A alma de um time em um gesto

Amigos corais, o futebol tem lances que são eternos. Lances e gestos.
Poderia passar a manhã lembrando alguns. Vou a um dos mais inesquecíveis.
Final da Copa de 1958, na Suécia. O Brasileiro jamais tocara na taça Jules Rimet. Final conta os donos da casa. Aos quatro minutos e pouco, gol da Suécia. Quem não gelou, lembrando da tragédia de 1958. Um jogador brasileiro que não identifico pega a pelota e Didi sai do meio de campo para buscá-la. Ele vai com ela segurando com a mão esquerda, altivo, dono de si. Vai caminhando mansamente, quase assobiando algum chorinho, como quem diz aos demais jogadores – “calma, que o jogo nem começou direito, vamos virar essa partida já já e dar olé nesses Zé Ruela”.
Resultado: apresentação de gala do Brasil. Vitória por 5 x 2 e o primeiro título mundial.
Não foi um lance, foi um gesto.
Mas não posso me estender. Já é final início da tarde e a cidade do Recife respira as três cores corais. Os telefonemas se multiplicam, o zap-zap está em tempo de entrar em colapso. Twitter, facebook estão feito a gora, gritos para chamar o vizinho para tomar umas, enfim. Tudo caminha para a Avenida Beberibe, logo mais à noite. São milhões de combinações de horários, lugares, botecos, barracas, caronas, desculpas no trabalho para sair mais cedo, além dos efeitos colaterais, como a absoluta falta de concentração para abotoar até a camisa, nervosismo para botar açucar no café ou para discutir qualquer coisa lógica. Se sua mão já está tremendo, não se preocupe, você é absolutamente normal, torce mesmo pelo Santa.
E no meio deste frenesi, um lance não me sai da memória.
O jogador do Bahia se prepara para bater a falta – perigosíssima, por sinal.
Nosso zagueiro, Alemão, está na barreira. Ele sabe que o lance pode ser fatal para o Santa, precisa fazer algo.
Então ele resolve provocar.
Começa a bater com a mão no peito esquerdo, olhando fixamente para o jogador do Bahia. Pela TV, dá para ver ele gritar:
“Chuta aqui, é! Aqui!”
Ele fica repetindo com força, e batendo no escudo coral. Parece tomado. Não tira o olho dos olhos do adversário. Está em transe. Ao seu lado, está nosso artilheiro Grafite, um mero coadjuvante.
Alemão segue aos berros. Foram alguns segundos, mas me pareceram intermináveis minutos.
“Aqui! Chuta aqui!”
Ninguém, em sã consciência, quer levar uma bicuda no peito. Quem joga pelada, sabe que isso dói pacas.
Mas Alemão, ali, preferia sentir a dor no corpo, do que sentir a dor da massa coral, em caso de um gol baiano.
Na hora me ocorreu estar presenciando um desses gestos inesquecíveis do futebol. Ali, Alemão sabia que estava sendo um dos milhões de torcedores do Santa Cruz, defendendo a barra do paredão Thiago Cardoso.
O jogador do Bahia, certamente querendo dar um troco, não chutou no ângulo, como costuma fazer. Pegou ar e acertou uma bicuda no nosso Grafite, que ficou vendo estrelinhas. A bola não chegou à barra e o jogo seguiu.
Para mim, o lance da falta, acompanhado do gesto do nosso zagueiro, definiu uma mudança definitiva nesta reta final de Série B.
São 11 homens correndo, chutando, brigando, batendo no peito, por causa de uma nação de apaixonados. Não por acaso, ele ficou batendo do lado do coração e do escudo coral.
Quem pensa que o jogo contra o Oeste vai ser fácil, pode tirar a sua Shinerayzinha da chuva. Vai ser osso duro, e teremos que lutar muito.
Mas até o mais depauperado torcedor coral repete isso, a cada rodada:
“As coisas nunca foram fáceis para o Santa”.
Mas o espírito do time, para mim, está representado no gesto de Alemão, batendo no peito e pedindo para levar um bombaço.
Ali estava alma do Santa Cruz, nesta jornada épica, para voltar à Série A.
Vamos todos ao Arruda, arrancar mais esta vitória.

Autor: Samarone Lima

Compartilhe esta publicação

70 Comentários

  1. “Pode tirar a sua Shinerayzinha da chuva”. Realmente, será difícil, mas é isso mesmo: Alemão traduziu o espírito deste time de guerreiros. Estou mais confiante do que nunca depois desse jogo clássico contra o Bahia. O time inteiro parece renovado.Só peço que Luisinho não nos mate mais do coração nesta reta final. Aí será só comemorar o retorno à série A. Saudações tricolores!!!

    Publicar uma Resposta
  2. Todos os caminhos levam ao Arruda. Saindo de Caruaru. É Santa Cruz na veia. Paredão + Alemão + João Paulo. PQP.

    Publicar uma Resposta
  3. Ótimo texto pra estimular até o torcedor mais desconfiado pra ir se juntar a massa coral em busca de nosso objeitivo!

    Nunca estivemos tão próximos do tão almejado acesso a serie A!

    Publicar uma Resposta
  4. São lances assim que mostram o comprometimento de um atleta tão esperado por nós torcedores.

    Quem não lembra da final do Pernambucano de 2011, quando Geovânio coloca o rosto na frente da bola para evitar um chute de Marcelinho Paraíba?

    Quem quer alguma coisa na vida tem que fazer diferente, tem que tem um algo a mais. Repetir o que os outros fazem é viver no atoleiro.

    Andar com fé eu vou a fé não costuma falhar!

    Publicar uma Resposta
    • Lembrou bem Flávio aquele carrinho com os braços pra trás foi antológico!

      Publicar uma Resposta
  5. Júlio Santiago deu o recado. ABRIRAM AS VENDAS PARA O ANEL SUPERIOR. Indica que o de baixo deve estar (no mínimo quase) cheio!!!!!

    Um amigo meu foi ao Arruda pela manhã e viu a excelente procura de ingressos.

    Meu nobre amigo de grupo Carlinhos de Bezerros falou uma coisa há umas 10 rodadas atrás exatamente assim:

    “Seu Santa Cruz que não invente de querer subir só de última hora, matando a gente do coração.”

    Parece que ele adivinhou. Na realidade disse o que constatamos no nosso clube: NADA É FÁCIL PRO SANTA CRUZ.

    Minhas mãos e pés tão formigando, PQP…

    Mas feliz, porque mais tarde estarei na minha casa. NA NOSSA CASA, nas REPÚBLICAS INDEPENDENTES DO ARRUDA.

    No meio de tantos outros, partilhando da mesma esperança, da mesma alegria, do mesmo amor. E assim sempre vai ser, pois há mais de 100 anos disseram:

    O SANTA CRUZ NASCEU E VIVERÁ ETERNAMENTE.

    Doa a quem doer.

    Saudações Corais.

    Publicar uma Resposta
    • Amigo meu foi comprar nossos ingressos e disse que parecia decisão!

      Casa cheia hoje!

      O jogo é perigoso, não se enganem. Ter cautela, não subestimar o adversário, e ter intensidade o tempo todo, como contra o Bahia.

      Saudações e rumo à Série A!

      Publicar uma Resposta
  6. meu gesto hoje é apoiar até depois do jogo acabar. se a torcida jogar junto e o time jogar o que jogou contra o bahia, o oeste não aguenta.

    hoje quero que o botafogo perca e no sábado entre na obrigação de vencer. já entre américa e vitória, ou empate ou que o vitória dispare e chegue aqui já classificado.

    mas independente dos outros, é ganhar bem hoje pra chegar no rio de janeiro com moral.

    Publicar uma Resposta
  7. Discordo completamente. E não entendi também. Se é melhor Vitória chegar aqui já classificado, por que é melhor jogar contra o Botafogo com eles precisando da vitória? O.o

    O mais lógico seria o Botafogo se classificar de uma vez e jogar desinteressado no sábado, além do América-MG vencer e se garantir, deixando o Vitória a apenas dois pontos de nós (contando com a nossa vitória hoje), ainda restando justamente um confronto direto que pode fazer com que, vencendo o jogo, nós os ultrapassemos na última rodada.

    Mas todas as opinião são bem-vindas.

    Saudações corais!

    Publicar uma Resposta
    • EU QUERO É Q SE PHODAM TODOS, SEM EXCEÇÃO:

      BA-VI, BOSTAFOGO, seu CORREA, Braguilha, Barbies e o caralho!

      SaudaSanta

      Publicar uma Resposta
    • o botafogo quer ser campeão. ele perdendo hoje, vem sob pressão pra cima da gente, na obrigação de ganhar. se eles ganham hoje, mesmo garantindo o acesso, jogarão para vencer, mas em a pressão por uma classificação. o botafogo perdendo hj, não se garante.

      já o vitória, chegando aqui classificado, se precisar, facilita pra tirar o bahia. se o vitória perde hj, pode chegar aqui com a obrigação de vencer.

      entendesse?

      Publicar uma Resposta
      • Acho muito pior jogar contra o Botafogo com eles precisando obrigatoriamente da vitória. É claro que sempre jogarão para vencer, mas nunca com a intensidade de quem precisa de um resultado.

        E sobre o Vitória, por que depender da boa vontade deles? A gente pode tirar a vaga deles na última rodada jogando em casa. Não faz sentido querer depender de outro time.

        Entendi, mas continuo discordando.

        Abraço coral!

        Publicar uma Resposta
        • Nesse caso não sei quem tá mais certo, mas que eu preferia na última rodada pegar o Vitória já sem almejar nada na partida, classificado ou não, isso eu queria!

          Publicar uma Resposta
  8. Quem disse que eu consigo trabalhar hoje!!!!

    Publicar uma Resposta
  9. Hoje será mais uma jornada dura, épica e cheia de dificuldade como tem sido nossa caminhada desde de sempre, nossa luta é pelos gols, pelas vitórias e não raro para sobreviver como foram aqueles anos negros de nossa história. Hoje o Oeste será um Barcelona da vida, certamente inflado por malas e mais malas dos adversários, nós temos que fazer nosso jogo. eles dentro de campo e nós na arquibancada, torcendo e apoiando o clube nesse momento de decisão.

    O Santa Cruz, precisa de nós e não iremos faltar. nunca faltamos.

    Publicar uma Resposta
  10. confesso que n consegui dormi direito,mais a confiança ta mt grande !! presenciei esses guerreiros em salvador,e podem ter certeza que suaram sangre para subirmos..o arruda vai ta lotado,vao pagar os salarios hoje..e alirio..que entrevista a dele ontem,dizendo que o dinheiro que ele deu para o santa nao foi um emprestimo..e sim uma doação!!que presidente,vamos com tudo..lugar de tricolor é no arruda!!!

    Publicar uma Resposta
  11. é..o..seguinte

    agente..ganhando..hoje..o..resto…é.com..deus

    Publicar uma Resposta
  12. Tô todo esquisito também…
    E a jornada começa, para mim, às 19:00 hs, secador ligado a mil!

    Publicar uma Resposta
  13. Ja ganhamnos fora do Boa, Bragantino e Bahia…agora vamos vencer o Boeste, Botafogo, Bogi e Bitória e sair dessa B de uma vez!

    Publicar uma Resposta
  14. Hoje é dia do Preto do braco do mestiço hoje santa cruz o time de todas raças juntas por isso considerado o time do povo

    Publicar uma Resposta
  15. Ora, direis, o importante é vencer, e vencemos. mas que jogamos mal, jogamos. Lelé, pelo amor de Deus, não faz nada, e o que faz é merda (o lance ridículo do fim do jogo). Reche, péssimo, não acertou um passe. Bileu, no 2o. tempo perdeu umas 3 bolas que se tornaram perigosas. Nossa sorte, hoje, foi o Daniel está perfeito na cobrança das faltas do 1o. tempo. Numa fez o gol, importantíssimo naquela hora, na outra criou a chance de gol que Dany Morais converteu com classe de atacante. Bruno Morais não jogou nada, ou não recebeu bola nenhuma para fazer alguma coisa. Mas com a volta do João Paulo e do Vitor, e se Deus quiser, iluminando MM para tirar Lelé (com ele temos um a menos), vamos retornar ao nível do jogo passado com o Bahia. Grafite jogando com o nome continua sendo o grande atacante, até porque quando Bruno Moraes entra no 2o. tempo joga muito mais. Sábado vamos ganhar do Bostafogo, emendar com outra vitória sobre o Mogi e coroar o retorno para a série A em casa, contra o Vitória. Queira Deus!

    Publicar uma Resposta
  16. ESTRANHEI QUANDO FUI ESCREVER MINHA MENSAGEM E ERA A PRIMEIRA PÓS JOGO – CLARO, ACHO QUE FUI O ÚNICO A NÃO IR AO ARRUDÃO, MAS DEU TUDO CERTO.
    VAMOS SANTA, FALTA POUCO.

    Publicar uma Resposta
  17. ESTRANHEI QUANDO FUI ESCREVER MINHA MENSAGEM E ERA A PRIMEIRA PÓS JOGO – CLARO, ACHO QUE FUI O ÚNICO A NÃO IR AO ARRUDÃO, MAS DEU TUDO CERTO.
    VAMOS SANTA, FALTA POUCO.

    Publicar uma Resposta
  18. TÔ PUTO POIS COM ESSA VITÓRIA DO BOSTAFOGO ACHO Q SEREMOS, APENAS, VICE-CAMPEÕES.

    Tem nada ñ, para o ano ganharemos a série A.

    SaudaSanta

    Publicar uma Resposta
  19. NOJENTO OS COMENTÁRIOS DE METADE DE CARVALHO E DEMAIS CRÁPULAS DO JCOISA.

    Na falta de argumentos pra denegrir o SaNta Cruz, só falaram dos morcegos e da sujeira do Arruda.

    Êi Halph & cia, VTNC !

    SaudaSanta

    Publicar uma Resposta
  20. Chegando agora do jogo. A torcida foi nota 10 participou em todos os momentos de dificuldade também, o que importa daqui pra frente são 3 pontos e não exibição. não vou falar de nenhum jogador, jogaram pra vencer é o que importa.

    Publicar uma Resposta
  21. São meia noite.

    Aliviado pela vitória. Preocupado com o nível do futebol. E ele tem um culpado: Martelotte.

    Contra o Bahia fez o certo: deu um reforço na marcação. E, ao invés de repetir, inventa Reche no meio campo. PQP. Sorte que o Oeste é ruim.

    Sorte que Vitor e JP voltam ao time. Como só faltam 3 rodadas eles podem levar um amarelo por ogo que não tem problema. Me preocupa W.César pendurado.

    Bem, a rodada foi quase perfeita. Para a próxima, basta a barbie não vencer o embalado CRB e o Sampaio não vencer o ainda com chances (remotíssimas) Bragantino (em sp), que não sairemos do G4, mesmo perdendo do botafogo. Nem precisa ver os outros jogos.

    Antes que me esqueça: obrigado ABC!!!!!!!!!!!!

    O time de Maracajá e Osório tomou no papeiro.

    saudaões corais

    Publicar uma Resposta
  22. Saudações Corais,

    O Santa foi regular e jogou o suficiente para ganhar. Desconto para o pouco tempo para recuperação dos jogadores e para treinar.

    Hoje quem manteve uma boa regularidade foi o Alan Vieira (já tinha sido bem na Bahia), e hoje fez uma excelente jogada.

    Lelê pelo que vem produzindo (??), pela desrespeito a MM na rodada passada e pela irresponsabilidade desnecessário de hoje, merece um chá brabo de banco!

    Vamos que vamos !!! Faltam apenas 3 jogos para consolidarmos nossa recuperação futebolística no Cenário Nacional!

    VIVA SANTINHA !!!

    Publicar uma Resposta
  23. A verdade é que não jogamos bem.
    Todavia, de que adiantaria jogar bem e não vencer. Valeu os três pontos.

    Martelote errou com a entrada de Vinícius Reche. Esta escalação foi fundamental para a queda de rendimento da equipe. Sorte que Daniel estava em noite inspirada, com golaço e passe pra Dany fazer o segundo gol.

    Quanto a Alan: fez sua melhor partida pelo Santa.

    O JOGO:
    Tiago Cardoso – PAREDÃO – fez defesas incríveis – nota 9
    Bileu – fez um bom primeiro tempo, mas, quando voltou para o meio campo, se perdeu – nota 5
    Alemão – muita raça – nota 8
    Danny Morais – vem se redimindo com grandes partidas – nota 9
    Allan Veira – fez sua melhor apresentação pelo Santa – nota 9
    Wellington Cézar – garoto de ouro – nota 8
    Moradei – entrou bem e não comprometeu – nota 7
    Vinícius Reche – fraquíssimo – nota 2
    Bruninho – errou muito – intranquilo – nota 2
    Daniel Costa – grande partida e um golaço – nota 9
    Renatinho – nota 6
    Lelê – além de não jogar porr@ nenhuma, ainda poderia ter provocado a expulsão de algum jogador nosso pela confusão formada – nota 2
    Luisinho – jogou bem, mas perde bolas infantis – foi premiado com um gol – nota 8
    Bruno Moraes – isoladíssimo – não recebeu uma única bola na área – nota 6

    Martelotte – escalou errado tirando bileu do meio pra colocar o tal de Vinícius Reche. Isso tirou a mobilidade e qualidade do nosso meio, além de sobrecarregar – novamente – Wellington. nota – 6

    Os ventos estão soprando a nosso favor.
    Com a volta de João Paulo e Vítor, teremos mais equilíbrio e qualidade pelo meio.

    EM TEMPO: COMO É BOM TER UM EXÍMIO COBRADOR DE FALTAS – BOLA PARADA DECIDE CAMPEONATO.

    VENCENDO O BOTAFOGO, VOLTAMOS PARA A SÉRIE “A” NO JOGO CONTRA O MOGI!!!!!!

    Publicar uma Resposta
    • A análise foi excelente.

      Exatamente como eu vi dos jogadores. Dar nota baixa a Reche todos dariam. Mas me surpreendi (positivamente) com a nota baixa dada a Bruninho. Achei que além de mim, poucos tinham visto que ele foi péssimo ontem.

      Saudações Corais.

      Publicar uma Resposta
  24. duas coisas
    por favor nao reclamen de publico no santa cruz por que alen da dificuldade de chegar num jogo DESSE AINDA DIVULGAM 26 MIL TORCEDORES
    ENTAO QDO VOCES RECLAMAN QUE SO DEU 11, 8, 12 MIL PESSOAS PODEM COLOCAR AI NO MINIMO MAIS 5 MIL

    NAS MINAS CONTA HOJE TINA 35 MIL PESSOAS BRINCANDO.

    2= COISA ACHAMOS 2 GOLS JOGAMOS RUIM DEMAIS CULPA DOS DESFALQUES ? TBEM A A MAIOR CULPA É DESSE MM QUE DE ULTIMA HORA SEM FAZER COLETIVO SEM TREINAR COLOCA UMA DESGRAÇA DESSA EM CAMPO CHAMADO RECHE

    PELO AMOR DE DEUS SE NAO TIVESSEMOS FEITO LOGO GOL DE FALTA NAO SEI COMO SERIA ESSE JOGO.

    ESSAS INVENÇOES DE MM É QUE ME DEIXA PREOCUPADO, NAO TINHA A MENOR NECESSIDADE DELE ESCALAR ESSE CARA.

    SAO 00.22MINUTOS

    Publicar uma Resposta
  25. PREOCUPADO COM A POSSIVEL ESCALAÇAO DE MM CONTRA BOTAFOGO DEPOIS DE HOJE NAO CONFIO MAIS , A SORTE É QUE ESTAMOS TENDO SORTE

    Publicar uma Resposta
  26. ESSE VINICIUS É O TIPO DE JOGADOR DE TECNICO ELE IMPROVISA BILEU SO PRA DA UMA CHANCE AO CARA

    É RUIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM DEMAIS ESSA PESTE

    Publicar uma Resposta
  27. Jogando com 9 (Lelê e Vinicius Reche não contam) é complicado.

    É óbvio que o time joga mais consistente com 2 volantes (Wellingtin Cézar e Bileu) e 2 meias ( João Paulo e Daniel Costa). Se MM não inventar, o Santa Cruz arranca pelo menos 1 ponto no Rio.

    Ainda está complicado pois temos 2 dos 3 jogos com 2 dos 3 primeiros.

    Publicar uma Resposta
  28. Feliz demais com a Vitória!!

    Parabéns a todos nós.

    Não quero nem falar de mm que errou feio ontem. Vinicius reche Merecia ser substituído aos 8min do primeiro tempo.

    Mas quero falar de Lelê. Ele não jogou nada. Merece banco.

    Porém, ELE NÃO arrumou confusão nenhuma. Nada. Quem arrumou confusão foi o outro time. Lelê inclusive se portou muito bem. Saiu do lance. Não deu azo à confusão.

    Querer execrar um jogador que faz lances de efeito, seja de lado, pra frente, pra trás ou pra onde for, é Querer acabar o futebol. Deixa o cara. Pobre garrincha…

    Jogador tem q saber perder e deixar de mimimi.

    Ps: dessa vez vou discordar do Mestre arnildo. Os morcegos são uma vergonha e temis que falar sobre isso. Um cunhado meu levou um sobrinho meu ontem pra cadeiras. O menino quer ser tricolor, apesar do pai e mãe coisesntos. Mas a criança de 6 anos foi ao banheiro das cadeiras e estava nojento. Teve que obrar no chão. Não tinha papel higiênico. O menino passou a noite sujo e traumatizado. Isso é uma vergonha. Fiquei muito triste.

    Publicar uma Resposta
    • V. ESTÁ + Q CERTO, AMIGO. É UMA VERDADEIRA NOJEIRA.

      Afora o aspecto horrível das arquibancadas q já deveria ter recebido, há uns 2 meses, jatos de areia (pelo menos) e/ou pintura NOVA. O q ñ admito é esse FDP do H. de Carvalho ao invés de analisar o jg vir descarregar toda sua frustração, com nossa possível ascensão à primeirona.

      Mas, como cobrar melhorias a estas alturas do campeonato se nem pagar o plantel em dia estamos conseguindo. Agora, qto a imundície dos banheiros ñ vou querer aqui JUSTIFICAR O INJUSTIFICÁVEL.

      É o q penso

      SaudaSanta

      Publicar uma Resposta
    • Sampa, concordo integralmente com você!

      Não consigo aceitar um jogador PROFISSIONAL se sentir ofendido por ualquer jogada do adversário seja ela de que forma for, com efeito ou sem efeito!

      O jogador PROFISSIONAL tem que entende de uma vez por todas que tudo isso faz parte do futebol e a toricida geralmente gosta!
      É por mentalidades feito a dos jogadores dos burrnegoso do Oeste que o futebol tá essa pasmaceira, nível fraquíssimo!

      Em peladas ainda se admite ver os caras se enfezarem porque levou uma jogada desconcertante do adversário mas no futebol PROFISSIONAL não se pode admitir a reação que teve os jogadores do cópia burronega!

      VIVA ETERNAMENTE O MESTRE GARRINCHA! E VIVA O FUTEBOL-ARTE!

      Quanto a Lelê continua jogando muito mal! Raniel já merece entrar de frente e espero que Martelotti volte a entrar com 2 volantes contra o Botafogo e quero voltar de lá com pelo menos 1 ponto!

      Publicar uma Resposta
      • O problema é que ele tava arretado por ter perdido a “MALA”

        Publicar uma Resposta
    • E tem mais, ele só começou a fazer firulas após levar um ponta a pé por traz, lá perto da bandeira de escanteio e ninguém fala isso.

      Sds,

      Publicar uma Resposta
    • o que lelê fez não irregular. então, ele não tem culpa de nada.
      no dia que jogador de futebol não puder dar drible, tirar onda, etc, eu deixo de ir ao estádio.

      Publicar uma Resposta
  29. PENSO DIFERENTE DE TODO MUNDO. ADOREI A LAPADA Q O BURRONEGRO DA BAHIA LEVOU ONTEM. Só LAMENTEI Ñ TER SIDO 10 X 0 pro América/MG.

    Já o IGUALAMOS em nº de vitórias mas ainda estamos perdendo em termos de SALDO DE GOLs.

    Aliás, rodada QUASE PERFEITA. Só ñ foi melhor porque queria a derrota do Bostafogo. Diferentemente dos demais, acredito q o Bostafogo agora vai jogar “leve” e buscando o título em cima de nós. Preferia q tanto ele qto o Vitória viessem querer fazer o jg de suas vidas em cima de nós. VIDE O OCORRIDO ONTEM, COM O BAÊA, EM CASA.

    Espero q o Ceará dê outra troleitada neles, em plena Salvador, no próximo jg. Se Deus Quiser.

    É o q penso.

    SaudaSanta

    Publicar uma Resposta
    • Arlindo, lembro-me que, em 2001, quando lutávamos para não sermos rebaixados da A para B, pegamos o Vitória no Arruda na penúltima rodada. Eles tinham acabado de se livrar do rebaixamento e vieram com um time desfalcado. Resultado, empatamos em 1 x 1. No último jogo, vencemos o Guarani em Campinas. Se tivéssemos vencido o Vitória, teríamos escapado. Mas, é sempre uma situação duvidosa, vai depender da atitude dos jogadores e da Comissão Técnica do Botafogo e do Vitória, se for o caso. Confesso que fico em dúvida sobre o que é melhor.

      Vamos Santa !!!

      Publicar uma Resposta
  30. Estou confiante em um bom resultado diante do Bostafogo, sabem pq?

    Pq depois da m.e.r.d.a de ontem, MM deve entrar mais precavido, com 2 volantes. E espero que tire Lêlê, que vem bastante improdutivo (sobre a firula, achei desnecessária APENAS pq foi improdutiva, exclusivamente para provocar).

    E aos que falaram mal do Negão, viram como Bruno foi discreto? Tomara que ele descanse bem e arrebente sábado. Só a presença dele atrai 2 homens.

    O time TEM QUE SER:

    Th. Cardoso;
    Vítor, Alemão, D.Morais e Allan;
    W.César, Bileu, JP e Daniel;
    Luizinho e Grafite.

    E vou ser chato. Se MM não colocar exatamente esse time, ele está ERRADO. E quem discordar aqui no blog, também!!!!!

    Saudações Corais

    Publicar uma Resposta
    • Concordo, Ricardo. Essa seria minha escalação. Já perdemos pontos preciosos por conta da teimosia de MM. Agora não dá mais pra errar, pois a conta tá apertada. É ser humilde e reconhecer os erros que cometeu, especialmente em jogos fora.

      Vamos Santa !!!

      Publicar uma Resposta
  31. Martellote deveria desistir de Diogo Campos, quem deveria ficar no banco era Reche, e quem deveria entrar de frente (já que MM não queria entrar com dois volantes, e sim um substituto para João Paulo) era Marcílio.

    Publicar uma Resposta
  32. Time para o próximo jogo: Thiago Cardoso, Allan Vieria, Dany Moraes, Alemão e Vitor; Wellington Cesar, Bileu, João Paulo e Daniel Costa; Grafite (Bruno Moraes) e Luisinho.

    No fim do próximo jogo Wellinton Cesar deve forçar o terceiro cartão amarelo.

    Publicar uma Resposta
    • Ele não precisa forçar cartão para não jogar contra o Mogi, pq a emenda pode sair pior que o soneto e ele ser expulso. Basta o Marteloti não escalá-lo contra o Mogi, guardando-o ara o último jogo!!

      Publicar uma Resposta
  33. O importante foi a vitória e ponto.

    Agora algumas observações devem ser feitas:

    O camisa 9 do Santa Cruz é Grafitte, nosso matador Bruno Moraes é jogador de segundo tempo;

    Lelê e Luizinho vem destoando do resto da equipe faz tempo, atuações pífias e pouco produtivas, acredito que banco de reservas ajudaria para reencontrarem o bom futebol;

    Mesmo não tendo velocidade, Daniel Costa não pode sair do time, afinal pode decidir um jogo na bola parada e ontem foram duas participações, um gol de falta e um cruzamento venenoso que culminou com o gol de Danny Morais;

    João Paulo faz falta demais, faz falta na criação e na recomposição defensiva.

    E pra finalizar parabéns torcida tricolor, fizeram bonito ontem, além de chegar junto na presença de público, apoiaram nos momentos difíceis.

    Andar com fé eu vou a fé não costuma falhar!

    Publicar uma Resposta
  34. Como tinha falado no tópico anterior, achei excelente os empates do Náutico e Paysandu e as derrotas do Bragantino e principalmente do vitória. O Santa tem que mirar o terceiro colocado e não ficar se preocupando com seus concorrentes a quarta vaga. Agora apenas dois pontos separam Santa pro Vitória e o saldo de gols que era grande baixou pra quatro. Se Vitória perder o jogo pro Ceará, bastará o Santa ganhar um dos seus jogos fora de casa (Botafogo e Mogi) e pegará o Vitória, no Arruda, com chances de ultrapassá-lo.

    Vamos que vamos!

    Publicar uma Resposta
    • Também penso assim, o Santa Cruz tem que mirar a terceira posição!

      Publicar uma Resposta
  35. pelo amor de deus mm nao pode ta fazendo isso mais nao sao 3 jogos tem de jogar com o que se tem de melhor ontem ate antes do gol de falta levamos sufoco do oeste
    como ele coloca um cara que sem ritmo de jogo numa decisao dessa, o pior que ele deve ter gostado muito da atuação do cara e so tirou por que estava fora de forma

    repito estou muito preocupado com o qu e ele pode querer escalar pro sabado

    Publicar uma Resposta
    • Nem Ricardinho (toc-toc-toc, madeira de lei 3 vezes) insistiria com o fraquinho Vinicius Reche. Já insiste com esse sanguessuga chamado Lelê,

      Publicar uma Resposta
  36. tem uma frase no futebol que diz assim: em time que está ganhando não se mexe.

    o esquema de MM é claro. Seja com um volante ou com dois volantes, ele joga com dois jogadores abertos nas pontas e um atacante.
    então, não seria agora que ele escalaria um meio campo com dois volantes(wellington e bileu) e dois meias(joão paulo e daniel costa).
    se ele tirar lelê ou luizinho para botar o time com daniel costa e joão paulo, o ataque vai ficar manco. a não ser que ele bote Raniel jogando aberto, como fez contra o criciuma e contra o Bahia. Ou se ele ressuscitar jogadores como Natan e Diogo Campos. Daniel Costa não tem velocidade para jogar pelas pontas. E João Paulo é imprescindível na função que está e um dos melhores do elenco. Ontem por exemplo, foi notório que sua ausência fez falta.
    Por mais que Lelê não seja o que muita gente quer, tirá-lo agora seria mudar o esquema de jogo. E Luizinho, esse vem sendo nosso ponta-direita. Não é um craque, algumas vezes é igual a um jumento, mas tem sido importante pro time. Ontem por exemplo, apesar das besteiras que fez, puxou contra-ataques, fez um gol e mandou uma bola na trave. No jogo contra o Bahia, deu uma canseira no lateral-esquerdo, que por sinal deveria ter sido expulso.
    A essa altura do campeonato, seria irresponsabilidade mudar o esquema do jogo.

    Publicar uma Resposta
  37. Acredito que fizemos apenas o suficiente pra vencer. E nessa altura do campeonato o que vale é somar pontos!

    Jogamos mal pela escalação e pela ansiedade do time. Martelotte, que é um cara inteligente e NÃO É TEIMOSO, certamente vai fazer melhores opções para esse jogo com o Botafogo, que vai ser complicado. Eles vão vir com freio-de-mão puxado e nós temos que entrar a 1000km por hora, com pensamento na vitória, apesar do empate ser um resultado satisfatório (uma vez que acredito que o Sampaio, com esse futebol mequetrefe que vem jogando, vai se lascar contra o Bragantino em SP).

    O grande ponto de ontem foi a torcida! Coisa de louco, apoiando começo ao fim, mesmo sem o time jogar bem! Fomos o diferencial, e só vencemos porque empurramos o time para a vitória!

    Temos que mirar a vaga do Vitória, que é um time que vem em franca queda de rendimento nos últimos jogos e tem tudo pra se complicar em casa contra o Ceará, que vem confiante e é o único da parte de baixo jogando futebol de G4.

    Publicar uma Resposta
  38. Disparamos no chance de Gol: 54,1%. Bem atrás, colômbia, com 23,9%; em seguida o náutico com 18,8% e o time de maracajá com 10,0%. O bostafogo vai vir com tudo, não se iludam. Todos lá querem o título. Mas podemos vencer, sim. Até porque o título já é deles mesmo.

    Publicar uma Resposta
    • Júlio Santiago, eu respeito muito seu empenho, e suas projeções, mas, você há de convir que a 3 rodadas atrás, segundo sua análise, estaríamos fora.

      Ainda bem que você estava errado, porque o futebol quebra qualquer lógica e razão, pois, não é uma ciência exata.

      Futebol é uma ciência do coração, movida pela paixão.

      E aqui pra nós, Martelotti, pode escalar o time que quiser, porque colocar este grupo onde se encontra hoje, é MÉRITO DELE!!!!!!!!!!!!

      Vamos subir juntos!!!!!!!!!!!!!!

      Publicar uma Resposta
      • Não só eu como boa parte da torcida jogou a toalha depois daquele jogo contra o Atlético/GO, que marcaou uma sequência de três jogos sem vencer na reta final do campeonato. Tanto é que o público contra o Criciúma foi de apenas seis mil torcedores.

        Mas, como comentei aqui mesmo antes do jogo da Fonte Nova, a peleja contra o Bahia era de vida ou morte. E disse que estava com bons pressentimentos em relação ao jogo. Se tivéssemos perdido ali, estaríamos definitivamente fora. Mas vencemos. E depois da partida que fizemos naquele santo dia, não existe um só tricolor coral que não tenha voltado a acreditar no acesso.

        Sobre Martelotte, confio nele. Vamos fazer outro grande jogo no sábado.

        Saudações corais!

        Publicar uma Resposta
  39. VMS rumo a mais uma vitória época contra o Botafogo, para contra o Mogi garantir nosso acesso…
    SDS tricolores e oq importa na série “B” são os três pontos.

    Publicar uma Resposta
  40. VMS vencer o Botafogo numa partida época com direito a emoção e tudo.
    E oq importa na série “B” são os três pontos.
    SDS tricolores hoje e sempre!!!

    Publicar uma Resposta
  41. Teremos um jogo encardido contra o bostafogo.

    Todavia algo me anima:
    Diferente da maioria da equipes que enfrentamos, o bostafogo não parte para o abafa nos primeiros minutos (é aqui onde reside nossa fraqueza – nos 10 primeiros minutos de cada tempo) o que vai amenizar as cochiladas que nosso time sempre dá nesses dois momentos dos jogos.

    Vencendo o bostafogo iremos para mogi, basicamente, necessitando de mais uma vitória à classificação.

    Profetizo que isto vai acontecer e no domingo, dia 22 de novembro, na volta dos jogadores, teremos a maior invasão já vista ao Aeroporto dos Guararapes e um carnaval, sem medidas, de Boa Viagem até o Arrudão.

    Como diria o Arnildo: “que todos os santos nos ajudem!!!!!!!!!!!!!!”

    Publicar uma Resposta
  42. jogamos mal?sim…mais oq importa agora?vencer,e vencemos!!! martellote tem que parar de inventar ,por que ele quase complica ontem..colocando esse vinicius,mais passou,,e nossa torcida..ta de parabens,lotou o arruda e incentivou..do começo ao fim,gostaria de parabenizar a inferno coral ontem,cantando hino do santa e empurrando quando estavamos mal na partida.vi grafite no restaurante,junto com alirio..e perguntei ao mesmo se ia pro jogo no rio,e ele disse que sim..sentaram na mesma mesa e deu pra escutar que o foco no acesso é muito grande,o jogo contra o bota vai ser uma guerra,mais esse time gosta de jogos assim..eu,mesmo sendo chamado de louco,por muitos amigos..tenho mais medo do jogo contra o mogi do que esse contra o bota..martellote,pfv coloque o time que jogou contra o bahia.vamos subir !!!

    Publicar uma Resposta
  43. Não importa com quem vamos jogar, se queremos subir, temos que mostrar isso dentro de campo.
    Nada de combinações, o tal do “se” é coisa de mané aluado.

    Agora trem só um detalhe, vamos subir sim isso é minha previsão e confiança, mas temos que pensar em 2016 pelo menos nos manter uma temporada.

    Que vai adiantar subir em 2015 e cair em 2016, parece escola de samba do grupo de acesso.
    Vamos santinha.

    Publicar uma Resposta

Submeter um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *