O Santa, na “Bodega do Abel”

Eis a placa...

Eis a placa…

fachada

Na sexta-feira passada, minhas obrigações clubísticas diziam que eu deveria estar na Arena, para ver Santa x Boa Esporte, às 19h40.

Mas no meio do caminho tinha: engarrafamento, horário de pico, a Abdias de Carvalho e outros milhares de carros. Como não tenho carro, não queria levar minha impaciência aos limites. Resolvi assistir na Bodega do Abel, aconchegante reduto coral, na rua das Creoulas, defronte àquela farmácia da rua das Pernambucanas.

Desde a primeira vez que entrei lá, meio ao acaso, me tornei assíduo. Até paguei um “Clube do Whisky” para meu cunhado coral, o senhor Pedoca, que mora ao lado, mas ele anda mal do juízo: Não foi bebericar seu presente.

O resultado foi que, a cada visita, eu beliscava umas doses. Na sexta, eu avisei que iria acabar o presente. Ele ficou preocupado.

Marquei com Gerrá e Inácio, mas, como sempre, a fuleiragem foi grande. Gerrá enrolou tanto que perdeu o primeiro tempo em casa.

O Abel, dono da bodega, é um português invocado, Santa Cruz desde que os portugueses cá chegaram e decretaram:

“Pois, pois, esta é a Terra do Santa Cruz”.

O Caminha errou e digitou “Terra de Santa Cruz”. Mudaram para “Brasil” por pirraça.

A clientela é majoritariamente coral. Até perguntaram pelos livros da “Trilogia das Cores”. Breve, abriremos uma filial do Blog do Santinha lá, para vender os livros.

Bem, mas o fato é que bastou o jogo começar, o uísque a deslizar manso, que o Santa desarnou e começou a jogar outro futebol.

Alguns rubronegros secavam ardorosamente, mas Abel deu logo seu recado-esporro:

“Eu adoro quando esses rubronegros fiquem secando, porque essa energia passa para os jogadores, e ele jogam é mais bola”.

Pedoca chegou quando eu bebia a última dose. Quase chora. O jeito foi dar outro presente, desta vez um “Cavalo Branco”. Esse Santa Cruz me deixa um cara bem mais legal, todo mundo diz isso, até minha mulher.

Ao lado, vários corais com os olhos brilhando. Três a zero no primeiro tempo, com o time totalmente mudado, mordendo a bola, marcando, tocando, fazendo a festa da massa.

O lirismo logo começou a se espalhar.

“Ah, o Santa Cruz, quando ganha e joga bem, deixa a humanidade feliz. A humanidade inteira fica muito mais feliz quando o Santa ganha”, repetia um senhor, na mesa ao lado. Todos concordavam.

Pedimos espetinho de picanha, com cebola e vinagrete. Na medida. Outra dose. Hummm… Que falta de saudade eu sentia da Arena…

O segundo tempo foi só para manter o resultado, não forçar a barra. Eu e Pedoca botamos todos os papos em dia, bebemos nossas doses, rimos, confirmamos que é um ótimo lugar para ver jogos do Mais Querido.

Vou pedir ao Abel para reservar a mesa sete só para a galera do Blog. Em dia de jogo a gente leva uns livros da trilogia e vende com algum desconto.

O bom é que se eu empurrar o pé na jaca, meu cunhado mora a 200 metros. Dá para me levar no lombo.

Autor: Samarone Lima

Compartilhe esta publicação

36 Comentários

  1. rapaz…a diretoria contratou alemao e ta cin medo de relacionar ele..acho q nao tem muito misterio, o 1 time dele foi no paulista e o 2 na serie A pelo vitoria…mas vamo com raça e rumo a serie A !

    Publicar uma Resposta
  2. Alguém sabe onde assistir o jogo do Santa Cruz em Manaus-AM sábado contra a Ponte Preta?

    Publicar uma Resposta
  3. Em Manaus eu não sei, mas em Brasília/DF, no bar Raízes. Com o Pablo. Cabra bom!!!!
    Abraços corais à galera do planalto.

    Publicar uma Resposta
  4. SE JOGAR COM RAÇA E TRAZER 2 DUAS VITORIAS VOCES VAO
    ACORDA A MAIOR DO TORCIDA DO NORDESTE E A MAIS APAIXONADA
    DO BRASIL AI NAO TEM PRA NINGUEM POS NOS FAZEMOS A DIFERENÇA
    NA ARQUIBANCADA, NAO QUERO FUTIBOL ARTE QUERO RAÇA

    Publicar uma Resposta
  5. Como sempre chegar na Arena foi uma bela merda, voltar dela merda dobrada. bom mesmo foi vencer e papar mais três pontos. o time parece ser outro mesmo, esta mais organizado, marcando melhor, mordendo a bola e os adversários como tem que ser, futebol arte é coisa de mariquinhas.

    Publicar uma Resposta
  6. Como sempre, Samarone retratando bem os seus textos.

    Faz tempo que não posto aqui, mas logo, quando o vi, em um grupo do Facebook, colocado pelo nosso amigo Esequias Pierre, não resistir e tive que postar algo aqui.

    Aconteceu parecido comigo, fiquei preso na BR 102 Sul,e não deu tempo de chegar a tempo em casa, poderia perder o início do jogo, e como eu estava com um bom pressentimento e não queria perder nem um minuto, resolvi parar em um barzinho em Piedade, o mesmo não tinha a beleza dessa bodega, mas tinha a simplicidade de um boteco.Tinha dito a minha filha, que iria assistir o 2º tempo em casa, pois ela estava sozinha e com as outras duas irmãs pequenas, eu não poderia chegar tarde, como eu estava sempre monitorando-as, e o local do jogo estava dando sorte, resolvi ficar, e não me arrependo de nada do que fiz.

    Um dia eu vou conhecer essa bodega, Samarone!

    Abraços!

    “Saudações Tricolores Santa Cruzenses”

    Publicar uma Resposta
  7. É Sama, Teresa também diz que o Santa me faz um cara bem mais legal…
    Você só esqueceu de dizer que isto é QUANDO ELE GANHA, NÉ???
    Porque quando ele perde eu fico uma lástima de ser humano!

    Publicar uma Resposta
  8. POSITIVISMO

    SAMARONE ESTOU INDO AGORA A BARSEMLONA

    Publicar uma Resposta
  9. Rapaz, essa arbitragem não está bem-intensionada não!

    Publicar uma Resposta
    • O Juiz tá na linha da bola em todo contra ataque do Santa Cruz…Já tá difícil passarem a bola certa quando estão livre imagina com o juiz na frente…

      Publicar uma Resposta
  10. Percebi isso mesmo, o juiz está marcando Léo Gamalho e Keno. O time já não tá esse ouro 18 e tem um homem de preto atrapalhando.
    Canindé deveria tirar Wescley e colocar Natan e tirar Keno e colocar Cassiano.

    Publicar uma Resposta
  11. Q TIME MISERÁVEL DE RUIM!

    Já éramos pra tá tomando uns 3 ou 4 no fiofó. Pode até ganhar pois nada é impossível em futebol. Contra a Ponte temos q jogar 6 vezes mais se ñ quisermos tomar de 6 novamente. Quando vejo a cara do Nininho tenho certeza q o seu cérebro ñ é maior q uma pitomba. Mas o Éverton Sena e o Renan Fonseca tb são outros FORTES CONCORRENTES do Nininho. E olha-se pro banco e encontramos quem? Ainda assim, arrisco 1 X 0 pra nós numa extrema “cagada” porque esse Joinville tb é outra merda incompetente. Será q a porra do Ailton e/ ou o Natan ñ acrescentaria alguma coisa (VTNC) no 2º tempo? E o anão, tá no banco? Q outro “monstro sagrado” poderia nos ajustar?

    Q TODOS OS DEUSES DO OLIMPO SE APIEDEM DE NÓS.

    SAUDASANTA

    Publicar uma Resposta
  12. MILÉSIMA PARTIDA NESTA SÉRIE B

    q fizemos um gol de frente E, PRA VARIAR, Ñ VENCEMOS.

    Plantel LIMITADÍSSIMO, esta é q é a grande verdade.

    SAUDASANTA

    Publicar uma Resposta
  13. Renatinho, é motivo de piada na imprensa nacional!!!!!!!

    Publicar uma Resposta
    • Perdemos muito tempo com o tal “planejamento” da diretoria. Agora é fazer um resto de campeonato digno, sem vexames, para tentar algo no ano que vem. Mantém o técnico para que este possa montar um time com jogadores indicados por ele. Para aí, sim, tentar melhorar ano que vem.

      Publicar uma Resposta
  14. Meio de campo mequetrefe e Natan e Aílton no banco de reservas. E Aílton foi contratado a peso de ouro, para quê?
    Sai Keno e entra Renatinho. Cassiano voltou para quê?
    Espero que a saída de Tiago Costa tenha se dado por contusão. O risco dele jogar com cartão amarelo é bem menor que o risco Julinho.
    E o risco Alemão? E o risco diretoria incompetente?

    Publicar uma Resposta
  15. Natan assina a sumula com número de camisa e entra com outra, até time de pelada é mais organizado, quando é que o Santa Cruz vai se tornar profissional.

    Publicar uma Resposta
    • Essa foi foda viu?

      Incompetência pura.

      Ainda sobrou um amarelinho pra Natan, que não joga o próximo jogo.

      Ô LAPA !!!

      Publicar uma Resposta
    • BEM LEMBRADO.

      É o “retrato fiel” do q é o nosso SCFC em termos de planejamento, organização, marketing, etc. E se o ALEMÃO ñ poder jogar o RESTANTE DO CAMPEONADO por razões de IMPEDIMENTO LEGAL, o Clube estará dando, POR ESCRTITO, toda a prova de sua INCOMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA. Sinceramente… PQP!

      SAUDASANTA

      Publicar uma Resposta
  16. Sama,

    Muda o título do texto para:

    O torcedor, na “Bodega do Santa Cruz”.

    A administração tornou o Santa uma bodega (no sentido ruim da palavra).

    SaudaSanta.

    Publicar uma Resposta
  17. Mais amadorismo temos que aguentar Everton Sena porque contrataram um zagueiro que não pode jogar e outro bixado no caso o Renato Silva só no SC

    Publicar uma Resposta
  18. Essa Diretoria deixou para o centenário mostrar toda a sua incompetência. Natan entrar com o número da camisa errada; contratar um zagueiro que não pode jogar o campeonato. contratar um jogador a peso de ouro e este permanecer no banco.Contratar um jogador ( zagueiro ) bichado.#@#&¨%$#@%….. que raiva da p….

    Publicar uma Resposta
  19. NUNCA GANHAMOS DA PONTE LÁ EM CAMPINAS

    mesmo na época de Givanildo & cia ltda. Aliás, MESMO em RECIFE, q eu me lembre, aqueles 2 X 0 nosso na 1ª fase, foi a nossa PRIMEIRA VITÓRIA Q VI EM TODA MINHA VIDA. Agora ainda por cima vamos jogar sem o Natan por culpa desse amadorismo desta nossa Direção.

    OREMOS: Ave Mª, Cheia de Graças,…

    SAUDASANTA

    Publicar uma Resposta
    • Arnildo e não foi só o amarelo não. Isso custou mais caro ainda: Veja que o gol saiu justamente no momento que Natan estava retornando ao campo. O meio estava todo desarrumado e não deram combate no início da jogada que resultou em mais uma falha defensiva de Julinho, que já entregou uns três jogos.

      Publicar uma Resposta
  20. É notória a melhora do time em campo. O Joinville até ontem tinha o melhor aproveitamento dentro de casa nesta Série B e parou no Santa Cruz. Os méritos são de Oliveira Canindé, entretanto a bronca agora é outra: foi resolvido o problema de treinador, mas o time tem pouca qualidade para brigar por um acesso. Isso tudo foi dito ontem durante a transmissão do jogo no PFC pelo comentarista Paulinho Criciúma. Muito lúcida sua opinião. O Santa Cruz melhorou na mudança de treinador mas falta melhores jogadores para uma briga por título e acesso.

    Publicar uma Resposta
  21. Ontem, conclui que o ala esquerdo Julinho, é um bom banco para a meia esquerda, pois, bate bem na bola, tem um passe regular e sabe driblar, agora defendendo é uma verdadeira lástima, errou desde que entrou.

    Publicar uma Resposta
  22. As características de todos os nossos laterais do elenco são de serem alas, em esquemas com 352. Nenhum dos laterais do elenco tem características de bom marcador que o esquema 442 exige, o mais próximo disso é o Tiago Costa!

    Agora 2 notícias não tão boas sobre o campeonato Pernambucano. O fim do patrocínio da Coca-Cola já para o ano que vem(espero que a federação consiga um substituto ainda melhor) pois representa mais recursos para os times pernambucanos como um todo.
    E a outra notícia negativa é o fato do Santa não poder jogar o 1° turno do estadual, ou seja, a nossa principal fonte de renda(bilheteria) como é que fica?? só fazendo pré-temporadas e amistosos??

    E o caso da numeração trocada do Natan é no mínimo inadmissível num clube co ma estrutura do Santa Cruz que se diz “profissional”!

    Mais um “causo” pra sua extensa coleção né diretoria!

    Publicar uma Resposta
    • Eu sempre comentei isso desde 2011, mas esse ano bate ainda mais nessa tecla. Nós ñ temos laterais e sim alas. Nossa defesa é ruim pq nossos laterais dão muito espaço e ou ñ sabem marcar corretamente. Isso desestrutura qlq defesa.
      Ano passado arrumamos essa deficiência quando Everton Sena jogou na lateral e ainda tínhamos Dedé na contenção. Agora os adversários sabem q é só jogar na nossa lateral q chance real de gol. Ñ a toa tomamos diversos gols de cruzamentos.

      Em relação ao patrocínio do Campeonato Pernambucano, é provável q seja a Chevrolet. Há alguns anos a marca já tinha oferecido um contrato à FPF, e o plano deles é patrocinar todos os estaduais pelo Brasil.

      Quanto ao mês de janeiro, a esta diretoria junto com a “nova” diretoria já tem q ver uma forma de levantar $$$. Quem sabe disputar um torneio internacional nos EUA, Europa ou Ásia. Será período de inter temporada nestas regiões e sempre tem esses torneios.

      Publicar uma Resposta
  23. essa diretoria,é muito imcopetente..puta que pariu! contrata renato silva…o cara bichado,contrata alemao…e o cara nao pode jogar…botam nattan com numero errado,MEU DEUS!!!!!eu nao aguento mais ver esses 2 zagueiros titulares no santa,o gol que agt tomou foi INADMISSIVEl,CANINDE COLOCAR RENATINHO NUM JOGO PEGADO DAQUELE,SO PODE SER BRINCADEIRA NE???CONTRATOU AILTON PQ?????????????????????

    Publicar uma Resposta
  24. Eu tinha visto, mas Coral lembrou que no momento da troca de camisa de Natan tomamos o gol…

    O difícil é ouvir Sandro Barbosa dizer que “ninguém é culpado”.
    P.U.T.A Q.U.E P.A.R.I.U!!!!!

    SaudaSanta

    PS: faltam 7 pontos para a Série B 2015 (97% de chances de permanência).

    Publicar uma Resposta

Submeter um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *