Cerveja nos estádios: Agora depende da gente (Parte I)

Amigos corais, na semana passada entrevistei o deputado estadual Antônio Moraes (PSDB). Não o conhecia pessoalmente. É um senhor de 61 anos, muito educado, gentil, conversa franca, me deixou boa impressão. Torce pelo Náutico e é uma voz quase solitária na Assembléia Legislativa, quando o assunto é o retorno da venda de bebidas nos estádios de futebol de Pernambuco.

Caso vocês não saibam (embora estejam sofrendo na goela), desde abril de 2009, foi proibida a venda de qualquer bebida alcoólica em nossos estádios. O projeto de lei 13.478 , apresentado pelo deputado Alberto Feitosa (PR) foi aprovado com tranquilidade (na verdade, quase por unanimidade). Estamos há seis anos vivendo com essa bobagem monumental.

Pois bem. Em 2013, Moraes resolveu ir à luta. Convocou uma audiência pública e levou para a Assembléia o Ministério Público, Federação Pernambucana de Futebol, Juizado do Torcedor (que se posicionou a favor, inclusive mostrando números favoráveis). Não havia nenhuma conexão real entre venda de cerveja x aumento da violência, porque neste período de abstinência, teve gente morta a tiros (defronte aos Aflitos) ou vítima de arremesso de uma privada (no Arruda).

O deputado descobriu que o projeto tinha grande chances de ser aprovado. Naquele momento, tinha apoio da Federação Pernambucana, dos clubes, do Governo do Estado (até porque a Arena construída em São Lourenço se chama “Arena Itaipava”). Começou a tramitar com o projeto, que já fora aprovado, inclusive, por três comissões da AL.

Com o passar do tempo, viu que “ninguém botava a cara nem se posicionava”. Ele defendia a volta da cerveja aos estádios, apresentava os argumentos, mas, na mídia, “era o único que mostrava a cara e levava chumbo”. Pela falta de apoio, decidiu tirar de tramitação. Se avançasse e fosse derrotado no plenário, era o fim do projeto (pois teria que começar da estaca zero, passar por três comissões novamente etc).

No dia 18 de novembro de 2014, sentiu que era o momento. O Brasil sediara uma Copa do Mundo que teve cerveja em todos os estádios. Pediu o “desarquivamento do Projeto de Lei 2153/2014”. Peguei uma cópia do documento. Há um parágrafo lindo:

“II – é autorizada a venda e consumo de bebidas alcoólicas em bares, lanchonetes e congêneres destinados aos torcedores, bem como nos camarotes e espaço VIP dos estádios e arenas, sendo que a venda deve iniciar 02 (duas) horas antes de começar a partida;”

Desta vez, uma novidade: o presidente do Sport se posicionava contra.

O projeto foi a votação. No plenário, estavam 25 deputados. Para ser aprovado e já valer, precisava de maioria simples – 13 votos.

“A gente tinha 18 votos certos”, lembra Moraes.

Mas há, na Assembléia, a “Bancada Evangélica”, com 10 deputados. O discurso deles é que vai aumentar a violência, que é um retrocesso etc. “Eles acabam influenciando outros deputados que nunca foram a um estádio”, diz Moraes, que é torcedor do Náutico e gosta de ir a campo.

Na hora da votação, o deputado Clodoaldo Magalhães decidiu “pedir vistas” para estudar mais o projeto e dar seu voto. Como estava encerrando a legislatura, o projeto foi arquivado.

Bem, para a conversa não alongar muito, o projeto já foi aprovado em duas comissões, está na Comissão de Saúde, e caminha para uma nova votação. Há uma possibilidade real de aprovação, mesmo com a posição contrária do Sport e o “em-cima-do-murismo”, do Governo do Estado (que não mostra a cara, mas se for aprovado, vai gostar muito).

Além disso, Alberto Feitosa, considerado “um calo” na tramitação do projeto, se afastou da Asembléia. Em fevereiro, assumiu a Secretaria de Saneamento da Prefeitura do Recife. Que faça uma grande obra de saneamento na nossa cidade e nos deixe, nós torcedores, em paz com nossa cerva gelada os 90 minutos.

Para Moraes, não faz o menor sentido continuar tendo esta proibição de vender bebida nos estádios de Pernambuco, quando estados como Ceará, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Bahia, já liberaram. “Há estados que nunca proibiram, como Goiás”, diz.

“O que está acontecendo é que o entorno dos estádios se tornou um imenso bar a céu aberto. As pessoas enfiam o pé na jaca antes de entrar. Não está ajudando nada, o torcedor esta, isso sim, é bebendo muito mais, chegando em cima da hora. Além disso, os clubes estão tendo uma perda financeira enorme. O próprio Estado, que tem uma Arena batizada de “Itaipava” poderia ser beneficiado, já que a Arena está dando prejuízos”.

Para a aprovação (sem data certa para ser votada), Moraes conta com um único aliado de verdade – o torcedor, que vai a campo, acompanhar seu time.

“As redes sociais têm grande força”, diz.

Em outras palavras, a bola agora está com a gente. Vamos mexer?

(Contato do deputado: antonio_moraes@alepe.pe.gov.br)

70 respostas para “Cerveja nos estádios: Agora depende da gente (Parte I)”

  1. E a rede globo continua promovendo a segregação financeira na região nordeste com sucesso.
    Os seus três times patrocinados estão nas semifinais da copa do NE.

    Resta-nos torcer para o Ceará, que mesmo recebendo no ano o que Bahia, Vitória e a Coisa Ruim recebe em um único mês, conseguiu ficar com a vaga nas semis reservada ao grupo dos deserdados financeiros.

    P.s. e o Ceará só recebe se estiver na série B e não tem a “tetinha” de contrato fixo que paga a mesma verba independente se o time patrocinado está na A, B, C ou D.

    É muita injustiça.

  2. Não tenho dados estatísticos, é só percepção minha que talvez não tenha tanta relevância ou até seja a mínima, pois se tratam de casos isolados, mas com a probição de venda de bebidas alcoólicas diminuiu e muito aquelas brigas no final do jogo entre torcedores do mesmo time, principalmente em sociais e cadeiras…

  3. pra mim, é uma das maiores besteiras que já se viu nesse nosso futebol.

    se vender cerveja diminuisse a violência, o pau não cantava antes e depois do jogo.

  4. Boa a iniciativa.

    Vai servir para o clube arrecadar mais com os bares.

    Copa NE:

    Vi os jogos Ceará x Salgueiro, Vitória x América-Rn alternando com cadela x fortaleza.

    Dos 8 times, somos piores que os 4 semifinalistas, piores que o Fortaleza (que disputa a série C), do nível de Campinense e América-Rn e talvez um pouco melhores que o Salgueiro.

    Significa que se estivéssemos na Copa NE seria uma decepção.

    Significa que precisamos melhorar (e muito) pra pensarmos em alguma coisa que não seja apenas fugir da série C.

    SaudaSanta.

    PS: e sobre uns amigos Santacruzenses que disseram que a cadela é larga, que é ruim, que foi injusto, respondo:

    A sorte (ou a injustiça) trabalham a seu favor QUANDO VOCÊ ESTÁ LÁ NA DISPUTA.

    Méritos deles que também tem um grande goleiro como o nosso. E infelizmente só nos resta secar.

    De injustiça em injustiça eles vão ganhando R$ em premiação, títulos e respeito.

    Todos foram unânimes em dizer que a Copa NE está sendo decidida pelo “G4 do NE”.

    Já fomos parte do “G4” do NE, junto com o Bahia, o Fortaleza e a barbie. Desses, apenas o Bahia manteve-se, saíram os outros 3, entraram nos anos 90 as duas cadelas (daqui e da bahia), e, mais recentemente, o Ceará.

    Devemos abrir o olho com isso. Discutir isso. Eu quero cerveja no campo pra encher a lata comemorando.

  5. Essa proibição É MERA FRESCURA, quando o Santa Cruz jogou na Maranhão contra o S. Correia, eu fui e la a cerveja correu frouxa no estadio e ninguem brigou.

  6. TENHO PERCEPÇÃO ANÁLOGA AO DO MARCELO ALMEIDA ACIMA, EMBORA BEBA, NAS DEPENDÊNCIAS DO ARRUDA, ATÉ A HORA DO JG.

    Mas, já vi coisas (VTNC) muito esquisitas por causa das bebidas DURANTE os jogos, dentro dos estádios, principalmente em épocas onde Ñ HAVIA SEPARAÇÃO DE TORCIDAS. Apesar de tudo, sou a favor da venda sim.

    O q sou é contra esse “silêncio ensurdecedor” q emana de nossas hostes, essa caixa preta chamada SantaCruz FC. PQP, ninguém noticia NADA Q SE APROVEITE. Nem de bom nem de ruim. Só abobrinhas.

    Q DEUS NOS AJUDE

    SAUDASANTA

    P S – Já ñ estava bem ontem e inventei de ir secar, logo pela Grobo, o time do Belzebu. Resultado: adoeci de vez. PQP!

      1. GOSTO TANTO DESSE BAÊA QTO DA COISA DOS INFERNOS.

        Por mim, perdia os dois. Sou torcedor do vovô cearense, de carteirinha, desde criança.

        SAUDASANTA

  7. Samarone, o torcedor do Náutico foi baleado por um segurança, ou capanga, ou sei-lá-o-quê de uma empresa de ônibus, que por ter um lobby muito forte, não dá em porra nenhuma.

    Nos Estados Unidos, pode-se beber até o fim do terceiro quarto (em jogos de basquete mas vou me inteirar sobre jogos de futebol). E lá é proibido beber nas ruas, pelo menos nos Estado de Massachusets, onde reside minha filha desde 2004.

  8. Por quê o Fortaleza foi eliminado ???

    JOGO DE IDA:
    Lúcio Maranhão (péssimo atacante e Cassiano outra porqueira) perdeu aquele pênalti que mataria a coisa.
    Os gols perdidos no segundo tempo no jogo da ida.

    JOGO DA VOLTA:
    Gol da coisa foi feito num completo vacilo do bom goleiro Deola
    Fortaleza jogou muito atrás e me lembrou a VICAGADA do ano passado.

    Ímpressiona o esquema de jogo da coisa. Dos 4 semifinalistas é aquele que tem o pior futebol de todos.

    Acredito que o Bahia com Gamalho e Kieza tem tudo pra passar pra final. Só não descarto a coisa por causa do goleiro que paga muito pênalti.

    Isso é a coisa. Só não vê quem não quer.

  9. Vou fazer uma pergunta e gostaria da opinião sempre sensata de vcs.

    Atualmente quem tem mais condições de fazer uma “frente” pra cima do Sport:

    O SALGUEIRO OU A BARBIE.

    Eu acho que seria mais trabalhoso para a coisa jogar contra o Salgueiro.

    1. Salgueiro, sem duvidas. Alem de ter um time mais arrumado, tem o fator campo, a distancia (também da impren$a de recife) e um esquema de jogo que complica para a coisa ruim. Só não pode fazer como no jogo do turno quando mudou o esquema, foi pra cima e levou de 3 dos reservas do time de exu-caveira com pomba-gira.

  10. Poderiam permitir a venda e o consumo até o início do segundo tempo. As tensões aumentam no segundo tempo e 45 minutos é tempo para “escoar” os efeitos do álcool.

    Atenderia dessa forma aos torcedores e aos fornecedores de cerveja.

    E que Verão atendesse esclusivamente nas sociais do Arruda.

    1. – Vocês (jornalistas) não sabem muito bem como é. Mas para um jogador ficar quatro meses parado é muito difícil. A minha volta, se não tivesse bom biotipo, se não tivesse treinado um pouco na minha pré-temporada, lá no Santa Cruz, onde todo mundo me conhece, de onde saí, eu não estaria hoje jogando nesse nível – revelou o atacante do Vasco.

      “Giba neles”: atacante retoma carreira e empolga com boa fase no Vasco

      #globoesporte http://glo.bo/1xO4G0n

    2. Gilberto é mais uma prova que o torcedor nem sempre está com a razão. No início de sua carreira,vi muitos esculhambando ele e poucos enxergando que ele tinha potencial.

  11. Não havia antes, nem há conexão real entre a violência e o consumo de cervejas nos estádios, é de fato uma argumentação que não se sustenta, falacioso demais a violência tem razões outras e elementos que muitas vezes sequer estão ligados ao futebol, brigas dentro dos estádios e até no perímetro das partidas são raras, as brigas que ocorrem em geral são longe dos estádios. Boa parte dos deputados hoje que se posicionam contra fazem parte da bancada evangélica, mais preocupada em jogar para sua plateia do que entender e enfrentar de fato essa demanda. Acho que as torcidas e grupos precisam se unir e se mobilizar pela queda de mais essa imposição e proibição.

  12. Lembro também de cenas de discussão nas sociais entre tricolores “pra lá de Bagdá”.

    E a sugestão do Eduardo Ramos é mais que correta, pegando exemplos de países civilizados (desculpem, mas o nosso só será quando a educação escolar e “de casa” forem as melhores e para todos).

    Cerveja até o fim do intervalo.

    Seu Arnildo, tá f… ver notícia do time. Estamos fora da vitrine do futebol no início do ano…. deu nisso. E esse cabelo azulado? Homenagem ao Fita Azul? kkkkkkkk

    SaudaSanta.

  13. Coincidência ou não após o início da proibição vi cair a quase zero cenas de discussão ríspidas entre torcedores nas arquibancadas.
    Mas eu ainda acho que poderia ter uma ação menos pesada que a proibição total.

    1. Os gasoseiros têm que teria a obrigação de não vender cerveja pra quem aparentar estado de embriaguez. Se o pinguço se meter a valente, chama a polícia.
      É assim que funciona nos USA, inclusive em bares e restaurantes, onde o garçom tem a obrigação de tomar a chave do bebum e, em caso de resistência, acionar a polícia ( lá, a polícia chega em menos de 5 minutos). Em caso de acidente no trajeto do bebum até à residência, o garçom é corresponsável.

  14. Pessoal,Acho que Anderson Pedra seria um bom reforço, apesar do que fez com o Santinha, gostaria de ve-lo jogando no nosso time.
    Essa é minha opinião!!!!

  15. O SANTA CRUZ NAO PODE PERDE TEMPO PRECISAMOS DE ATACANTES PARA
    A SERIE B QUE ESTA NA PORTA RODRIGO PIMPAO NAO ESTA SENDO APROVEITADO
    NO BOTAFOGO E MAX DO AMERICA DE NATAL QUE E ARTILHEIRO DA COPA DO
    NORDESTE E LIDERA ARTILHARIA NO BRASIL MUITO BOM ESSE MAX

    1. Atenção Sandro Barbosa e Tininho! Respondam o(s) motivo(s). Melhor recontratar Emerson Santos do que Eloir? Melhor manter Betinho do que tentar Max? Melhor Biteco do que Pimpão?

  16. Eu já estou pensando no clássico de domingo, eu já estou pensando no campeonato pernambucano. Uma coisa é certa, é necessário que o Santa Cruz jogue bem, jogue com confiança, sem nervosismo e vença esse jogo. Eu acredito no Mais Querido, por isso convoco a Família Tricolor pra gente ir ao clássico para apoiarmos o Santa Cruz.

  17. Resumo da reunião do conselho de hoje:

    1 – pouco mais de 20 pessoas. (Fraco)

    2 – começa com a apresentação do balanço financeiro de 2014 pelo Major Bione. (Apresentação ridícula, parecendo apresentação de trabalho de 3 série. Prejuízo de 1 milhão e 700 mil. Colocou a culpa na bacia sanitária).

    3 – requerimento de Alírio para mudança da apresentação do orçamento de 2015 para maio, já que todo dia estoura um débito novo. (Aceito-unanimidade).

    4 – Alírio informa que já colocou no clube, junto com amigos, mais que a cota da Globo deste ano. E ele foi responsável por 1/3 disso (Citou números). Sem isso o clube travaria.

    5 – após o balanço ser aceito, abriu-se espaço para debate com conselheiros.

    6 – esposas de alírio e André Rio anotando todas as ideias.

    7 – Constantino pede a palavra e mostra confiança na conquista do pernambucano.

    Minha impressão:
    Embora acredite que a gestão de Antônio Luiz foi perfeita no momento de crise que acontecia, ela caminhava no sentido de 1914. Alírio caminha no sentido de 2114.

    Antes da reunião eu achava que poderíamos nem ir para final. Hoje eu acredito que podemos ganhar o título.

    OBs. Com o time do campo com Constantino, Sandro e Ataíde, mais Alírio na presidência, o Santa é imbatível.

  18. O SALGUEIRO ENFIOU UM SONORO 5 X 1, no PIAUÍ, ONTEM, LÁ EM TERESINA,

    eliminando o jogo da volta e, agora, pegará o Flamengo. Sinceramente, ñ lembro do nosso Santa Cruz ter feito coisa (VTNC) parecida nessa Copa do BR. Como nos apequenamos! Acho q o Santa Cruz e o Náutico devem “abrir os olhos” pra ñ ver acontecer o q já aconteceu, há muito tempo, no Estado das Alagoas: quem manda por lá, há vários anos, ñ é mais a tradicional dupla CRB/CSA mas sim o CSE, ASA, Corinthians Alagoano e, por aí vai.

    Q OS DEUSES DO OLIMPO SE APIEDEM DE NÓS E NOS AJUDEM.

    EM TEMPO, pra queles q ñ suportam falar na Arena PE:

    Seria imensamente VANTAJOSO PRA NÓS q os dois jogos das semi-finais contra a coisinha de Caruaru fosse realizado na Arena Itaipaiva. Seria ganhar na loteria ñ irmos enfrentá-lo lá no Luiz Lacerda (ou é PV?). E essas semi-finais valem MUITO pra nós.

    É o q penso.

    SAUDASANTA

    1. Arnildo, quem domina em Alagoas são o CRB e o ASA. O Corinthians Alagoano acabou. Quanto ao nosso Santa Cruz, enquanto estiver controlado por velhas (e novas) raposas alicerçadas por um regimento, ou estatuto?, elitista e anti-participativo, será “isso” que estamos vendome convivendo.

  19. Discordo, devemos jogar eh no Arruda a coisa de caruaru ja disse q se a proposta for boa eles vão jogar la independente da decisão da diretoria do Santa Cruz, o problema será deles se transferir o jogo…agora será possivel q todo jogo decisivo essa diretoria vai se vender pra jogar la naquele fim do mundo isso ñ existe a torcida tem q protestar, temos estadio po.r.a!!!

  20. PQP, AGORA O BITECO É O “SALVADOR DA PÁTRIA” É?

    uma coisa (VTNC) positiva:

    http://www.coralnet.com.br/noticias_ler.asp?id=22997

    Só espero q ñ tenham aumentado seu salário de meia pra uma pataca pois, nesse caso, de nada adiantará: até o SalGAYro comprará seu passe.

    OREMOS: “Ave Mª, Cheia de Graças,…”

    SAUDASANTA

    P S – E o SANTA CRUZ FC continua uma puta duma caixa preta: afora “abobrinhas pra encher linguiça” NADA DO Q ACONTECE NO CLUBE CHEGA A NÓS, MEROS MORTAIS.

    OREMOS NOVAMENTE: “Ave Mª, Cheia de Graças,…”

    SAUDASANTA

  21. Respondendo ao Victor Fernandes: não poderiam ser os 2 jogos no Arruda, pois estaria configurada INVERSÃO de mando de campo.

    Seu Arnildo jogar na Arena seria vantajoso pois teoricamente seriam 2 jogos “em casa”. Além disso o Luiz Lacerda é um pasto.

    Eduardo Ramos deve saber, Seu Arnildo e outros também, que vários grandes estádios em países tipo EUA, Alemanha, etc, são LONGE dos centros.

    O problema daqui é uma Arena de 1º mundo com transporte de 5º.

    Nem precisaria da tal “Cidade da Copa” pra viabilizar.

    Se a por… do metrô tivesse o triplo da capacidade (e parasse NA PORTA, SEM PRECISAR pegar por… de ônibus), e funcionasse até 01h da manhã, seria mais tranquilo que chegar no Arruda saindo de Boa Viagem numa quarta de rush.

    Mas como não é, temos totais razões em reclamar de ir pra lá.

    SaudaSanta.

  22. Complementando, deveria haver punição RIGOROSA e DE VERDADE a esses MALOQUEIROS, VAGABUNDOS e FDP de organizadas, para que a ida-e-volta em metrô não fosse arriscada nas estações.

    SaudaSanta.

  23. Ricardo, Eu me referi sobre o nosso mando de Campo no arruda, a arena deve fazer uma proposta para a semifinal ser 2 jogos nessa arena, mais por mim devemos jogar no Arruda independente da diretoria do central querer transferir seu jogo pra essa arena. Já basta os 6 jogos vendidos da série b

  24. E outra discordo totalmente que o problema dessa arena seja apenas a mobilidade e o transporte publico,ta ai o bahia q rompeu com a fonte nova sem pestanejar e ela fica no centro de salvador onde tem toda mobilidade do mundo e olhe q o bahia nem luxo de ter estadio tem, ta na cara q esses modelos de arena co.rrup,tos onde querem a todo custo explorar o torcedor nunca ia dar certo…ninguem eh besta de pagar 15 conto numa pipoca e 20 de estacionamento, o oba oba acabou ficou so o prejuizo.

  25. CONTRATAÇÕES – A contratação do lateral-direito João Carlos está confirmada, mas a vinda de outro jogador do Serra Talhada, o atacante Júnior Juazeiro, esfriou. O Santa também está de olho no meia Válber, do Sampaio Corrêa. Sobre um retorno do volante Anderson Pedra, que não renovou com o Sport, o vice-presidente Constantino Júnior, garantiu que não houve nenhum tipo de sondagem, apesar de muitos elogios ao atleta.

    “Anderson é um excelente profissional e foi bem nas duas ocasiões em que esteve no Santa Cruz. Quem foi bem por aqui não tem as portas fechadas, mas é muito prematuro falar alguma coisa porque temos uma competição em curso e vamos analisar os nossos jogadores”, explicou.

  26. Se nossa diretoria fosse mais ousada eu ate poderia sonhar o um meio campo formado por Pedra, Dede, Danilo Pires e Joao Paulo e na frente DM9 e Raniel, mas esse deve ser punido.

  27. Conversando com o predador sobre quando ele ia voltar pro santa ele me respondeu que só DEUS sabia,depois mandei essa,quem era o saf…do no arruda sandro ou tininho ele defendeu tininho dizendo que o mesmo era parceiro.

  28. Além de não cumprir nenhuma promessa feita, o Dr. Delírio agora tem os valores da TV bloqueados pela Justiça. Com a palavra o Dr. Delírio. Fale homem, prometa…

  29. ONDE VAMOS PARAR? OU TEREMOS 40 mil SÓCIOS ADIMPLENTES OU SERÁ O NOSSO FIM.

    Segundo o JCoisa de hj o SCFC está com três parcelas de atraso no acordo com a Justiça do Trabalho. 250 mil reais é o valor de cada parcela! A coisa dos infernos por outro lado, quitará sua dívida em dezembro próximo. Recebendo 30 a 40 milhões (afora o q ganha da CEF) é fácil demais.

    PHODA É FAZER FUTEBOL SEM DINHEIRO.

    OREMOS: “Ave Mª, Cheia de Graças,…)

    SAUDASANTA

  30. Calma gente, não podemos delirar com tudo que está acontecendo, ou o SANTA é transparente e parte para um PLANO DE AÇÃO e GESTÃO, totalmente voltado para os seus fiéis sócios e torcedores, ou jamais sairemos da situação em que o CLUBE SE ENCONTRA.
    Mesmo porque na prestação de contas/aprovação do balanço 2014, verificou-se a inoportunidade e incapacidade de se buscar a confiança e a adesão espontânea de todos os torcedores (a verdadeira democracia e república SANTACRUZENSE), POIS, barbaramente justificar prejuízo a questão da BACIA SANITÁRIA, é encontrar chifre em cabeça de cavalo. Se o Clube nunca cuidou das relações com as ORGANIZADAS, e deixou tudo acontecer de tal forma que em 2014, foram perdidos quantos mandos de campo no início do ano antes da fatídica sexta do vaso sanitário, e o porque não se tem qualquer controle dos espaços do clube. Até hoje não se sabe das câmeras instaladas, desde há época da reinauguração da Reforma de FBC-2009 (jogo da Seleção Brasileira).
    Afora o SHOW do Paul MacCartney, o que a Diretoria fez de novo ou diferente para atrair, fidelizar ou buscar alternativas diferentes para o sócio, torcedor ou admirador do Clube e sua História.
    E, os projetos da Calçada da Fama, do Tour da República Centenária Santacruzense, e as modalidades olímpicas para paralelamente atrair novos aficcionados, dando oportunidades a novos valores nas diversas áreas. Um clube como o nosso não pode viver somente de lembranças e do passado, ou enfrentamos a nova realidade, e cerramos fileiras na luta por novas idéias e empreendimentos em que o FOCO seja o principal ACIONISTA, a este seja dada toda a honra e tratamento diferenciado, ou o nosso futuro será obscuro, e finito como de muitos que já se foram, vejam os exemplos recentes. Olhem para o co-irmão AMÉRICA, atualmente somente não fechou porque alguns deram um novo norte, e mesmo assim ainda estão no limbo (cem anos), sede perdida, o BASQUETE FEMININO e OUTRAS ALTERNATIVAS é que sustentam aquela agremiação.
    Não podemos imaginar o nosso patrimônio e história, ser desdenhado, quando a nossa incapacidade e inércia é que nos está levando ao fundo do poço.

    Que o Senhor, a Fênix e a nossa FÉ nos eleve e salve o nosso futuro. SANTA CRUZ F C eternamente estarei ao teu lado, nesta e na outra existência…

  31. ADIANTA APELAR PARA A TORCIDA SE ASSOCIAR
    1- Não tem nenhum mimo ou tratamento digno.
    2- Até hoje seque recebi carteira de sócio ou coisa equivalente, olhem que já são três em três anos. A última recebi na gestão de FBC.
    3- Existe OUVIDORIA, será !!!!? Não se responde nada, é pura perda de tempo e ter o sentimento de raiva por não ter o mínimo de atenção ou consideração.
    4- Por acaso que trás um amigo para se associar, hoje passa por vergonha, pois não recebe nem o mínimo que seria: um exemplar do estatuto, carteira de sócio, um livro de bolso contando a história e saga do clube.
    5- Será que na sede/loja do clube não teria espaço para que o sócio que leva família, amigos ou visitantes, pudesse ser fotografado em um postal ao lado de RAMON, NUNES, BIRIGUI, RIVALDO, RICARDO ROCHA, ZEQUINHA, PEDRINHO, MARLON, MAZINHO, etc., isto mediante um pagamento de uma pequena taxa, ter essa foto para levar para sua família, etc.
    6- A gestão do CLUBE é um fiasco, praticamente em todas as áreas, por isso não saímos dessa condição de dependência e subnutrição. O sócio deve ser atraído não somente pela história, cores e símbolos, mas principalmente por ter um tratamento digno, FATO este que foge da REALIDADE EM NOSSO ESPAÇO CLUBÍSTICO.
    7- Nem uma equipe de marketing (ou estagiários existe para recepcionar visitantes ou sócios) para conhecer as dependências que mediante triagem poderia captar e fomentar obtenção de respeito e algum bônus financeiro. Você chega na sede, somente, existe um porteiro, que muitas das vezes não sabe informar nada sobre o atendimento e o que está disponível para o sócio ou visitante.
    8 – Não existe REGULAMENTO OU NORMAS sobre visitantes, torcedores e sócios nas dependências do clube, posto que uma CARTILHA OU SIMILAR INEXISTE para atendimento adequado as pessoas que procuram conhecer o clube. Isso tudo, é elementar.
    9- O torcedor que passa a ser SÓCIO, simultaneamente se transformará em um sofredor ou subserviente, somente tem deveres e obrigações, tratado como alienado, não tem espaço praticamente em nada, nem no SITE tem espaço para ele, nem um LINK, onde uma equipe interagisse com o mesmo, para informar-lhe sobre o dia a dia, novidades, vez que o SITE É DESATUALIZADO.
    10- As informações e novidades do CLUBE, são dadas em primeira mão pelos TUÍTES (twitter), FACE (facebook), BLOGUES (blogs) e outras mídias sociais da internet, inclusive nas Rádios e TVs, menos no SITE DO CLUBE. Que o diga o Sr. Constantino Jr. (Vice-Presidente Executivo e Diretor de Futebol).

    Esta é uma simples relação de alguns poucos ítens de ENTRAVES E FALHAS QUE DESTROEM A CADA DIA A VIDA DO NOSSO GLORIOSO SANTA CRUZ.

    Salve!Salve! Que a força nos ilumine, e o SENHOR atue sempre e infinitamente para que a FÊNIX que nos representa, pelo nosso SANTA, esteja eternamente como nossa SALVAÇÃO!!!!

  32. AINDA Q JOGÁSSEMOS DUAS VEZES NA ARENA, PREFERIA MIL VEZES ESSA OPÇÃO, A TER Q JOGAR EM CARUARU.

    Lá eu ñ vou. Podem me colocar num camarote com coelhinhas servindo o mais puro escocês q eu ñ vou. Sí tenho lembranças PRA LÁ DE TRAUMÁTICAS, inclusive com sonoras goleadas, quer frente ao Central, quer frente ao Porto.

    ESSA SEMI-FINAL VALE MUITO PRA NÓS, POR RAZÕES ÓBVIAS. BASTA VER “OS FRUTOS Q ESTAMOS COLHENDO”, no momento: jogos a cada 15 dias.

    Q OS DEUSES SE APIEDEM DE NÓS.

    SAUDASANTA

  33. OUVINDO, AGORA, A RESENHA DA RÁDIO JCOISA, TIVE VONTADE DE CHORAR COM A NOSSA PENÚRIA DO NOSSO CLUBE.

    Só se fala em dívidas, pgtos de salários atrasados e, por aí vai. Q “Presente de Grego” recebeu o Alírio! PQP. Outra coisa (VTNC): perdemos aquele outro jogador do Serra Talhada porque o mesmo preferiu ir jogar no “Poderoso Mogi”!

    OREMOS, ENQUANTO É TEMPO: “Ave Mª, Cheia de Graças, …”

    SAUDASANTA

  34. duro é as desculpas do estagiario SOBRE fALTA DE DINHEIRO como se nao fosse ele e sua trupe que deixou o santa fora da copa ne e br

    estamos sem renda

    1. Pois é, quem bota Ataíde de treinador num jogo importante como aquele e aceita que Carlos Aberto nao jogasse porque estava “abalado”, realmente não tinha a mínima visão de administração.

      Espero que tenham aprendido com os erros.

      Outro grande erro que ainda perdura foi o retorno de Sandro apos o estadual. A incompetencia desse cidadão em deixar o grupo unido na serie B foi o maior responsavel por nao ter subido.

      Canindé, mesmo boicotado, provou que tinha elenco pra subir. Os jogadores titulares em outros clubes esse ano confirma isso.

  35. REF A COISA SIMTO MUITO DIZER MAS ELES ESTAO FINANCEIRAMENTE HA ANOS LUZ DA GENTE E ESSA DIFERENÇA TENDE A AUMENTAR POIS PAERTICIPA DO C 13 E SEMPRE FICA ENTRE SERIA A E B

    E POR FAVOR NAO ME DIGA QUE ELES ESTAO ASSIM SO POR CAUSA DESSE C 13 POIS O SANTA CRUZ ESTEVE NESSE CLUBE E POR FALTA DE VISAO PERDEU SEU LUGAR

    MINHA PREOCUPAÇAO ATUAL É NAO SE TORNAR UMA 3 FORÇA DE PE POIS APESAR DE NAO TER TITULOS O SALGUEIRO VEM GANHANDO ESPAÇO

    1. Madson, engano seu, o Santa nunca esteve nesse clube.
      Esteve para entrar em 2000, mas a coisa vetou (só entrava no clube se fosse unanimidade dos participantes).

      A coisa ruim “trocou” sua entrada nesse clube em 1995, “aceitando de boca” o titulo do Flamengo – depois o mafioso Bivar disse que nao tinha dito nada disso – o Vasco de Eurico ficou do lado da coisa para eles nao sairem mais (como forma de peitar o Flamengo).
      Há 20 anos ele recebem a mesada do C13, depois transformada em contrato com a rede Globo. Contrato esse que só diminui para 50% da verba se o clube estiver por mais de 3 anos fora da serie A (ou seja, passagem de volta para serie A garantida).

      É muita inocencia sua achar que a diretoria da coisa por esses anos todos é exemplo de administracao, muito pelo contrário, mas mesmo com a roubalheira comum ao futebol, dá pra diminuir suas dívidas tendo 35 milhoes por ano de mao beijada do clubinho da Globo.

      Em Goias e aqui, onde só tem um clube favorecido é que se percebe a imensa diferença – veja a quantidade de estaduais que esses dois clubes ganharam desde que entraram na mamata, em comparacao com outros.

      Só faco uma ressalva. Zé Nevoento se tivesse dado importancia tinha colocado o Santa no C13 desde a sua criacao em 1987, mas não foi atrás por medo da CBF e apenas participou como convidado, da copa união ganha pelo Flamengo. O Bahia era conviado, mas como foi campeao em 88 logo entrou no clube. Depois chamaram Atletico PR (O Coritiba nao vetou) e etc.

      1. NEM O BAÊA VETOU A ENTRADA DO VICTÓRIA.

        Pelo contrário, disse ser muito importante pra Bahia o ingresso do burro-negro de lá, no C13!

        1. …é mais nesse caso teve a influencia pesada do filho de Toinho malvadeza, entao governador do estado. O Santa teve um vice-presidente durante anos que em futebol era uma verdadeira moça.

  36. Alirio não precisa arrumar investidores pra modernizar o arruda,ele precisa conseguir compradores pro estádio pois com o dinheiro pagaríamos as dividas e criaríamos o mínimo de estrutura futebolísticas pois existem clubes sem estádio ex bahia que estão anos luz a nossa frente e conseguiríamos melhores patrocinadores,mandariamos nossos jogos naquela porcaria de arena já que não adianta ter estádio e não conseguir conservar e se ficar esperando por nossa torcida que dou o braço a torcer,ser de arquibancada e não de sócios estamos indo pro fim.Essa conversa de que a torcida banca alguma coisa acabou faz décadas ou nunca existiu.triste mas é a realidade.

    1. Penso diferente.

      Com essa arena longe como é seria o fim da nossa torcida, como está sendo o fim da torcida do náufrago. Além de ser campo neutro.

      Na Bahia, a fonte nova é no meio da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *