, não hesito em ratificar o que venho dizendo e a diretoria se omitindo. Chegamos irreversivelmente à insolvência, e dela já não podemos nos esquivar. É questão de tempo. Existe um saída, mas a diretoria não quer saber. Paciência. Quando a coisa estourar todos vão se lembrar do que venho batendo aqui. Um abraço.

    Publicar uma Resposta
  15. Também concordo com Luis sobre “o abandono do time” pela torcida.

    Ele “recortou” o momento em que todos deveriam ter chegado junto.

    Classificado para a Final do PE.

    Finalista da Copa do Nordeste (e depois campeão).

    Líder do Brasileiro série A durante 4 rodadas.

    Os jogos contra Sport (pelo PE), Campinense (Copa NE), Vitória, Cruzeiro e Sport (todos pelo Brasileiro), eram para ter ENTUPIDO O ARRUDA.

    Final do PE: 30.163 (clássico contra o maior rival).
    Final da Copa NE: 36.106 (final inédita).
    Vitória: 20.039 (reestréia na elite após 10 anos).
    Cruzeiro: 16.331 (time líder do Brasileirão).
    Sport: 16.951 (clássico, time vice-líder e com vitória retornaria a liderança).

    TOTAL: 119.590.

    MÉDIA: 23.918, uma média pífia. O dobro (47.836) seria razoável.

    Mas se ao menos desse 40.000 de média nesses jogos, não poderíamos acusar que a torcida de certa forma abandonou o time.

    Mas como eu disse: 1% é da torcida, o resto é da diretoria.

    Pra completar o Show de Horrores, o zagueiro Alison foi embora depois de 5 DIAS TREINANDO e sem sequer estrear, e estamos para contratar um zagueiro do Bragantino, que ruma forte pra SÉRIE D.

    Parei por hoje e por esse mês.

    Saudações Corais

    Publicar uma Resposta
  16. Presidentes de Goiás e Náutico renunciaram. Que inveja…kkk

    Publicar uma Resposta
  17. O esboço do time que Martelotte vem treinando não indica que mudanças acontecerão, apenas a entrada de Tiago Costa na lateral. Mantendo o time que vem de seis derrotas seguidas, que joga sem confiança pois toda bola que vai em direção ao gol entra e sem perspectiva de entrada de recursos, se o treinador livrar o Santa Cruz do rebaixamento deve o clube, com toda pompa e circunstância, providenciar uma estátua sua para entronização na sede. Reitero o que venho dizendo e os jogos corroboram: ou Martelotte afasta Júlio César, Bruno Paulo e Ricardo Bueno ou terá o mesmo destino de Givanildo Oliveira.

    Publicar uma Resposta
  18. PASSO UM TEMPO SEM APARECER E VEJO AS MESMAS CRITICAS….A TORCIDA TEM CULPA SIM E MUITA….POIS NO PRIMEIRO JOGO CONTRA O VITORIA O ARRUDAO ESTAVA QUASE VAZIO….E A DIRETORIA TINHA FEITO O QUE?
    AHHHH SIM TINHA GANHO UMA COPA DO NE….UM BI NO PE…..AGIRA NAO VAO PORQUE O TIME E ANTES…..?????
    LEMBRANDO QUE O CLUBE ESTAVA HÁ MUITO TEMPO SEM JOGAR A SERIE A….E ATE FOI COMENTADO NA IMPRENSA DO SUDESTE QUE SE ESTA TORCIDA VAI HA JOGOS NA SÉRIE D…C…IMAGINE NA PRIMEIRA?????
    Ahhhhh…SEM A TORCIDA O SANTA CRUZ NAO VAI A LUGAR ALGUM….
    POR ISSO QUE.NAO FECHOU AS PORTAS….
    OUTRO FICA QUERENDO QUE A DIREÇÃO SAIA….TA….BLZ….E QUEM ASSUMIRIA? O PAPA….DEUS ME LIVRE ….AQUELE PUTO….É ARGENTINO…..
    ENFIM….NÃO ME IMPORTA QUEM ESTEJA LA….MEU LUGAR É AO LADO DO SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE….

    Publicar uma Resposta
  19. Adversários do Santa na série B fazendo bonito na primeira liga,derrotando clubes grandes e o Santa levando olé de um CRB da vida…

    O pior é que, dentro de mais 3 rodadas, vamos encarar o Londrina lá, kkkk.

    É triste, Maiela! Vamo beber,animal.

    Publicar uma Resposta
    • Super moderna esta forma de arrecadação. 100 pessoas X R$ 250,00 = R$ 25.000,00. É, problema resolvido.

      Publicar uma Resposta
  20. jantar de adesão primeiro oclube tem de gastar pra arrecadar contratar buffet, garçom etc e nem sempre o arrecadado cobre as despesas a não ser que alguém tenha bancado o jantar, o mais certo é o que faz os amigos do CT que arrecadam sem gastar,

    Publicar uma Resposta
  21. E tem mais nunca vi prestação de contas nesses eventos promovidos pelo clube, é pro CT dizem que é mas depois não mostram o que foi comprado,a quantidade, se foi entregue, não temos nada disso, ao contrário dos amigos do ct que arrecadam e mostram para onde foi dinheiro, esses jantares do clube não trazem nenhuma confiança

    Publicar uma Resposta
  22. Volto a repetir…Se nesses jogos aí que vcs apontam como baixo público, tivessem 100.000 mil torcedores, só iria enricar os donos de bares e lanchonetes do clube, pois a renda ia ser praticamente toda bloqueada…Quem bloqueia renda de 20 mil pagantes bloquearia também renda de 100 mil, é óbvio…O problema do Santa Cruz não é de presença de torcedor, mas de gestão de dívidas de contratações pífias, desastrosas e até má intencionadas..

    Publicar uma Resposta
  23. Jantar de adesão e rifa isso é pra clube de várzea

    Publicar uma Resposta
  24. PARA QUEM CRITICAR, É UM DIREITO QUE LHE ASSISTE, NAO QUER CONTRIBUIR, OUTRO DIREITO QUE LHE ASSISTE, AGORA, DEIXEM QUEM QUER AJUDAR, QUEM QUER E PODE AJUDAR….

    O SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE, SEMPRE PRECISOU DA SUA TORCIDA, LEMBRO-ME DAS CAMPANHAS PARA MARLON, JACOZINHO….

    O PROPRIO ESTADIO JOSE DO REGO MACIEL, FOI CONSTRUÍDO COM AJUDA DA MASSA CORAL, COM TIJOLOS, GARRAFAS E JORNAIS, MEU SAUDOSO AVÔ PATERNO E MEU GENITOR, CONTRIBUIRAM…

    AGORA, ALEM DE NAO AJUDAR, NAO PARTICIPAR, INSINUAR, POIS ACREDITO QUE NAO TEM PROVAS CONCRETAR, QUE O $$$ NAO VAI PARA O DESTINO, AI É O FIM DA PICADA, PICADA DA COBRA CORAL!!!!!!

    AO CT, VOLTO A DIZER, COMPREI COM MUITO SUOR, OS LIVROS, AO CLUBE, ESTOU EM DIA ATE DEZEMBRO DE 2017, COM MINHAS MENSALIDADES DE SOCIO CONSELHEIRO….

    E VOLTAREI AO ARRUDAO, NO PROXIMO JOGO, TENTANDO AJUDAR MEU CLUBE, AO LADO DO SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE, INDEPENTENDE DE QUEM ESTEJA LÁ… NAO DOU DA POLICIA FEDERAL, NAO SOU JUIZ, NAO SOU DA RECEITA FEDERAL, PARA ANDAR INSINUANDO E DESCONFIANDO DE TODO MUNDO…..

    SOU SIM, SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE!!!!!

    PARABENIZAR A TODOS QUE POSSAM AJUDAR, DESDE UMA SIMPLES TIMEMANIA, ATÉ AO JANTAR DE ADESAO!!!!!

    Publicar uma Resposta
  25. Wlad,por falar em contribuir com o clube, até agora não foi explicado o que levou o diretor de futebol a executar em mais de cem mil nosso clube.

    Publicar uma Resposta
    • MEU CARO, COMO JA FALEI E SEMPRE FALO AQUI, NAO TENHO CONHECIMENTO DISSO!

      E SINCERAMENTE, VENHO CUMPRINDO MINHAS OBRIGAÇÕES COM O CLUBE, POIS SABEMOS COMO A INSTITUIÇÃO SANTA CRUZ, FAZ, E VEM FAZENDO PARA SOBREVIVER, NO DIA A DIA…

      SE HÁ PESSOAS DE MA INDOLE, NAO TENHO COMO COMPROVAR…

      E ACREDITO QUE ANTES DO MEUS DIREITOS, TENHO QUE FAZER OS MEUS DEVERES!

      PARA QUEM JA FOI PARA OUTRO ESTADO, COM CHUVAS, PONTE E ESTRADAS INUNDADAS, ISSO QUE ESTA ACONTECENDO COM O SANTA CRUZ, É O MÍNIMO!!!!

      E TUDO ISSO, A TORCIDA, A VERDADEIRA TORCIDA, A MASSA CORAL…. AGORA, SO IR A ESTADIO, SO CONTRIBUIR NO BOM, TODO MUNDO FAZ…. NO BOM, TODO MUNDO É BOM…. TEM QUE SER BOM NO RUIM TAMBÉM!

      QUANTAS VEZES, LOTAMOS AEROPORTOS, CHEGADAS DE JOGADORES, INVASAO NO ARRUDA, NA AV BEBERIBE… E ATE MESMO AGORA, EM 2015, BASTA REVIVER NO YOUTUBE…. QUALQUER SER NORMAL SE EMOCIONA….

      MAS, ALGUNS TORCEM CONTRA, INFLAMAM, NEGATIVAM, ESPERAM QUE ACONTEÇA O PIOR, PARA JUSTIFICAR SUAS IDEIAS E PENSAMENTOS….

      Publicar uma Resposta
  26. A ideia de jantar de adesão como forma de sobrevivência não agrada a ninguém, claro.
    Mas para quem vende o almoço pra comprar a janta tá valendo tudo, infelizmente.
    A questão é sobrevivência mesmo.
    E concordo com o Wlad quando ele diz que todos estão nos seus direitos de colaborar ou não.
    Simples.

    Publicar uma Resposta
  27. Marcelo Beltrão, deixa de tua conversa mole! rss
    Muito bom ter esse cidadão por perto, principalmente em tempos tão sisudos.

    Agora o seguinte: Acho um mérito, e não um demérito, ter perdido para um clube que foi lá e garfou o queridão da série A!
    Menos mal.

    Publicar uma Resposta
  28. Esse jantar esta sendo feito pelos mesmo que gastaram 100 mil com uma radio e nem Alírio foi consultado

    Publicar uma Resposta
  29. Pessoal qdo anunciaram a contratação de grafite falei aqui que não era só pra jogar e que ele queria trazer investidor e está aí vejaa reportagem

    Publicar uma Resposta
  30. Ele fala na reportagem que o lado politico do clube é que é o maior problema, ou seja o santa é um clube com varias divisões é isso não na certo

    Publicar uma Resposta
  31. Essa diligência de Grafite dá um lampejo de esperança à instituição. Só um investidor forte do exterior pode salva o Santa. O resto, de cai não cai é conversa boba e divercionista.Quem pensa na continuação da instituição passou a ter esperança.

    Publicar uma Resposta
  32. A julgar pelas escalações do time titular de MM nos treinos, nada muda e pode até piorar. Insistência no mesmo esquema e nos mesmos jogadores. Não teria trazido MM, justamente porque achava que isso ocorreria. Vamos continuar sem meio e jogar no vamos-que-vamos. E os jogadores da base continuam esquecidos.

    Publicar uma Resposta
  33. Não há rifa,jantar de adesão, feijoadas, bingo, socios , timemania que vá tirar o santa dessa situação isso tudo são fontes de renda que com o clube saneado ajudam a manter as contas em dia, mas pra pagar essa monstruosa dívida de anos e anos só um investidor que zere tudo e aí sim tudo que entrar ajudaria a manter

    Publicar uma Resposta
  34. O Figueirense está fechando uma.parxeria dessas de 20 anos, vão liquidar todo passivo,fazer CT , reformar estádio etc. ..

    Publicar uma Resposta
    • Os diretores e conselheiros que não aceitam uma parceria como essa na atual situação, é porque estão com interesses próprios e não estão pensando no clube. Essas pessoas deveriam ser afastadas do clube, foi como a perda da oportunidade de entrar no clube dos 13.

      Publicar uma Resposta
  35. Moderação, libera meu comentário, preciso falar com o Guilardo!!!

    Publicar uma Resposta
  36. Nós sempre tivemos mania de pobreza. Na década de 70 fomos o maior time do Nordeste e um dos maiores do Brasil. Em contrapartida o Sport chegou no início de 90 quase na mesma situação nossa, de miséria. A diferença é que eles têm pessoas que pensam na instituição. Nós temos apenas aqueles que pensam neles próprios. O Santa é um cadáver insepulto, mas já estão brigando para ser presidente. Não dá para entender. Quem quer presidir uma instituição falida e insolvente. Temos o caminho apontado por Grafite. Se não der certo tem outro, que não pode ser tratado publicamente, mas que salvará o clube dentro de cinco anos. E nada mais deveremos. Perguntem se alguém quer saber como ? . Não querem, porque não interessa, é preferível começar a velar o enfermo do que ministrar-lhe o remédio da salvação. Querem ver o estádio nessa situação lastimável, ainda que tinta tenha sido doada. É porque quando passa o jogo para o mundo todo, certamente algumas pessoas cheguem ao orgasmo por mostrarem a nossa penúria. Querem lama, imundície e passar à opinião pública que somos uns miseráveis resistentes. Por isso que milhares de pessoas já se afastaram, porque não comungam com isso. A mim já não interessa se fica ou vai cair. Quero e rezo para que a instituição sobreviva, e acho, com o devido respeito, que ao invés de estarem se provocando mutuamente, como se isso resolvesse, deveriam optar se querem o Santa hoje, mas não o quererão futuramente. É uma opção.

    Publicar uma Resposta
  37. É sintomático. Quando se fala na solução para salvar a instituição a “moderação” atua imediatamente. Paciência.

    Publicar uma Resposta
  38. Alô pessoal do blog, que tal liberar uma postagem nova pra levantar o astral?

    Publicar uma Resposta
  39. PARA SE SANEAR AS DIVIDAS DO SANTA CRUZ, QUE SE AO MENOS 30% DA SUA TORCIDA SE ASSOCIASSE, O CLUBE ESTARIA TAO ENXUTO COMO NINGUÉM!!!! É TAO FACIL … BASTAR APENAS COLABORAR, POIS NAO SE ADMITE UMA TORCIDA COMO A DO SANTA CRUZ, TEM MENOS DE 10 MIL SOCIOS, ISTO É, LASTIMÁVEL….

    E NAO SE PODE AFASTAR CONSELHEIROS DO CLUBE, A MENOS, QUE ELE ESTEJA INANDIMPLENTE, OU ALGO MAIS GRAVE… E DESDE QUANDO, CONSELHEIRO, NAO QUER O BEM DO SANTA CRUZ?

    PUTZZZZZZ, CADA RACIOCINIO, QUE APARECE AQUI….

    A TORCIDA DO PALMEIRAS, QUE É PEQUENA EM SAO PAULO, TEM UMA PORRADA DE SOCIOS AGORA, A DO INTERNACIONAL, NEM SE FALA… MAS VAO DIZER QUE O SANTA CRUZ, NAO OFERECE NADA AO SOCIO….

    SE O TORCEDOR AMA SEU CLUBE, ELE TEM QUE CONTRIBUIR, POIS ELE MESMO SABE, SE ELE NAO CONTRIBUIR, NINGUÉM, NINGUEM VAI AJUDAR….

    E OUTRO APARECE QUE A MODERAÇÃO,DESTE BLOG, ESTA CONTRA QUEM QUER AJUDAR O CLUBE…. EITA MANIA ETERNA DE PERSEGUIÇÃO, QUE NINGUEM PRESTA, QUE TODOS ESTAO CONTRA…. SINCERAMENTE…..

    Publicar uma Resposta
  40. Me nego veemente de manter meu clube a base de rifa , feijoada, bingo, jantar de adesão isso não resolve porra nenhuma só faz aumentar o amadorismo que nos perseguem há tempos investidor já está nas mãos de grafite

    Publicar uma Resposta
  41. Tem gente muito “inteligente” comentando. Até meados dos anos 2000 clube nenhum no Brasil tinha mais de dez mil sócios, enquanto na Europa já se nadava de braçada nesse quesito há muito tempo. Então os clubes brasileiros investiram em marketing e competentemente multiplicaram por dez o número de associados. Enquanto isso o Santa Cruz continua na década de 80 e fica culpando o torcedor por não se associar. Raciocínio lógico: se o Santa e o inter tem grandes torcidas desde sempre, por que o inter conseguiu aumentar SD quadro de associados e o Santa não. Eu sei a resposta. Mas nas mentes toscas a razão é que a torcida do inter cumpre sua obrigação é do Santa não. Como diz maiela, é melhor tomar umas.

    Publicar uma Resposta
  42. O Inter aumentou o quadro de sócio montando time através de investidores( e não de mensalidades) pra ser campeão até do mundo…Os investidores diminuíram os recursos do Inter e o time foi pra segunda divisão apesar do quadro de sócio…E preciso que o Santa Cruz pare de enxergar o mundo plantando bananeiras…invertendo a ordem natural das coisas (vtnc)…

    Publicar uma Resposta
  43. O dinheiro de sócio ajuda na manutenção do clube tipo luz, salarios de funcionários, água coisas pequenas mas não paga time bom qualificado, quem paga isso é patrocínio e investidores veja o inter como o amigo aí em cima falou com 100 mil socios caiu, não estou aqui contra campanha de socios mas só pra mostrar que torcida não paga time, o último levantamento da arrecadação de sócios da coisa estava em 800 mil isso mal paga técnico e comissão a coisa sobrevive de empresários investidores que participam das contratações investem pesados nas contratações e depois lucram o que é normal respeitando o clube

    Publicar uma Resposta
  44. Nem mais para Quermesse de Paróquia se faz feijoada e rifa!
    Nas mentes macróbias dos Cardesis é o que tem de mais novo!

    Publicar uma Resposta
  45. Enquanto fazemos feijoadas o Sport parte para fazer uma moderna arena. É culpa da nossa torcida…

    Publicar uma Resposta
  46. O Corinthians acusa salários atrasados mesmo com maior número de sócios já registrado e busca patrocinador e investidor,

    Publicar uma Resposta
  47. IMPRESSIONANTE COMO TEM PESSOAS QUE JA NASCERAM COM CARA DE ABORTADAS….
    NAO CONTRIBUEM…CRITICAM QUEM CONTRIBUI…CRITICAM O CLUBE QUE DE UMA FORMA OU OUTRA FAZ QUE AS PESSOAS POSSAM CONTRIBUIR….
    LEMBRA UMA PROPAGANDA….QUANDO AGENTE.NÃO QUER QUALQUER DESCULPA SERVE….
    NO INTER….TEM PESSOAS APAIXONADAS QUE AJUDAM AO CLUBE E PELA MENSALIDADE SE PAGA A FOLHA…TUDO QUESTÃO DE UMA CADEIA….TORCIDA CHEGA JUNTO $$$$$….CLUBE CONTRATA BEM…INVESTIDORES APARECEM….
    MAS NO SANTA CRUZ NÃO:TORCIDA NAO APARECE….DIVIDAS APARECEM….INVESTIDORES SOMEM….E QUEM NAO AJUDA…AINDA CRITICA….OU SEJA JA NASCEM COM CARA DE ABORTADAS…..

    Publicar uma Resposta
  48. O jantar foi do santa um (executivo) ou santa 2 (patrimonial) ou santa 3 (cardeais)

    Publicar uma Resposta
  49. E nessa mesma propaganda citada lembro que tinha outra frase nela além de qdo não se quer qualquer desculpa serve, tinha o pior cego é aquele que não quer ver

    Publicar uma Resposta
  50. AOS CRÍTICOS BABACAS DE PLANTÃO: O SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE NAO PRECISA DE VOCÊS!
    A MASSA CORAL: PARABENIZAR AOS QUE CONTRIBUEM COM O CLUBE….DESDE A UMA SIMPLES TIMEMANIA…PASSANDO PELOS SÓCIOS….CONSELHEIROS…..AOS QUE ESTAM AJUDANDO O CT….AHHHH SIM CUIDADO CONSELHEIROS: TEM PESSOAS AQUI QUE ESTAM PROPAGANDO O NOSSO AFASTAMENTO….KKKKKKK….CHEGAM A SER RIDÍCULOS….NASCERAM COM CARA DE ABORTADOS…

    Publicar uma Resposta
    • Bicho acho que tá na hora de você rever seus conceitos. O Santa Cruz parou no tempo e a torcida não tem culpa não.

      Publicar uma Resposta
      • Só pra completar: Todo jogo do Santa eu tô comprando 4 ingressos e só preciso de 2. O clube pode ir às ruínas mas vou continuar ajudando. Mas isso só traz resultados imediatos como, por exemplo, evitar uma série C. O Santa Cruz precisa ser repensado para o futuro. É disto que o clube precisa.

        Publicar uma Resposta
  51. Como quem não concorda com a direção não é necessário ao clube, ainda bem que os únicos responsáveis pelo desastrada situação da instituição são os “que ajudam “. Confissão explícita. Dor na consciência naturalmente.

    Publicar uma Resposta
  52. Marcelo Beltrão, o tarado de BV, tem “gente” que sempre posta aqui que está com algum problema sério, tú não “achas”? Qual receita você indicaria para o elemento?

    Publicar uma Resposta
    • Deve ser hemorróidas com prisão de ventre, rsrs

      Publicar uma Resposta
  53. Tem um cara dizendo aí que a torcida não chega.
    Pra quê? Pra se assaltado, ter seu veículo arrombado e agredido pela Inferno Coral.
    Os tempos são outros.
    Torcedor quer conforto. Quer ir a campo protegido dos marginais, da chuva, do Sol e uns mimos tipo: bons bares, restaurantes, redes de lojas dentro do estádio .
    Isso faz o torcedor se associar . O clube cresce na proporção da satisfação do torcedor, e o futebol fica como um mais atrativo.
    Do jeito que tá, nem Viagra levanta.

    Publicar uma Resposta
    • Eu respeito e muito a opinião de todos, inclusive de quem critica a torcida, mas você tem razão. Ir ao Arruda tem sido uma tormenta.
      O estádio não oferece sequer o mínimo, que é limpeza. Banheiros imundos, ambulantes vendendo tudo quanto é de porcaria sem higiene nenhuma, sofri empurrões para entrar num tal de portão 7 na arquibancada, brigas de torcidas organizadas, assaltos aos montes. Sou assinante do PFC mas mesmo assim vou aos jogos no Arruda para sofrer dentro e fora do estádio. Contra o CRB comprei 4 ingressos e só precisava de 2. E ainda teve um cara da catraca que queria botar minha criança de 8 anos por baixo das catracas para ficar com o ingresso. Isso é o Santa Cruz de hoje: PARADO NO TEMPO.

      Publicar uma Resposta
    • Exatamente isso. Na Europa estádio de futebol é teatro. É caro, e o grosso da torcida assiste pela TV paga. No Brasil, estádio ê visto como espaço dos marginais e vagabundos. E a TV paga évo refúgio dos torcedores que se respeitam!
      É uma questão de visão do modelo de negócio (nossa, os cardeais terão alguma vez na vida ouvido falar em modelo de negócio).
      Isso, pode ser triste, mas football is business. Somente assim rolam os milhões que pagam os Neymar da vida (que na seleção, cansado da farra com Tiaguinho não jogou nada).
      Business is money, não é para fudido, por mais que a esquerda espernei. Triste, mas é a realidade.

      Publicar uma Resposta
  54. De tánto fazer jantar de adesão o patrimonial deveria montar um bar com feijoada,

    Publicar uma Resposta
  55. Esta heroica, destemida e seríssima direção de futebol ajudou muito o nosso clube a economizar alguns milhares de reais ao contratar excelentes jogadores em ótima fase. Gabriel Vallés, passou 1 ano no clube, fez 9 maravilhosos jogos e injustamente era reserva do craque Nininho. Facundo Parra, jovem artilheiro, que por uma dessas maldições do futebol nos últimos 2 anos fez 3 gols, nenhum com a camisa coral. Léo Lima, meia com intensa mobilidade no meio campo. Em janeiro foi oferecido ao Santa, infelizmente não houve acerto, porém nossa diretoria sabiamente anunciava que ele viria para o campeonato brasileiro. Enfim, depois de 8 meses sem jogar, Léo Lima se manteve em plena forma e recusou centenas de ofertas e aportou no Arruda onde vem se mostrando muito eficiente. Wlad lembrou um trecho da música Blues da Piedade, de Cazuza. Wlad tem razão, nossa torcida é ingrata, “é gente que vive chorando de barriga cheia”.

    Publicar uma Resposta
  56. Somente agora é que vi, já que passei a tarde dormindo, a tacadinha que Luxa levou.

    Publicar uma Resposta
  57. Genivaldo football is business mesmo. E neste quesito eu nunca vi um clube com tanto potencial para se modernizar como o Santa Cruz e sabe por quê ???

    Por que temos o que poucos clubes tem ??? torcedores, ou melhor, clientes como se diz no mundo dos negócios.

    E não me venham falar que as dívidas são o problema do Santa Cruz pois vejo clubes que devem muito mais que o nosso brilhando no cenário nacional e internacional de forma altamente organizada.

    As dívidas atrapalham o Santa Cruz porque não são gerenciadas de forma correta. Em canto nenhum uma instituição fica com 100% de receitas bloqueadas, somente no Santa Cruz por pura falta de gestão das mesmas. Isso no mínimo é uma incompetência jurídica pra começar.

    Publicar uma Resposta
    • Ter muitos torcedores mas que em sua grande parcela não terem recursos para investir no clube como ingressos, produtos oficiais, pacote PPV e mensaliddes de sócios é meso que não ter nesse negócio chamado capitalismo do esporte bretão, INFELIZMENTE!

      Publicar uma Resposta
  58. PORQUE OS CRÍTICOS DE PLANTÃO NAO COMPRAM UMA PASSAGEM E VAO PARA FRANÇA? Torcer PARA O PSG…..LA TORCEDOR FICA NO CONFORTO….
    O SANTA CRUZ NÃO PRECISA DE VOCÊS
    AINDA OUTRO QUE DIZ O SPORT VAI CONSTRUIR UMA ARENA….BLA…BLA…
    VAI PARA LA….COMPRA A CAMISA DOURADA MANÉ…E GRITA PELA COISA TUUUUDO

    Publicar uma Resposta
  59. Divide em quantas a passagem pra França vou ver na CVC

    Publicar uma Resposta
  60. Tem gente que gosta sempre de ficar na merda e quer impor aos outros.
    Esse cara não está contribuindo em nada com o clube. A cada dia, vejo que ele não quer um clube moderno.
    Por quê não te calas!

    Publicar uma Resposta
    • PRIMEIRAMENTE TE INDETIFICA…NAO SE ESCONDE EM FAKE….
      PARA SE TER UM CLUBE MODERNO TEM QUE DINHEIRO MANÉ…..
      SOU SOCIO E CONSELHEIRO DO CLUBE….E TU É O QUE MESMO?

      Publicar uma Resposta
  61. Eu queria perguntar aos conselheiros quem permitiu o desmonte do time de base???? Ora, vão dizer que manter a base é caro e precisávamos contratar Veles, Facundos, Ginos e cia????? Wlad sabe se o desmonte da base foi discutido no conselho ou o conselho tava mais preocupado com outro assunto importante para o clube???? E qual assunto seria esse? Diz aí, ou só pode saber quem foi pra feijoada?

    Publicar uma Resposta
    • Vai no clube…reunião do conselho é nas terças….agora tem que chegar junto $$$.

      Publicar uma Resposta
  62. Bem nossa obrigação é pagar,ir pra feijoada,comprar rifa, participar de jantar de adesão, jogar na timemania e ser sócio e se reclamar depois disso tudo vá sembora torcer pelo psg, foi isso que entendi?

    Publicar uma Resposta
  63. Li agorae entrevista que o presidente teve de pagar 85 mil pro CT não ser penhorado e ir a leilão como assim? Quem foi o idiota, burro que comprou um terreno pro CT e colocou no nome de um clube que deve a Deus e o mundo , essa coisas que não entendo parece que ajudam o clube a ter bloqueios, o CT era pra ta em nome de alguma associação independente que depois de pronto faria um arredamento pro clube

    Publicar uma Resposta
  64. Quanta prepotência! O cemitério está cheio.

    Publicar uma Resposta
  65. Os cara com QI tá tudo dentro do santa contratam bem, cada jogador da Bixiga mas o QI deve ser o ( quem indica)

    Publicar uma Resposta
  66. Tem um torcedor lunático que está com o bucho cheio de feijoada, e ficar arrotando aquela comida toda fermentada na cara dos outros .
    Depois disso, fica todo fogoso achando que é bonito.
    Tenha educação .
    O Santa Cruz precisa evoluir em todos os sentidos.

    Publicar uma Resposta
  67. É MUITA BABOSEIRA…
    E AINDA ESCONDE EM FAKE….
    E GOSTARIA DE IDO AO JANTAR PARA CONTRIBUIR AO SANTA CRUZ…MAS TENHO CUMPRIDO COM MINHAS OBRIGAÇÕES EM VEZ DE FICAR NO SOFÁ POSTANDO MERDAS….

    Publicar uma Resposta
  68. Então pra saber o que o Conselho tá discutindo sobre o clube o torcedor com um tem que pagar antes????? Isso é um Cosnelho de Clube ou um Sindicato???

    Publicar uma Resposta
  69. Então diz ai quanto é custa uma vaga de estacionamento dentro do clube, um assento nas tribunas nos jogos com uísque e lanchinho ??????…Diz ai o torcedor quer saber se no Conselho só se discute a manutenção desses privilégios ou o que pode ser melhor pro clube?????E quanto é a taxa pro torcedor comum participar da reunião do Conselho???? Paga essa taxa pra quem????Ta no estatuto ao obrigaoriedade dessa contribuição???? Num to afirmando nada, so perguntando…

    Publicar uma Resposta
  70. Se o Conselho tá com dificuldade de informação a ponto do torcedor ter que ir pro clube e pagar uma taxa pra saber por que não usam o rádio da patrimonial????

    Publicar uma Resposta
  71. Wlad vc é conselheiro mesmo ou é só bravata ????? Pois se for realmente conselheiro, vc tem obrigação de zelar por suas palavras em qualquer ambiente tricolor

    Publicar uma Resposta
    • EM VEZ DE AQUI POSTAREM IDEIAS CONSTRUTIVAS….CAMPANHAS PARA AJUDAR O CLUBE…FICAM COM ESTE ETERNO MI MI MI…DE ACHAR CULPADOS…AGIRA QUEREM OS CONSELHEIROS….PQP…É MUITA FALTA DO QUE NAO TER O QUE FAZER….E RESPONDENDO A PERGUNTA….SOBRE SER CONSELHEREIRO…SOCIO…NAO PRECISO ESTÁ MENTINDO…DE USAR FAKE…APELIDO….ENFIM SE ESCONDER….COISA DE MAL CARÁTER

      Publicar uma Resposta
  72. Entender que a torcida tem que chegar junto todos entendemos…mas a falta do torcedor não pode ser usado como desculpa ou escudo pela má fase do clube…Vamo melhorar o futebol dentro do campo que o torcedor naturalmente vai chegar junto…O que precisamos e dar esperanca ao nosso torcedor ena matar essa esperanca e cobrar do torcedor que oague o enterro…Vamo com calma, botar as coisas na ordem

    Publicar uma Resposta
  73. A reunião do Conselho não é toda terça. As reuniões são marcadas com antecedencia, mas não há no estatuto nada que diga que toda terça tem reunião.
    os assuntos tratados nas reuniões são os que estão em pauta e só podem ser discutidos e votados pelos conselheiros em dia. o sócio não tem direito de se manifestar nas reuniões do conselho, a não ser que ele seja conselheiro em dia.

    Publicar uma Resposta
  74. Analisando a composição do Conselho, logo se entende porque o clube está nessa situação.

    Publicar uma Resposta
    • É mais ou menos assim, o Santa é um soldado na guerra, muito ferido, o torcedor é a morfina, sua presença só serve para aplacar a dor, mas não tem morfina que dê jeito por tanto tempo. Culpar a morfina pela situação do moribundo é dose. Ah, as feridas são provocadas pela evolução do tempo e são muito potencializadas pelos vírus que adentraram no corpo do nosso querido soldado, vários e nefastos diretores. Esperamos o ressurgimento, um sopro de esperança e passamos de morfina para vitamina.

      Publicar uma Resposta
  75. Eu acho que a torcida tem de se associar pranpagar jomar e depois outros que vão colocar

    Publicar uma Resposta
    • Compre o sofá MI MI MI…nele vc pode ser cínico e dono da verdade(ou será da mentira)…..Madson…cuidado com o que trabalha para o fim do clube…famoso falso profeta que defende essas hienas do clube…QUE COLOCARAM O CLUBE NA SÉRIE B E AGORA NO Z4….NÃO É APAIXONADO..É CONIVENTE SIMPLESMENTE….. saudações corais de verdade!!!!

      Publicar uma Resposta
  76. CINICO…KKKKKKKKKKKKKKKKK, NAO TEM NEM CONDIÇÕES DE FAZER O ENEM!KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Publicar uma Resposta

Submeter um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *