Tarde sem jogo

(Samarone Lima)

Dos últimos meses, lembro de ter deixado de ver aquele jogo pela Copa do Brasil contra o tal de Santa Rita, algo assim.

Inácio tinha comprado meu ingresso, botei na carteira e não sei por qual motivo, desisti de ir ao Arruda na última hora.

Acho que meu anjo da guarda me protege mesmo, de vez em quando. Aquele empate que nos tirou do torneio.

No sábado, fui ao Poço da Panela, tomei umas com Naná, encaminhamos umas coisas da Biblioteca Comunitária, da qual fazemos parte. Ele estava trabalhando para um bufê e disse que não iria, porque precisava dormir. Achei melhor.

Eram 15h quando parei no bar Princesa Isabel, ao lado do Parque 13 de Maio e pedi uma dose de vodka.

Pensei em tomar uma e me animar para ir ao jogo (só assim), mas lembrei dos últimos jogos do Santa, aquela coisa de doer na vista, então fiquei por ali mesmo. O bom foi que o bar estava vazio, no maior silêncio, fiquei lendo e escrevendo umas besteiras. No segundo tempo chegou um alvirrubro e pediu para Seu Azevedo ligar a TV. O jogo já estava 1 x 1.

Tomei minhas doses e fui para casa, dormir.

O Santa 2014 está me enchendo de tédio, isso sim.

Vamos ver se o novo treinador dá um choque nesse time…

(Gerrá da Zabumba)

Depois da Copa do Mundo, confesso que meu entusiasmo para ir aos jogos está em baixa. A ruindade e a falta de raça do time são pra deixar qualquer tricolor coral santacruzense das bandas do Arruda sem tesão.

Mas eu até me animei para ver a pelada contra o Icasa. Afinal, o tal Sérgio Guedes, um dos maiores enroladores que já vestiu nossa camisa de treinador, havia ido embora.

Tracei a agenda e até combinei de levar minhas filhotas ao estádio.

No sábado pela manhã fui para o Horto de Dois Irmãos com as pirralhas. Era o aniversário de 3 anos do tricolor Rafael, sobrinho do nosso sanfoneiro Chiló.

Me permitam um parênteses: achei uma sacada genial, essa de comemorar aniversário no zoológico.

Voltemos.

O sanfoneiro quando me viu foi logo perguntando: “tu vai?”

“Tou organizado para ir, bora?”, eu disse.

“Tava até querendo, mas vai dar não. Vou não”, ele falou.

Brincamos, comemos uns brebotes, tomamos uns refrigerantes, cantamos os parabéns. Era quase meio-dia quando saímos.

Os primeiros a desistirem do jogo foram as mulheres. As meninas estavam moídas da festinha e Alessandra, desanimada. Preferiram ir para casa.

Eu fui ao encontro de um amigo de longas datas que atualmente mora no Rio de Janeiro. Rumamos para o Mercado da Boa Vista. Meu plano de voo continuava o mesmo: encontrar com Florival, botar a conversa em dia, brindar a amizade e partir para o Arruda.

Chego ao Mercado e dou de cara com Marcílio, irmão de Milton Jr., saboreando umas cervas. Um aperto de mão e a velha pergunta: “e aí, vai hoje?”

Respondi que sim.

Marcílio me ofereceu carona. Aceitei na hora.

A bronca é que fui tomar umas em outro box do Mercado e aí, esqueci de Marcílio e ele esqueceu de mim. Quando me dei conta, o relógio marcava 15h53 e a cerveja continuava geladíssima. Não tive dúvidas, rasguei o projeto. Troquei o jogo por rodadas de saideiras, caldinhos de feijão e arrumadinho de carne-de-sol.

Acho que foi melhor.

(Inácio França)

Inácio também não foi para o jogo. Está em Araguaína, visitando a filha. Tentamos vários contatos com ele. Mandamos mensagens, e-mails, telefonemas, etc, pedindo seu relato sobre este sábado sem jogo, mas ele não deu sinal de vida.

Esperamos que Oliveira Canindé nos leve de volta para o Arruda.

55 respostas para “Tarde sem jogo”

  1. Parece que a copa do Mundo, bem jogada(exceção da seleção canarinho), realizada aqui no Brasil deu um choque de realidade pra muitos torcedores que antes ficavam “mal” acostumados e se contentando com o futebol apresentado pelos times, e o valor do ingresso que não condiz com a qualidade do “espetáculo” apresentado nesses campeonato brasileiros, independente de séries, com muito pouca exceções.

    faz tempo que tou preferindo ver os clássicos dos campeonatos europeus. A diferença é absurda memso ocm os “endinheirados” da série A!

    Espero que Oliveira Canindé possa trazer de volta se não a qualidade de um futebol bem jogado no Santa Cruz, mas pelo menos o brio e a raça que tanto tá em falta entre os nossos jogadores!

    Uma coisa positiva que vi no novo treinador é que ele chegou demonstrando uma vontade grande de trabalhar no Santa, parecia quando Vica chegou, cheio de gás e vontade, e que realmente deu uma levantada no time culminando na nossa subida no ano passado!

    Pelo menos estou mais otimista!!

  2. Canindé não pode tirar leite de pedra. Tem que trabalhar com lixo titular pois o lixo reserva é muito pior. Lembrem que quando ele olha para o banco ele vê Leandro Souza, Memo, Émerson Santos, Pingo, CR 7 e Éverton Hora. E chegando mais um: Aílton.
    se pelo menos o time tiver raça ja e grande coisa

    1. Pois é, não aprovei muito esse Ailton preguiçoso nunca vi um jogo dele que me demonstre merecer esse status todo em cima dele ainda mais com um salário alto que ele vem(50% dos R$70 mil do salário dele ainda considero alto pra o que eu eu o via jogando)!

      Eu ainda preferia que trouxessem o que foi dispensado do Vitória o tal do Leo Costa pelo menos ele vinha com a “credencial” de ter sido eleito “craque do interior” do último campeonato paulista. Mas ele já tá acertando com a Portuguesa.

      E já que acertou com Ailton que ele honre pelo menos o salário que ele vai receber no Santa Cruz! E esse negócio da coisa pagar metade do salário dele também não vi com bons olhos não. a bronca é esse “agrado” ter retorno em breve!

  3. Estou otimista com Canindé, mas tem uma ressalva: as peças que ele tem a sua disposição.

    Keno, Caça Rato, Renatinho, Bileu, Pingo, e mais uma penca de peladeiros são jogadores para se competir em alto nível numa série B ???

    Esse é um problema que treinador nenhum resolve. Canindé de cara vai pedir aquele atacante que jogou o nordestão com ele e o zagueiro Roberto Dias campeão com ele ano passado pelo Campinense. Ambos disputaram o nordestão 2014 pelo CSA.

    1. O zagueiro Roberto Dias só se for pra o ano quem pois ele tá no América-RN, inclusive atualmente contundido,e certamente já deve ter ultrapassado o limite máximo de jogos no campeonato que o impossibilita de vir já pra esse ano.

    2. Acho que se ele conseguir fazer os caras jogarem com raça já será de grande importância. Não espero mais nada deste grupo a não ser a permanência na série b. E, no próximo ano, com elenco renovado/motivado, talvez uma nova mentalidade da diretoria consigamos coisas melhores.

  4. Não tem sido fácil ver o Santa Cruz jogar, seja pela televisão, seja indo a campo. de qualquer forma continuo indo de maneira religiosa e na maioria das vezes resignada mesmo, não consigo deixar o clube que amo, por mais que diretoria, treinadores e atletas na honrem a nossa camisa. Espero que Oliveira Canindé que chega falando bem e mostrando entende e enxergar um pouco do que é nosso Santinha nos devolva a alegria e reforce nosso compromisso de ir a campo.

  5. Vemos todos aqui dizendo que Canindé tem que tirar leite de pedra com esses jogadores perebas para sairmos desta situação. Ué, e por acaso o Canindé não é um técnico pereba também?
    Pereba por pereba, perebentos ficamos.
    Arruda está uma pereba.
    Gramado é de uma pereba só.

    1. Não vejo o novo Canindé essa perebice toda. considerando o nosso treinador anterior, pelo menos canindé tem um curriculo de títulos estaduais, copa do nordeste e um título nacional memso que seja da série D, mas por ter sido com um time do nível do Guarani de Sobral, que inclusive nos eliminou naquela oportunidade, aumenta mais o valor dessa conquista.

      Enfim, Canindé não tem ainda grande títulos e apssagens em grandes times de expressão no cenário nacional mas pelo menos tá fazendo um bom caminho pra isso!

      1. Canindé pode fazer o feijão com arroz e não cairemos,o ruim são os feijões podres da coisa que governam nosso clube.Sem noção ALN e seus cabeçudos.Os títulos só vieram por causa da torcida,que forçou as mudanças.

  6. Tomara que eu queime minha língua, mas não acredito que Oliveira Canindé faça um grande trabalho no Santa Cruz. Não vejo nele “largura” para assumir a responsabilidade de treinar um clube de massas como o nosso e o material humano que ele tem pra trabalhar não é lá grande coisa (vtnc), porém o maior problema que ele vai enfrentar é a panelinha formada pelos protegidos de Sandro Barbosa, esse sim o maior câncer instalado no Santa Cruz. O que leva Sandro a bancar Adriano, Ataíde, Lima, Adilson, Bileu, Everton Hora a não ser amizade. O elenco é sabedor dos privilégios dessa casta, inclusive quanto a preferência para receber salários. Esse é o maior problema do Santa Cruz, jogador não suporta “panelinhas” e reage dentro de campo.

  7. estou chateado assim como todos voces,infelizmente nosso centenario esta horrivel abaixo da critica ! mas n temos tempo nem dinheiro para contratar,então nosso time ate o fim de 2014 sera esse,nos torcedores não podemos abandonar e sim fazer como a do flamengo(time horrivel,salario atrasado mais maracana cheio ) e fazer que esses jogadores corram no campo,terça estarei la como em todos os jogos,espero que a maioria que possa va tambem..chega de reclamaçoes e blabla deixa isso para as eleiçoes,vamos apoiar esses jogadores que temos para ver se conseguimos algo a mais nessa serie B

  8. Espero que o Santa Cruz jogue melhor e vença o jogo nessa terça-feira. Entretanto, seria interessante que a torcida Mais Apaixonada do Brasil se fizesse presente para apoiar o Mais Querido, por isso espero o comparecimento em massa da Família Tricolor. Vamos ao Arruda Galera Tricolor, vamos apoiar o Mais Querido. O nosso apoio é indispensável.

  9. Prometido e cumprido, resumo dos meus posts:

    Um alerta sobre uma informação que eu soube de dentro do Santa Cruz:
    TEM M.E.R.D.A PESADA LÁ DENTRO.

    Não é a toa que o time tá essa draga. A grande culpada? A diretoria, óbvio.

    Salários atrasados, o que gerou uma panelinha CONTRA O PRÓPRIO TIME, e quem não participa (Léo Gamalho) NÃO VEM RECEBENDO BOLAS NOS JOGOS. É só ver. Líderes do motim são 2 “pratas-da-casa”, limitadíssimos, um voltou depois de ser dispensado.

    Além disso, estão jogando “por jogar” após começarem bem os jogos. Durante todo o campeonato tomamos 09 EMPATES OU VIRADAS.

    Há boato$ de JABÁ vindo$ do $anta Cruz para não haver crítica$ à diretoria.

    Fui dar entrevi$ta na TV Jornal apó$ o jogo. Qdo eu di$$e que iria cair de pau na diretoria, o repórter di$$e que não podia.

    Ele perguntou $obre o time apena$, ma$ pa$$ei a men$agem de queimarem Léo Gamalho. Fora os sócios que APANHARAM pq queriam protestar após o jogo.

    Natan falou na impren$a que Sérgio Guedes PEDIU PARA SAIR (a diretoria tá passando a idéia de que foi ela que demitiu, pra dar satisfação à torcida), talvez por isso não tem nem sido relacionado. Será que ele se contundiu na virilha, como andam dizendo?

    O que acontece no clube dá nojo.

    SaudaSanta

    PS: Além do horário, só vale a pena ir ao Arruda se for pra pedir a cabeça da diretoria. Teve um que protestou nas cadeiras e os “lambe-bolas” começaram a chingar, chamando de burro-negro. Tem muita m.e.r.d.a lá dentro.
    Aos que vão, boa sorte.

  10. Posso está enganado, mas pelo tipo de redação o tal “Mr. Reagan”, tem uma redação típica de TORCEDOR RUBRO-NEGRO METIDO A ENGRAÇADINHO. Acompanho este blog há alguns anos e nunca vi este tal “Mr. Reagan” posta por aqui. É só olhar a redação dele, porque é um hábito da torcida rubro-negra chamar a torcida do Santa Cruz de PEREBENTOS, porque eles fazem parte do grupo de times que compõe a TV GLOBINHO(eternos candidatos ao rebaixamento, passam no máximo , em média, 3 anos na série A). Nenhum torcedor do Santa Cruz em sã consciência chama a si mesmo e toda a torcida de perebento ATENÇÃO EDITORES DO BLOG. Entretanto, se os rubro-negros estão fazendo gracinha por aqui, é porque já estão temendo 2015.

    Por outro lado, parabéns a Ricardo pela percepção no texto anterior e repetição dos comentários no texto atual. E sucesso ao atual treinador. Agora Sandro Barbosa e Cia no Santa Cruz é de lascar.

    Saudações Corais a Todos.

  11. Faz tempo que, além do Santa Cruz, estou torcendo contra as equipes que estão lá embaixo na classificação, algumas que frequentaram a zona de rebaixamento por muito tempo já saíram e subiram de produção tipo Bragantino, Boa Esporte e Oeste, outras estão em situação mais complicada tipo o Vila Nova, América – MG (perdeu pontos) e o poderoso ICASA que não conseguimos vencê-lo em duas oportunidades, resta uma vaga e INFELIZMENTE estamos no páreo junto com Paraná, ABC, América-RN e Atlético – GO, pois tanta MEDIOCRIDADE junta num grupo só não pode trazer bons resultados.

    Andar com fé eu vou a fé não costuma falhar!

  12. Se Canindé trouxer 2 ou 3 que ele conhece do CSA e campinense, a gente faz um time raçudo e mediano tecnicamente. Basta isso. Esse Josimar é muito chato lá na frente. Dá trabalho. Tinha um volante careca excelente no CSA. Aliás, o CSA merecia ter desclassificado a coisa, perdeu de 2×0 no xiqueiro, deixaram de dar um penal legítimo do fim do jogo. Em Maceió foi 1×0 csa, deus sabe como a coisa segurou a pressão.

  13. O Oliveira Canindé, que o chamarei doravante de OC, para evitar a fadiga de digitação, pelo menos tem uma retórica mais agradável e realista do que aquele dublê de McGiver sabugosa.

    OC já deu recado sobre o famoso caldeirão, não o do Rúqui (aquele safado que levou tudo quanto era de deficiente para a DESconcentração da seleção canarinha 7X1), quero ver ele motivar time sem salário ( é o que dizem) há dois meses.

    Vambora, Vambora, Vambora, tá na hora, Vambora, Vambora !!!!!!!!!

    Precisamos muito desses 03 pontos de hoje.

  14. O time já tá ruim das finanças, pelo que dizem 2 meses de salário atrasado, e os jogos que são no Arruda no meio da semana,quase toda vez, é no ingrato horário das 22h(absurdo esse horário pra ir ver um jogo de futebol!)

    Se pelo menos a cota de tv em jogos nesses “horários nobres” fosse um pouco maior?

  15. Vamos lotar o Arruda hoje, quero ver no mínimo 30 mil p/ APOIAR. Somente nós mesmos q podemos fazer esta bagaça andar.

    Agora se ñ ganhar hoje, já era acesso. É torcer p/ ultrapassar os 45 pontos no campeonato.

    Nestas horas me dá um medo de 2007. Neste ano tivemos um returno de lascar, salários atrasados, panelinhas no grupo e etc.

  16. Meu comentário no post anterior:
    A diferença deste ano, é que a torcida deixou de apoiar, pois, que sempre ganhou as partidas, foi a MASSA TRICOLOR!!!!!!!!!

    Logo depois comentário do Oliveira Canindé:
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santa-cruz/noticia/2014/09/na-apresentacao-ao-santa-oliveira-caninde-usa-exemplo-do-flamengo.html

    Pensamentos e opiniões parecidas!!!!!!!

    Repito, quem carrega e sempre carregou este clube foi a torcida!!!!!!!!!!!

    1. concordo.
      mas convenhamos, é difícil apoiar um time que não demonstra vontade. além disso, jogos marcados pra quase dez horas da noite ou então, as 19h30, no meio da semana, é bronca.

      acho que se o Santa Cruz reagir, o público volta.

  17. Nada como um bom treino pra aprumar (vtc)… “Ah, mas o Oeste é fraco”…O Icasa, O Vila Nova e outros também eram…Se não demorassem tanto pra decidir o óbvio…Enfim, aguas passadas não movem moinho…bola pra frente, lutar e lutar para sempre vencer, quem sabe dê pra chegar…

    1. he he he Gerailton bebesse foi…Tu que comparar um jogo de 22:00 horas numa terça a noite contra um Oeste e o Santa totalmente desfigurado de raça e com changes remotas de subir, com um jogo num fim de semana a tarde com o Vasco e o Santa, se Deus quiser até lá reabilitado?…O jogo começou ontem e terminou hoje rs rs rs tu sabe o que é pegar ônibus de madrugada e acordar cedo pra trabalhar???

      1. Marcelo,

        Sei sim, pois, morei em Camaragibe por 32 anos e agora tenho 37, e são 2 ônibus, cansei de chegar 02 horas da manhã e trabalhar no dia seguinte, e o time era também muito limitado, aliás nos últimos 10 anos só me lembro de times limitados no Santa Cruz, mas, mesmo assim a torcida arrastava o time e ganhava no grito.

        Vc viu ontem Sampaio x Vasco no mesmo horário? Qual o público? 45 mil. e o Sampaio tem 3 pontos a mais e também um jogo a mais.

        Vamos aguardar Santa x Vasco!

        E os jogos de sábado e os 19:30?

        Esse time é pior que os times que tivemos na serie D e C? Porque enchíamos o Arruda nestas series?

        1. Enchia o Arruda por que sabia que era tudo ou nada. Naquele momento se a Torcida não apoiasse o Clube não existiria mais. Agora, se fizer um bom jogo contra o américa-mg, e a diretoria souber promover o próximo jogo, contra o Boa, poderemos ter um bom público.

  18. Óia, sei não.
    Ganhamos mas…Tirando o LG, com este ataque aí não dá para ter nenhuma esperança de fazermos a milagrosa reação para a série A.
    O pior é a constante ameaça de perdê-lo para a Coisa, ameaça real, diga-se de passagem.
    Lembro da debandada do Marcelo Ramos e (Toc toc toc) não quero nem lembrar.
    Juro que torci para Keno errar aquele chute do terceiro gol, pois ele agora vai começar a pensar de novo que é um craque e esquecer do restante do grupo.
    Bisonhas suas furadas, suas cafofas, suas cabeçadas e seus chutões sem direção.
    Pensar que temos na sombra dele o Cassiano e o Adilson me deixa com uma gastura só.
    Sei não.

  19. Bom, Oliveira Canindé – OC estreou vencendo. Com os mesmos perronhas, deu uma primeira arrumada e conseguiu algo incrível: Keno acertar um chute em gol! Fiquei desconfiado dele deixar Keno, tendo Cassiano no banco. Vamos ver no próximo jogo, fora de casa e contra um time arrumado o que dá. Contra o Oeste é bom vencer, mas não dá para se iludir. Mas Oeste e Icasa se equivalem, e não ganhamos sábado passado do ICASA, o que pode mostrar a mão do técnico. O importante é vencer alguns jogos, chamar de volta a torcida e garantir a permanência na série B.

  20. Um outro interessante jogador, que Canindé conhece bem do Guarany de Sobral e do Campinense é Bismarck. Ele passou pelo Arruda no Tempo de Zé Teodoro mas não teve chances.

  21. GERAILTON MOREI EM SAO LUIS DO MARANHAO E GARANTO A VOCE QUE DESSES 45 MIL NAIS DA NMETADE TORCIA PRO VASCO

    PRA VOCE TER UMA IDEIA QUDO O VASCO OU FLAMENGO ERAM CAMPEOES NO RJ DE JANEIRO TINHA CARREATA NA CIDADE DE DAR INVEJA A QUER TIME DE PE

    PARECEIA QUE VOCE ESTAVA NO RIO DE JANEIRO

  22. Excelente contratação. Zagueiro raçudo, alto e disciplinado.

    Se ajeitarmos a proteção de zaga e tivermos um companheiro decente para LG9, montaremos um bom time.

    Paredão, Tony, Alemão, Renato Silva (Leandro Souza) e Thiago Costa, Sandro Manoel, Bileu, Natan (Danilo Pires) e Wescley (Danilo Pires), Ailton (Cassiano, Renatinho, Pingo…) e LG9

  23. Espero que Alemão venha e jogue logo e gostaria de ver também a lista de dispensas.
    Canindé mostrou que sabe fazer mudanças na equipe durante a partida. Prá mim isso é fundamental e ele soube tirar Wescley por Renatinho, Julinho por Tiago Costa e até Danilo Pires por Memo.
    Continuamos errando na zaga. O jogador do Oeste só não empatou a partida por um cabelinho de sapo.
    Vencer é sempre bom ,e manter a sequência de vitórias é de fundamental importância para dar liga ao time e trazer de volta os torcedores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *