Quando o Santa joga… (com arremate de Inácio França)

Lembro dos excluídos, dos descamisados, dos sem destino.
Lembro dos sírios, dos que tentam sobreviver pelo mundo.
Lembro dos meninos todos do mundo.
Lembro da alegria.
Lembro dos amigos queridos: Naná, Vital, Inácio, Gerrá, Laércio, Esequias, Robson e outros milhares de corais.
Lembro de Bruno, filho de Inácio e meu afilhado por escolha mútua.
Lembro de Sofia, gritando de felicidade ao pisar no gramado do Arruda.
Lembro dos gols abraçando amigos e desconhecidos.
Lembro da rua Beberibe, que o oportunismo quer agora transformar em rua Santa Cruz.
Lembro de andar de sandálias, pelas ruas do Recife.
Lembro de quem está longe do Recife e do Arruda.
Lembro do Arruda.
Lembro dos mercados.
Lembro dos velhos torcedores corais, que nos fizeram a chama chegar até hoje.
Lembro de uma cerva gelada e uma dose de “serotonina”, como diz o amigo Zeca.
Lembro de uma partida de dominó.
Lembro de boas conversas, antes de um jogo.
Lembro de Capiba.
Lembro dos morros do Recife.
Lembro dos corais que estão crescendo com a paixão coral.
Lembro de tudo.

Mas, como lembrou há pouco meu amigo Inácio França…

Só não lembro do jogo…

109 respostas para “Quando o Santa joga… (com arremate de Inácio França)”

  1. Quando o Santa Cruz joga como jogou ontem,
    Eu lembro das nossas grandes conquistas e vitórias.
    Apesar dos muitos gols perdidos, enfrentamos um adversário que vinha crescendo no campeonato e vencemos com muita autoridade. Tomara que faça uma atuação nesse nível contra o CRB pra trazermos mais 3 pontos de Maceió.

  2. Uma partida para encher os olhos e a alma de alegria. Futebol rápido, ofensivo. Se continuarmos jogando nesse nível e melhorarmos um pouco a finalização, estaremos no caminho da série ‘A’. Martellote e o grupo estão de parabéns. Tiraram o clube da penúltima posição, no Z4, e o trouxeram para o G4. Mas tudo no Santa tem que ser com emoção: ganhávamos fácil e quase as coisas se complicam com a saída de Alemão. Mas o time ontem se superava e fez um 3o. gol pela ousadia. A humildade de Martellote e os pés no chão me agradam e muito, como a determinação dos jogadores. Tudo indica que temos um grupo querendo vencer e subir. Temos, torcedores, que também nos superarmos, chegando junto com toda a crise e dificuldade, que afetam e muito a maioria dos tricolores, esse povo simples e sofredor de que fala Samarone.

  3. Quando vejo o Santa pela TV lembro do PSEIII, do rádio de pilha no ouvido, da cerveja na beira do canal, do “sasichão”… saudades do Arruda….

    de um tricolor exilado.

      1. Valeu tricolor. Essa é uma das primeiras lembranças que tenho do Arruda, pena que nunca comprei uma pulseira, guardaria como recordação!

        Mudando de assunto: Fui olhar as datas dos próximos jogos e já fiquei angustiado: no final de semana não tem Santa em campo… e depois do jogo com o CRB só voltamos a jogar depois de 2 SEMANAS! Porra, vai dar crise de abstinência coral…

  4. Finalmente leio opiniões que estão acordo com minha leitura do jogo! De fato, para mim, o Santa Cruz fez sua melhor partida em anos e anos…Que time ofensivo…simplesmente sufocou o adversário…este teve que correr também completamente envolvido pela dinâmica tricolor. Nunca vi isso…Santa Cruz jogou ontem como time grande. Se estivéssemos assim desde o início do campeonato, estaríamos com o título na mão. É simplesmente notável a capacidade profissional do treinador Martelotte. Nunca vi um treinador moldar com tanta precisão todo um elenco. Um verdadeiro elenco. E que elenco, sejamos francos! De entrega total, mas com muita qualidade, diga-se de passagem. Aquela imagem de Alemão, expulso, à beira do gramado assistindo o resto da partida diz tudo. Dou a mão a palmatória. Eu que critiquei a contratação de Grafite reconheço que grande atacante ele é. Ele que inclusive tem filho agora pernambucano e certamente tricolor. Grafite com sua altura que se destaca no campo de ataque traz consigo a avalanche tricolor. Deve impor medo e respeito às zagas adversárias. E que movimentação. O velho corre muito e não tem medo de se jogar literalmente pela bola. Agora entendo a sua fama! Ser goleador no futebol mais truncado e de força do planeta diz algo, como foi ele na Alemanha. A cabeçada dele na grande área, a uma certa distância da meta é de tirar o sono de nossos próximos adversários. Jogou demais o Grafite. Que time!

  5. Lembro da cachaça com passarinha, na rua das moças. Sobre Grafite, ele e fundamental ao time, poucos jogadores sabe fazer o pivô como ele. Da liberdade para que vem de traz.

  6. Excelente texto, Sama, emocionante.

    L’AA, ontem o Santa lembrou 2005.

    Eu esqueci de comentar sobre Grafite. No campo, vi 2 momentos importantes:

    1. Qdo ele perdeu o gol no 1º com aquela pixotada de esquerda, ele morgou. Deu uma desligada do jogo, ficou p.u.t.o por ter errado.
    2. E após ouvir os gritos de apoio das sociais qdo saía, percebi ele vibrando com os punhos fechados, de forma discreta, como quem diz “pô, fui mal, mas os caras me apoiam. Vou retribuir em breve”.

    Realmente sua atuação foi prejudicada pelos gols perdidos, mas sua participação foi boa. Bons passes, e protege a bola como ninguém. Usa muito bem o corpo, nenhum zagueiro toma.

    Saudações Corais.

    PS: vou sacanear Sama:

    Quando Sama escreve…

    Lembro que ele não coloca foto no post.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  7. EU SOU FEITO JUIZ DE FUTEBOL:

    Quando ñ apareço é porque as coisas (VTNC) TÃO INDO PRA LÁ DE BEM. E, por falar em Juiz, aquele soprador de apito FDP de ontem DESDE O COMEÇO DO JOGO, pra variar, perseguiu o SC e tentou de tudo pra desestabilizar o time. Mais uma vez anulou um gol no INÍCIO do jg q, fosse de um Baêa numa Fonte Nova da vida, daria o fiofó se ele anulasse. Ou faria PIOR: vestia uma camisa da coisa maldita dos quintos dos infernos. Ñ vou me estender no festival de cartões q vai nos deixar sem o Alemão e o Lelê pro jg contra o CRBosta.

    Falar mal do Grafite, além de uma extrema INGRATIDÃO é ñ observar q o mesmo “prende” pelo seu nome, pelo menos dois zagueiros o q, obviamente, deixa os demais atacantes, menos marcados.

    Agora, desculpem-me o SAMA e os DEMAIS mas, apesar de sermos um clube majoritariamente de “descamisados”, apesar da crise, temos sim condições de colocar mais de 20 mil (até mesmo próximo de 30 mil) expectadores por jg.

    Pra mim, tem sido simplesmente RIDÍCULA nossa presença em campo e, PIOR AINDA, nossa estagnação em termos do QUADRO ASSOCIATIVO. Quando se faz um lançamento de camisas novas do Clube, a 200 paus ou mais, ñ dá pra quem quer. O Clube tem tb penetração nas classes média e média alta e, até mesmo na elite e, portanto, ñ se justifica esse MISERÊ de sócios numa gestão pra lá de honesta, ousada e, principalmente, competente.

    Desculpem-me, mas é o q penso.

    SaudaSanta

  8. Nas últimas notas que dei para alguns jogadores, percebi que a torcida quer mesmo é um jogador de nome e não de um bom futebol.
    Faço uma avaliação pela partida e não pelo histórico do atleta.

    Pelo histórico, minha nota – para grafite – é mil. Um jogador que além de bom caráter trouxe uma boa renovação ao quadro de sócios do Santa Cruz. Só eu levei 12 tricolores a se associarem ou renovarem seu vínculo com o tricolor. Acredito que muitos aqui fizeram o mesmo, levando novos sócios, graças ao marketing do nosso ídolo. Todavia, torcida em campo, não vi aumento algum, mas sim, um encolhimento de público que não condiz com a massa tricolor. De certo não por culpa desse ou daquele jogador, mas pelo somatório de muitas contingências.

    O comentário, agora, é que ontem jogamos muito. Concordo!!!!!! Mas quase tomamos o gol de empate em 15 minutos de jogo, no segundo tempo, o que seria um desastre. Então o chororó viria pelos gols perdidos e a pergunta seria: quem perdeu os gols? A resposta todos sabem. Portanto, independente da vitória ou derrota, observo o que o jogador produziu e não só o resultado da partida.

    Quando começaram a vaiar grafite, na sua saída ontem, eu gritei – e bem alto – RESPEITEM O CARA – alguém aqui, se estava nas sociais, deve até ter me ouvido, pois não quero ver um atleta com o comprometimento de grafite ser vaiado por conta de uma fase estranha.

    Fase estranha?????? Sim!
    Grafite foi expulso contra o paraná, na 21ª rodada e depois contra o luverdense na 25ª rodada. Vem perdendo gols bisonhos e se não fosse pelo nome, teria gente querendo comer o figado do cara. ESQUECERAM. Porém, como falei, analiso o jogo e não o histórico.

    Em suma: tenho torcido como nunca para o negrão voltar a balançar as redes, mas sei que ele não é, todavia, aquele jogador explosivo das terras germânicas e precisa ser protegido, sendo substituído, ou no banco, em algumas partidas. Palmas para Martelotte, que percebeu e fez, corretamente, a substituição do jogador, colocando gás novo em campo. Pena que alemão foi expulso e não deu pra bruno passar mais tempo em campo.

    Já disse e repito:
    respeito a opinião de todos,
    todavia,
    não torço por jogador.
    Torço pelo Santa Cruz Futebol Clube. Esta sim é minha paixão.

  9. Meu último comentário do dia vai pra um mito do blog (Seu Arnildo) e para o CRONISTA Tricolor Revoltado.

    Não sei se o Tricolor Revoltado se dirigiu a Seu Arnildo (de forma mui respeitosa, diga-se de passagem), sobre a crítica que ele fez a quem criticou Grafite, nem se Seu Arnildo se dirigiu a ele (respeitosamente também).

    Acho que AMBOS ESTÃO CERTOS.

    Grafite, pelo respeito ao voltar ao clube TENDO PROPOSTAS DA SÉRIE A, merece nossas palmas.

    Assim como não torcemos pra jogador, mas para nosso clube.

    Como eu disse, eu achei que a movimentação de Grafite foi boa, segura os zagueiros, protege BEM DEMAIS a bola (sempre se vira chutando a gol e quase marca). Perdeu um gol feito QUE ELE CONSTRUIU A JOGADA e outro gol feito DEBAIXO DA BARRA.

    A minha nota para ele foi 5 (9 pela atuação, e menos 2 por cada gol perdido). Se os gols tivessem feito falta, a nota seria 0.

    É minha opinião. E o manteria como titular. Por enquanto.

    Saudações Corais.

    1. Valeu Ricardo, mas não tem haver com Arnildo – para mim ele é mais ídolo que grafite.

      O espaço aqui é rico porque há divergência, contudo num alto nível. Isto é extremamente positivo.

      Vou continuar torcendo muuuuuito pra grafite fazer os gols. Não só por ele, mas por todos os outros que vestirem o manto sagrado tricolor. Quem ganha é o clube e a torcida.

  10. Eu vi Grafite jogando muito bem ontem, uma de suas melhores partidas até agora. Tava tudo perfeito, cabeçada perigosa, assistências que não aproveitaram, busca do rebote, pivô, drible sensacional e saída de cara pro gol…. aí bastou perder a bola da cavadinha (de esquerda) que esquecem tudo que o cara fez, é muita injustiça.

    Segundo tempo, Grafite bem também, prendendo a zaga, fazendo pivô, abrindo opções para cruzamento. No lance do gol perdido ele prensou a bola (acho que mais uma vez com pé esquerdo), mas paciência, só erra quem tenta e ele estava lá muito bem colocado.

    Me arrisco a dizer que nessa série B nenhum time tem um atacante de referência que faz a função de grafite tão bem. A torcida tem é que abrir o olho e tratar melhor seus ídolos. Grafite é tricolor, é esforçado, é gente boa, não tá jogando ruim (apesar de todo esforço da imprensa em falar o contrário).

    Tem mais, o cara não é mais um garoto, jogou sábado num calor danado, campo fofo e grande e mesmo assim correu demais ontem contra uma zaga descansada e jovem.
    Pensem nisso.

  11. Lembro das Quinta Santa, dos Telões no Arruda, das Caravanas … Lembro de minha filha então com 6 meses subindo em meus braços na Geral, com as mãozinhas aplaudindo, batendo feliz da vida 🙂

    Olha o Brasileiro de volta !!! E as escoltas do ônibus Coral ??

    Lembro dos amigos que não aparecem mais por aqui:

    Marcelo Tripé Beltrão
    Francis Costa
    Ducaldo
    Irmãos Azevedo
    Rubem Jr
    Kiliano
    Anízio
    Magno Insatisfeito
    Mameluco Coral
    Óia a Cobra
    Flávio Lira Surfista Prateado
    Ramino
    Edgard Assis
    Dani Tricolor
    Vanessa
    Bia
    Chaves
    Galdino
    Tiberio
    Danilo Cowboy
    Ana Maria da Boa Vista
    Edward Oliveira
    Alan CDU

    Lembro sempre e desejo felicidades a todos …

    E sinto falta do amigo Dângelo Gordin, esse que deixou nosso mundo!

    VIVA SANTINHA !!!!

    1. Comentei isto com Marcelo Beltrão no jogo contra o Sampaio, em que assistimos juntos no telão da sede e ele, inclusive, ficou de reaparecer por aqui…

        1. Fabiano do Apito Pinheiro,

          Meu caro não podia ter esquecido, estás agora devidamente lembrado pelo querido amigo Sr Arnildo … E tem outros também que esqueci, o W Monteiro, o Fabio Melo e por aí vai !!!

  12. não vou perder tempo comentando. L’AA e Coral já disseram o que tenho a opinar.

    e acrescento, por mais emotivo que seja o torcedor, vaiar Grafite é algo que a psiquiatria pode explicar.

  13. Não vi o jogo, pois estou em Brasília a trabalho (se estivesse em Recife estaria, é lógico no mundão).
    Fico feliz e esperançoso com os comentários dos colegas do blog.
    Agora a torcida tem que invadir Maceió e depois a Arena. É difícil, mas temos que ganharmos seis pontos nesses dois jogos. A confiança vai aumentar (ainda mais) e a presença do público vai passar da marca mínima aceitável para essa torcida.
    Ainda está longe. Mas com confiança, humildade, trabalho, união e companheirismo, chegaremos ao nosso objetivo.

  14. que grande jogo o de ontem,estou em extase ainda..que atuaçao!!mereciamos fazer 5,6..mais é o santa ne?!sofrido!!a torcida ta devendo e muito,14 mil foi ridiculo..e o principio de vaia a grafite FOI RIDICULO e sem explicaçao,eu,que fico nas cadeiras..gritei e mmuito o nome dele!!o negao é foda,pra mim,foi uma das melhores partidas dele no santa..so errou as finalizacoes,mais tem credito e muito!!o time engrenou depois da chegada dele,logico..de martellote tbm,que ontem,justiça seja feita..mudou muito bem!!o juizao quis complicar o jogo,a diretoria ter que ficar de olho…mais nada apaga a grande vitoria de ontem!!temos uma semana para SECAR e descansar o time para a guerra em maceio..eu ja fechei um carro com mais 4 tricolores,vamos invadir!!sem alemao e lele entraria com neris e bruninho!joao paulo ontem,jogou muito..como sempre,mais ontem,foi demais!!daniel tbm,so errou o passe que levamos o gol..mais quase fazia um de placa no fim,valeu..e que sabado contra a barbie a torcida estreie nessa serie B.pra mim o time seria terca:
    thiago
    vitor
    neris
    danny
    allan viera
    w.cesar
    bruninho ou renatinho..entraria com bruninho!
    joao paulo
    daniel
    luizinho
    grafite

  15. Excelente vitória ontem, infelizmente não estava em recife para ir prestigiar, um dos melhores jogos do Santa, senão o melhor, na serie B.
    Vamos com tudo subir…..
    Sr. Arnildo aquele abraço e um dia, se Deus quiser, agente se encontra no arrudão.

    Saudações Tricolores!!

  16. Alguém sabe se Grafite tá sentindo algum incomodo no pé direito??? Nas três principais jogadas de gols que ele perdeu, ele deu preferência a chutar com o pé esquerdo, como se fosse canhoto…

  17. Em atenção a Clovis, vou repetir o que comentei no post anterior após o jogo, aproveitando pra criticar rs rs rs
    Tô começando a entender MM e seu esquema de um volante típico, dois meias e três atacantes…
    Como o índice de aproveitamento de finalização do time é muito baixo, temos que criar muito, mas muito mesmo, pra uma, duas, ou três bolas entrarem…
    Só acho que no segundo tempo, tamo na frente por dois gols, bota logo o segundo volante típico no lugar de um atacante, e adianta JP pra não arrisca perder totalmente o meio e entregar o jogo, pois o outro time vai metendo meia-atacante dentro do campo pra tentar reverter…
    Aí não tem Wellington sozinho que aguente pra segurar…
    Quando Bruninho entrou, mesmo com um a mais, o Bragantino deixou de ser tão ameaçador…
    Então, Parabéns MM por ser destemido e obstinado, se não fosse a implantação desse esquema por vc, acredito agora que estaríamos cheios de empates e longe da briga…
    PRA CIMA DELES TRICOLOR!!!

  18. Lembro da dupla Caju e Castanha.
    Lembro dos churrasquinhos de gato e salsichão, pois, só comprava na saída da rampa, pq estava em liquidação.
    Também lembro da descida da geral, pelo lado canal, onde, descia levitando, porque era impossível por os pés no chão, e vale ressaltar que descia pelo lado oposto da mureta, pois, pensava que poderia cair.
    Começando esquecer o amendoim enrolado no papel-cone, e aqueles sonhos…
    Como podemos esquecer está paixão sem razão?

    Ah, estamos no G4!!!!

    1. Lembro de quando era pirraia ir pra geral e tentar pular o portão pra ir pra arquibancada, uma vez até passando “por fora” do estádio…. doidisse da gota ahahahaha!!

  19. Tricolores, lembro do meu pai que me tornou Santa Cruz, se não o fizesse, o meu coração me levaria para as Repúblicas Independentes do Arruda, lembro dos amendoins e picoler, lembro do negão pantera e Ivanildo da buzina.
    O Santa ontem me lembrou a laranja mecânica, me lembrou o rolo compressor de Evaristo de Macedo.
    O Allan Vieira encaixou perfeitamente no esquema, equipe perfeita. dificilmente algum time conseguirá deter a evolução tricolor.

  20. O time se portou muito bem, ontem. Mas, os erros de finalização são preocupantes. Sobretudo porque, mesmo com toda superioridade demonstrada em campo, quando tomamos o gol, o time ficou muito vulnerável e a sensação era que a qualquer momento poderíamos tomar o empate (mesmo estando 11 contra 11, após a expulsão, nem se fala). O clima ficou parecido com aquele do jogo do acesso, que só foi serenada quando saiu o gol de Caça, ontem foi o gol de Bruninho.
    Mas, o time tá com cara de acesso. Vai dar certo!
    Sds tricolores!

  21. Esse texto e os comentários dar vontade de chorar…Quando o santa joga, lembro do meu pai de criação levando eu e meu irmão ao Arruda, rolete, meu primeiro título como torcedor com o gol de Célio doido em 93, e lembro de ensinar a minha filha Nicole a cantar o hino do santa assim que ela começou a falar.

  22. O IXPORT enxovalhou hj o nome de PE e só ñ levou uma goleada histórica de um time q subiu este ano pra 1ª Divisão argentina e está lá pela rabeira porque o Huracan tirou o pé do acelerador.

    Ñ GANHARAM PRATICAMENTE NADA NOS ÚLTIMOS 5 ANOS!

    Num aborto foi campeão da Copa NE de 2014 porque por dois anos consecutivos o “tapetão” o salvou de ser eliminado AINDA NA 1ª FASE.

    Ganhou de maneira exdrúxula o Pernambuquinho de 2014 porque consegui eliminar o nosso SC por 1 X 0, após ter perdido a 1ª por 3 x 0. Só em PE mesmo !

    E hj pensando q faz lá fora o q fazem aqui em PE, dois moleques marginais do plantel foram mais cedo pro choveiro. Falando nessa desgraça, pergunto: Maria Diedo Souzañ joga mais com a 87 nas costas ?

    Com licença: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    EM TEMPO: ñ ganhará mais UMA ÚNICA PARTIDA daqui pro fim do campeonato. Sábado já tem outra lapada nas costas: o INTER.

    Te PHODE COISA RUIM DOS INFERNOS!

    SaudaSanta

  23. Meus amigos, aqui ninguem comentou um levantamento de torcidas feito em que coloca o Santa com 24% e a vergonha de PE com 26,3. A pobre barbie está com 5,3, atrás dos torcedores corintianos aqui do estado, com 5,3. Isso mostra que somos muito grandes aqui. Só a imprensa daqui para não perceber nosso tamanho…Falando nela, e sinceramente dá pena do radialista esportivo de PE, sem qualquer cultura, falando errado aos microfones e limitadíssimos criticando o Grafite. Não vamos entrar nessa amigos! Criticar quando ele não jogar bem, mas reconhecer sobretudo seu esforço, como foi o caso da última partido. Era até engraçada o Santa Cruz partindo para cima daquele time com Grafite a frente, mais elevado que todo mundo (ataque e defesa) à frente.

  24. Excelentes comentários. Grafite tá jogando bem, ele chama a atenção dos defensores adversários, com isso aparece espaço para quem vem de trás e laterais, tem bom posicionamento, e bom passe. Tem que treinar finalizações com a perna esquerda.

    O time para o próximo jogo. Tiago Cardoso, Vitor, Sacomman (Neris), Dany Moraes e Allan Vieira; Wellington, João Paulo, Daniel Costa, Marcilio (no lugar de Lelê), luisinho e Grafite

    No segundo tempo entra com Bruno Moraes.

  25. Volto a repetir sobre a baixa no público.

    O jogo foi num horário no limite do aceitável. Era melhor às 20:30, mas 21hs não é o fim do mundo.

    O problema é essa crise. As pessoas pensam que é o aumento do desemprego, mas NÃO É SÓ ISSO.

    MUITA, mas MUITA GENTE na RMR trabalha no comércio ganhando COMISSÃO nas vendas. Muitos continuam empregados, mas a comissão DESPENCOU. Minha esposa é supervisora de loja de Shopping, tem um salário acima da média, mas a comissão correspondia a 2x o valor do salário. Hoje essa comissão CAIU PELA METADE.

    Não passamos apertos, mas seguramos uns supérfluos. E o pessoal que praticamente sobrevive com os salários?

    Pensem nisso.

    No mais, imagino que o torcedor vai dar o voto de confiança, não apenas pela posição, mas pelo fato de que o Santa Cruz ESTÁ JOGANDO BEM.

    Merecíamos a vitória em São Luis, contra um Sampaio que MANDOU no jogo contra o Bahia em Salvador na rodada anterior.
    Contra o Braga o placar moral deveria ter sido 5 ou 6×1.

    MM achou o sistema ideal: 4-1-4-1.

    Nele os atacantes voltam pra marcar (observei muito isso em Lêlê terça).

    Agora é um sistema que desgasta bastante os jogadores que tem que se desdobrar. Alguns sentem mais, como Daniel Costa, que cai de produção a partir de metade do 2º tempo.

    O fica com a “receita de padaria”: ataca em bolo e se defende em massa. Temos a sensação de ter 1 ou 2 jogadores a mais. Por isso não sentimos muito a expulsão.

    É o que eu penso, sobre o baixo público, a nítida evolução do time, e a volta da confiança da torcida, que vai fazer o público subir novamente.

    Saudações Corais

    1. Eu concordo com os motivos aqui do Ricardo. Mas acho que há algo mais importante por trás da redução de público. Hoje, sabemos, há mais atrativos em casa e a um custo relativamente baixo: por exemplo comparando o desgaste da locomoção etc. x assistir qualquer partida do Brasil ou do mundo na tela do computador…então essa redução é bem natural. E ouso dizer, o público do último jogo foi até muito bom…Tem também a violência e coisa e tal…Simplesmente não acho possível manter uma frequência em PE de 40 ou 30 mil por jogo…não acredito nisso. E aí voltamos aquela discussão de estádios menores, em tese mais práticos…Então, resumindo, não é só crise não, em minha opinião. Como diria o Legião Urbana, a questão é que existem outras possibilidades!

    2. Essa variação de esquema entre 4-2-3-1(com João Paulo de segundo volante) e 4-1-4-1 tem funcionado bem, o time melhorou a posse de bola(chegou a estar 71% pro Santa durante o jogo contra o Bragantino) e também melhorou bastante a saída de jogo, é só lembrar dos jogos contra Mogi, Luverdense, etc, que dá pra ver como isso faz diferença no desempenho do time.

      Só falta definir melhor e não relaxar em alguns momentos do jogo, o Bragantino quase complicou um jogo ganho por causa de um apagão do time, isso em um clássico ou contra um time do G-4 pode custar uma vitória.

  26. pessoal todos os times estao colocando publico ruim em campo
    fui ao jogo terça feira entre ingressos, gasolina, refri, lanche estacionamento voou 50,00

    isso mesmo 50,00
    numa epoca dessa com crise e ainda mais voce consome a mesma coisa de antes e paga mais como a luz e a agua e a feira
    fica dificil realmente de ir ao estadio
    muita gente quer ir mas nao pode
    e por fim qdo acabou o jgo vi as pessoas correndo pra pegar onibus lotados pois acho que eram os ultimos do dia

    11 da noite é pau voltar pra casa

  27. DESEMPENHO DO SPORT

    Este ano o grande Sport
    Em quatro competições
    Não fez bem suas lições
    Talvez por falta de sorte
    Ou então não é tão forte
    Como alardeia a imprensa
    Como seu torcedor pensa
    Como o elenco se acha
    Como a direção o tacha
    Como o treinador condensa.

    Perdeu no Pernambucano
    Nordestão também perdeu
    Copa do Brasil não deu
    Nem o Sulamericano
    Ficando pra este ano
    Somente o Brasileirão
    Que o grandioso leão
    Tá lutando pra chegar
    Pra não ter que amargar
    Mais uma decepção.

    Ivan Patriota de Siqueira

    1. IVAN, COM TODO RESPEITO AOS SEUS EXCELENTES POEMAS, PEÇO-TE Q, AO SE REPORTAR ÀQUELA

      coisa maldita dos quintos dos infernos AQUI NO BLOG, use um nome fictício tal como o já consagrado COISA, PESTE DE GAFANHOTOS DO EGITO, VÍRUS ÉBOLA, etc mas ñ faça uso do nome próprio desses azarentos ñ.

      Grato, de antemão.

      SAUDASANTA

      1. Arnildo, liga não.

        Ivan é o torcedor tricolor mais complacente com a Cadela-de-Peruca que eu conheço.

        O problema dele é que tem o coração grande demais…

  28. Meu último do dia, e falo somente de estrutura e melhorias:

    Alírio PRECISA URGENTEMENTE resolver o problema da venda de ingressos pra sócios no dia do jogo. Geralmente compro pela net mas não fiz dessa vez e me arrependi. Cheguei na fila às 20:10hs.

    Fiquei até 20:43hs (33 MINUTOS) e ainda não tinha andado sequer METADE da fila. Fiquei p.u.t.o e fui junto das bilheterias saber o pq. Como conheço o “sistema” do Arruda, já cheguei com “1 quente e 2 fervendo”.

    1. Disseram que tinha ACABADO os ingressos e estavam repondo. Dos 5 guichês, apenas 3 tinham, sendo 1 para idosos, portanto 2 para o resto.

    2. Cambistas comprando DESCARADAMENTE, ALUGANDO 1 dos guichês. Ou seja UM GUICHÊ para a fila. Isso aos olhos de apenas um “segurança” que nada fazia, tomava guaraná normalmente. Só começou a tentar inibir qdo cheguei fervendo. E convenhamos, colocaram um senhor franzino pra cuidar… Se for pra colocar um, que coloque um ARMÁRIO de 2 metros pra impor respeito.

    Nem todas as pessoas que tavam na fila compram briga como eu, por isso no máximo só observam, às vezes chiam, etc. Só não precisei expulsar cambista no tapa porque outros compraram briga comigo e afastaram esse povo.

    O que custa colocar os organizadores de fila? Quando eu era estudante e ia pro PASSE FÁCIL da Praça Maciel Pinheiro isso resolvia tranquilamente. Faz um “caracol” ali e quem estiver fora da fila SEQUER CHEGA PERTO DOS GUICHÊS. E coloca pelo menos 1 brutamontes de cada lado e pronto.

    Outra pedida (acho que seria um PASSO IMPORTANTE PARA O FUTURO) seria colocar aqueles TERMINAIS DE AUTO-ATENDIMENTO como têm pra pagar estacionamento nos Shopping (Riomar por exemplo). O cara vai lá, compra seu ingresso no cartão de crédito/débito (a máquina que aceita R$ é mais cara). Escolhe o tipo de ingresso, se for sócio digita o CPF e na hora a máquina vê se está em dia, dando a opção pelo “touch-screen” pra escolher (no caso de sócio família) qual dos ingressos (titular e/ou dependente, etc). Essa máquina custa pouco mais de R$ 20 mil, e a manutenção R$ 2mil/mês. Excelente custo benefício pro clube. Coloque 4 ou 5. É um passo IMPORTANTÍSSIMO PRO CLUBE.

    Eu elogio pra caramba a atual diretoria, mas se necessário for criticar, faço de boa. Meu único partido é o Santa Cruz Futebol Clube.

    Saudações Corais.

  29. Independente do resultado final da serie B, o Santa Cruz deveria renovar com Neris, Alemão, Danny Moraes ou Sacomman ( o que tiver o menor salário), Allan Vieria, Victor, João Paulo, Daniel Costa, Lelê, Luisinho, Grafite e Bruno Moraes.

    Até o final do Pernambucano completa o elenco com a divisão de base.

    Tem Everton Senna e Ninihno que ainda tem contrato e estão emprestados.

    1. Caro João, discordo.

      Depende (e muito) do resultado final.

      Pra uma série B esses que você citou sim. Pra uma série A não.

      Na série A, o “buraco é mais embaixo”.

      E Nininho é série C pra baixo.

      Saudações Corais.

      1. Como falei, é até o final do Pernambucano. Desta forma economiza com salários altos nos 3 primeiros meses do ano. E mesmo assim os titulares deste ano são no minimo bons reservas para a serie A, vejam o elenco do Chapecoense.

        O Santa Cruz precisa se estruturar e não pode contratar um elenco para a serie A que esgote toda a arrecadação, fazendo a mesma burrice que o Nautico fez em 2013, onde teve uma arrecadação de 25 milhoes e mesmo assim foi rebaixado.

        Tem que formar um elenco para tentar não cair e mesmo assim, manter este elenco para que se vier o rebaixamento teremos força para subir no próximo ano.

        E com o dinheiro sobrando vai montando estrutura (Centro de treinamento, divisão de base, pagando dívidas).

        1. Acho que me expressei errado, coloquei como se nenhum desses pudesse ser série A. Na realidade alguns podem sim ser série A, e concordo contigo que outros seriam bons reservas.

          Sobre valor de folha aí é que se enganas. Subindo, muitos pedirão reajuste, e dos GRANDES.

          E aí onde mora o perigo. O clube reajusta o salário, e o jogador não reajusta sua qualidade.

          Mas concordo, manter uma base sempre é importante.

          Saudações Corais.

  30. Eu tava vendo notícia do Fortaleza, pois tenho alguns amigos e parentes torcedores de lá, com relação ao jogo mata-mata que eles vão ter pra saber se dessa vez eles saem do inferno da C.

    Daí vi que o Fortaleza, estando na SÉRIE C, no início do ano, da mesma forma que o Santa Cruz, contratou por empréstimo do Grêmio o lateral Tinga com passagens pela seleção de base( inclusive jogou o Panamericano este não) e figurou também na seleção da Copa do Nordeste este ano.
    Enquanto nós estando NA SÉRIE B contratamos do mesmo Grêmio o lateral direito Moisés. E todos sabemos o resultado…

  31. E o Sandro Barbosa heim ? voltou a destilar rancor, mágoas e ódio contra o Santa Cruz num programa de TV dizendo que o clube devia 3 meses de salarios atrasados aos jogadores e 4 meses ao funcionários.
    Alírio já desmentiu nas redes sociais. Esse cara não tem jeito não, está cavando sua própria sepultura dentro do clube e jamais voltará um dia caso esteja pensando, pois a torcida tem memória e já o tem como um mau cvaráter. um
    Saudações Corais

  32. A diretoria tem que se ligar nas arbitragens. Tivemos um gol mal anulado no Maranhão e, no jogo de terça, o juizão inverteu um monte de faltas e prejudicou muito o time.

  33. Se for verdade que aconteceu, chega ser engraçado e ridículo toda vez que o Santa ganha e a Coisa perde, SB é convidado pra algum programa coisitivo local pra falar que o Santa é feio, deve salário etc etc…

  34. Não sou fã de SB, porém sem querer polemizar, no dia que fui comprar o ingresso do jogo do Bragantino, realmente escutei essa conversa. O Santinha devendo 3 meses aos funcionários e 2 meses aos jogadores. No final do mês completaria 4 e 3 respectivamente. Esta te sido minha preocupação, quando vejo que a torcida não tem comparecido em massa. Reconheço e admiro o trabalho que Alirio tá fazendo. Porém como diz o ditado ” Onde há fumaça há fogo”

    1. Ana,

      Todos os times da Série A devem salários, inclusive a coisa, que dizem até que já pagaram adiantado até o ano de 2059 … Agora não vemos nenhum dirigente ou ex dirigentes falando mal ou de atrasos em rádios ou TV. Só esse puto do SB que vem sempre com ‘fogo amigo’!

      Como bem disse Marcelo Almeida, só voltam com esse assunto de salários atrasados quando o Santa está bem na tabela!

      Sou a favor que se pague em dia qualquer funcionário que esteja cumprindo com suas obrigações, e aí, concordo com a senhora quando refere-se a público no Arruda aquém do esperado, prejudicando a renda e deixando os cofres do Arruda vazio! E aí, com que dinheiro vai se pagar as obrigações? Com empréstimos pessoais, como tem feito nosso presidente?

      1. Verdade, André. Basta o SCFC ter uma semana boa, que aparecem essas notícias sem necessidade e sem comprovação. Não deveríamos reproduzí-las. Temos uma diretoria séria que está tratando do assunto, com certeza. Além do mais, quem não deve neste nosso futebol?
        Falemos de coisas positivas do Clube e para o Clube.

      2. André, concordo com você, como já disse antes, apenas repeti as informações que ouvi no Santa Cruz. Se for verdade que não tão devendo ótimo. Se tão devendo é lamentável, principalmente pelo público que tem comparecido, como foi ressaltado por você. Apesar de reconhecer que a crise e a falta de emprego tem afetado muitas famílias. Aqui em casa somos 6 pessoas e até agora tem dado para comprar os ingressos. Eu Acredito no acesso.Vamos acreditar juntos!
        “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade.” Raul Seixas

  35. Tricolores, pois eu não quero nem saber, toda vez que abro a tabela e vejo o Santa no G4 faço é tomar uma.

    O Nordeste é meu país, minha seleção é o Santa!

  36. Clovis,

    Realmente o aspecto do gramado está horrível. Isso se deva, talvez, ao ritmo constante de treinos (e agora com jogos dos Juniores), além dos jogos na Série B.

    Recentemente houve a mudança no corte, a grama ‘ralinha’, sem prejudicar o toque de bola. Ficando até com uma aparência boa.

    Não sabemos como está a manutenção da cancha Coral, sabe-se que o tipo Bermuda, necessita de bastante irrigação e adubação periódica, além de pesticidas. Com toda frequência de jogos e treinos, não tem tapete que resista, e aí o CT faz uma falta tremenda!

  37. É isso aí Júlio.

    E não é pra ligar nos 220V não.

    Pra quem entende de elétrica, é pra ligar em 238kV, hehehe.

    Torcer contra Sampaio, América-MG, Paysandu, Bahia e barbie.

    E falando nessa p.u.t.a s.a.f.a.d.a, souberam que o presidente delas entrou com protocolo no MP solicitando o jogo na Arena alegando falta de segurança?

    Pra quem ainda não considera esse clubeco medíocre como INIMIGO IGUAL AO CÃO DA ABDIAS, precisa rever seus conceitos.

    Prefiro um inimigo declarado a um que se faz de bonzinho.

    Barbie, V.Á T.O.M.A.R N.O M.E.I.O D.O O.L.H.O D.O S.E.U C.Ú.

    Vocês nos devem a B de 2005, B.A.N.D.O D.E P.U.T.A.S!!!

    Pena que essa miséra não cai mais.

    Saudações Corais.

    1. Kkkk Já vi que você entende nada de energia elétrica! Kkkk
      Você quis dizer 230 kV. Por que não 500 kV?
      Qualquer que seja a tensão elétrica, tem que deixar o secador ligado!

    2. Ricardo, você quis dizer 230kV. Por que não 500 kV? Qualquer que seja a tensão elétrica, o importante é secador ligado em alta velocidade.

  38. Tem um garoto no Sampaio Correia chamado Henrique. Joga aberto pela esquerda. Está acabando com o jogo.
    Por enquanto, Botafogo 2×1. Faltam 10 minutos.

    1. Eita Dudu Ramos,

      Último minuto e o Sampaio conseguiu empatar. O curioso é que dos 4 gols, três foram irregulares.

      O empate foi bom e acaba que motivando o próprio burro preto baiano a vencer pra encostar no Botafogo.

      Hélio,

      Além dos nomes que sr Arnildo lembrou, outro sumido por aqui é o AlexMicrurus!

  39. De fato o ideal era a vitória do Foguinho contra o Sampaio. Mas o empate tem o seu lado bom, pois. Motiva ainda mais a coisa da Bahia contra o Bahia. E esse resultado muito nos ajuda. De qualquer forma foi um bom resultado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *