Coração de aço

Por Zeca, filósofo, professor e metaleiro da Boa Vista.  

Joseph Conrad era um escritor polonês que escrevia em inglês. Seu livro mais famoso se intitula Coração das Trevas. Narra a estória de um capitão que se embrenha pelas florestas da África em busca de um comerciante, Kurtz, que ficou doido de pedra vivendo num ambiente tão selvagem.

O livro de Conrad é tão foda que virou o icônico filme Apocalypse Now do mestre Francis Ford Coppola. Aí, o caro leitor se pergunta:

“Mas que porra isso tem a ver com o Santa Cruz?”

Tudo. Explico-me. No post anterior, em que escrevi sobre nossa saída da zona com o espírito embevecido pela vitória contra o Inter, Gerailton Tricolor, leitor deste ilustre blog, comentou:

“10 dias sem novo post! Até o Blog  está sem alma!!!”.

Porra, mas não é que é isso mesmo. Parece que a torcida do Santinha, diante da tarefa gigantesca de enfrentar o Atlético-MG e o Grêmio fora de casa, caiu num marasmo de derrotismo antecipado. O coração das trevas é essa possibilidade desesperadora de retornarmos ao puteiro, digo, zona. Pior: zona do rebaixamento.

Mas diante das trevas iminentes que se anunciam, é preciso entender que futebol não é uma coisa lógica. A dimensão psicológica que há por trás desse esporte é, muitas vezes, decisiva. É preferível um coração de aço do que um das trevas.

Será que Milton Mendes deu uma de Kurtz e pirou de vez? Será que os boatos sobre os salários – especialmente a relação dos jogadores com o salário de Grafite – são realmente verdadeiros? Devemos desistir e imaginar que nem faremos 19 pontos na primeira fase? Tantos esquemas táticos tiraram a personalidade do time?Qual a saída?

São muitas perguntas que deixo ao caro leitor a tarefa de tentar esmiuçar que porra está acontecendo com nosso time.

Está na hora – mais do que urgente – de descobrirmos uma saída. E aplicá-la no mundo real. Efetivar soluções. E isso é papo de administrador.

E não é para isso que serve a ciência diante da crise? Encontrar soluções?

Pois, numa boa, não tenho saco nenhum de voltar para o puteiro.

Digo, zona.

68 respostas para “Coração de aço”

  1. Não acredito que há problemas com os jogadores em relação a salários. O problema é baixa qualidade técnica do elenco para a serie A, e o bloqueio das cotas de TV impedem o clube de contratar.

    O técnico não quer trazer Luiz Otávio. É o que o clube consegue pagar.

  2. Ótimo texto, dentro do contexto. Há um provérbio bíblico que diz: “Estás desanimado diante da aflição? teu poder será escasso.” O espírito derrotista anula o poder de reação. Não lembro o ano em que o Goiás terminou o primeiro turno na lanterna e reagiu no segundo quase chegando a libertadores. E isso com praticamente os mesmos jogadores. Qual a diferença entre as duas campanhas dentro do mesmo campeonato? talvez a mesma entre um coração de aço e um de trevas.

  3. Ás vezes tem coisa no Santa que eu não entendo. No início do segundo mandato de ALN em 2013 ele afirmava que o clube estava bem perto de tirar todas as certidões negativas e que daí por diante a vida melhoraria em função de possíveis patrocínios com a CEF e etc. Já se passaram três anos, caminhando para quatro, desse discurso e, recentemente, coisa de três ou quatro semanas atrás, ouvi de Alírio em entrevistas que o Santa estava perto de conseguir todas as certidões. Pergunto: o que é perto e o que é longe para o Santa Cruz e o que realmente está acontecendo que esses documentos não saem? Como a diretoria não reponde a essas perguntas de forma clara, eu começo a acreditar que isso é enrolação.

    Quanto ao futebol, eu vou rezar para todos os Santos e também tomar umas, para que o Santa Cruz chegue no jogo contra a coisa na Sula em condição de meio de tabela no brasileirão, porque se tivermos na zona de rebaixamento ou na porta dela, estaremos numa condição que para o o nosso bem será melhor perdermos esse jogo em nossa primeira competição internacional, sem termos nem o gostinho de viajar. Eu não acredito que isso acontecerá, mas caso ocorra, como eu não tenho arrodeio, agradecerei ao ao Sr. Tininho porque errou em excesso nas contratações para este ano, e demorou demais para contratar alguma qualidade, só o fazendo na décima terceira rodada; por tabela os agradecimento irão para Alírio que referendou o direcionamento da gestão do futebol.

    Agora se nós chegarmos a esse jogo com a coisa na Sula, em meio de tabela e com uma boa condição de darmos uma lapada nela, agradecerei imensamente a MM que conseguiu chegar mesmo com o elenco reforçado tardiamente.

    Eu estou acreditando que o Santa vence o Atlético-MG amanhã.

  4. Desde que os salários como falam na imprensa estão em dia e com a consciência da importância do Grafite não acredito que tenha jogador lá frescando com isso.

    Quanto aos 2 próximos jogos eu já tou psicologicamente preparado pra 2 derrotas(só não aceito leva goleada)… o que pontuarmos dentre esses 2 próximos jogos é lucro!

  5. Muito bom o texto, e em muito boa hora.
    Pois é João Alberto, o Santa realmente faz isto com uma frequência impressionante. Quando todos acreditam ele perde e quando todos baixam a guarda, ele vai lá e nos sapeca uma vitória! Não tem lógica mesmo este tal de futebol, quem dirá o nosso amado Clube?
    Pois, por isto mesmo, eu acho que o texto está corretíssimo porque, a despeito dessa teoria maluca e invertida, temos que apoiar e apoiar e apoiar, independentemente da nossa convicção na vitória.
    É isto, temos tudo para levar 3 lapadas nas próximas rodadas e todos sabem muito bem disto. O que não implica em deixarmos de apoiar.
    Coração de aço, penso eu, independente de convicções vitoriosas, traz muito mais perspectivas dela.
    O meu medo é o mesmo do Dimas Lins, de que de repente o Time entre em parafuso, baixe a cabeça e não consiga mais reagir.
    Portanto caros Tricolores, Coração de Aço!!!

  6. esse zaqueiro luiz otavio mil vezes melhor que danos morais e weligton e luan
    nao podiamos ter trazido logo em vez de trazer jogadores de impresarios

  7. Contra Atlético-MG e São Paulo até acredito em vitória, mas contra o Grêmio ñ, pois parece q jogar contra ele lá no sul nos acovarda.
    Na minha visão MM tem q entrar com 4 jogadores no meio e ñ com 3 pra vencer estes jogos, pois assim encurta as distâncias e ñ fica aquela jogadinha já manjada pelos adversários de fazerem longos lançamentos para Arthur e Keno. Temos q criar alternativas a essa jogada q já ñ se mostra frutífera há um bom tempo.

  8. A bronca é os 15 minutos inicias, do primeiro e segundo tempo, e os 10 finais. Tem que entrar atento, ligado cada
    um tendo consciência de sua obrigação dentro de campo.
    Esse espote Bretão, não tem logica, Difícil é mais
    a final nunca foi fácil, em si tratando do Santa Cruz.
    Agora difícil mesmo de ganhar do Atletico MG, é o
    NautiCU, que esta na segundona. hhh

  9. Tricolores, Cadê o diretor de patrimônio? o Mundão do Arruda está jogado as traças. vergonho o estado do nosso querido estádio.

    Santa 1 a 0!

    O Nordeste é meu país, minha seleção é o Santa!

  10. Excelente texto Zeca.

    “Sim nós podemos!” E quem sabe não vem hoje uma importante vitória para iniciarmos um novo momento.

    Andar com fé eu vou a fé não costuma falhar!

  11. Essa questão que o Santa nao tem dinheiro é muito relativo, pois as barbies na ultima vez que estiveram na primeira divisao passaram dois anos seguidos, acho que tb é questao de planejamento!!!!

  12. A patrimonial está falhando? Acho que não,falta dinheiro,cobertor curto…quanto ao zagueiro não critico sem ver…quanto a ser útil,na minha localidade e no clube sou…para empre$ário,diretore$ e puxa saco$ não sou…não quero aparecer…quero ser Santa e ser respeitado,mesmo por quem não presta,rs.

  13. Que o aço nos encha o peito, e principalmente dos jogadores, nesses 3 dificílimos jogos, e que eles acreditem contra toda descrença. Se encham de brios e corram atrás da vitória, e não entrem derrotados em campo, como já fizeram várias vezes nessa série “A”, como contra a coisa, o Flamerda e o Coritiba. Se temos pouca qualidade, e infelizmente temos, tem que ir na raça, na vontade, na superação, e não na baitolagem do psicológico afetado.
    Continuo achando que o Santa tem falhado principalmente no seu meio de campo, o que leva às tais tentativas de ligações diretas, com horrorosos passes de 30 metros quase totalmente errôneos, e que servem apenas para desgastar Keno e Arthur que correm por dever de ofício, mas já sabem que não vai dá.
    Claro que MM2, e qualquer outro técnico, até Lisca,sabe disso tudo e certamente manda o time compactar, tocar a bola triangulando, dar os passes com segurança, mas o que vemos no campo é um time desarrumado (principalmente no meio de campo), com os volantes desconectados dos meias (quando tem meia), ninguém se aproximando de quem está com a bola (o mais comum quando a tal ligação direta chega ao seu destino é ver quem pegou a bola sozinho, isolado,sem ninguém se oferecer como opção) e outras mazelas, como entregar de graça para os adversários (coisa que Lelê e Leandrinho são mestres), não chutar de fora ou da entrada da área, e deixar que os adversários chutem, como no gol do Flamerda, do Vasco e do Coritiba. Enfim, erros evidentes até para mim que pouco entendo de tática e outros mistérios do futebol.
    Mas, sacudindo a poeira e pensando positivo, vamos lá. Meu medo é acontecer conosco o que está acontecendo com o Joinvile: caiu da A para B e na B já está na zona de rebaixamento. Até porque nos já fizemos isso, e foi um desastre.

  14. Amigos Corais, a minha parte estou fazendo. Que parte? Comecei a beber desde cedotática ajuda o coração, pois ele sente menos.
    Confesso que estou bem curioso com o que o Sr. MM vai inventar dessa vez. Temo que ele coloque 4 volantes em campo. Esse nosso técnico nunca me enganou, ele é muito doido.
    Bora meu Santa!

  15. Quero ver se esse ulian correia vai sir com aquela bocão tentando se safar das merdas que tá fazendo em campo. Ae diretoria!!!!!!!! compra a passagem desse FDP e manda ele URGENTE embora lá pra Bahia. Eita meio campo ruim do c…!!!!!!!!!!!

  16. Carreira de Pé de moça, Carreira de Kenga véia, Carreira de Daqui a Pouco eu chego, Carreira de Passe Livre, Carrreira de passa pelas minhas costas, Carreira de nem te ligo Santa Cruz…E não é só desse jogo não… Resultado um a zero pra Carreira…

    1. SINCERAMENTE GRAFITE NÃO INCOMODA NEM UM POUCO A ZAGA DO GALO MUITO FRACO,PARECE UM ZUMBI E PRA MIM NÃO AMARRA A CHUTEIRA DE FRED,É TRISTE ESTAMOS NA METADE DO CAMPEONATO E PRA MIM ESSE TIME NÃO SAI MAIS DA ZONA DE REBAIXAMENTO. UMA VERGONHA

  17. A diferença de qualidade é muito grande e não estou aqui comentando sobre lances mais refinados, é nítida o abismo entre Atlético é Santa Cruz no domínio da bola, na troca de passes simples, na hora de se deslocar para receber uma bola. Não é nosso campeonato mesmo a primeira divisão, não temos dinheiro e o pouco que temos foram jogados pelo ralo.

  18. Olha aí.. E Carrerinha olhando na meia lua sem coragem de encostar pra ajudar…PQP FORA OS DOIS CHAMEGOS MILTO E UILIAN CARREIRA…DOIS ENTREGADOR DE JOGO…WNTREGARAM PRA COISA, ENTREGARAM PRO VASCO, ENTREGARAM PRO CORITIBA E AÍ VAI, CONTINUARÃO ENTREGANDO O JOGO

  19. AINDA TEM GENTE POR AQUI QUE DEFENDE O ESTAGIARIO TININHO, E ESSA CONVERSA MOLE DE MERCADO INFLACIONADO FALTA DE DINHEIRO E BLA BLA BLA. A PONTE E A CHAPECOENSE NÃO TEM DINHEIRO E MONTARAM TIMES MUITO SUPERIORES AO SANTA.

  20. A coisa msm depois das boas contratações so faz ganhar, ja a gente estamos de mal a pior, time mal demais, nao sairemos mais da zona pois proximos 3 jogos vao ser 3 lapadas, gremio, sao paulo e vitoria.

  21. O TIME PERDENDO E OS JOGADORES TOCANDO A BOLA DE LADO COMO SE ESTIVESSEM GANHANDO JOGO,OU SEJA NÃO ESTÃO NEM AI COM A SITUAÇÃO DO SANTA. JA ACEITARAM O REBAIXAMENTO

  22. Lamento informar ! Com esse elenco nem Guardiola resolve ! É muito cara ruim por metro quadrado

    bora presidente mostre que tem cunhao roxo bota 15 a 20 pernas de pau para fora contrate 8
    de qualidade e um tecnico, meu nome alexandre galo

  23. A BARBIE COM MENOS DINHEIRO QUE A GENTE NA ULTIMA vez que foi a PRIMEIRA DIVISAO PASSOU DOIS ANOS, falta planejamento, e nao dinheiro!!!!
    QUEM É O CRAQUE DA PRIMEIRA, É TUDO IGUAL, TIMES FRACOS, NOSSO TIME DE 2005 FICARIA ENTRE OS DEZ PRIMEIROS DESSE CAMPEONATOZINHO!!!!

  24. a derrota todos nós já sabiamos e quinta feira tem outra agora de uma coisa eu tenho certeza nunca vi uma diretoria tão competente para contratar jogador ruim já não basta roberto lelê arthur mario sergio ainda contratam essas duas desgraças jadson e luan santana.
    E tem mais a diretoria já está traçando planos com o engomadinho para 2017 na série B. porque se fosse em qualquer outro clube esse treinador já teria voado.

  25. Se tem ainda algum dinheiro e der para contratar apenas um jogador, tem que ser um meia. Não sei se Tiago Ribeiro ainda tá disponível, mas ele tem categoria e pode ser recuperado.

    O maior pecado do Santa nessa Série A está sendo a montagem do elenco. Tinha que ter um diretor de futebol bem relacionado com o mercado e trazido jogadores que pelo menos fossem titulares em times como Ceará, Fortaleza, Campinense ou do interior de São Paulo ou então jovens promessas de times grandes (e ser barriga de alugel sim senhor). Jogadores nessas situações que falei sempre estão ansiosos por jogar série A.

    Contratar LD reserva do Joinville (Mário Sérgio) que perdeu a posição para um zagueiro improvisado foi o cúmulo da incompetência. Nem internet os caras Lêem.

  26. Mais uma vez eu pergunto pra que o engomadinho ficou em minas para assistir atletico e coritiba e pra que o engomadinho faz tanto treino secreto nunca vi uma diretoria tão inocente

  27. O plantel tricolor é um amontoado de jogadores velhos, fora de forma, de série C e B e alguns de A. Uma mistura dessa já mais pode dar certo. Temos a receita certa pra voltar a série B. A diretoria juntamente com o presidente deve rever seus métodos pra montar uma equipe mais uniforme.

  28. A realidade é essa. Uiliam enganou tempo. Dá para jogar o Maranhense, o Pernbucsno e até o Nordestão. Quando o Cruzeiro emprestou é pq sabia a bostas que era: lerdo, desatento, pensa quebé craque, e agora tá doido pra enganar ganhando mais do Jahia. Grafite, quem te viu e quem te vê: até tu Brutus? Jadson, quem inventou que esse merda é bom jogador. Entregou a bola o tempo inteiro e errou todos os passos que tentou. Infelizmente voltamos à zona, pelo jeito para ficar. O Atlético aproveitou o treino de hoje para ensaiar jogadas, e só.

  29. Já que a direção não demite Milton Mendes pelo menos não deixe ele assistir jogos dos times adversários, ele assistiu Atlético e Coritiba para entender e armar alguma táticae o resultado foram duas derrotas.

  30. Contra o Coritiba não acompanhou Kleber Gladiador que passou pelas costa dele e fez o gol, no penalte a mesma coisa com outro jogador, e no ultimo minuto podendo ainda empatar, a bola sobra pra ele, e ao invés de jogar pra área, joga de qualquer jeito pra linha de fundo, que pra não fazer de propósito aquilo é preciso ser muito ruim, a ponto de não saber jogar bola…Hoje contra o Atletico, podia devolver a bola pro zagueiro dar um chutão, mas quis passar por dois, entregou a bola de graça, não fez falta, Tiago Cardozo defendeu, a bola voltou pra ele que simplesmente parou pra não atrapalhar Robinho fazer o gol…No segundo foram tabelando pela direita para o centro e ele parado na meia lua de área, sem coragem pra encostar e ajudar…Deu um passe de dois metros na cintura de Grafitte e com força que pra não fazer de propósito aquilo é preciso ser muito ruim, a ponto de não saber jogar bola…Pode enganar Tininho, Alirio, Miltom Mendes, mas a mim, com mais quarenta anos de arquibancadas do Arruda não engana não..Entrou as duas partidas pra entregar o jogo mesmo…Todos sabem de quem eu to falando…E o técnico ainda tira o que tava com mais vontade no meio e correndo o campo todo pra deixar sem protetor de imprensa…AH Vai se F…

    1. Ele tirou Danilo Pires que, junto com Derley, eram os que mais se esforçavam na marcação. Depois que Danilo saiu, com pouco tempo o SANTA levou o segundo e o terceiro.

      Alô incompetente diretoria, manda essa desgraça ligeiro lá pra Bahia. Deixa o Bahia levar isso embora. E o estagiário de treinador, manda ele de volta à Europa pra terminar o curso.

  31. É pelo visto os reforços diferenciados que a diretoria prometeu deve ser pra serie B de 2017,tenho 37 anos e acompanho o santa desde de garoto e sempre ouvi que o club ta sem dinheiro,faz bem uns 30 anos que eu escuto isso,NÃO É DESCULPA PRA ESSA CAMPANHA VERGONHOSA !!! ISSO É INCOMPETÊNCIA E FALTA DE PLANEJAMENTO. como não tenho prova pra afirmar que tem gente dentro do club comendo dinheiro de empresários pra contratarem essas perebas que nunca jogaram bola em canto nenhum,prefiro chamar de INCOMPETENTES .

    1. Penso igual e vou além, se o clube tivesse um diretor de futebol remunerado não teria trazido 11 jogadores pra série A na base da indicação (provavelmente a terceira ou quarta opção de cada indicação) de um treinador que não tem tanto relacionamento assim no Brasil. Um diretor competente teria trazido 3 ou 4 jogadores de um nível melhor e feito uma parceria com grandes clubes que tivessem interesse em dar vitrine a jovens promessas.

  32. com esse elenco terminamos em quarto no pernambucano correndo risco de cair fora para o america,fomos campeao na sorte
    na copa do nordeste se classificamos como o 3 melhor segundo colocado mais uma vez campao na sorte
    graças ao mata mata
    nao fizemos campanhas para ser campeao,se fosse pontos corridos nao ganhava o pernambucano nem a copa do nordeste e com mesmo elenco tamos desputando uma serie A o resultado esta ai uma campanha esperada, nao vou fala das contrataçoes para nao chora

  33. Time ruim e treinador doido é mistura explosiva para o desastre. Para quem não acreditava, está aí o resultado. Repito, apenas nos resta forçar a saída desse doido e arranjar um treinador de verdade. Não para nos tirar da Segundona, pois martelo do destino já foi batido, ha muito tempo. Só não via quem não queria, se iludindo com promessas de Tininho e de um desajustado que brinca de ser técnico. não é e nunca será, pois futebol não comporta alquimia e desequilíbrio. Não custa repetir, temos que ejetar esse doido, botar para fora uns doze desse plantel, e arranjar um treinador de verdade, que seja são de cabeça, e possa preparar um time já para iniciar ano que vem as disputas e nova tentativa de subir. Se esse louco ficar, vamos trilhar , novamente, caminho inverso para voltar ao inferno. nesse momento, o Satanás nós já temos.

  34. Não tem como dar NOTAS.

    Jogávamos bem até o erro de Uillian.
    Danilo não acrescenta nada. Nível série B.
    Jadson é muito fraco. Nível série C.

    Sem um bom jogador de meio campo – ARMADOR – será sempre isso ai.

    Se juntarem todos os volantes que jogaram ontem, não dá um donizete do galo.

  35. Alirio tem culpa por nao ter proficionalizado o futebol nao ter trazido um diretor de futebol remunerado,tininho tem culpa por contratar jogadores indicado por impresarios,e milton mendes tem culpa por indicar jogadores pior
    que ja tinha no arruda
    e por invetar esquema e substituiçoes loucas

  36. diretoria de futebol
    jogar um serie A com time de segunda divisao e refoços de terceira divisao,nao tem coraçao de aço que resista tanta decepçao

  37. Rapaz vejam vocês nos melhores momentos do jogo de ontem, a ruindade, a ineficiência e a falta de qualidade desse Ruinlian Correia, além de errar ocasionando na jogada do primeiro gol e não dando combate no rebote da defesa de Tiago Cardoso, foi omisso nos outros dois gols, no segundo se ele acompanha a jogada entrando junto com a zaga na frente do atacante deles, impediria o gol. No terceiro, mais uma vez ficou olhando o cara pedalar pra lá e pra cá em cima de Luan Peres que, sozinho, ficou marcando dois. O outro foi e marcou o gol. E o estagiário acha de substituir Danilo Pires e deixar esse cagão o jogo inteiro.

  38. O bloqueio das cotas de tv pela justiça do trabalho é o calo deixado de herança pelas administrações tenebrosas que voces sabem bem quem são (nevoentos, diminutivos, arbóreos).

    Se o plano era reforçar pontualmente com o campeonato andando, a conta não foi bem feita. Não tem dinheiro pra isso. Não teve Dryworld, não teve luvas de TV, não teve Caixa e se brincar o governo do estado nem pagou o todos com a nota de 2015.

    Nesse caso, o mais correto era abrir o jogo e pedir apoio da torcida. Reconhecer que contratou errado e ruim com o pouco dinheiro que tinha e que dará prioridade a não atrasar salário para não aumentar as dívidas do clube.

    O jeito é fazer um time modesto e lutador. Agora pra isso o treinador tem que ajudar e botar pra jogar quem, pelo menos, queira correr.

    Ah, não me venham comparar orçamentos de Santa Cruz com Chapecoense e Figueirense. Além das cotas de TV deles serem um pouco maior, essas equipes não tem acordos na justiça retendo $ todo mês.

    O certo era a diretoria do Santa divulgar pelo menos quanto custa essas parcelas mensais (já ouvi 250mil, já ouvi 520mil). Sei que são 100 parcelas e que a dívida total é em torno de 52milhoes. Se o valor da parcela tiver sido atualizado para caber nas 100 parcelas, o valor é em torno de 500 mil, o que dá 6 milhões/ano. Ou seja, dos 28 milhoes da globo, 6 vai para a justiça do trabalho. A folha do futebol estando em 1,5mi come outros 18mi/ano. Resta ainda todo o clube, administrativo, base, patrimonial etc.

    A conta é apertadíssima se considerarmos que outros patrocinios, socios e rendas devem, no máximo contribuir com 4 a 6 milhoes.

    Me preocupa muito como será administrar essa dívida em uma série B e ter time com folha de menos de 500 mil que seria o limite para não aumentar o rombo.

    Presidente, o saneamento do clube é essencial e todo o mérito deve ser dado a quem além de realizar essa tarefa ainda nos deu dois PE, um acesso e uma Copa NE, MAS…. A GESTÃO DO FUTEBOL É ESSENCIAL, NÃO DÁ PARA SER AMADOR NESSA ÁREA. O futebol é o que garante conseguir cotas melhores, capazes de diminuir o passivo.

    E tem mais, com o tal do Profut que aderimos, tem um bocado de punição para quem descumprir os acordos (e ainda tem as dívidas com impostos federais, municipais e justiça comum).

    Quem tem pouco, tem que usar certo.

  39. Ainda digo a voces mesmo com essas perronhas com um treinador de verdade o santa cruz continua na série A basta vir um treinador que exija salário em dia mas que cobre do elenco e não esse engomadinho que só sabe exigir salário em dia para os pais de familia e fica inventando desculpas para as derrotas seguidas.

  40. santa cruz nao tem dinheiro para trazer um treinador de ponta
    minha opniao alexandre
    galo e meu nome tem prestigio no brasil.
    coloca 15 a 20 pernas
    de pau e come e dorme
    para fora o atacante
    wallison e o primeiro
    da lista ganha 40 mil
    para comer e dormi o
    santa cruz e uma mae

  41. Temos que seguir com este elenco, talvez mais dois meias e um atacante.
    Milton Mendes tem que armar estrategia para quando o time levar gol primeiro. O time é fraco na armação de jogadas por isso quando leva um gol eo adversário recua, o meio de campo não tem tecnica para armar jogadas, Grafite tem que voltar o tempo todo para pegar a bola. Está difícil, pois temos muitos volantes e apenas Fernando Gabriel e Marcinho como meia armador.
    Enquanto não contrata eu colocaria Marcinho e Marcilio nesta função (nas divisões de base ele jogava mais a frente)
    Time para o proximo jogo: Tiago Cardoso, Leo Moura, Neris, Dany Moraes, Tiago Costa; João Paulo, Derley (Jadson), Marcilio, Marcinho, Keno, Grafite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *