Um sonho guardado por quase 20 anos

Comecei a frequentar o Arruda, ainda quando não existia o parte de cima. A arquibancada superior.
De lá pra cá, tenho cravado na minha memória estão alguns fatos. Não sei o real motivo, mas tem coisas que estão tão vivas na minha caixola, que quando lembro é como se tivesse acontecido recentemente. No último final de semana, ontem…

Ecreveria linhas e linhas recordando com detalhes, as alegrias e o orgulho de ser do Santa Cruz.

O golaço de Marlon contra o Internacional. Fora da área, ele matou no peito e mandou no angulo. Um dos gols mais bonitos que já vi na minha vida.

O gol antológico de Luzinho. Um toró de inundar ruas e avenidas. O gramado encharcado. Luizinho pega a bola fora da área, carrega, ver o goleiro do Flamengo adiantado, e mete caprichosamente por cima. Foi uma das cenas mais excepcionais que já presenciei num estádio de futebol. Do momento do chute até a bola estufar as redes, o Arruda ficou calado. A coragem do jogador em chutar aquela bola e a beleza plástica do caminho que ela fez no ar, deixou até os refletores em silêncio, vendo tudo aquilo acontecer, esperando o ato final.

O drible e o gol de Jarbas. Ele entra na área pela direita, o zagueiro da barbie vem feito um doido. Jarbas ameaça chutar e dar um corte seco para dentro. O beque do alvirosa passa lotado. Jarbas manda de esquerda pros fundos da rede. O drible foi tão grande que torceu o tornozelo do zagueiro adversário.

O time de 1983. Ricardo Rocha, Zé do Carmo, Henágio, Marco Antônio, Angelo e outros. No gol, Luiz Neto e Birigui. Os dois eram tão bons que o treinador fazia um revezamento entre eles. Numa partida jogava um, no próximo jogo entrava o outro. Naquele ano fomos campeões. Aliás, fomos tri-super campeões. No jogo final, num Arruda lotado de gente, ganhamos nos penaltis, com Luiz Neto defendendo a derradeira penalidade que a Barbie cobrou e nosso zagueirão Gomes decretando nossa vitória.

Enfim…! O título de 93, uma falta batida por Nunes que quebrou o dedo do goleiro da leoa, as doidices de Gabriel, as faltas de Amarildo. Etc. Etc. Etc.

No fim de semana, conversando com Chiló, entre um gole e outro de cerveja, fomos lembrando de boas histórias. Lá pras tantas, ele mandou:

— Gerrá, tenho dois ídolos daquela época dos anos 80. Marlon e Birigui.

Coincidentemente, também idolatro Birigui. Birigui não, São Birigui. Aquele que fechou a barra na decisão de 1986 e garantiu nosso título. https://www.youtube.com/watch?v=t5Y3rJN4VM4

Naquele dia, minha vontade era invadir o gramado para abraçar nosso goleiro.

Eu só, não! Toda uma geração que teve o prazer e o privilégio de vê-lo em campo. Edgar Assis, por exemplo, me confidenciou que no tempo de Birigui, ele passou três anos indo pro Arruda fantasiado do nosso goleirão. Imagino que vários garotos também iam.

Nessa sexta, Birigui chega por aqui. Vai no sábado ao Arruda, para entregar a Thiago Cardoso uma camisa comemorativa e torcer pela nossa vitória.

Por volta das 17 horas, no Aeroporto dos Guararapes, meu ídolo chega. Se tudo der certo, vou realizar um sonho que já tem quase de vinte anos de idade. Chegar bem pertinho do melhor goleiro que já vi jogando no nosso Santa Cruz e abraçá-lo.

***************************

Sábado, 17 de outubro, além do jogo, tem mais um atrativo no Arruda. Às 9h, na nossa sede, mais precisamente em frente ao Museu do Santa Cruz (Sala de Memórias), nosso amigo Paulo Aguiar (Blog Torcedor Coral) estará lançando o livro: Santa Cruz 100 Nomes em 100 Anos.

167 respostas para “Um sonho guardado por quase 20 anos”

  1. Gerrá,

    Realmente, são inúmeras as memórias, momentos especiais do Santa Cruz, no Arruda ou em qualquer outro gramado espelhado por esse Brasil afora.

    Esse gol do craque Luisinho Vieira fenomenal, lembrando ainda que o arqueiro do time campeão de 87 era o J Cesar!

    Eu tenho uma certa obsessão pelas conquistas que estão por vir, os novos ídolos vestindo a camisa Coral.

    Agora o que recentemente me vem a cabeça é os 2×1 na Portuguesa que nos levou de volta a Série A. Toda aquele momento está vindo a tona agora, a expectativa de mais uma vez irmos para o topo do Futebol Brasileiro.

    VIVA SANTINHA !!

  2. Senhoras e senhores,

    depois de nove anos, Birigui voltará ao Recife a convite do Santa Cruz. Ele vai entregar a camisa 200 a Tiago Cardoso.

    Quem quiser e tiver disponibilidade para recebê-lo, anote o número de võo e o horário de chegada dele:

    Birigui vai chegar no aeroporto dos Guararapes às 17h, no vôo 6952 da Azul.

    Ele não espera ser recebido pela torcida. A TV Coral vai estar lá para registrar sua chegada e gravar uma pequena entrevista com ele, mas a presença da massa coral seria uma surpresa e tanto, além de ser uma demonstração de carinho imensa acolher um idolo que passou pelo clube há quase 30 anos.

  3. Gerrá e sua insistência em colocar fiapos nos olhos das pessoas…os sonhos nunca envelhecem, será uma sensação diferente pra mim também, que não o vi jogar mas mesmo assim admiro e quero chegar perto desse que é uma dos maiores jogadores que já vestiram a camisa de nosso Santa Cruz, amanhã vou chegar cedo e estarei esperando ele desembarcar para poder recebe-lo e dar um abraço forte.

    INFORMES:

    depois de nove anos, Birigui voltará ao Recife a convite do Santa Cruz. Ele vai entregar a camisa 200 a Tiago Cardoso.
    Quem quiser e tiver disponibilidade para recebê-lo, anote o número de võo e o horário de chegada dele:

    Birigui vai chegar no aeroporto dos Guararapes às 17h, no vôo 6952 da Azul.

    Ele não espera ser recebido pela torcida. A TV Coral vai estar lá para registrar sua chegada e gravar uma pequena entrevista com ele, mas a presença da massa coral seria uma surpresa e tanto, além de ser uma demonstração de carinho imensa acolher um idolo que passou pelo clube há quase 30 anos.

  4. Lembro que eu era garoto e meu pai me levou ao gramado depois de um treino do Santa e eu dei um abraço em Birigui.

    A barra era enorme para um pirralho como eu. Não lembro o ano. Infelizmente não tenho fotos desse encontro.

    Mas o mais importante é ter guardado isso na memória.

    Saudações Corais.

  5. Amigo Gerrá, viajei no tempo lendo seu texto, relembrando cada um dos lances que você descreveu. E viva Birigui. A gente sempre teve muita sorte com os goleiros que trouxe: Birigui (o mais carismático e identificado com a torcida), Joel Mendes (grande campanha de 1978), Tiago Cardoso (o nosso paredão), Nilson (o acesso de 1999), Jair (a histórica campanha de 1975). A passagem da camisa 200 de Birigui pra Tiago Cardoso já seria um grande motivo pra lotar o Arruda nesse sábado. Que venha uma grande vitória pra nos manter no G4.

    1. FRED,PRA FAZER JUSTIÇA, Ñ VOCÊ MAS OS MAIS VELHOS Ñ PODEM ESQUECER TB DE SÃO DEDINHO Q “FECHOU O GOL”, NA CASA DE JACUTINGA, NO NOSSO TRI DE 1971!

      Foi comprado ao Victória da Bahia e veio escondido, à noite. No dia seguinte a torcida burronegra da Bahia quase pôs a sua Sede (na Barra) abaixo, qdo soube da venda do Detinho ao Santa Cruz.

      SaudaSanta

  6. No acesso de 2005, lembro que as sociais estava tão lotada que não conseguia pisar direito no chão. Só fui conseguir depois do primeiro gol do santa.
    Estou esperando a mesma cena dia 28/11.

  7. Era garoto e não lembro das atuações de Birigui, mas lendo as narrações dos amigos é como se tivesse visto.

    Vai ser um verdadeiro encontro de titãs, um paredão do passado com Tiago Cardoso que merece nosso respeito e carinho eterno, chegou nosso clube querendo se recuperar e em um clube em recuperação, não tínhamos nem divisão e ele nos ajudou, remou e segurou muita bola em gramados horríveis por esse Brasil de meu Deus, passou momentos difíceis, atrasos de salários, crises no elenco e esteve presente nesse soerguimento do Santa Cruz, esteve presente nos piores momentos do nosso amado clube na história e agora falta pouco para essa página ser virada para sempre, falta apenas nosso retorno a elite do futebol nacional, onde é nosso lugar e chegaremos para ficar.

    Bem vindo Birigui!

    Contamos com você Tiago!

  8. Putz, excepcional a foto, o texto, a diretoria que tá começando a cuidar da imagem do clube ee a resgatar e valorizar seus ídolos. A torcida ta comprando ingresingresso de espero que lote o mundão para a festa. Fui convidado mas não posso ir. 2 mil tantos km me separam de corpo, mas não de alma. E , se somos todos Santa Cruz de corpo e alma, e somos, então estarei presente em alma e coração. Viva o santa cruz e essa torcida e essas lembranças.

    Parabéns a Silvio pelo avô que fez parte da história do Santa logo em seus primórdios. Grande orgulho para todos nós e especialmente para sua familia.

  9. É Birigui oba! É Birigui oba!… Gritei essa frase dezenas de vezes, o melhor goleiro do Fantástico em vários domingos.
    Domingo vou levar a foto que tenho ao lado dele em uma festa do Galo.
    Um abração para meu amigo pessoal e de família: O grande e maior goleiro da nossa história – Luis Neto.

    1. Birigui e Luiz Neto. Dois grandes ídolos do SCFC. Lembro como hoje a final de 1983. Luiz Neto pegando o pênalti do jogador Porto.
      Santa Cruz, escola de grandes goleiros.

  10. infelizmente não fui para esse jogo na ilha. a decisão de 1987. mas estava no arruda naquela histórica final de 1983.
    amanhã, com certeza estarei no Arruda.

  11. São muitas histórias… Estava lá em 1986… Tinha 13 anos. Inesquecível. Nunca vi um goleiro fazer o que ele fez naquele jogo. Ídolo. E entrega a camisa para um outro ídolo recente! Merecidíssimo.

    1. AQUELA VIRADA DO HENÁGIO DENTRO DA PEQUENA ÁREA E A RESPECTIVA MAGESTRAL DEFESA DO BIRIGUI FOI SIMPLESMENTE ANTOLÓGICA !

      SaudaSanta

    1. Ótima notícia!!!

      Espero que enfim deixem esse rapaz desempenhar o trabalho dele em paz!

      E acredito que ele estava treinando normalmente nesses dias, não no time titular claro, mas acho que não estava impedido de treinar normal com o grupo!

    2. Bruno e Valmerio Santana tem razão, apesar de não ter treinado no time titular ele deve ter treinado entre os reservas.

      Infelizmente parece que ele não vai jogar o clássico, foi o que Tininho falou, uma pena pois o departamento fez um esforço para liberá-lo antes do clássico e no final das contas ele não vai nem ser relacionado pro jogo.

      Espero que mudem de ideia, ele seria um grande reforço.

  12. Rapaz, por essa notícia de Raniel eu não esperava. Departamento jurídico botou quente. Habemos adevogado. Pra quem ainda não sacou, Raniel é o melhor jogador revelado no Arruda nas últimas décadas. Reforço enorme.

    O gol de Luisinho foi bonito, eu tb estava no Arruda, mas é um jogador que apesar do feito não figura entre os grandes, fomos rebaixados, etc. Está aquém dos demais citados.

  13. Lembro aquele impate na ilha a cada canhao de eder e cada defesa de sao birigui muita emocao no apito final
    Foi um delírio ali foi
    O bi campeonato e batizada a casa dos festejos

  14. Quem sabe onde a torcida do santa assiste o jogo hoje aqui em Sampa ? Infelizmente não vou poder ir pra o jogo é queria saber se tem algum bar referencia aqui.
    Abraços ,
    Fábio Chacon

    1. Vai passar na Rede TV.

      Eu vejo tudo em casa no premier da SporTV.

      Estou em Cabreúva , perto de Jundiaí. Vou acompanhar daqui.

      Boa sorte pra gente.

  15. Tininho botando pra fuder na imprensa agr na cbn, falando que sempre em vesperas de grandes jogos chegam informaçoes para desestabilizar o time, agr que a direção falou com grafite forçando o mesmo a jogar o clássico

  16. Eu taca criticado a torcida pós não tava chegando junto agora eu vejo porque tanta desconfiança desculpas vocês tão certos de não confiar no time meia boca covarde desse

  17. resumindo
    vou ainda torcer pelo empate
    MAS DEIXEI ESSE JGO ACONTECER PRA REPETIR O QUE EU DISSE
    ESSE JOGO É UMA CONSEGUENCIA DA DOIDISSE DE MMM fez contra o crb
    o jogo contra o crb era tudo

    DAVA ORAL, DAVA CONFIANÇA E DAVA RENDA
    QDO ELE ACHOU DE COLOCAR LUCIO POR QUE ACHAVA QUE ALAN IRIA SAIR ELE QUI SER ADVINHO E SE ERA PRA PROTEGER ALGUEM QUE TIRASSE DANIEL PRA NAO PERDER ELE PAR A ESSE JOGO

    FICOU COM MENOS UM EXPULSO E OUTRO NULO LUCIO

    PRA MIM OI LIMITE DE MM CHEGOU NAQUELE JOGO ESCALOU E TROCOU ERRADO

    E DA NISSO

  18. Martelotte foi novamente o pior do Santa Cruz.
    Escala errado e insiste no erro.
    Jogar com um volante pra proteger uma defesa de 50 toneladas é pedir para apanhar. E ele conseguiu frustrar a todos nós.
    Não tem autocrítica e sua teimosia custou a classificação.

  19. AINDA BEM QUE PRESENTI ISSO E NAO FUI

    VERGONHA E DESCASSO DESSE MM SO SERVIU PRA NOS TIRAR DO REBAIXAMENTO

    ESCALA TUDO ERRADO E MUDA PIOR AINDA

    ESSEANO DEPOIS COM CRB EU FALEI

    QUE TINHA JOGADO A TOALHA ENTENDERAM POR QUE

    POR QUE MM CHEGOU NO SEU LIMITE É ISSO E PRIUUUU

    E O PIOR FORAMOS GOLS QUE LEVAMOS CONTRA ATAQUE DA BARBIE SEM NIMGUEM PRA MARCAR

    VERGONHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  20. Quando o amor a camisa acabou onde o que vale e o dinheiro ficamos a mercê de mercenários e interesse de terceiros o que vale e dinheiros
    Estou falando de tudo
    Loteria esportiva o extra Campo e foda

  21. Tem extra campo não…aliás teve e se chama Marcelo Martelloti..Se eu acredito ainda…Sim, mA COM TEIMOSIA DE BURRRO, NÃO DÁ…Já que tamos assim, 6 gols em dois jogos contra os FRAQUISSÍMOS CRB e NÁUTICO…Chama um técnico de tiro curto, que o nosso se LIMITOU E PAROU NUM ESQUEMA que se exauriu, acabou…

  22. OS ERROS CONTRA CRB ACABARAM COM O TIME DE HOJE A VERDADE É ESSA
    E O TIME CONTINUA SEM MEIO DE CAMPO
    UM ROMBO

    TIRA ESSA BOS TA DE MMAGENTE JA NAO CAI MESMO CHAMA ALGUEM PRA MELHORAR ESSE TIME E TEM MAIS RANIEL NEM RELACIONADA ESTAVA E JOGA O CRA NUMA FOGUEIRA

    eu joguei a toalha nao pela capacidade jogadores mas sim pelas doidisse de mm ele indoidou de vez

  23. Perdemos para um time que foi muito melhor, só isso. A síndrome de cachorro vira-lata voltou. Chegou a hora do vamos ver, o time caga fino. Martellote levou um nó do Dalpozzo. Acho que esses 10 dias foram aproveitados pelo Náutico e desperdiçados pelo Santa. Nossa defesa fraquíssima, Hiltinho entortou Alemão e Danos Morais e no segundo gol deles Welligton César quis dar uma de craque e deu a bola para o gol. Não conseguimos rigorosamente levar nenhum perigo ao gol adversário. Bruno Morais fora o penalti não deu um chute, perdão, deu uma cafofa. Renatinho no meio de campo é piada. Duas derrotas terríveis, para mim tiraram o Santa das possibilidades do G4. Ah, sim, tem a história da folha atrasada, pode ser. Só que se foi, a burrice é grande. Se não ganhar do Atlético GO, o que é perfeitamente previsível diante da medíocre campanha fora de casa, as rendas acabaram de vez, e ai…somado à síndrome de cachorro vira-lata vamos repetir o ano passado. Triste.

  24. E antes que falem mal da torcida…Ouvi do ex presidente do Galo mineiro m o início da temporada em que foram ao final campeões da Libertadores, na base do grito da torcida “Ah , eu acredito”: “O melhor marketing são as vitórias, pois as vitórias é que enchem estádios de torcedores confiantes”

    1. Divulgaram essa vergonha de hoje a quinze dias e esqueceram que tinha um CRB no caminho e um TEIMOSO no banco…Não há marketing que dê certo assim…

  25. pega caninde pra tira curto mm vai continuar inventando, perder de um time desse é f da

    um rombo esse meio de campo o time sobe todinho pro ataque e so deixa mano a mano

    nao tem nada a ver com salario TEM A VER COM ESCALÇAO ERRADA PESSOAL SO ISSO , RENATINHO NO LUGAR DE DANIEL FOI DE LASCAR
    ENQUANTO MM ACHA QUE O SANTA É UM BARCELONA E ELE GUARDIOLA TAMOS LACADO

    1. E ainda criticaram na transmissão Wellington por ser o jogador que mais fez falta na série B, quase 100 (cem)…E o que ele pode fazer de melhor jogando sozinho pra proteger a zaga? Só falta mesmo…

    1. Mais visão que Martelotte? Qualquer um, inclusive todos nós.
      Não podemos culpar a dupla da pesada Alemão e Danny Morais. Só um volante (Wellington César) que joga 3 partidas e é suspenso (faz faltas desnecessárias por falta de um técnico). Outro embromador: Lelê.
      Por que o meio de campo não é Wellington César (suspenso pelo terceiro cartão), Bruninho ou Bilei, Daniel Costa e João Paulo? Confesso que desaprendi o que é futebol. Nosso “Guardiola” é um “jeniu”!

    1. Mas nesse jogo ele não teve culpa nenhuma e sim Alemão 2 vezes e nosso goleiro 2 vezes, a primeira estava no lugar errado, o cara do náutico chutou para uma barra vazia e no segundo gol ele caiu antes do chute e não é a primeira vez que isso acontece.

      Sds,

  26. Rapaz o primeiro gol do náutico e o segundo alemão falhou feio o primeiro ele deixou o lateral antecipa passou como quis no segundo ele levou o dibre ou deixou ser dobrado pós vi o vídeo várias vezes e um negócio de pelada

  27. Estranho Alemão, muito estranho. Quem se lembrar do ótimo zagueiro Edinho em 93 saberá o que estou falando. Eu conheço futebol, acompanho há algum tempo e vi os movimentos de Alemão na partida. Outra, o jogo tá um a zero, foda-se a torcida, é bunda na parede e jogo no contra-ataque, pois estávamos desclassificando um time que a própria e minúscula torcida vive em pé de guerra, levamos dois gols de HILTINHO. Mais uma estranheza, como jogar tão bem contra o Bragantino e tão mal contra a Barbie em casa, fácil falar que são os deuses do futebol. Ainda é possível subir, mas se não subirmos esse foi o jogo chave.

  28. O time foi uma bost…Renatinho foi uma idéia infeliz, a defesa é uma m…tudo isso é verdade, mas o time ainda está na briga…Não podemos fazer feito o ano passado, mesmo depois da derrota pro america, o time podia ter subido, só que desanimou e perdeu outros jogos em casa.
    a barbie não vai subir mesmo. Só fez nos atrapalhar, mas com trÊs vitórias em casa e mais cinco pontos fora….(atletico, mogi, botafogo classificado) dá pra chegar…

  29. Enquanto isso, o Fortaleza mais uma vez perdeu a vaga para a série B com 60.000 torcedores no Castelão!! Ninguém merece tanto sofrimento… É por situações assim é que nem consigo ficar chateado com a derrota de hoje. O importante é se reerguer com calma. E como o América-MG perdeu, estamos ainda no páreo. Para mim, as duas últimas vagas serão disputadas por nós, Bahia, América-MG e Paisandu. O resto fica pelo caminho!! Vamos em frente!!

    1. É por aí. ë tirar lição dessa partida, do mesmo jeito que tirou contra o Paysandu. Bola pra frente que uma vitória fora no próximo jogo serve pra apagar a desilusão de hoje. Não pode desanimar enquanto tiver chances, pra não acontecer o mesmo que o ano Passado, a vaga cair de presente no colo do limitadíssomo Joinville, que era horrível mais insistiu até o fim.

  30. Mudando de assunto mais uma vez o Fortaleza esbarrou no castelao lotado a torcida teve quebra quebra no fim do jogo o ano que vem tem clássico cearense na terceira divisão

      1. Vamos terminar a rodada em sétimo.
        A diretoria tem que cibrar responsabilidade de Martelotte. Sua burrice custou a classificação.
        Depois das 2 derrotas, deixei de acreditar.

  31. Eu faço parte do grupo que a maioria das vezes é aqui criticado por não acreditar nesse time. Há os otimistas que vivem como se otimismo fosse suficiente para conquistas; há aqueles que sempre sinalizam para salários atrasados como se isso fosse exclusivo do santa cruz; há aqueles que vivem unicamente do passado e vibram com a contratação de jogadores que foram alguma coisa lá atrás, como se o tempo não passasse também para eles e que serão sempre os salvadores da pátria, e por aí vai. Eu no pouco conhecimento que tenho de futebol, há muito que perdi a empolgação com o meu santa. Mesmo nas magras vitórias quando tinha que escutar dos mais empolgados que eu não me conformava com nada, nem ganhando, eu sempre mantive o meu ponto de vista e muitas vezes até evitei tecer meu parecer aqui para não ser taxado de pessimista sempre. Apesar de pouco participar escrevendo, participo mais lendo, quase diariamente o que aqui é escrito. Como acredito que desabafo é bom até mesmo para não ter um “troço”, mais uma vez utilizarei esse espaço para externar o que sempre falei em outras oportunidades, para desprazer dos otimistas de plantão. O que leva-nos a perder de um “timinho” feito o do CRB? O que leva-nos a perder de um “timinho” feito esse do Naútico que tem feito partidas sofríveis em casa e que hoje entrou com cinco modificações! Cinco modificações é metade de um time e isso é pra pesar no quesito entrosamento! Mas peraí, eu estou tratando essas equipes de “timinho”… mas eles foram superiores ao meu time, logo quem realmente é um timinho???? Senhores, eu não confio nesse time! Não é uma ou duas ou até mesmo três vitórias seguidas que me farão olhar com confiança para esse elenco! Uma equipe que merece confiança e empolga é aquela que mostra consistência; que é combativa, que sabe jogar em todas as partes do campo, que joga em conjunto, que não se abate quando leva um gol, pois tem certeza que seus atacantes cumprirão com seu papel lá na frente. Um time que empolga é aquele que, embora perdendo, por alguma circunstância, mostra um conjunto eficiente, o que nos leva a crer que o resultado adverso foi um mero acidente de percurso. Mas quantas vezes procuramos ignorar as falhas pelo simples fato de termos vencido? É por isso que não me empolgo! Talvez seja esse o receio de muitos torcedores que não tem deixado se levar pelo constantes apelos da diretoria, imprensa, jogadores para encherem o estádio! Simplesmente por que não acreditam! E, senhores, eles tem motivo! Ainda que o time consiga, mais uma vez, entrar no G4, somente acreditarei no acesso no último jogo, ao soar o apito final da partida!

    1. Discordo em parte, mesmo os otimistas baseavam sua opinião no futebol sofrível de todos os times dessa série B. Eles afirmavam que n meio da mediocridade reinante dava pra subir. Isso em parte é verdada.
      O que temos nessa séria B?
      – Botafogo liderando baseado no elenco qualificado. Muitas vezes ganhando sem merecer, outras jogando sem interesse, mas sempre com uma diferença técnica grande pro adversário.
      – Bahia, esfoçado, inconstante, mas com jogadores decisivos.
      – Vitória, mesmo do Bahia, mas com um pouco mais de qualidade e conjunto.
      – América-MG tem um time titular habilidoso e disciplinado, mas sofre quando pede jogadores titulares.
      – Paysandu, só animação e torcida.
      – Sampaio, time horrível, mas é a equipe mais raçuda disparado – parece o Santa de 1999.
      – CRB e Luvedense, aplicação tática e nada mais.

      O resto eu não vou nem comentar.

      É possível subir, é, mas tem que aplicar algumas das virtudes de outras equipes – ser mais aplicado, ter mais empolgação e o técnico tem que ser mais humilde e treinar variações táticas. Botar 2 volantes e 2 meias muitas vezes é a solução, outras não e dentro de uma mesma partida ler isso é fundamental.

      Não sou otimista nem pessimista, se aplicar um pouco do que falei dá pra subir, mas isso será feito???

  32. matematimacamente tem chances , ma MARTELOTICAMENTE NAO TEM CHANCE ELE VE O QUE NIMGUE VE , E DA NISSO A BARBIE NAO FEZ NADA DE MAIS A NAO SER FICAR ATRAD E SAIR NO CONTRA ATAQUE

    1. Esse é dilema da torcida hoje. O cara nos tirou literalmenta de m$#@da, mas parou no tempo e não quer aceitar que pra galgar algo melhor tem que inovar outra vez.

      Vendo os proximos adversários arriscaria dizer que o esquema atual pode funcionar contra Atletico-GO, Mogi, Criciuma e Oeste.

      Contra Botafogo, Bahia e Vitória vai ser loteria com possibiliade maior para não dar certo. Precisamos de uma variante.

  33. OUTRA COISA NAO CONCORCO COM FESTA ANTES DE JOGO IMPORTANTE AINDA MAIS CLASSICO

    CAMISA 200 PRA THIAGO PEREPREIPEREREI PEREREI

    MAS pra mim a esperança vou contra o crb pois ate um empate agente ainda estaria na frente da barbie

  34. é isso que eu nao me conformo deus e o mundo sabe que renatinho, danos mores, bruno miniero, diogo costa, lucio, nao tem jeito
    mas MM CONTIBNUA INSISTINDO NESSES CARAS
    POR QUE , QUAL MOTIVO ALGUEM EXPLIQUE, OU PLEO MENOS ALGUEM CHAME MM PRA PERGUNTAR QUE PP ORRA É ISSO

  35. JOSEILDO
    EU ACHO QUE PERDEMOS CONTRA O CRB , HOJE FOI UMA CONSEQUENCIA DAQUELA DESGRAÇA QUE ELE FEZ EM MACEIO EM ESCALAR O TODO PODEROSO LUCIO QUE PERDE ATE PRA UMA TARTARUGA E DEIXAR MAIS UMA VE O TIME EXPOSTO

    DAQUELE JOGO PERCEBI QUE O ESQUEMA DE MM TINHA CHEGADO AO LIMITE DA TEIMOSIA E BURRICE E QUE ELE NAO IA ABRIR MAO DAS SUA CONVICÇÕES

    HOJE FOI UMA CONTINUAÇAO DAQUELE JOGO CONTRA O CRB

    E POR AI VAI VITORIAS DAQUI PRA FRENTE SO COM MILAGRE

    1. É verdade, aquele era o jogo do pulo do gato. Fazer diferente e surpreender. Não consigo aceitar perder jogo fora de casa tomando gol de contrataque (Oeste, CRB, Barbie etc)

  36. Fui à campo porque sabia que com o apoio da torcida talvez a ruindade do time fosse atenuada. Martelote durante a semana anunciou a merda que faria hoje, ainda por cima fez sucessivas asneiras no decorrer do jogo, seja nas substituições, seja no plano tático. Levou outro vareio do técnico adversário. Já tinha levado de Lisca, Dado e agora de gilmar. As chances de subir são ainda são claras, mas o fato é que não temos time. O nosso nível é crb, nautico, sampaio. Dos sete jogos restantes, certamente, apanharemos 4. Sempre ofensivos, com um volante em camo e um gênio no banco.

    1. os técnicos não são bobos, assistiram os jogos. ABC foi assim também CRB.
      Luverdense e Bragantino também tentaram, mas não conseguiram marcar nos contrataques que fizeram (e passamos por grandes riscos).

      América-MG foi o único que mostrou uma proposta de jogo decente vindo jogar aqui, até agora.

  37. O QUE MAIS DOI É QUE NOSSA TORCIDA É MUITO SOFRIDA SE APEGA A QQUER ESPERANÇA MINIMA QUE SEJA FOI AO ARRUDA HOJE COM ESPERANÇA DE SAIR COM VITORIA ERA PLENAMENTE POSSIVEL, MAS VEM UMA CACETADA DESSA
    AI NOSSO MUNDO CAI , MUNDO DO TALVEZ UM DIA VOLTA COM TUDO

    A ESPERANÇA SEMPRE MORRE COM QUEM JA NAO TEM NADA

    MUITO TRISTEM

    1. … eu fui, mas apelando pra torcida porque não acredito em esquema com Renatinho entrando de frente.

      (o mesmo aplico para Lúcio, Marlon, Diogo Campos e Aquino ou mias de um deles).

  38. RESUMINDO, a torcida continua vendo o mesmo:

    – É possível subir.
    – O nivel do camp. é fraco.
    – Sobe quem tiver atitude.
    – O técnico tem atrapalhado ultimamente.
    – Não dá pra confiar em esquema que tenha Renatinho, Aquino, Marlon, Lúcio, Diogo Campos ou mais de um deles – é botar e estragar o time.
    – Jogar com apenas 1 volante só serve se o meio segurar o jogo e tiver bom passe (leia-se Daniel estiver em campo ou Raniel voltar a jogar bola).
    – Se não variar o esquema, no máximo e com sorte ganha 4 dos últimos jogos.
    – A torcida só voltará a apoiar se houver uma mudança que encha os olhos.

    É o que penso.

  39. Tricolores perdemos e precisamos digerir a derrota! Não é hora de enfraquecer…estamos na luta!

    Estamos próximos de conseguirmos o retorno da série A, precisamos de vitorias, precisamos apoiar o time, nunca tivemos tao perto, não podemos lamentar os pontos corridos que já passaram, temos tempo, espaço e esperança para seguirmos e conquistarmos a tão desejada vitória!

    Avante Santa!!!

  40. Coral,

    Foi anunciado um pouco mais de 28 mil.

    Caros,

    * Extremamente irritante MM falar nas derrotas, sempre as mesmas desculpas e o pior, nunca a culpa é dele;

    * Essa era uma partida para se ganhar! Saiu do G4 e perdeu muita moral pra seguir adiante, inclusive, perdeu o principal, que é a renda para os próximos jogos em casa e claro, o apoio da Torcida;

    * A ‘parada’ do campeonato nos serviu pra quê?

    * Depois que DM9 se foi, nunca mais tivemos um legítimo matador no Arruda;

    * Merecida a homenagem aos goleiros Birigui e Tiago Cardoso!

    * Grande alegria em rever alguns amigos, Sr Arnildo, Marcos André, Tibério, Coronel Peçonha, Kiliano, Danilo, Maiela, Anízio, Robson Sena;

    * Próximo jogo estarei no Arruda, agora todos nós já sabemos que nosso time não é de confiança, é fraco e não tem jogadores decisivos e ainda tem um técnico fraco e traíra!

    VIVA SANTINHA !!!

  41. Com o fim da rodada, ficou claro: nossa briga é com Bahia e América-MG e, no momento, estamos a 3 pontos deles. Como não vejo o América um time confiável, pois tb perdeu para um Z4 (ABC) e estamos com uma vitória a mais que o Bahia, acredito que ainda dá pra buscar.

    nota: o jogo da Fonte Nova contra o Bahia decidirá quem ficará com a 3a vaga.

  42. Eu marcava um reunião com elenco como vocês que salário em dia sê ganhasse o clássico e do atlético de Goiás
    A renda contra o Criciúma dava para deixar o elenco em dia
    Mais futebol e resultado

  43. O acesso ja era. Igualmente ao ano passado perdemos a classificação pra esse time de frouxos do nautico. Um time que almeja subir não pode perder pra esse nada. Pode anotar, é o fim da era marteloti. Ele perdeu o comando. Sempre é assim com ele.

  44. Rômulo e amigos, não sei nem o que dizer Tô em Cabreúva e aqui não pegou nada. Não vi o jogo. Não pegou Internet. Não tive rede TV. Me f.u.d.i.

    Mas uma coisa posso dizer: pra esse nauticu é um nada mesmo. Nada. Uma coisa patética. Um timinho. Sem torcida. Sem nada. Um time frouxo. Eu odeio perder pra esse timeco. Não me conformo.

    Não engulo aquele 2004. 3*0…

    Não aceito.

    Pra esse timeco não aceito. Perder pra um time, vá lá. Pra isso aí Não me conformo.

    Tô p.u.t.o

  45. Renatinho nunca foi jogador pra entrar de frente.

    Para voltar a ter chances nao podemos tropecar no Atletico-GO e ganhar do Criciuma agora virou obrigacao.

    Esquecam as barbies pois fora do estado nao ganham de ninguem. Nao vao subir.

    Estou lendo muita baboseira na imprensa mas pra mim a defesa do Santa entregou o jogo e o segundo gol era defensavel pois ja vi TC1 pegar bolas mais dificeis.

    meu teclado esta ruim

    1. Não culpo a Zaga pela derrota. Acho que as laterais ficaram muito expostas por conta do esquema e do ímpeto ofensivo do time, sem organização. Dois gols foram em cima do espaço deixado pelo Allan Vieira e um gol pelo espaço deixado pelo Vítor. Por sinal, o Allan Vieira vem deixando muito a desejar nos últimos jogos, com entradas e antecipações estabanadas.

  46. É hora de lamber as feridas, mas nada está perdido.

    Vejam o exemplo do Bahia: perdeu o clássico em casa para o Vitória e ainda com a expulsão do Kiesa.
    Depois saíram para jogar fora 2 partidas e conseguiram 4 pontos (empate com o Paysandu e vitória contra o Oeste), retornando para o G4.
    É isso que temos que fazer agora: 2 vitórias contra Atlético e Criciúma e retornar para o G4!!

  47. O certo é que precisamos, pelo menos, ganhar 5 jogos. 2 fora, que podem ser contra o Atlético e Mogi e 3 em casa contra Criciúma, Oeste, ficando a grande decisão contra o Vitória na última rodada.
    Contra o Bahia e Botafogo, o que vier é lucro. De preferência não perder na Fonte Nova.

  48. Bom dia!!!

    A torcida tá pisando na bola, já colocamos 50.000 com time mil vezes pior que esse;

    Restam 7 rodadas (21 pontos), é difícil, mas, não impossível! Iremos enfrentar um já rebaixado (mongi) com esperança de fazer 03 pontos e biliscar 01 ponto entre: Botafogo, bahia e atlético. Acredito que com 61 pontos ficaremos em quarto.

    Ciente de nossa incompetência ontem, da irresponsabilidade do elenco. Mas, uma coisa que me deixa revoltado, é perder 06 pontos pra um timeco que não vai chegar a lugar algum, que simplesmente só faz nos atrapalhar e que nos roubou um título nacional.

    Eu ainda acredito! agora tem que ser macho em casa, e arrastar no mínimo 04 pontos dos 16 que disputará fora. Quem quer subir, uma missão dessa não é nada que impossível.

    Abraço!

  49. Sim, a defesa teve culpa e muita. Alemão já nos primeiros lances mostrava a que veio, com passes presunçosos e mais preocupado em atacar do que em defender. Jogador desequilibrado, tecnicamente fraco, lento, pouco inteligente e presunçoso. Por mim seria dispensado após o término do contrato. Dani Moraes não merece comentários.

    Quanto a pardalote, o padrão de jogo do time surgiu após a TORCIDA escalar Daniel Costa. Levou aquela pisa em casa para o paysandu, quando escalou diego campos e botou renatinho e aquino no decorrer do jogo. Levou esporro, foi chamado de burro e finalmente escalou o time da torcida.

    João Paulo sabe marcar, além de ser nosso melhor jogador. Renatinho não marca nada e cria pouquíssimo. Essa cagada de martelote anunciada aos quatro cantos uma semana antes do jogo pavimentou o caminho da vitória do péssimo time do nautico.

    1. Jr,

      Verdade.

      E MM já sinalizou que não vai mudar o time! Então, é bom que ele não venha mais a público culpar a torcida pela falta de apoio e pelas vaias merecidas.

      Tricolor Revoltado, cadê as notas ???

    2. O único meia do elenco que pode jogar de segundo volante é João Paulo. Quisesse manter o esquema escalaria um meia no lugar de Daniel Costa. Pardal foi burro, acabou mexendo em duas posições. Esse esquema ofensivo de meia tigela levou 6 gols nos últimos 120 min.

      1. O melhor jogador (João Paulo) não pode jogar improvisado de segundo volante. Sacrificar João Paulo para escalar o embromador Lelê faz mal ao Santa Cruz, principalmente em jogos fora de casa.
        O segredo pra vencer? Dois volantes com Daniel Costa e João Paulo.

  50. Encontrei ontem o amigo Ducaldo ( um dos “fundadores” das Quintas-Santas).
    Em breve, ele retornará ao Blog do Santinha após 6 meses de ausência.

  51. Amigos, ontem foi um daqueles jogos difíceis de assistir. Não pela qualidade do jogo, mas pelo desempenho do nosso time. Acho que fizemos uma das piores partidas na temporada, do mesmo nível das derrotas de 3 x 0 para o Time da Ilha e para o Serra Talhada, no começo do PE 2015. Mesmo tendo uma superioridade no primeiro tempo, acredito que o jogo aconteceu, desde o primeiro minuto, dentro do que o Náutico planejou.

    Mais uma vez coloco essa derrota na conta de Martelotte e das péssimas atuações individuais. Na do treinador, fica a teimosia no esquema mesmo sem ter todas as peças, a insistência com jogadores que vêm jogando mal paulatinamente (Renatinho é o maior exemplo), a falta de marcação e a ofensividade sem responsabilidade, sem equilíbrio. Na dos jogadores, fica a lamentável atuação do setor defensivo inteiro (até de peças que vinham jogando com certa regularidade técnica, como Wellington Cézar), a improdutividade no ataque e a falta de combate no meio-campo e nas laterais.

    Sobre Martelotte, a ofensividade do time beira a loucura. E não é só eu que percebo isso: o próprio técnico do Náutico, Gilmar Dal Pozzo, disse que esse é o time mais ofensivo que já enfrentou na carreira, com dois laterais que apoiam o tempo todo, três atacantes extremamente ofensivos e dois meias-atacantes, com apenas um volante e dois zagueiros para cobrir tudo isso. O problema é que não temos a qualidade necessária para sermos tão ofensivos. Não somos nenhum Barcelona, que costuma jogar com oito jogadores dentro do campo adversário, mas que tem uma retaguarda defensiva absolutamente competente (Piqué, Mascherano e Busquets) e um poder de fogo no ataque impressionante (Iniesta, Neymar, Messi e Suárez). Pra ser ofensivo dessa forma, é preciso isso: defensores excelentes, regulares e confiáveis, e atacantes excepcionais, que busquem os gols o tempo inteiro. Jogando desse jeito, qualquer falha defensiva expõe time e deixa o adversário com possibilidade real de marcar gols. Isso acontece até com o Barcelona. E foi o que aconteceu ontem com o Santa.

    Não acho que Martelotte precise rever seus conceitos, pois também gosto de futebol ofensivo, mas não é o que o Santa Cruz necessita neste momento. Não estou falando que precisa retrancar a equipe, mas que tenha o mínimo de precaução defensiva, que confie menos na qualidade desses zagueiros inconstantes, colocando pelo menos mais um volante que possa suprir a nossa falta de marcação no meio-campo e cobrir as falhas da zaga. É fazer o simples: dois volantes, dois meias e dois atacantes. Outra coisa, parar de mostrar desde o primeiro dia da semana qual time será escalado. Os adversários não são bobos. Dal Pozzo treinou a semana inteira baseado no time que Martelotte montava nos treinos. Anulou os nossos pontas, colocando um volante na lateral-direita (Niel) e um lateral-esquerdo que tem boa marcação (Gastón), fechou o meio-campo com três volantes (João Ananias, Jackson Caucaia e Fillipe Soutto) e colocou três jogadores de movimentação na frente (Hiltinho, Bérgson e Daniel Morais), apostando na nossa fragiilidade defensiva, nos erros da nossa defesa. E que realmente aconteceram.

    Mas, como já disse aqui, a culpa nunca é só do treinador. Se o nosso time tivesse tido atuações individuais boas, venceríamos o jogo. Mas definitivamente não foi o que aconteceu. Na defesa, nossos zagueiros foram de uma pasmaceira lamentável, tomando dribles como se fossem amadores, e Wellington Cézar errou em tudo que tentou fazer, desde a marcação até a saída de bola. Renatinho, peça nula: não marcou e não atacou (e ainda saiu xingando). Nossos atacantes, neutralizados, sem criatividade e sem movimentação (Bruno Moraes foi horrível. Depois dessa, acho que ninguém questionará mais a titularidade de Grafite). Os únicos que mostraram alguma coisa foram João Paulo (só no primeiro tempo) e Anderson Aquino, que mostrou uma vontade que nunca vi ele ter demonstrado com a camisa do Santa.

    Agora vou tocar num assunto delicado: Tiago Cardoso. É bom deixar claro que eu respeito muito o Tiago, a história que ele construíu no clube, sou muito agradecido pelo que já fez pelo Santa e o considero o maior ídolo da última década. Mas uma coisa é certa: vem falhando seguidamente nos jogos. Ontem, falhou nos dois primeiros gols do Náutico. No primeiro, abandonou a barra novamente, a exemplo do que havia feito contra o CRB. No segundo, não pegou um chute absolutamente defensável (a popular cafofa), parecendo que havia passado manteiga nas mãos. Repito: respeito muito Tiago, mas ninguém pode viver de passado, ainda mais no futebol. Ele já vem falhando há muito tempo (desde a Série B de 2014).

    Para finalizar, ainda acho o acesso possível, mas não acredito mais. Apesar de achar que temos como vencer os jogos que restam, a questão moral foi abalada. Ontem, após a partida, senti no ar a mesma sensação que havia experimentado na derrota por 1 a 0 para o América/RN, na Arena, pela Série B 2014, jogo que “matou” nosso time moralmente. Nossa torcida saiu do estádio ontem da mesma maneira que naquele fatídico dia: derrotada, cabisbaixa e sem confiança. Quando isso acontece, é difícil reverter. Seria preciso uma força psicológica do grupo muito grande para suportar e mudar a situação, o que não acredito.

    Saudações corais!

    1. Júlio Santiago, sua análise foi bastante lúcida. Acrescentaria que Renatinho não vem em bom momento, o Treinador não consegue enxergar e está expondo o jogador.

      Se tivéssemos vencido, com certeza teríamos garantido o acesso e agora ficou mais difícil. Mas dificuldade é uma palavra que não sai do dicionário desse Clube. Não podemos nos entregar. acho até que sua opinião deveria ser levada para Martelote ajudar a refletir.

      1. Antônio, agradeço o elogio. Concordo com você, Renatinho vem sendo exposto, como disse nos parágrafos 1 e 5. A atitude dele depois da substituição (xingar) não foi legal.

        O acesso é possível, mas me reservo no direito de não acreditar mais. Não pelo pontos ou jogos que ainda temos, mas pelo lado emocional, psicológico. Se esse time conseguir superar, será uma grata surpresa, pois será sem o apoio e a confiança da torcida. Isso nunca aconteceu na história do Santa. Tudo que conquistamos tem participação da torcida. Sem ela, nunca ganhamos nada.

        Sobre levar o comentário para Martelotte, acredito que na comissão técnica e na diretoria existam bons profissionais, que conseguem enxergar os pontos ditos no post. Martelotte não é burro, como pensam alguns. É um bom treinador, mas está insistindo em erros. Vamos ver se ele percebe isso.

        Saudações corais!

  52. TEM DE AVISAR A MM QUE O TIME QUE ELE TREINA É O SANTA CRUZ POIS O ESQUEMA OFENSIVO QUE ELE MONTOU
    TA DANDO CERTO MAS PROS OUTROS TIME

    EM 2 JOGOS LEVAMOS 6 GOLS
    E SO FIZEMOS 3
    PERMEDMOS 3 GOLS DE SALDO

  53. SOBRE SALARIOS
    antes desse jogo postei aqui QUE OS JOGADORES DA BARBIE NAO SUBIRAM PRA TREINAR E FORAM CONVERSAR COM A DIRETORIA ESSA CONVERSA VAZOU
    OS JOGADORES FORAM COBRAR SALARIOS ATRASADOSE E DISSSERAM QUE JA TINHAM FEITO 46 PONTOS QUE CAIR NAO CAIRIA MAS, E DAI POR DIANTE SE A DIRETORIA QUISEZE SUBIR TERIA QUE COLOCAR TUDO EM DIA ATE O FINAL E NAO MAIS ATRASAR.

    SERA QUE ISSO ACONTECEU TBEM COM SANTA CRUZ, SERA QUE OS JOGADORES NAO DERAM O MESMO RECADO POIS INDEOPENDENTE DAS ESCALAÇOES ERRADA DE MM TINHA NEGUINHO ALI ONTEM QUE TAVA ANDANDO EM CAMPO

  54. O santa Cruz não precisa morrer de véspera. Repito, ano passado teriamos subido, mesmo após a derrota desastrosa contra o AMerica, se o time e a torcida tivessem continuado a acreditar. Na verdade, acho que foi a derrota pra o avai, com o estadio vazio, que selou o nosso destino. Tivessemos vencido aquele jogo, estariamos na séie A,

  55. Tenho alguns pensamentos idênticos e outros antagônicos aos tricolores que aqui postam.

    Disse, com os pés no chão, que seria difícil chegar aos 64 pontos, enquanto havia torcedor apostando em 70 pontos. PQP.

    Fiz uma análise ruim de grafite e queriam comer meu figado. PQP outra vez.

    Mas enfim leio um comentário de

    1. Tenho alguns pensamentos idênticos e outros antagônicos aos tricolores que aqui postam.

      Disse, com os pés no chão, que seria difícil chegar aos 64 pontos, enquanto havia torcedor apostando em 70 pontos. PQP.

      Fiz uma análise ruim de grafite e queriam comer meu figado. PQP outra vez.

      Mas enfim leio um comentário ponderado de MAURICIO PAIS e vejo que ainda há esperança.

  56. Não há nada de novo nos comentários… o pessoal continua fazendo contas como se tudo que tivesse acontecendo fosse natural e as derrotas ridículas fossem acidentes de percurso! Gente, esse time que está aí não tem como fazer projeção! Não é confiável. Só para terem uma ideia, apostei três cartões na loteca e no jogo entre o santinha e os alvirosas, mais uma vez agi pelo coração: cravei a vitória nos três! Se não queremos ter decepções, coloquemos os nossos pés no chão e sejamos realistas! Se conseguirmos o acesso, aí então será uma grata surpresa, senão, não nos afetará emocionalmente mais profundamente, uma vez que desde cedo estávamos certos que a equipe é frágil. E não adianta dizer que todos são, uma vez que esse pensamento afetará muito mais a nossa imagem, uma vez que estaremos atrás de muitos que julgamos fracos!

  57. Estão descendo o cacete em Luisinho nas redes sociais porque ele foi visto (com selfies e mulheres) no show do Aviões do Forró ontem, no Caxangá Golf Club, depois do jogo. Particularmente, não vejo problema. Todo mundo merece se divertir e hoje é folga. Mas eu não teria cabeça pra qualquer tipo de comemoração depois daquele jogo de ontem, ainda mais fazendo individualmente uma péssima partida (assim como quase todos). Mas respeito a opinião de todos o assunto.

    Aquino também está nas fotos. Aqui estão elas:

    https://twitter.com/CorneteiroCORAL/status/655776612886171648

  58. Tá explicado o “bolão” que ele jogou ontem….Tava mais preocupado com outro evento…Pelo menos não fui só eu quem não dormi ontem. Obrigado pela solidariedade Luizinho.

  59. E POR FALAR EM GOL NO 2 E 3 GOL DA BARBIE ANTES DO JOGADOR CHUTAR THIAGO JA TAVA NO CHAO SE ELE TEM FICADO DE PE ELE PEGAVA PELO MENOS UM DOIS DOIS GOLS

    VEJAM O REPLAY COM CALMA

  60. PESSOAL DEPOIS DO JOGO CONTRA O CRB SENTI UMA COISA TA RUIM NESSE TIME, UMA MISTURA DE FALTA DE COMANDO, DESORGANUIZAÇAO EM MONTAR UM TIME, FALTA DE ENTROSAMENTE E VONTADE

    FALEI QUE O JOGO DO CRB ERA O JOGO DO ACESSO POIS O TIME VINHA DE UMA BOA VITORIA E QUE CLASSICO ERA CLASSICO

    NAO FUI AO JOGO NAO TIVE CORAGEM DE VER UMA DERROTA ANUNCIADA PELA ENTRADA DE RENATINHO NO MEIO DE CAMPO

    E POR UMA INSISTENCIA DE JOGAR COM UM MEIO DE CAMPO ABERTO E 3 ATACANTES SEM NIMGUEM PRA CRIAR

    DEU NO QUE DEU

    PRA MIN NAO TOLERO PERDER 2 JOGOS PRA BARBIE, PERDER PRO ABC. CRB, OESTE ISSO JA É SINAL DE QUE DIFICILMENTE AGENTE SOBE

  61. Com todo respeito, Aquino jogou pessimamente, como tem feito sempre. Custei acreditar quando o vi aquecer na beira do gramado. É quase uma unanimidade entre a torcida: jogador inútil.

    Concordo que João Paulo é nosso melhor jogador e acho boa a ideia de escalá-lo de segundo volante. Foi o melhor em campo contra o Bragantino. Marca melhor que moradei, Bileu e cia, além de, como segundo volante, poder dar passes “verticais” segundo o próprio falou. Seria uma ótima improvisação já que temos péssimos volantes e o talentoso Raniel no elenco. Precisamos ganhar. Só espero não ter que assistir, jamais, aquino, ou diogo campos jogando com nossa camisa.

    Bruno Moraes é centro avante de área, não teve culpa alguma. Recebeu quase nada durante o jogo.

    Martelote, afirmo, é entregador de camisas. E reafirmo o que disse acima: é burro.

  62. Se não der pra subir este ano, pelo menos parece que ano que vem a série B não terá nenhum time fazendo parte da máfia do clube dos 13!! Vai ser condições iguais para todos. Esse ano, queiram ou não, termos 3 times ganhando mesada acima dos 30 Milhões fez a diferença!!

    1. Em tempo: parece que o Vasco não vai cair mesmo. Já está a 2 pontos para sair do Z4. Com isso, devem cair os “catarinenses emergentes”. Existe a hipótese do Goiás cair tb, aí ele seria o único privilegiado da máfia.

  63. Hoje com a cabeça menos quente, vejo a tabela e vejo que America-MG ainda com a faca e o queijo na mão pra subir, mesmo asim AINDA PERDEU PRO ABC NA PRIMEIRA VITÓRIA do time potiguar jogando em Natal!!

    Ainda não estamos numa situação desesperadora, mas tá difícil sim.

    Mas que pelo menos sirva pra abrir os olhos de muitos tricolores que já diziam que o time do Santa é o melhor elenco, etc…

    Temos chances ainda de subir não porque o time é bom(ainda mais jogando todo exposto só com WC e uma dupla lenta e limitada como a de ontem) mas temos chance porque nessa série B tem muito time tão fraco quanto o time do Santa atualmente!

  64. Esta foto de Luizinho e Aquino na balada mostra a falta de compromisso com nosso Time.
    Enquanto saímos sofrendo com aquela derrota vexatória, esses mercenários foram para um show se divertir. Palhaçada …….
    com esse procedimento, relamente vamos continuar na serie B.

  65. O time mais uma vez(igual ao que aconteceu contra o CRB) jogou uma final como se fosse um jogo comum. Até levar o gol de empate teve um domínio seguro da posse de bola e da chances criadas, mesmo com o time não jogando tão bem, mas a série de falhas da linha de zaga(os dois laterais e dois zagueiros), mataram o time.

    Sinceramente, não dá pra admitir os erros cometidos pelo Santa, por mais que tenham algumas criticas a Tiago Cardoso, ele foi o menor culpado nos gols sofridos ontem.

    No jogo contra o CRB a zaga e improvisada e a expulsão que serviram de desculpa, ontem nem isso, mais uma vez o time foi desleixado e sobrou desatenção na hora de defender, me passou até uma impressão menosprezo ao adversário e a importância do jogo. ´

    O Náutico é um time limitado e que jogou igual ao Paysandu, se defendendo e jogando por uma bola, contra um adversário desses não cometer erros bobos e evitar o contra-ataque são o BÁSICO, é inacreditável que os jogadores do Santa em 11 dias de trabalho específico não tenham conseguido se preparar para isso.

    No final das contas os apagões nesse time do Santa são rotineiros, situações em que o time parece estar desatento e comete erros ou dá espaços que parecem de time fraco ou descompromissado(de cabeça agora lembro que isso aconteceu contra o Paraná, CRB, Bragantino, Vitória, Ceará, Paysandu…) em alguns o time ainda assim conseguiu vencer em outros não.

    O que me incomoda realmente é que em termos de jogadores o time do Santa não é fraco, e até como time já fez alguns bons jogos, mas na hora da decisão, quando os jogadores deviam ter a concentração ao máximo o time dá uns vacilos inacreditáveis.

    Todos times cometem erros, mas quando isso acontece em momentos decisivos e comprometem todo o trabalho fica difícil acreditar em algo, mina qualquer confiança da torcida, esse é o principal motivo pelo qual eu não acredito no acesso, pode até acontecer porque o time matematicamente tem chance, mas quando penso nos jogos decisivos e no quanto inconstante e fraco mentalmente é esse time do Santa prefiro pensar no que pode ser melhorado e feito de diferente para tentar o acesso no próximo ano.

    1. O elenco do santa cruz é fraco, bem como todos os elencos da série B. Uma prova disso é que todos estão na série “B”! Até o meio campista João Paulo, reverenciado por muitos tricolores, uns dias atrás estava se queixando de que seu contrato com o Internacional, detentor do seu passe, estava vencendo e ele ainda não havia sido procurado, bem como o próprio Santa Cruz, para renovar. O inter que também é outro time de constantes altos e baixos não tem ânimo em repatriá-lo… No meu entendimento, atleta e time bom é aquele que mantém um padrão de regularidade. Agora, atleta e time faz uma apresentação memorável e três ou quatro sofríveis, como confiar? Desde o início da série “B” algumas equipes colocaram os olhos no tal do Pikachu, mas o mesmo continua ainda no paissandu. Será que o papão tem tanto dinheiro assim que ainda se dá ao luxo de sustentá-lo? Outros que foram destaques em séries B ou C passadas foram cantados em verso e prosa e alguns chegaram até a vestir a nossa camisa, mas não conseguiram render o mesmo de quando defendiam os seus “grandes escretes”. Dois “nomes” que saíram da “B” este ano para a “A” e que não mais ouvimos falar: Marinho e Magno Alves, ambos do Ceará e que são bancos, respectivamente, no cruzeiro e fluminense. Resumindo: jogador de segunda, dificilmente é de primeira! Portanto, o nível da “B” é baixo para todos e formado por alguns que, vez em quando, tem algum lampejo e faz algo inacreditável. Esses, pode ser que tenham uma chance numa grande equipe, mas logo retornam ao ostracismo…

  66. Bom, creio que no sábado, dia 24, eu provavelmente com minha esposa estaremos no Serra Dourada. Fazer o que, né. Não vou confiante, mas que ainda podemos chegar, podemos.

  67. Depois da frustração de sábado e a ficha cair resolvi me manifestar agora com uma palavra que na minha opinião resume esse time atual do Santa Cruz; “Suicida”!!!.

  68. Boa noite!

    Fica até difícil, fazer algum comentário, depois de um final de semana desses, em termos fultebolístico pra gente.

    No mais, só resta acreditar e secar os outros.

    Feliz por ser tricolor!!!

  69. Passei o domingo sem ver nada de futebol pois a cabeça tava quente demais. Respeito as opnioes de todos, mas quero lembra-los de uma coisa, o time é incosntante, não passa confiança, mas igual ao balaio de times q estão brigando pelas duas vagas que restam. Acredito em uma coisa só, na história de nossa clube de conseguir as glórias no sofrimento. Então meu amigo, enquanto tiver chance estarei no arruda a incentivar…e espero pelo jogo do acesso contra o Vitória com eles ja classificados. Novo dia novas perspectivas!

  70. Prezados, esse sistema ofensivo/temerário/suicida de MM já vinha sendo denunciado por alguns de nós aqui no blog, até mesmo depois de algumas vitórias e, principalmene, depois das inúmeras derrotas fora de casa. O bom jogo contra o Bragantino deu a falsa impressão que poderia funcionar, mas o jogo seguinte provou que não. No clássico, foi mais do mesmo. A irresponsabilidade defensiva do Santa ficou claramente demonstrada nos gols do segundo tempo. E não se deve culpar a defesa, que vem sempre sofrendo pela falta de proteção.
    A situação ficou complicada, mas ainda é tempo de corrigir essa postura do time. Resta saber se MM terá humildade para reconhecer. Depois do árduo caminho até o G4, sair da forma que saímos é duro de aguentar, mas dá pra corrigir.

    Vamos Santa !!!

  71. Agora é torcer para:

    – Martelotte estar certo e o esquema ofensivo suicida voltar a funcionar.
    – Os caras terem mais brio (e cabeça pra não serem mais explusos),
    – E a sorte ajudar um pouquinho!

    1. em tudo na vida é preciso equilibrio. inclusive no futebol. sempre fui contra os esquemas bunda na parede. mas nosso treinador precisa entender que tem momentos da partida e tem alguns jogos que é necessário um esquema mais marcador. principalmente, pq não temos o elenco do Barcelona.

      1. É por aí. Também acho que a mesmice de jogar por uma bola como a barbie está fazendo e paysandu faz desde o início não fariam o Santa chegar no G4.

        Nesse quesito o América-MG é o time mais equilibrado, não abre mão da ofensividade, mas quando não conta com seus melhores jogadores (Toscano, por exemplo), povoa o meio de campo e joga no erro do adversário (experiência de Givanildo).

        Também queria que o Santa procurasse esse equilíbrio.

  72. Martelotti mostra que é fraco na leitura de jogo e que não consegue fazer o time jogar melhor quando precisa mudar o esquema de jogo.
    Mas a pergunta que faço é:
    que ataque colocar em campo, além de Grafite, Luizinho e Lelê? pra facilitar a resposta, os outros que temos são Natan, Diogo Campos e Anderson Aquino.
    outra coisa, além de João Paulo e Daniel Costa, que outro meia temos que poder jogar no lugar deles?

    é bronca.

  73. … e a globo e o blog do jc ainda caladinhos sobre a arruaça e tentativa de invasão do IMIP provocada pela torcida da coisa ontem após o jogo.

    Essa imprensa subserviente e tendenciosa daqui de Recife dá nojo!

  74. uma pulga mim deixou atras da orelha a facilidade que
    levamos os gols vou colocar os lik dos tres gols quero
    que todos veja que facilitamos todos os gols principalmente
    a dupla de zaga alemao principalmente errou muitos passes
    e foi involvido faciomente

  75. Ainda teremos muitos confrontos diretos, como todos sabem, portanto já que o Botafogo disparou resta torcer pra eles dispararem mais ainda e fazermos a nossa parte. Possivelmente pegando os dois Bota e Vitória já classificados e sem brigarem pelo título, acho ainda que só depende de nós. Porquê não se redimir com a torcida do clássico passado vencendo o Bahia lá???? Desclassificamos o Botafogo lá no Rio na Copa do Brasil em 2010, porque não vencermos eles que já estão praticamente com o título na mão??? Acho que se não apoiarmos nesse momento estaremos dando um tiro no próprio pé, estou arretado ainda de sábado como muitos aqui até porque estive também lá no Arruda, mas quando se trata do Santa Cruz sabe-se que nada é impossível até pela própria situação da tabela, É só lembrar de 1999.

  76. o gol de impate tem 4 jogadore e o lateral do nautico passou principalmente
    alemao no segundo gol alemao deixa ser diblado faciomente e o 3 gol falha
    de danos morais que ta quase cinco metro de distancia do atacante fora alemao
    que era para ta na cobertura tudo que falei esta ai no lik acima os gols com
    replay da globo e bom da uma olhada com calma para ver que esse jogadores mercenarios
    se venderao para alguem na italia teve mafia das loterias manipulava os jogos com
    propina

  77. É outra o Bahia dependia da derrota do santa cruz para entra no g4 ja que era mais fácil o América perde fora Duque o santa cruz perde em casa o
    Bahia faz parte do ceita dos clubes dos 13 eles vão fazer de tudo para subir se não eles perde uma porcentagem da verba

  78. Ganhamos para times muitos superior ao náutico como Bahia América MG Botafogo
    Até mesmo o Ceará todos jogos duros mais
    O clássico foi muito
    Estranho nossa derrota foi mais individual perdemos para nós mesmo

  79. Minha gente a derrota de Sábado doeu e ainda DOI…
    Mas,aprendemos muito com as derrotas,mas temos que apoiar,pois nosso time é esse aí.
    Vou torcer que o nosso técnico proteja a nossa zaga que tá jogando no mano a mano.
    Temos que ter mais um volante de marcação para proteger a nossa zaga.
    O nosso time tá nivelado com muitos outros,mas estamos na briga.
    Vou apoiar sempre o Santa Cruz,pois sempre conquistamos títulos com o apoio da torcida..
    SDS tricolores e VMS pensar positivo enquanto houver chance…

  80. Na página do Atlético/GO no GE.com os proprios torcedores já jogaram a toalha isso quer dizer que será campo neutro, mesmo com 9 jogos de invencibilidade sendo na maioria empates estão desacreditados. Outro ponto positivo é que o cientista MM conhece o elenco do Atlético seu ex-clube recente. Com esses ingredientes não é possível que ele não monte uma proposta pra vencer esse jogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *