O jogo de amanhã me trouxe uma lembrança

Vou levar falta, amanhã. Vi todas as possibilidades, mas não poderei ir. Muito menos assistir em alguma televisão.

É lasca. Logo contra o Guarany de Campinas.  Carlos Alberto Silva, Gomes, Almeida. Aquele nosso time de 1983. Eu era um pirralho. A gente ia para o jogo tudo misturado. Preto, branco encarnado. Branco e encarnado. Preto e encarnado. Eu sempre de kichute, meião do Santa, calção preto e minha camisa com listras verticais. Rolete de cana e amendoim. A Santamante, a Santanás, a Força Jovem e outras organizadas.

Naquele ano, fomos pro terceiro turno do campeonato como azarões. E aí, a história que nos acompanha desde o berço. Não deixe a cobra crescer, que a bicha bota pra fuder. No peito e na raça vencemos o terceiro turno e provocamos um super-campeonato.

O jogo final daquele campeonato, o de 1983, eu tenho todo na memória. Desde a nossa saída de casa.

Fomos num Opala. Era de um senhor, vizinho nosso. Sem GPS, sem celular, sem cinto de segurança, sem extintor, o cara era um tipo Uber dos anos 80. Ele acertava de nos levar pro jogo. Combinava um preço e nos levava.Quase sempre, o Opala ia com lotação acima do permitido. A gente entrava no estádio e o coroa ficava nos esperando, bebendo cerveja e escutando pelo rádio. Até hoje não sei porque ele não entrava. Eu perguntava a meu pai, porque o Coroa não via o jogo. Meu pai respondia: “sei lá. Ele é meio doido”.

Enfim, essas doidices que cada um tem e ninguém sabe o motivo.

Ficamos na arquibancada. Eu, meu pai e um amigo dele. Um dos maiores públicos que  já vi no Arruda. Quase 80 mil pessoas. Falam até que tinha mais gente.

A turma do Capibaribe dava como certo a conquista. Falavam que já tinham encomendado as faixas de campeão. Mas já naquele época, eles nadavam e morriam na praia. Está no sangue do Capibaribe.

Eu quase não consegui se mexer, mas não soltava minha bandeira. Metemos um a zero. Na hora do gol, fui levantado feito um troféu. Um senhor começou a passar mal perto da gente.

A partida caminhava para o final, até ali éramos campeões. Pertinho do fim da peleja, eles empataram. Na base da raça, seguramos a prorrogação e fomos para os penaltis. Nosso time estava com um jogador a menos.

Vencemos nas penalidades. Depois de 5 a 5, Luis Neto defendeu uma bola que ficou em cima da linha. Foi uma confusão. Depois de muito rolo, Gomes sacramentou nossa vitória.

Que jogo. Eu, menino, gritava: “enfia a faixa no cu, seus porras!” Meu pai ria a vontade. O amigo dele me abraçava. A cidade estava em festa. Tudo era felicidade. O Santa Cruz era tri-super campeão!

23 respostas para “O jogo de amanhã me trouxe uma lembrança”

  1. Carlos Alberto Silva, o saudoso, era nosso treinador. O das barbies era Ernesto Guedes, que nos tempos do Cabeção diminutivo andou por aqui como Diretor de Futebol ajudando naquilo que todo mundo já sabe.

  2. https://www.youtube.com/watch?v=qE4HdZfiCHU

    Também para relembrar: Jogo completo, Flamengo 2 x 2 Santa Cruz.

    21/Fevereiro/1981
    Campeonato Brasileiro – Taça de Ouro – 1ª Fase
    Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
    Árbitro: Antônio de Pádua Sales (SP)
    Público: 16.032

    Flamengo: Raul, Leandro, Luís Pereira, Marinho e Carlos Alberto; Andrade, Adílio e Peu (Anselmo); Lino, Nunes e Carlos Henrique. Técnico: Modesto Bria.

    Santa Cruz: Wendell, Celso Augusto, Marcos, Alfredo Santos e Hílton Brunis; Isidoro, Carlos Roberto (Agnaldo) e Baiano; Zé do Carmo (Osmir), Dario e Joãozinho. Técnico: Ílton Chaves.

  3. Gerrá,

    Que lembrança!

    Lembro que anunciaram na época 88 mil pagantes + os convidados … Algo em torno de 94 mil no Arruda!

    Só o Santa, só o Arruda pra receber tanta gente! Saudades 🙂

    VIFA SANTINHA !!!

    #trisupercampeao83

  4. Engraçado que hoje eu passei um tempão admirando um Opalão Comodoro 1977 todo original!
    Lindo.
    O que eu acho sobre a doidice do coroa que nunca entrava é que o bicho era muito do pirangueiro mesmo.
    Só tava ali pra fazer sua ôia…

    1. Neste dia fui ao casamento de uma prima de minha esposa e mostrei ao noivo minha gravata que era simplesmente a bandeira do glorioso Santa Cruz e avisei a ele “CASO GANHEMOS O JOGO, enfiarei a bandeira no bolo no que ele me respondeu ‘ESTAIS LIBERADO” para tal façanha, o resultado é que após os penaltis fui direto pra casa dele onde arrumei uma baita duma confusão com a noiva.

    2. Hélio meu rei,

      Ainda sou fã do opala, excelente dirigibilidade, conforto, suspensão show e motorzão … Agora o ‘chofê’ de Gerrá tinha dois motivos:

      * um Hélio já mencionou acima
      * o outro é que ele não tinha coração pra entrar no Arruda, preferia sofrer ao som do rádio (o que os olhos não vê o coração não sente rs)

      É isso Wlad, sábado todos os caminhos levam ao Colosso!

      VIVA SANTINHA !!!

      #auauau

  5. Boa tarde, amigos corais.

    E por falar em colosso, o que foi feito da antiga “Churrascaria Colosso do Arruda”?
    Bebi muita cana ali. Um galeto aqui, um arrumadinho de ali e cana pra dentro. Era tipo um ritual pré-jogo, com direito a hino do Santa e, invariavelmente um “hei ixpor, vai tomar no …”.
    Tais lembrado, Joseildo?
    O único ponto negativo da Churrascaria Colosso do Arruda, era a pouca inclinação dos donos para a limpeza/higiene do ambiente.

  6. Muito boa essa 2a. vitória na série “B”. Jogamos bem melhor do que na 1a. partida, respeitada nossas conhecidas limitações. cho que David fez hoje um bom jogo, e com Eli Carlos está dando maior estabilidade na frente da área. É bem verdade que o jogo de hoje foi um jogo de dois times sem meio de campo, e que como sempre aceitamos a pressão do adversário em nosso campo, o que deixa o jogo sempre tenso. Nininho jogou um bom 1o. tempo e no 2o. se perdeu, e quase entrega a rapadura. Barbio voltou a ser o Barbio que conhecemos, não jogou nada. Gostei do Eduardo Bueno, mesmo fora de condição física mostrou que conhece o ofício, e fez um golaço de cabeça, consciente. Se conseguirmos trazer jogadores razoáveis para o meio de campo, um lateral direito e um atacante de beirada, acredito que vamos ter condições de competir. É aproveitar o embalo e ir ganhando os pontos que puder para ganhar moral e brigar pela parte alta da tabela.

  7. Genivaldo,

    Acompanhamos a mesma partida. Temos que destacar essa vitória importante, com todas as limitações que já conhecemos. Isso é superação e que a cada partida possamos melhorar e torcer que os novos reforços cheguem pra somar.

    Tiago Costa também voltou a jogar bem, na insistência naquela jogada na lateral, fez um excelente cruzamento para o estreante Bruno fazer o gol salvador!

    Só lamentei o público fraco …

    1. hehe o estreante nem é Eduardo nem Bruno, é Ricardo Bueno.

      Concordo com quase todos os comentários, mas não vi Barbio tão ruim assim.
      Público decepcionante. Assim fica difícil fazer futebol e trazer reforços.
      Continuando assim não dá nem pra criticar a diretoria e nem o treinador.

      Vamos assim, um jogo de cada vez e procurando sempre entrar em campo com atitude e em busca de melhoras.

      1. Coral,

        Kkkkk verdade amigo galaço do Ricardo Bueno. Esse jogador promete!

        Também não achei Barbio tão mal assim, tô começando a acreditar no cabeleira rs

        Torcer que a Torcida chegue junto nos próximos jogos no Arruda. Fui só com o ingresso, com uma gripe danada, mas feliz pwlo resultado, pelo empenho dos jogadores … Bora Eutrópio, confia e não fica com medo de ganhar!

  8. Madson,

    Terminamos a rodada em segundo colocado após o empate do Inter em casa. E ainda contamos com 200kg de empates nessa rodada.

    E já na terça viagem pras Alagoas terra do amigo Tadeu Patriota (cadê vc meu filho)? Jogo com o também invicto CRB.

    Se observarmos bem, o time recuou antes mesmo das substituições de Eutrópio, que tem feito um grande esforço pra montar o Santa em cada jogo. Ele errou, mais também vem tendo crédito nos bons resultados até aqui.

  9. Com essa derrota para o CRB esta provado que o Santa Cruz não tem condições de subir para a série A. Por isso é preciso contratar jogador para ser titular. A torcida precisa ajudar, indo aos jogos do Mais Querido, sendo sócio em dia e comprando materiais oficiais. Vamos ajudar o Santa Cruz Galera Tricolor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *