Politicamente incorreto

Meus amigos tricolores, uma das coisas mais politicamente incorretas que conheço é o tal de apelido de jogador de pelada. Começa pelo próprio nome do jogo: pelada. Pode ter sido derivado do termo péla, as bolas de couro, ou do fato de não ter grama nenhuma no campo.
Seja como for, pelada é aquele lugar muito estranho onde os amigos se reúnem para bater uma bolinha e tomar umas cervas depois de suar a camisa. Há peladas de grandes amigos onde o objetivo é só se divertir mesmo. E há aquelas em que os caras se acham profissionais da bola e, vez ou outra, o pau canta. Seja por uma entrada mais dura, por alguém que faz corpo mole ou por uma falta não marcada – e quase sempre todo mundo é juiz também na pelada.
Na minha adolescência, eu jogava pelada num campinho na praia do Janga. Pense nas figuras mais esdrúxulas do mundo que compareciam àquela várzea. E quase todos carregavam os nomes mais estapafúrdios possíveis.
Lembro de um nerd de óculos e cabelos desgrenhados que ia jogar. O apelido? Taboclécio, o tabacudo. Apelido composto. Taboclécio tinha a maior cara de punheteiro donzelo. Mal emitia uma palavra e jogava mal pra caralho.
Tinha um cara que possuía uma das pernas menores. Ele andava equilibrando o corpo e gingava entre a perna maior e a menor. Batizaram o cara de Amassa barro. Outro, marombeiro e que só falava em carnaval e nas mulheres da festa, foi batizado de Pipoca.
O grupo era bem eclético: Tição, Monstro, Pereba que era um gordão desengonçado e que batia que nem um filho da puta, Epocler que era um cachaceiro inveterado, Goió, Maluqinho que era um maconheiro convertido, Gordo e Satã. Satã era feio feito o diabo, daí o apelido carinhoso.
Fiquei imaginando um narrador profissional narrando essa pelada. Seria mais ou menos assim:
“Taboclécio pega a bola, vê Tição correndo pela esquerda. Goió se aproxima para tomar a bola. Taboclécio lança pra Tição…. coooortaaaa Satã. Satã carrega a pelota, lança para a esquerda para Epocler. Epocler treme, faz que vai vomitar, toca a bola de qualquer jeito. Domina Maluquinho. Maluquinho corre pela direita, vai chegando na área. Amassa Barro chega com violência, acerta a perna de Maluquinho e é… faaaaltaaaaaa”.
Aí começa uma confusão da porra. Briga daqui, briga dalí e a falta vai ser cobrada. Volta o narrador:
“Gordo bate a falta tocando para Epocler que já se recuperou da vomitada. Epocler lança para Satã que peeerde a bola pra Monstro que chegou com tudo. Monstro dribla Goió e passa voando pelo Gordo. Monstro toca pra Tição que toca para Pereba que vê Taboclécio na esquerda e Monstro na direita. Pereba lança para Taboclécio, Maluqinho e Satã se aproximam para tomar a bola. Taboclécio, em pânico, chuta para a barrinha e… é Gollllllllllllllllllllllllllllllllllll. Gol de Taboclécio”.
Os amigos se reúnem e se abraçam celebrando o gol. A zona pra cima do adversário era uma coisa obrigatória.
“Perdesse, otário. Vou dar aula na próxima pelada”.
Num universo tomado pelo politicamente correto – onde os velhos Trapalhões já estariam presos – a pelada segue contra todos e contra ninguém. Fazendo sempre parte desse imenso país que ama e respira futebol. Do seu jeito.

Autor: Zeca

Zeca é professor doutor em Filosofia. O amor pelo Santa Cruz vem de berço. Aos cinco anos o pai já o levava ao Arruda. Escritor e poeta, tem diversos livros publicados. Escreve também no blog Ars Diluvian em que trata de arte, política e ciências humanas. É metaleiro e toca na banda Agelon de Brutal Death Metal. Mora na Boa Vista e sente muito orgulho de estar sempre perto do Pátio da Santa Cruz.

Compartilhe esta publicação

10 Comentários

  1. No rato em que nos encontramos, Taboclécio será cogitado como reforço!

    Publicar uma Resposta
  2. COLOCAÇÃO TIMEMANIA: até 27/12/2016

    19º SANTA CRUZ PE 1.930.157 1,42%
    20º ABC RN 1.904.230 1,40%
    21º AVAI SC 1.688.666 1,24%

    O último sorteio será em 29/12/2016, ou seja, hoje.

    Publicar uma Resposta
  3. Rapaz, fiz minha fezinha como sempre, 5 cartões. Jogo 2 vz por semana.

    No sorteio da terça-feira, fiz uma quadra (R$6,00). Pra uma sena ficou dois nrs encostados. Era o $$ de fim de ano e férias de janeiro.

    Não deu, fica pra próxima.

    Publicar uma Resposta
  4. Bora Maiela!
    Um 2017 maravilhoso para a gente, fazendo o que mais gostamos de fazer, contrariando as estatísticas e todas as previsões!
    Ô Lapa!

    Publicar uma Resposta
  5. Gente, NÃO ESQUEÇAM DA TIMEMANIA NESSE SÁBADO!

    Foco total, que é muito importante!

    FELIZ 2017 PARA TODA A FAMÍLIA SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE !!!

    Publicar uma Resposta
  6. AO glorioso SANTA CRUZ e aos verdadeiros tricolores das bandas do ARRUDA, um 2017 de conquistas.

    Publicar uma Resposta
  7. O tempo e suas vicissitudes. Há um ano estávamos exultantes: havíamos retornado à série “A” e confiávamos que a gestão Alírio estava dando novos rumos ao Santa.
    Neste ano, erramos demais. Os títulos pernambucano e o Nordestão tiveram sua importância, mas na verdade deram a impressão errada. Foram conquistas mais do acaso do que de nossa força. Depois veio a realidade: estratégia errada da renovação com o elenco de série B a preço de série “A” e um caminhão de contratações erradas, afora os erros com os técnicos: manutenção por tempo demasiado de MM2 e a vinda de Doriva.
    Para acabar de f…., descobrimos a verdadeira situação financeira do clube: caótica. Voltamos à série “B” e estamos devendo a funcionários e jogadores, e sem um elenco mínimo para 2017.
    Que o tempo nos surpreenda, e quem sabe possamos estar sorrindo de novo ao final de 2017. Não é provável, mais é o que mais desejamos.
    Feliz 2017 a todos!

    Publicar uma Resposta
  8. Como são as coisas (vtnc)…

    No início de 2016, o Santa Cruz tentou melhorar o nível da zaga tentando trazer do Inter um zagueiro que não estava sendo aproveitado lá e não conseguiu, agora Néris tá indo para o Inter.

    Pelo menos (dizem), o Santa vai receber algum, pela taxa de vitrine.

    Publicar uma Resposta
    • Será? O santinha tá montando um time de futebol de salão pela quantidade de jogadores que temos hj no elenco?

      Publicar uma Resposta

Submeter um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *