Evoé, Baco!

Meus amigos tricolores, chegou o Carnaval. Evoé, Baco. A festa da alegria, embriaguez, fantasia e loucura. E a maior loucura de todas: teremos jogo no sábado do Galo. Pense numa tabela feita por um cara muito doido.
Possivelmente estarei tão bêbado que terei que ver o jogo na manhã de domingo novamente para entender o que aconteceu. Mas não tenho dúvidas: iremos arrancar uma bela vitória.
Estava ontem em Seu Sebastião conversando sobre esse jogo contra o Uniclinic (Quem foi o maluco que colocou esse nome?) quando a troça Siri na Lata passou desenbestada na porta do ilustre bar tricolor. O frevo, meus amigos, ferve.
Fiquei instigado e sai em direção ao Levino. Essa troça é muito foda. Além de tocar as músicas do mestre Levino Ferreira – um dos maiores compositores de frevo de rua – possui um repertório que foge do lugar comum.
Eu estava me aproximando da 7 de setembro procurando uma passarinha para tomar uma cana quando ouvi alguém me chamando: “Zeca, porra, vem aqui!”. Era Juninho, um antigo amigo de colégio. Estudamos dez anos juntos no saudoso Nóbrega.
Amigo de colégio é uma coisa interessante. Você pode passar vinte anos sem ver o sujeito e, quando o rever, parece que o último encontro foi ontem. Ficamos tomando umas cervas e falando sobre o Santinha e sobre frevo. Juninho é um apaixonado pelo Santa Cruz e pelo frevo. Conhece tudo sobre nossa música maior – mas não é músico, uma frustração que foi resolvida com as filhas que estudam, agora, no conservatório.
E, como todo tricolor santacruzense, é o maior torcedor do Santinha. De repente, ele me saiu com essa:
“Zeca, já falei com Gerrá que tu é um alter ego que escreve no Blog. Tu nunca falava de futebol no Nóbrega”.
“Vai tomar no cu, Juninho. Tinhas quantos anos quando fosse ao Arruda pela primeira vez?”.
“Sete”.
“Se fudeu. Eu tinha cinco”.
E aí começou aquele lengalenga sobre quem foi mais a campo:quem viu Fu Manchu ou Ramón jogar; quem estava na inauguração da arquibancada superior; quem viu a inauguração do placar eletrônico; quem estava no jogo contra o Palmeiras que teve um público monstruoso; quem presenciou o cabaço da leoa voar e por aí afora.
“Juninho, eu não tinha saco de discutir futebol com vocês. Tu e Rostand (outro amigo do Nóbrega e torcedor coisado) viviam brigando na hora do recreio. O cara tinha que ter muito saco para entrar naquela frescura”.
O bloco saiu e seguimos a orquestra. Frevos maravilhosos. Juninho ia solfejando as notas que eram cuspidas pelos metais. Sou metaleiro de corpo e alma, mas o frevo está no sangue desde sempre. Antes de tudo, sou pernambucano com muito orgulho.
A noite seguiu. Assim como o frevo que invadia as ruas e as antigas calçadas da cidade. Foi muito bom reencontrar um grande amigo das antigas. Ainda mais um cara que é apaixonado pelo frevo e pelo Santinha. O início de Carnaval foi arretado. Espero rever Juninho logo para retornarmos a discussão sobre quem ama mais o Santa Cruz. E comentar nossa vitória desse sábado.
Acho que isso ocorrerá em Olinda na troça Minha Cobra. Vai ser cana.
Vamos embora que a alegria só acaba na quarta-feira ingrata. Evoé, Baco!
Um excelente Carnaval para todos. Na paz e na alegria, pois esse é o verdadeiro espírito de Baco, o deus do êxtase e da felicidade sem fim.

8 respostas para “Evoé, Baco!”

  1. Isso Zeca,

    Carnaval tomando conta das ruas da cidade … Futebol em segundo plano no momento, mesmo com o Santa estreiando a Camisa das Multidões (muito bonita por sinal).

    É Frevo no pé e chuteiras em campo, pra quem sabe encaminharmos nossa classificação na Copa do Nordeste.

    Bom Carnaval a todos

    VIVA SANTINHA !!!

  2. AGORA é carnaval.
    Aproveitamos e vencemos o UNICLINIC, foi um jogo maroto, sem vibração, não atuamos bem, como uma equipe compacta, e com alternativas, não tivemos as ligações de meio para o ataque, assim como, não tivemos a bola passada na qualidade da DEFESA para o MEIO ou ATAQUE.
    Nosso desempenho no 2×0, foi sofrível.
    Tivemos 2 bolas na trave, e 4 chances perdidas pelo adversário, que além de não ter qualidade, não tem coletividade.
    Precisamos abrir os olhos, posto que precisamos de jogadas treinadas/ensaiadas e as nossas laterais continuam fracas, somente quando subimos com VICTOR é que tivemos a chance jogada do 2º gol, feito por JULIO CÉSAR.
    Continuamos com Davi, W. Cesar, Roberto, Primão sem ter jogadas de ataque, e técnica suficiente para alimentar o ataque. O jogador Andé Luiz, o Barbio somente correria, faltas, não tem capacidade de concatenar jogadas ou fazer jogadas individuais (dribles).

    Portanto, saimos no LUCRO, ainda bem que o adversário era muito fraco.

    Estamos a espera do SALGUEIRO, dia 02/03/2017, às 20:30h, no ARRUDA.

    Salve!Salve! O glorioso e imortal SANTA CRUZ! O CLUBE DO POVO!!!!!

  3. O Santa ainda não fez um jogo convincente esse ano. De positivo apenas o posicionamento da defesa, o resto é só problemas de ordem tática que Eutrópio não consegue corrigir. Dou a Eutrópio apenas o mérito da formação do elenco, melhor do que eu esperava, mas taticamente precisa melhorar muito esse time. Ainda não teve um jogo que o Santa tivesse mais posse de bola, com jogadas de gol, mesmo contra times de nível técnico inferior. A minha preocupação é se o Santa por acaso ganhar um desses campeonatos (pernambucano ou nordestão) a diretoria e boa parte da torcida achar que o time e o treinador são ótimos e estão fazendo excelente trabalho. O trabalho até agora é bom, mas precisa melhorar muito.

  4. Não vejo diferença entre Wellington César e Memo.
    No futebol de hoje os volantes tem que participarem ativamente tanto na criação das jogadas como nas chegadas como elemento surpresa e Welington César não faz nenhuma coisa nem outra e quando tenta fazer é um desastre.pela idade ja era pra estar aprimorado isso.
    Tiago Costa vai mudar a dinâmica do lado esquerdo.
    O que me anima é a segurança do sistema defensivo, dando assim mais confiança aos próprios jogadores do meio pra frente.
    Antes o nosso ataque fazia 4 gols e o time levava 5.

  5. Verdade Rogério,

    Fez falta Elicarlos, que marca bem e tem uma melhor saída de bola … E teve ainda a ausência do Leo Costa que eleva a qualidade nas jogadas de ataque.

    Vale lembrar que ainda tem jogadores para estreiar, e restreiar (caso do Tiago Costa).

    Acho interessante a forma de trabalho de Eutrópio, no que diz respeito a trabalhar “jogo a jogo” … A parte tática vai sendo aprimorada e as falhas precisam sim ser corrogidas, considerando a remontagem do elenco, vejo um bom futuro pra esse elenco.

    E ganhar, seja qual for o campeonato, é fruto de uma série de fatores … Cabe ao clube amadurecimento suficiante para implementar melhpras necessárias para alçar voos mais altos! E aí ano passado serve de exemplo e parâmetro para que erros bisonhos não sejam cometidos novamente.

    VIVA SANTINHA !!!!

    #auauau

  6. Elicarlos(esse principalmente) e Leo Costa fizeram muita falta ontem!

    Espero que Tiago Costa volte bem!

    E na zaga ainda acho que o Anderson Sales merece uma oportunidade na vaga do Jaime.

  7. As oscilações vão ocorrer sempre, seja com um time ajustado taticamente ou os que ainda estão em formação.

    Eutrópio vem estudando o elenco, respeitando a parte física e conhecendo a qualidade (e defeitos de cada jogador), e aí, acho que na cabeça dele, o time ideal ainda não entrou em campo. E isso é uma questão de tempo e paciência (dele e nossa).

    Aqui muitos achavam que nem sequer passaríamos da primeira fase da Copa do Nordeste, e até mesmo se classificar pras finais do estadual. Claro, ainda não conseguimos nenhum desses feitos, o que acho que possa acontecer. Vencer não será fácil, pois temos rivais mais estruturados e com um bocado de dinheiro a mais que nós!

    Vejo a Série B como a competição mais importante para esse ano … A Copa do Brasil poderá ser um grande atrativo, vai depender de nossa evolução em campo e da nossa capacidade de enxergar até onde podemos ir nessa competição que pode nos dá dinheiro e vaga em uma Libertadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *