O visionário que entende de futebol

A gente havia feito uma partida ridícula contra o América. O jogo foi na Casa dos Festejos e apenas empatamos. 0 a 0.

Dos mil e poucos torcedores que foram, uns voltaram para casa revoltados, outros descrentes. Todos, arretados da vida.

Cláudio, amigo meu que trabalha na Celpe, foi duro: vou te dizer uma coisa! Se for pra série A com esse time aí, a gente vai fazer vergonha!

Naquela ocasião, eu achei um tanto exagerado o comentário dele. Afinal, ainda era o mês de março. Faltava quase dois meses para, depois de 10 anos, a gente jogar de novo na primeira divisão do brasileiro.

Nesse intervalo, fomos campeões da Copa do Nordeste e Bi do Pernambucano. Festa do povão!

Cláudio foi para Campina Grande e viu de perto o Santa levantar a taça.

Uma semana depois, outra festa. Tomou todas comemorando o título do pernambucano.

Logo em seguida, mandou um zap para mim: “isso não é time para uma série A. E esse treinador tem prazo de validade”.

Não respondi. Apenas pensei: que bicho chato do caralho!

Estreamos no brasileiro. Às 11 horas da manhã, num Arruda pegando fogo, metemos 4 a 1 no Vitória.

Na sequencia, fomos jogar contra o Fluminense. Lá no Rio, arrancamos um empate de 2 a 2. Naquele jogo, nosso time acabou a partida com seis atacantes em campo. Na ilusão, um bocado de gente (inclusive eu), achou que definitivamente o Santa Cruz havia se tornado um time moderno. Exceto, Cláudio.

Voltamos para Recife. Santa Cruz x Cruzeiro. Quatro a um de novo. Grafite fez um golaço. O Tricolor do Arruda, o Clube Mais Querido, virou a sensação do campeonato, ao ponto de um comentarista da Sportv dizer que nosso time era o mais arrumado do Brasil. Fiz questão de enviar o link pra Cláudio.

Como se estivesse escrevendo um telegrama, ele respondeu: estamos bem. Ainda é cedo. Campeonato é longo. Reunião.

No sábado seguinte, encontro com ele. Marcamos pra tomar umas e ver o jogo contra a Chapecoense. Empate fora de casa. Se o campeonato acabasse ali, o Santa Cruz tava na libertadores.

Pedi uma rodada de chopp, mas o porra do Cláudio, mais frio do que um presunto no fundo do congelador, saiu com essa: “Gerrá, esse time tá enganando. O grupo é limitado. Se tirar os bons que estão no time titular, não tem quem entre. E esse treinador, além de doido, gosta de fazer ciência na equipe e expor jogador ao ridículo. Logo, logo, ele perde o grupo. Sei não….”.

“Meu irmão, tu parece aqueles caras que tá no meio de um churrasco e vem avisar que carne vermelha não faz bem pra saúde. Vai te fuder. Bora comemorar, porra!”, eu disse.

Gargalhamos e fizemos um brinde.

Naturalmente, me afastei da chatice dele. Evitei mensagens e não marquei mais para ver jogos.

Passaram-se rodadas, os outros times foram melhorando, o Santa Cruz começou a descer a ladeira em direção a seribê, trocamos de treinador, contratamos uns perronhas e a profecia de Cláudio foi se consumando.

No jogo contra o Palmeiras, encontrei com Cláudio. Antes que ele falasse qualquer coisa, eu me antecipei: “eu não sei se tu és um visionário ou se tu entende mesmo de futebol. Ou as duas coisas juntas. Puta-que-pariu, tu tava certo!”.

Ele começou a rir.

Assistimos ao jogo juntos. Bebendo Itaipava e conversando ameninades.

 

Autor: Gerrá da Zabumba

Compartilhe esta publicação

98 Comentários

  1. A explicação mais plausível é que o time é bom lá na frente pois faz gols nos líderes do campeonato e atrás, na defesa, é uma desgraça. Não vou mais falar desta defesa pois é o que temos.

    Publicar uma Resposta
  2. Grande Gerrá,

    Acho interessante alguém prever algo desse tipo quando se tem um time arrumado, vencedor no primeiro semestre e na eminência da chegada de reforços.

    No início arrebatador, alguns jogadores se destacaram, como o zagueiro Neris, Keno (hoje revelação/destaque do Brasileirão) e o velho Grafite …

    Talvez o que estivesse contando a nosso favor fosse o entrosamento. Estava em campo praticamente o time da Série B, acrescentando aí as boas exibições do Leo Moura, que chegou com desconfiança devido a idade.

    A deficiência técnica do elenco aos poucos foi surgindo, junto com as derrotas a partir do jogo em casa contra a coisa. E aí, dois erros foram miseravelmente cometidos:

    1. A permanência de MM2, que já não tinha mais o comando do grupo;

    2. As inúmeras contratações equivocadas (antes do início e durante o campeonato.

    Com toda a desgraça acontecendo, o Santa fazia bons jogos, fazia gols e a defesa não segurava lá trás. Alguns jogadores passaram por péssima fase, entre eles Grafa, o próprio JP, U Correia, a dupla de zaga e nosso ídolo Tiago Cardoso. As laterais é um caso a parte, pois se formos contar nesses últimos anos, tivemos pouquíssimos que deram certo nessa posição (tanto direito como esquerdo), e pra piorar, perdemos o Tiago Costa, que ao menos, marcava mais, apoiava mais e fazia até gol … E o que era receio se consumou, a notícia de salários atrasados de funcionários, jogadores e comissão técnica, pôs fim nas esperanças de permanência na elite.

    Ainda com todos visionários e profetas que possam existir, nossp elenco, por pior que achamos, poderia tá lutando pelo meio da tabela. Agora, quando se chega a marca de 19 partidas perdidas, e com a defesa mais vazada, aí meus caros, não podemos querer que um time desse mereça permanecer na divisão atual.

    Acho até “comovente” a entrega do grupo, a luta em campo, a disposição, só que, alguns jogadores não deveriam nem entrar em campo.

    E dentre os problemas internos, dos que temos conhecimento e daqueles que jamais saberemos, os mais relevantes foram os problemas do Contrato com a DW, com o EI, e a imoralidade das Cota de TV.

    Se a Serie B está a vista, o melhor é antecipar o planejamento, focar no elenco (quem fica e quem sai, sem que se deixe pendências financeiras), buscar soluções para iniciar o CT, e estudar MELHOR, o que de fato é PRIORIDADE para o Clube, pois perdemos a classificação na Copa do Brasil e Sula, que certamente, poderia salvar nosso semestre e o bolso esfacelado no qual se encontra as Repúblicas Independentes do Arruda!

    VIVA SANTA CRUZ !!!

    Publicar uma Resposta
    • Não gosto muito dos comentários longos, mas este aqui poderia virar texto neste blog e puxar outros comentários. Acertou na mosca. Mas só uma pergunta:
      ASSINO AONDE ????

      Publicar uma Resposta
  3. 1. Para mim, até o momento, o horizonte de 2017 não é nada bom. Estamos com três meses de salários atrasados do elenco, quatro meses do administrativo, isso é a informação que circula. Temos três meses para terminar o ano, em que as receitas não serão suficientes para pagar despesas, por mais que Alírio negocie todos os mandos de campo futuros. O décimo terceiro está às portas, então é muito provável que terminemos o ano, na melhor das hipóteses, devendo duas folhas do elenco e comissão mais duas ou três do administrativo. Vamos ficar com essa hipótese, o que significa iniciarmos o ano com um passivo de curto prazo relativo a 2016 de uns Quatro milhões, sendo otimista.

    2. O orçamento de 2016 deverá ficar em torno de quinze milhões, o que obriga a uma redução de folha no elenco de 1,5 a 2 milhões para algo em torno de 700 mil. Com isso, fatalmente, jogadores com salários de $ 100 mil para cima não ficarão ou sua permanência será complicada. São os casos de: Tiago Cardoso, João Paulo, Uilian, Grafite e Keno. Dúvidas com Léo Moura e Danny Moraes. A perspectiva é de um quase desmanche. Em todo tempo que acompanho o Santa, somente em um ano vi o clube sair do zero ou quase zero em termos de elenco e conseguir alguma coisa no ano seguinte, foi justamente em 2011.

    3. Na recente entrevista de Alírio para Rádio Jornal, em que ele mais chorou do que encaminhou soluções, só uma coisa achei positiva: Ele falou que o Santa, no futebol, precisa aproveitar melhor a base. Finalmente! Quanto à profissionalização da direção de futebol, nada muda, continuará com Tininho. Não tenho nada contra Tininho, mas é preciso avaliar qualitativamente o trabalho dele, coisa que ninguém faz, inclusive os seus defensores que só enxergam os títulos. A verdade é que o trabalho dele não é bom, quem fizer essa análise qualitativa chegará facilmente a essa conclusão. Não é que se o Santa tiver um Diretor profissional tudo vai ser maravilhoso, mas a forma da cobrança por resultado é outra, e o profissional sabe que está sendo avaliado em tudo que ele faz, tanto dentro do clube, quanto fora dele. Ele sabe que não terá a passada de mão na cabeça como Alírio faz com Tininho.

    4. Nos últimos 28 anos nós participamos da série A em apenas cinco ocasiões e em todas elas fizemos vergonha. Neste mesmo período a Barbie participou de onze, pouco mais do dobro e eles são tão lascados quanto nós. Para quem tem pouca memória procurem os jornais de 98/99/00 eles estavam quase pra fechar.

    5. O Santa adquiriu em 1995 um terreno em Dois Unidos para construção de um CT para a base. Hoje vinte e um anos depois, tudo que existe é um campo cheio de buracos, sem drenagem, com um canal que passa perto e quando estão treinando e a bola cai por lá, tem que ter um pirralho da redondeza pra ir buscar a bola. As Instalações são precárias e o campo não sei se é alugado ou cedido para peladeiros fazerem a festa nos finais de semana. Do jeito que o Santa é “organizado” não duvido nada que o IPTU deste terreno não esteja sendo pago, aí de repente aparecerá o problema com a prefeitura e nenhum responsável por ele. Enquanto isso, a Barbie devagarinho fez um CT para a equipe profissional. Por favor, não venham dizer que foi por conta da Copa pois não foi. O time profissional deles já treinava lá muito antes.

    6. Sobre o fato do nosso ex jogador Neto ter um processo que correu à revelia e renderá a ele uma indenização milionária de 7 milhões, quero dizer que na minha cabeça de inocente, passam os piores pensamentos. Será que é desorganização mesmo? Deixa pra lá, é só um diabinho botando coisa na minha cabeça. Embora na história do Clube, sempre com a desculpa de desorganização e problemas financeiros, a história se repete; deixamos o prédio da nossa antiga sede também correr à revelia e perdemos o patrimônio que a Preço de hoje acho que valeria em torno de cinco a seis milhões e foi arrematado na época por por 200 ou 300 mil não lembro bem.

    7. Srs. em vez de ficarmos buscando justificativas de falta de dinheiro para tudo que a gente não consegue realizar, vamos cobrar eficiência seja de quem for que esteja à frente do clube. O Conselho do Santa é um órgão que historicamente balança a cabeça afirmativamente para tudo que vem do executivo, em vez de fazer o seu papel que é de cobrar. Sugiro que o conselho para preservar a atual administração e as futuras, em vez de direcionar o dinheiro de sua contribuição para despesas do executivo utilize-o para pagar auditoria no final de cada mandato, mas não só uma auditoria contábil, também as de contratos, trabalhistas e etc. com pelo menos três meses antes de encerrar o mandato para que o Presidente em exercício possa expor considerações em cima do resultado e o futuro Presidente saiba onde está pisando.

    Publicar uma Resposta
  4. 1. Para mim, até o momento, o horizonte de 2017 não é nada bom. Estamos com três meses de salários atrasados do elenco, quatro meses do administrativo, isso é a informação que circula. Temos três meses para terminar o ano, em que as receitas não serão suficientes para pagar despesas, por mais que Alírio negocie todos os mandos de campo futuros. O décimo terceiro está às portas, então é muito provável que terminemos o ano, na melhor das hipóteses, devendo duas folhas do elenco e comissão mais duas ou três do administrativo. Vamos ficar com essa hipótese, o que significa iniciarmos o ano com um passivo de curto prazo relativo a 2016 de uns Quatro milhões, sendo otimista.

    2. O orçamento de 2016 deverá ficar em torno de quinze milhões, o que obriga a uma redução de folha no elenco de 1,5 a 2 milhões para algo em torno de 700 mil. Com isso, fatalmente, jogadores com salários de $ 100 mil para cima não ficarão ou sua permanência será complicada. São os casos de: Tiago Cardoso, João Paulo, Uilian, Grafite e Keno. Dúvidas com Léo Moura e Danny Moraes. A perspectiva é de um quase desmanche. Em todo tempo que acompanho o Santa, somente em um ano vi o clube sair do zero ou quase zero em termos de elenco e conseguir alguma coisa no ano seguinte, foi justamente em 2011.

    Publicar uma Resposta
  5. 3. Na recente entrevista de Alírio para Rádio Jornal, em que ele mais chorou do que encaminhou soluções, só uma coisa achei positiva: Ele falou que o Santa, no futebol, precisa aproveitar melhor a base. Finalmente! Quanto à profissionalização da direção de futebol, nada muda, continuará com Tininho. Não tenho nada contra Tininho, mas é preciso avaliar qualitativamente o trabalho dele, coisa que ninguém faz, inclusive os seus defensores que só enxergam os títulos. A verdade é que o trabalho dele não é bom, quem fizer essa análise qualitativa chegará facilmente a essa conclusão. Não é que se o Santa tiver um Diretor profissional tudo vai ser maravilhoso, mas a forma da cobrança por resultado é outra, e o profissional sabe que está sendo avaliado em tudo que ele faz, tanto dentro do clube, quanto fora dele. Ele sabe que não terá a passada de mão na cabeça como Alírio faz com Tininho.

    4. Nos últimos 28 anos nós participamos da série A em apenas cinco ocasiões e em todas elas fizemos vergonha. Neste mesmo período a Barbie participou de onze, pouco mais do dobro e eles são tão lascados quanto nós. Para quem tem pouca memória procurem os jornais de 98/99/00 eles estavam quase pra fechar.

    Publicar uma Resposta
  6. 5. O Santa adquiriu em 1995 um terreno em Dois Unidos para construção de um CT para a base. Hoje vinte e um anos depois, tudo que existe é um campo cheio de buracos, sem drenagem, com um canal que passa perto e quando estão treinando e a bola cai por lá, tem que ter um pirralho da redondeza pra ir buscar a bola. As Instalações são precárias e o campo não sei se é alugado ou cedido para peladeiros fazerem a festa nos finais de semana. Do jeito que o Santa é “organizado” não duvido nada que o IPTU deste terreno não esteja sendo pago, aí de repente aparecerá o problema com a prefeitura e nenhum responsável por ele. Enquanto isso, a Barbie devagarinho fez um CT para a equipe profissional. Por favor, não venham dizer que foi por conta da Copa pois não foi. O time profissional deles já treinava lá muito antes.

    6. Sobre o fato do nosso ex jogador Neto ter um processo que correu à revelia e renderá a ele uma indenização milionária de 7 milhões, quero dizer que na minha cabeça de inocente, passam os piores pensamentos. Será que é desorganização mesmo? Deixa pra lá, é só um diabinho botando coisa na minha cabeça. Embora na história do Clube, sempre com a desculpa de desorganização e problemas financeiros, a história se repete; deixamos o prédio da nossa antiga sede também correr à revelia e perdemos o patrimônio que a Preço de hoje acho que valeria em torno de cinco a seis milhões e foi arrematado na época por por 200 ou 300 mil não lembro bem

    Publicar uma Resposta
  7. 5. O Santa adquiriu em 1995 um terreno em Dois Unidos para construção de um CT para a base. Hoje vinte e um anos depois, tudo que existe é um campo cheio de buracos, sem drenagem, com um canal que passa perto e quando estão treinando e a bola cai por lá, tem que ter um pirralho da redondeza pra ir buscar a bola. As Instalações são precárias e o campo não sei se é alugado ou cedido para peladeiros fazerem a festa nos finais de semana. Do jeito que o Santa é “organizado” não duvido nada que o IPTU deste terreno não esteja sendo pago, aí de repente aparecerá o problema com a prefeitura e nenhum responsável por ele. Enquanto isso, a Barbie devagarinho fez um CT para a equipe profissional. Por favor, não venham dizer que foi por conta da Copa pois não foi. O time profissional deles já treinava lá muito antes.

    Publicar uma Resposta
  8. Antônio, perfeitas as suas colocações.
    Eu também não vislumbro um 2017 alvissareiro, por tudo isso que você discorreu.
    Acho que este ano o clube perdeu a sua grande chance de se formar entre os grandes.Fazer dinheiro, atrair sócios, etc.
    Para o ano será bem mais difícil.

    Publicar uma Resposta
    • A Sulamericana poderia salvar o Santa Cruz, pois poderíamos chegar às semifinais. O time mais forte deste torneio era o Flamengo que caiu junto conosco. Nossa diretoria agiu de forma errada junto ao Doriva ao poupar os caras no primeiro jogo. E o goleiro, que entrou pior que Thiago Cardoso, entregou nossa classificação.

      Publicar uma Resposta
  9. Acho que o mais prudente neste momento é pensar numa série B 2017 de permanência primeiramente. Estou sentindo cheiro de Campeonato Pernambucano na Segundona 2017.

    Publicar uma Resposta
  10. No final da copa nordeste e pernambucano se nao tinha dinheiro os refoços era esse

    1-julio cesar barby
    2-thiago caneta ceara
    3-thiago sala campinense
    4-Sandro ceara
    5-Rodrigo souza barby
    6-velika audax
    7-pio fortaleza
    8-roger gaucho campinense
    9-Ze carlos crb
    10-Juninho audax
    11-Kerison curitiba

    Esse time seria barato
    E competitivo jogadores da regiao com mescla todos esse vem de bons campeonatos em atividade

    Publicar uma Resposta
    • Pois é Walter, cansamos de falar aqui…

      no final da série B já tinha perdido de contratar Jocinei que saiu do Bragantino para o Figueirense, Olívio do CRB, dentre outros destaque daquela competição (que citamos aqui e ninguém deu bola).

      Publicar uma Resposta
  11. Nao lembro o nome tem um volante no salgueiro que mim chama atençao reçudo
    Mereçe uma chançe tambem nao em porta a divisao tendo qualidade e tiver no bom momento tambem conta
    O santos levou rodrigao campinse e jean mota fortaleza
    Todos estao fazendo gols pelo santos

    Publicar uma Resposta
    • Rodolfo Potiguar…. outro que deixa Jadson no chinelo, é barato, mas parece que o Santa queria grife… tinha dado um jeito quando ficamos sem volantes e com W.Cesar sacrificado.

      Publicar uma Resposta
  12. Por ironia do destino são as duas vitórias em cima de nós que estão, por enquanto, salvando o time de Exu Caveira do z4.

    Publicar uma Resposta
  13. lembrei o nome do volante do salgueiro que mim chama atençao
    lembra sandro goiano do gremio

    Rodolfo Potiguar
    Gerson Rodolfo da Silva

    Natural de: Caicó [RN]
    Data Nascimento: 24.01.1988
    Altura: 1,79m
    Peso: 70Kg

    Publicar uma Resposta
  14. Sandro Meira Riche fazendo lambança no Fla Flu. A Favor do Flamengo, claro.

    Publicar uma Resposta
  15. Walter, com exceção de Sandro Gioano (Salvheiro) e Julio Cesar (goleiro da barbie) os demais jogadores que você citou jogam do meio pra frente, sendo que a nissa maior urgência era justamente nas laterais, zaga e volantes. Para compor a meia, Roger Gaúcho (Campinense) teve seu nome indicado a diretoria por dezenas de torcedores, mas acharam melhor manter Lelê e contratar Fernando Gabriel, Leandrinho e mais uns cinco que não faço questão de lembar. Resumo da ópera: a louça grana que havia foi queimada com pernas de pau.

    Publicar uma Resposta
    • Anaista….. cansamos de pedir Thiago Cametá (lateral) e Thiago Sala (zagueiro)…. time na A, campeão do NE, qual desses jogadores não queria vir?

      O Santa ficou perdendo tempo atrás de jogador de empresário do sul e babando gramio, inter e cruzeiro mendigando jogadores nao aproveitados.

      Publicar uma Resposta
  16. Não é ser visionário, é tentar enxergar as coisas sem paixão.

    Quando começou o campeonato, as vitórias, eu não estava satisfeito porque eu não enxergava apenas o placar final.

    Jogamos razoável contra o Vitória e merecemos ganhar.

    Jogamos razoável contra o Fluminense e merecemos empatar.

    Jogamos mal contra o Cruzeiro. Eles dominavam, mas Grafite fez a diferença.

    Jogamos mal contra a Chape, merecíamos perder. Quase ganhamos, não fosse a infelicidade de Tiago Costa.

    Em nenhuma dessas partidas vi o Santa detonando.

    Nós na liderança e eu secando Ponte, Sport, Chapecoense, etc. E amigos de zap secando Grêmio, Inter e Palmeiras pra ficarmos na liderança.

    Eu dizendo. “Cês tão loucos? Temos que garantir a permanência. Alguém acha que vamos lutar por G4?”

    Vou confessar. Imaginei, naquele bom início, que poderíamos fazer gordura suficiente para ficarmos sem sustos. Cheguei a prever um 10º lugar.

    Mas o negócio desandou muito cedo, na 5ª rodada. Não foi suficiente.

    Sobre plantel, depois escrevo. E vou escrever sem paixão.

    Saudações Corais

    Publicar uma Resposta
  17. A coisa efetivou Daniel Paulista como treinador. A depender do jogo deles contra o Vitória saberemos se cai ou não.

    Publicar uma Resposta
  18. Morgação da pôrra.
    Mas continuo dizendo que vou para todos os jogos que eu puder.
    Sei lá quando é que eu vou ter a oportunidade de novo, de ver jogos contra times da série A.
    Infelizmente isto é o melhor que eu tenho para dizer, e nada mais.

    Publicar uma Resposta
  19. Gostaria de saber a opinião do visionário sobre o futuro de Tininho na direção de futebol.

    Publicar uma Resposta
  20. O Santa ficou perdendo tempo atrás de jogador de empresário do sul e babando gremio, inter e cruzeiro mendigando jogadores não aproveitados.

    Cansamos de pedir Thiago Cametá (lateral), Rodrigo Potiguar, Thiago Sala (zagueiro)…. time na A, campeão do NE, qual desses jogadores não queria vir?

    A diretoria de futebol tem que fazer seu MEA CULPA e reconhecer que errou além do que podia. MM não conhecia o futebol do NE e conhecia pouco do BR. Nem MM nem nossa dir de futebol têm boa relação com outros times (talvez, exceto Cruzeiro), não temos olheiros nem grupo de prospecção continuado…. o resultado foi chegar ao cúmulo de contratar Mário Sérgio, um lateral afastado por deficiência técnica e que chegou a perder a posição para um zagueiro no Joinville (nas redes sociais a torcida detonava o cara).

    Temo pelo Santa Cruz com uma possível perda de motivação de Alírio. Esse presidente é nossa esperança, mas ele tem que rever suas posições quanto ao futebol – TUDO NO CLUBE GIRA EM TORNO DO FUTEBOL.

    Em tempo, a fama de pagar em dia e despertar interesse de jogadores já foi por água abaixo – O Santa vai ter que remar muito para fazer um elenco competitivo em 2017 e mais do que nunca o tipo de indicações do final de 2015 e desse ano continuam valendo… dessas para jogadores mais desconhecidos ainda, destaques da serie C e estaduais. Mas pelo menos tragam quem tá em ascensão na carreira e não jogadores encostados.

    Publicar uma Resposta
  21. coisas que acontecen so no santa
    comebol muda sula e tira santa e payssandu
    de 2017

    Publicar uma Resposta
  22. que planejamento agora vao colocar na justiça pra poder garantir o direito de jogar na sula
    pregunto ora que

    se tiveram la e abandonaram , peo o beco ti ninho e cia ja deu so fizesse o que nao devia

    pede pra sair

    Publicar uma Resposta
  23. PREZADOS – ESTE FINAL DE ANO, VOU TENTAR ESQUECER, POIS, SO CHEGAM NOTICIAS RUINS COM RELAÇÃO AO MAIS QUERIDO…

    COMO DIZIA MINHA AMADA AVÓ: ALÉM DE TOPADA, QUEDA…. EM TODOS OS SENTIDOS….

    ESTA DA SAIDA DA SULA, FOI floridaaaaaaaaaa

    SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE = TE AMAREI ETERNAMENTE E INCONDICIONALMENTE

    Publicar uma Resposta
  24. Alguem leva alguma vantagem so pode ser
    Voce erra 100% nas contrataços
    Quem lembra em 2014
    Wescrey meia vinha de bons jogos e tinha o perronha do emerson santos vinha matando
    Pos a diretoria nao quis renova com wescrey que foi para o ceara e renovou com miseravel do emerson santos

    Publicar uma Resposta
  25. Li no Diário que o Samta recebeu somente $ 150 pelo jogo na Arena Pantanal. Na entrevista que deu ao JC Alirio disse que a negociação doando de campo renderia 500 mil e mais metade da renda, e que isso passaria certamente de 1 milhão, e por isso fez o negócio. Pelo jeito não sabia (prefiro isso, imaginá-lo um ingênuo) do negócio real, que era somente metade da renda, ou seja sem risco para o empresário, dai essa grana de merda! Considerandonoutras negociações dessa diretoria, como a empresa das camisas, dá para ver que esses caras não sab negociar, pelo menos para o bem do clube.

    Publicar uma Resposta
    • Genivaldo, não foi bem assim. Também li a entrevista e o que foi dito é que o Corinthians já tinha feito esse ano um jogo lá em Cuiabá e teria tido renda bruta de 1,8 milhao e dependendo da fase esse jogo contra o Santa poderia chegar a 2mi dependendo da torcida.
      O valor adiantado não foi revelado antes, apenas depois do jogo ficamos sabendo que era de 100mil. Da renda liquida, os 50% do Santa foi pouco mais de 50mil.

      Não vejo amadorismo nisso e sim uma tentativa desesperada de diminuir o prejuízo por parte de alguem que tá botando o patrimonio da sua familia em jogo.

      Amadorismo mesmo foi ter poupado jogador em Medellin e não ter vendido o jogo contra o Palmeiras botando em Londrina, esse sim teria lotação garantida.

      Publicar uma Resposta
    • O íbis montado por tininho vai nos humilhando e humilhando…
      Sinceramente, se os amadores não saírem do clube, ano que vem será cruel.

      Publicar uma Resposta
  26. Ñ TENHO SACO PRA ESCREVER MAIS NADA, EM CANTO NENHUM. À ESSAS ALTURAS, SÓ TEMO UMA HUMILHAÇÃO MAIOR,

    com goleadas históricas frente aos três dos cinco maiores algozes nosso de toda a história: Ponte Preta, SPFC e Inter. Seguem-se Fluminense e Londrina (que, se ñ subir, teremos o desprazer de enfrentá-lo na série B de 2017).

    Diametralmente oposto com o que ocorre contra o Guarani de Campinas (uma razão de comemorarmos sua ida pra série B), a Ponte Preta é uma verdadeira desgraça nas nossas vidas. Pior q o São Paulo FC. Aliás, se com aquele timaço de 1981 a tivéssemos batido lá no Moisés Lucarelli – depois de metermos 3 x 0 no Cruzeiro em pleno Mineirão e logo após termos goleado o Corinthians, na estréia do Zenon, em Pleno Pacaembu, por 4 x 1 – o jogo seguinte, contra o Baêa, na Fonte Nova, passaria a ser um mero amistoso (e teríamos nos livrados daquela mutreta dos 5 x 0 que se transformou nesse marco de nossa EXCLUSÃO DE FATO, ATÉ HOJE, da ELITE NACIONAL).

    Ñ sei o q acontece toda vez q vamos enfrentá-la: parece até q todos os astros se alinham numa conjugação de mal contra nós.

    Coisas do futebol,como o fato das barbies só terem perdido uma única partida pro Corinthians, nas ultimas três décadas, com direito a uma goleada de 5 X 0 no Arruda q nos encaminhou às semifinais do brasileirão (e perdemos depois o direito, nos deslavados dribles da CBF).

    Na dúvida, melhor orarmos: “Ave Mª, Cheia de Graças,…”

    Ah, e antes q esqueça: Q DEUS NOS LIVRE DA LEF.

    SaudaSanta

    Publicar uma Resposta
  27. Para que brigar por vaga numa Sulamericana se na hora H fazem besteiras poupando jogadores. Jogamos fora uma classificação num certame internacional.
    Coisas que você só vê no Santa Cruz.

    Publicar uma Resposta
    • Só em participar, se ganha a cota da primeira fase, elgo em torno de 300mil dólares…. taí um bom motivo para brigar por essa vaga.

      Publicar uma Resposta
  28. Alírio falou na imprensa que o valor total que deveremos receber do jogo contra o Corinthians é de aproximadamente R$ 450 mil.

    Publicar uma Resposta
    • Antes, o delírio era de 1 milhão e duzentos mil, é só conferir na entrevista anterior no JC. Mas se for mesmo 450 mil tá bom demais.

      Publicar uma Resposta
  29. meu presidenta voce e o menos culpado o santa cruz
    faz 30 anos que e mau administrado e essa bomba relogio
    estora a cada dia.mais vou deixar minha diga proficionalize o futebol e contrate um diretor de futebol
    remunerado e acompanhe de perto os contratos
    esse foi seu erro em 2016 deixou o futebol na
    mao de pessoas erradas,o carro chefe do santa cruz
    e futebol

    Publicar uma Resposta
  30. Chama qualquer estagiário do depto jurídico do Treze de Campina Grande que ele resolve essa bronca da Sul Americana. Mas tem que ter coragem pra peitar os homens.
    Mudando de assunto,e o preço da arquibancada pra Santa x Botafogo. Seria muito melhor tentar vender o mando, pouparia a torcida de mais um vexame e arrumava uma graninha extra.

    Publicar uma Resposta
  31. Nesse clima de total morgação ouvi ontem no mercado da encruzilhada éramos um time de guerreiros, agora somos um time de fuleiros.

    Publicar uma Resposta
  32. Sobre alguns comentários acima referente à saída de Tininho, será muito difícil a sua saída até pela amizade entre ele e o presidente. O que escancara a falta profissionalismo no clube.
    Eu so vejo mudanças positivas em 2017 se profissionalizar o dep. de futebol como citaram acima.
    Sem tapinhas mas costas e passar a mão na cabeça pela amizade.

    Publicar uma Resposta
  33. Ainda quero saber o que Ataíde faz no clube; porque quem manda e desmanda no futebol e acha que conhece tudo de futebol é Tininho.

    Publicar uma Resposta
  34. Já passou da hora do Santinha começar a vencer nesse returno e esse dia é hoje!

    Publicar uma Resposta
  35. Eu não sei se vocês são inocentes ou não querem enxergar!

    TININHO VAI SER O PRÓXIMO PRESIDENTE DO SANTA CRUZ!

    ALGUÉM DUVIDA?

    Publicar uma Resposta
  36. não tenho mais esperança de nenhuma vitória mais até o fim do campeonato deixei de assistir desde aquele jogo do santos na vila belmiro os jogadores já entram em campo derrotados se o ataque faz um gol podemos esperar que logo em seguida a defesa vai entregar um gol ao adversário eu só procuro saber de quanto foi a derrota e torcendo para que seja de pouco.
    quanto a tininho desde a gestão de aln que já se cogitava a possibilidade dele assumir a presidência e não tenho dúvida que ele substituirá alirio.

    Publicar uma Resposta
  37. Enquanto estamos na merda, o Botafogo, com jogadores medíocres vai ganhando do Atlético Mineiro, cheio de pretensos craques. A grande diferença: um técnico. O nosso, esse Doriva, vai ficar numa única vitoria, nos acréscimos. Rodrigo Pimpso, com uns 50 anos, fez mais um. Lembremos, Pimpão jogava no América de Natal, uns dois anos atrás. Ontem Zé Carlos do CSA, outro com 50 anos, fez 2 no Vasco. Enquanto isso Grafite vive de cai, cai.

    Publicar uma Resposta
  38. juninho o camisa 10 do audax foi para o criciuma porque nao veio para
    o santa?
    o zagueiro thiago sala do campinense foi para o abc porque nao veio para o santa?

    o lateral direito thiago cameta destaque do ceara nao tinha renovado porque nao
    veio para o snta?
    o lateral esquerdo e meia velika do audax foi para o oste porque nao veio para o
    santa?
    o volante rodrigo souza da barby pertence ao cruzeiro porque nao veio para o santa?

    o atacante kerison do curitiba foi para o londrina porque nao veio para o santa?

    o camisa 9 ze carlos do crb faro de gol porque nao veio para o santa?

    o camisa 10 do campinense destaque da copa nordeste foi para o crb porque nao
    veio para o santa?
    o zagueiro sandro do ceara bom porte fisico porque nao veio para o santa?

    o volante do salgueiro rodolfo potigua merecia uma chance muita raça
    porque nao veio para o santa?

    ficaria assim
    1-thiago cardoso
    2-cameta ou leo moura
    3-sandro ou neris
    4-thiago sala ou danis morais ou walter base
    5-rodolfo potigua ou weligton cesar
    6-velika ou thiago costa
    7-rodrigo souza ou ullian correa
    8-juninho juninho ou joao paulo
    9-ze carlos ou grafite
    10-roger gaucho
    11-kerison ou keno

    garanto um time barato e competitivo

    mais a diretoria de futebol montou um time dos impresarios

    Publicar uma Resposta
  39. Assistindo o jogo com a Ponte. 20 minutos e o metida do Uiliam Correis já fez umas 4 merdas, como sempre. Displicente, perdendo bolas e dando passes errados. É um dos principais responsáveis por essa fragilidade da defesa.

    Publicar uma Resposta
  40. Tudo bicha, tudo venal. Vedam suas mulheres mas não o nosso Santa.

    Publicar uma Resposta
  41. salário atrasado é um cara. …, estamos passando vergonha desde o jogo contra coisa no Arruda, auditoria imediata. Até amigos do FDP do Pisano trouxe amigos que estão na folha do Santa. Morte a todos

    Publicar uma Resposta
  42. A coisa maldita ao menos luta, o Santa não, é covarde e sem vergonha

    Publicar uma Resposta
  43. Nova goleada. Contra o Botafogo quero ver quantos vão a campo. Vergonha sem fim. Sinceramente, uma campanha vergonhosa dessa tem tudo para destruir o clube em 2017. Estaremos com a mesma diretoria de perdedores. O risco é muito grande de repetirmos o Joinvile.

    Publicar uma Resposta
  44. Kkkk. Grafite cai sozinho na área. Que grande craque o nosso. Síntese do que é o nosso time.

    Publicar uma Resposta
  45. É uma total falta de respeito.

    Contratar Doriva foi a pé de cal nas ambições da torcida. Um treinador inexperiente, que não tem perfil motivador, que não passa nada de garra ou pelo menos hombridade ao elenco. Junto com atraso de salário é a combinação pior possível.

    Continuo com minha opinião, até o final do ano ganhar jogo pra mim é pagar salário – tô mais preocupado com o futuro do clube.

    ah… eu chamaria Léo Moura logo pra conversar sobre isso de botar o campeão de 87 na justiça alegando horas extras em concentração… O Santa não aguenta se ele fizer o mesmo aqui e for acompanhado por outros.

    Publicar uma Resposta
  46. O ibis montado por tininho e alirio vai nos humilhando e humilhando…
    Parabéns amadores!
    Com esse grau de amadorismo ano que vem promete.

    Publicar uma Resposta
  47. não posso comentar sobre o jogo porque não assisto mais jogos do santa cruz como eu comentei logo acima depois do jogo procuro saber de quanto foi a derrota os jogadores não querem ganhar mais jogo nenhum entram em campo só para cumprir tabela não estão se importando com profissionalismo com ética com moral uma derrota a mais uma derrota a menos para eles tanto faz quem quizer ir para o arruda vá para ajudar o clube mas sabendo que vai assistir mais uma derrota.

    Publicar uma Resposta
  48. Efusivos parabéns pelo a essa diretoria incompetente. Conseguiram o que queriam. Deveriam renunciar, inclusive o presidente, ma antes tem de pagar o rombo que estão deixado…

    Publicar uma Resposta
  49. Alírio conseguiu o mais difícil, jogar o ano de 2016 pelo ralo, graças à sua “excelente” gestão no futebol. Agora para salvar 2017 vai ter que ralar dobrado.

    Publicar uma Resposta
  50. Impressionante todos os gols que a defesa do SANTA, toma….são idênticos…
    Seria mais lógico, mais sensato, mais coerente se esse técnico entregasse o cargo e Adriano colocasse os meninos do sub 20 para jogar, acrescentaria a presença de Renatinho, Marcílio, etc..

    Publicar uma Resposta
  51. Triste de ver … todos lutando, O Inter vencendo na raça de virada o Time da Mídia que disputa o Título…

    O time é o reflexo dos que fazem o clube.
    M E D I O C R E S.

    Publicar uma Resposta
  52. A humilhação é tão grande, que o Santa , este cadáver insepulto foi vestido de palhaço por Delirio e Tininho. Espetáculo macabro que nos fere a alma e nos desonra como torcedores. Se tivessem vergonha nas caras, e não têm, os dois pediriam perdão e renunciariam, guardando as sua máscaras de palhaços. O Ibis está com vergonha do Santa, pois conseguiu ser pior do que ele.

    Publicar uma Resposta
  53. Pediram a cabeça de Milton Mendes, pra contratar esse treinador medíocre? Esse cara consegue vencer um jogo até o final do campeonato? Essa zaga é uma piada…ela não treina não.
    Pra passar vergonha é melhor ficar só na série b.

    Publicar uma Resposta
    • Não é questão de treinamento, até porque acho pouco provável que com 3 meses de salários atrasados alguém ainda treine no Santa. Na minha opinião, hoje o esquema é o seguinte: os que querem vitrine (Ex: Keno e João Paulo) fazem uma gracinha e os de trás, que sabem que não tem chances nos chamados “grandes”, entregam de bandeja. E aí, para cada gol feito, levamos 2.

      Publicar uma Resposta
  54. Já que não se tem o mínimo de comprometimento deste elenco, eu proponho iniciar JÁ a reformulação.

    Quem tiver emprestado e o time de origem aceitar, devolver (W Correia, Pisano, W Silva) – economiza nas rescisões e 13o proporcional fica menor.

    Rescinde com quem topar, que é melhor que passar vergonha.

    Bota pra jogar os da casa (Marcilio, W Cezar, Renatinho, W Guimaraes, o LE que subiu do sub-20) com quem ainda tiver um pingo de digndade. Garanto que pior que jogador com má-vontade eles não fazem.

    Alírio, foque em salvar as finanças do ano, que o futebol sua diretoria já estragou.

    Publicar uma Resposta
  55. Novidade ZERO. Ainda bem q ñ tomamos 6 ou 7 a zero. Infelizmente ainda falta todo o “sofrimento” diante do São Paulo e do Inter. Oremus.

    Esse Victória é um time de puta. Sem “alma”. E o pior é morar aqui na Madalena, perto do “corredor ou Via Ápia dos cornos” (leia-se Av Beira-Rio) e ficar aguentando esse cazá do Vasco. É pra se PHUDER!

    Infelizmente, o meu, o nosso SCFC, desde os anos 70 e/ou imício dos 80, a partir daquela palhaçada contra o Baèa, nos faz parecer aquela fase de adolescente qdo nos masturbávamos (desculpe-me e com todo respeito às mulheres do grupo) e ñ gozávamos: sentíamos apenas “agonia”. Mas essa é q é a nossa grande realidade.

    Tamos phudidos, apesar do esforço hercúleo do Alírio.

    E q Deus nos livre da LEF.

    SaudaSanta

    Publicar uma Resposta
  56. PRATAS-DA-CASA JÁ!

    Prefiro perder de muito por não ter condição técnica de competir do que perder de muito por ter em campo um bando sem alma e hombridade.

    Fica a lição Alírio, tenha um time barato, mas pague em dia. Não perca o direito de poder cobrar do seu grupo.

    Publicar uma Resposta
  57. pergunta de um amigo meu de sao paulo
    rapaz esse teu clube nao tem dir de futebol, presidente nao? como pode quem dirige um clube desse ficar numa omissao dessa , envergonhando voces,

    FAZER O QUE

    Publicar uma Resposta
  58. SERGIO FORAM 2 PROBLMES
    O 1 DEMORARAM PRA TIRAR MM
    O 2 CONTRATAR E PROMETER A DORIVA REFORÇOS MESMO SABENDO QUE NAO IA TER DINHEIRO PRA ISSO

    SE ERA PRA PERDER COM VERGONHA E GOLEADAS NAO TINHA GASTO 130 COM DORIVA

    ATE CATATAU SERVIA

    Publicar uma Resposta
  59. Cara, tô tão puto que não dá pra comentar o JOGO.
    Se fosse comentar iria começar mandando o time todo TNC e iria acabar mandando a diretoria TNC também.

    Quanto a Doriva, um caso à parte: esse mandaria ele tom@r no ku, diversas vezes.

    Fizeram-nos de piada;
    Fizeram-nos de saco de pancadas;
    Fizeram-nos de vergonha nacional.

    Depois ainda vai aparecer quem cobre da torcida… tenha Santa paciência.

    Publicar uma Resposta
  60. o pior é que se o time voltar novamente para série A irão cometer os mesmos erros tivemos o exemplo de 2006 que renovaram com todo elenco da série B 2005,e agora novamente volto a repetir enquanto a diretoria não distinguir a série A das outras continuaremos do mesmo jeito igual uma gangorra.

    Publicar uma Resposta
  61. Os jogadores estão levando a sério aquela velha frase de vampeta a diretoria fingi que paga e eles fingi que jogam.

    Publicar uma Resposta
  62. os jogadores estão levando a sério aquela velha frase de vampeta a diretoria fingi que pagam e os jogadores fingi que jogam.

    Publicar uma Resposta
  63. presidente se o senhor respeita a torcida amanha bote todos esse pernas de pau para rua

    Thiago cardoso
    Joao paulo
    Neris
    Weligto cesar
    Renatinho
    Walter
    Junta com sub20
    E termina o resto do campeonato prefiro sofre suado a camisa
    Em vez de sofre com esses pernas de pau

    Agora a machete deveria ser assim santa cruz manda 95% do elenco para rua por falta de qualidade tecnica para eles ter vergonha na cara

    Publicar uma Resposta
  64. Nosso clube esta com Doriva ou a deriva? as vezes penso que é pura incompetência.

    Publicar uma Resposta
  65. e ele esta falando no planejamento para 2017 não duvido nada que o presidente alirio renove o seu contrato já que ninguem na diretoria entende de futebol mesmo.

    Publicar uma Resposta
  66. À folha do Santa custa 1,5 milhão, no ano 18 milhões. A cota da série A, como anunciaram ter negociado Alirio e Tininho seria 26 milhões. A conquista da Copa NE, as progressões na Copa do brasil e Sula deram pelo menos 3 milhões, as rendas, mesmo fracas somaram uns 2 milhões, os patrocínios devem render no ano uns 2 milhões, e os sócios, mesmo poucos, outros 2 milhões.
    Numa conta de padaria seriam 35 milhões. Como estamos devendo 2 meses, conclui-se que uns 15 milhões foram para Profut e bloqueios judiciais, afora os empréstimos de Alirio não pagos ainda.
    Tudo hipóteses, pq números no Santa ninguém sabe ninguém viu

    Publicar uma Resposta
    • Alírio falou em entrevistas que a cota da televisão foi 23MI, mas descontados adiantamentos feitos à CBF, impostos e taxas ficaria cerca de 18,5MI, pagos em 10 parcelas. O Profut, “parece” (nunca temos certeza de nada) come cerca de 550 mil/mês.

      Publicar uma Resposta
  67. Não consigo entender como é que Doriva, que foi volante, não consegue arrumar o sistema defensivo do time.

    Publicar uma Resposta
  68. Semana passada numa entrevista, Jomar descuidou-se e afirmou que ano que vem eles farão ” um time forte” para disputar a Série B. prosseguindo, afirmou que iriam contratar jogadores da série B e da “C” . vendo que dissera mais uma besteira, tentou consertar, em vão. Pois bem amigos, o que nos espera é um time muito pior do que essa desgraça que aí está, possivelmente com 10 ou mais jogadores da série “C”. Com esse presidente que vive no mundo da lua, Tininho “contratando” só pernas de pau, e Jomar querendo jogadores da “C”, já sabemos onde iremos parar. Depois alguns colegas não venham dizer que somos derrotistas, integrantes da LEF, ou outras coisas do gênero. Ocorre apenas, que foi feito um mero exercício de lógica, como fizemos, antes mesmo de começar a primeirona, vaticinando sem qualquer medo de errar, que o Santa já havia caído antes de começar a jogar.Isso no início de maio. Agora repito, vai cair ano que vem se mantiver essa diretoria irresponsável e amadora, cujo presidente não entende de futebol e vive delirando grandeza, e o seu vice, diretor de futebol, que acha que entende de tudo mas não sabe fazer uma contratação. Quem viver verá.

    Publicar uma Resposta
    • Mas com a cota de TV da serie B, você esperava o que?

      Só vai ter dinheiro para contratar jogadores da serie B e C mesmo.

      Se conseguir manter João Paulo, Neris, Luan Peres, Leo Moura, Grafite, Arthur e Mazinho, consegue formar um bom elenco para a serie B.

      Pode tentar a volta de Luizinho.

      Time titular:

      Tiago Cardoso, Leo Moura, Neris, Luan Peres, lateral contratado;
      Wellington Cesar, João Paulo, Marcilio (Meia contratado), Arthur, Mazinho e Grafite

      Para a serie B é um bom time.

      Publicar uma Resposta
  69. Espero sempre o melhor para o Santinha. É o Clube que amo. Amor verdadeiro. Não tem outro. Mas é preciso aceitar que não iremos alçar altos vôos.
    Nossa geração, e provavelmente as duas próximas não verão nada além do que vivemos.
    É se contentar com estaduais, talvez mais algum Nordestão e viver oscilando entre as divisões nacionais.
    Apoio Alírio. O apoio a Tininho era necessário por que era o que tinha. Mas, sempre falei que ele não tem cacife para a série A. Se virou nas divisões inferiores com erros e acertos, mas série A é para quem tem C.U.
    A cada início de jogo uma nova esperança…
    A cada final de partida uma nova decepção.
    Nenhum outro clube no país proporciona tantas emoções negativas que elevam o amor à uma condição de incondicional.
    Ser Santa Cruz é bom demais!!!

    Publicar uma Resposta
  70. tem torcedor que é lasca fica arrumando desculpa pra essa zorra que ta ai
    perguntei por que nao aproveita agora e demite doriva e mais 10
    o cara disse e vai pagar com que?
    ne las casca eu disse primeiro se nao tinha como pagar pra que contratou e outra coisa ta tudo atrasado mesmo que diferença faz

    Publicar uma Resposta
    • Faz muita diferença.
      Se demitir tem que pagar tudo de uma vez, mais a multa rescisória, mais a multa do FGTS, mais aviso prévio.

      Publicar uma Resposta
      • Exato João Alberto.

        Até pra criticar acho que tem que criticar com argumentos e visão da realidade.

        Publicar uma Resposta
  71. Com e rebaixamento para a série B, vem também uma queda na receita em torno 50%. Como não fecharemos o ano com as contas equilibradas e com fama de mal pagador, isso significa que a tarefa de montar um time para série B 2017 não será nada fácil. Do elenco atual, os que interessam, talvez não fiquem. O trabalho para o ano que vem será se manter na B. Se vier o tri estadual, muito bom, mas não acredito, apesar de torcer para isso.

    Publicar uma Resposta
  72. E o nosso calvário prossegue pra próxima rodada enfrentaremos outro time num excelente momento vindo de 4 vitórias seguidas.

    De todo modo estarei no Arruda pois se abandonar fica pior ainda a situação financeira.

    Publicar uma Resposta
  73. O Santa vai ter que se reinventar para superar esse momento dificil.

    Alírio deve continuar com as reformas que iniciou e dessa vez ir mais a fundo no futebol e profissionalizar esse setor do clube.

    Publicar uma Resposta
  74. A situação está horrível mesmo. O jogo de ontem não deu pra torcer nem quando estava zero a zero.
    Mas isto, para mim, não justifica a raiva incontida e moralmente agressiva de alguns poucos comentários insanos.
    Que é que é isto minha gente?
    Vender suas mulheres, bichonas e por aí vai.
    Calma aí meus camaradas, que isto aqui é uma família, um casamento para todas as horas.
    A tristeza sem fim não vai justificar, a meu ver, nunca a utilização de ataques morais, principalmente em se tratando de pessoas sérias e comprometidas. Erraram? Sim, erraram, mas não posso compactuar ficando calado, com quem quer linchar moralmente pessoas que nunca, jamais e em tempo algum se comparam a certos malfeitores que já passaram pelo nosso amado clube.
    E olha olhe, que nem estes merecem agressões homofóbicas ou de caráter familiar.

    No mais só gostaria de acrescentar que quarta feira estarei lá, na saúde ou na doença.
    Agora é que eu vou mesmo.

    Publicar uma Resposta

Submeter um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *